10 Perguntas Para Fazer Quando For Tirar Uma Foto

Quando você fotografa, no que você pensa? Quais os cuidados você tem para conseguir um bom resultado? Você se faz alguma pergunta conscientemente?

Este é o tema do artigo do Darren Rowse, e o que eu achei mais legal é que conforme vamos ganhando experiência, essas e outras tantas perguntas ficam automáticas na hora de conseguir um resultado realmente incrível, eu já disse algumas vezes que o mesmo acontece com a fotometria, conceito essencial para qualquer bom resultado! No início você fica lá olhando e se perguntando quanto de ISO afinal vai usar, ou ainda se é velocidade alta ou baixa, e abertura então? leva um tempinho. Aí você fotografa, fotografa, fotografa e um belo dia como no filme “Matrix” você passa enxergar números ao invés de “motivos”, e isso torna-se algo natural, é como quando alguém te pergunta uma conta muito simples como 3 x 5, a esta altura você responde de pronto: 15! Não precisa mais fazer a conta, já está mais que registrado o resultado.

Na fotografia não é diferente, toda a parte técnica precisa ser estudada e praticada até ficar automática em você e só então você poderá desenvolver a sua parte artística, ou pelo menos, poderá expressá-la de forma mais consistente.

E é para ajudar na segunda parte da sua foto (a primeira é a técnica) que este artigo traz perguntas simples, mas muito eficientes. Fiz vários complementos que achei necessário e estão destacados.

Vamos, lá?

10 Perguntas Para Fazer Quando For Tirar Uma Foto

 

O que passa na sua cabeça no momento em que você levanta a sua câmera para fotografar e antes de apertar o obturador? Se você for como muitos fotógrafos digitais, você não está pensando em muita coisa – você só quer capturar o momento e depois seguir em frente.

Porém, adquirir o hábito de fazer algumas perguntas simples pode ajudar a levar suas imagens para o próximo nível. Aqui estão 10 perguntas para adquirir o hábito de se fazer enquanto você prepara suas fotos. Eu incluí alguns links para você ler mais sobre os tópicos. Eu espero que você ache isso útil:

1. Que história eu estou contando?

Pedido-de-Casamento

Pedido de Casamento via Shutterstock

 

Esta é uma pergunta importante e que deve ajuda-lo a tomar várias decisões em relação à composição, enquadramento, exposição, etc. Basicamente, o que você está perguntando é, ‘Por que eu estou tirando esta foto? Qual é o seu propósito e o que eu estou tentando apresentar?’ Isto é apenas uma forma de manter um registro de um momento, você está tentando capturar a emoção de um momento, isto é possivelmente uma foto para dar a outra pessoa, isto é parte de uma série maior de fotos ou será a única foto para comemorar o momento, etc.

Simxer.: Você já tentou passar tudo que gostaria com uma foto simplesmente? Estamos acostumados a tirar milhões de fotos, e de publicar também, mas se perguntou que se você só pudesse tirar uma única foto, ou mostrar uma foto somente de algum evento, essa foto conseguiria expressar o que você achou realmente? Experimente, vá a um aniversário e faça 1 foto, depois mostre a alguém e peça para essa pessoa descrever os sentimentos que aquela foto remete, se ela chegar perto, você está no caminho!

2. Qual é o ponto focal visual desta foto?

Barco-de-papel

Barco de papel via shutterstock

 

O que os espectadores desta foto naturalmente irão olhar nesta cena? Assim que você tiver identificado este ponto focal, você pode pensar em onde coloca-lo no enquadramento (considere a regra dos terços, por exemplo).

3. Quais pontos focais estão competindo entre si?

Feliz-aniversário

Feliz Aniversário via shutterstock

 

Assim que você tiver identificado o que você quer que seus espectadores vejam e tiver colocado isso no enquadramento – passe seus olhos pela foto e veja se há pontos focais competidores e pergunte a si mesmo se eles adicionam ou atrapalham a imagem? Pontos focais secundários podem adicionar profundidade às fotos, mas eles também podem distrair, então você pode precisar se reposicionar ou ajustar sua distância focal e/ou profundidade de campo para acomodar ou removê-los de suas fotos. Além disso, lembre-se que se sua foto tiver mais de um ponto focal, pode valer a pena tirar duas fotos, uma com cada ponto focal, para simplificar as coisas.

Simxer: Este talvez seja o maior pecado que comentemos quando estamos iniciando, vemos uma cena linda e na hora de enquadrar, queremos colocar tudo ao mesmo tempo, afinal, tudo é lindo, mas aí a foto perde o sentido, vira um registro técnico do lugar. É preciso escolher seu ponto focal, mesmo que pra isso você tenha que desfocar ou até eliminar do quadro imagens bonitas, mas que não conversam com o que você quer mostrar.

4. O que está no plano de fundo e no primeiro plano?

Café-expresso

Café expresso via shutterstock

 

Um dos locais mais comuns para distrações na fotografia digital é o plano de fundo de suas fotos. Passe seus olhos sobre o espaço atrás de seu motivo e veja o que mais há na imagem (faça o mesmo com o primeiro plano). Considere se você quer o plano de fundo em foco ou borrado (desfocado).

Simxer: Aqui, mais no que na 3ª pergunta, cabe a observação de que “distração” neste caso, pode significar algo que vá estragar sua foto. Eu tenho dois exemplos que me ensinaram a ter um olhar muito mais observador. 

No primeiro casamento que fiz, ainda sem muita experiência, fui fotografar o local da cerimônia que era deslumbrante! Fiquei encantada com toda a decoração, além do próprio lugar. Para fazer fotos diferentes, consegui me posicionar bem acima de um dos locais que estavam mais bonitos e fiquei fazendo dezenas de fotos de todos os ângulos, inclusive com iluminações diferentes. Quando fui separar as fotos pra entregar, percebi que havia uma caixa de papelão horrível em TODAS as fotos! Como ela havia parado ali? O fato é que depois de editar mais de 100 fotos para removê-la, nunca mais deixei de dar uma “olhada” no primeiro e segundo plano para certificar se está tudo certo!

O segundo exemplo não foi uma foto minha, mas de uma amiga que havia criado uma arte e distribuído. Quando me mostrou, a foto que era de uma mulher de costas em uma praia paradisíaca, perguntei porque aquela bolsa “esquisita” estava na foto, e ela me perguntou, que bolsa? Havia uma bolsa enorme bem no canto inferior da foto que aparentemente ninguém havia visto na hora de fotografar, editar e imprimir.

Bom, acredite, olhar os quatro cantos do seu visor (ou LCD) antes de fazer a foto, pode te poupar bastante dor de cabeça e ainda te assegurar um resultado bem mais legal.

5. Eu estou perto o suficiente?

Borboleta

Borboleta via shutterstock

 

Outro erro comum na fotografia digital é tirar fotos onde o seu motivo está pequeno demais no enquadramento. Fotos que preenchem o enquadramento com o seu motivo tendem a ser muito mais dinâmicas e a mostrarem muito mais detalhes. Para conseguir este efeito, você tem a opção de se aproximar, mover seu motivo para mais perto ou usar um comprimento focal maior para o efeito de proximidade.

Simxer: Como já dizia o mestre Robert Capa: “Se suas fotos não são boas o suficiente, você não está perto o suficiente.”  Costumo enfatizar muito isso em meus Cursos Online, muitas vezes ficamos quase obcecados com lentes com alcances cada vez maiores, câmeras de zilhões de zoom ótico, quando em muito casos o que precisamos é simplesmente dar alguns passos em direção ao nosso motivo!

6. Qual é a principal fonte de luz?

Luz-vermelha

Luz vermelha via shutterstock

 

Sempre leve em consideração como o seu motivo está iluminado. Sem luz você perderá detalhe e clareza em sua imagem e sua câmera terá que compensar fazendo coisas como aumentando o ISO ou baixando a velocidade do obturador (o que pode criar imagens borradas e com ruído). Qual é a principal fonte de luz, de onde ela está vindo, há luz o suficiente, você precisa de fontes de luz artificiais (flash, etc.), você precisa estabilizar sua câmera em um tripé para impedir que ela se mova devido à pouca luz?

Simxer: Luz é definitivamente algo que não devemos negligenciar, e o que percebo na minha experiência é que muitas vezes achamos que precisamos fazer a foto com as condições locais e ponto. Na verdade o que precisamos é utilizar de todos os recursos que pudermos e principalmente sermos criativos. Quando se deparar com alguma dificuldade, ou um local escuro demais, pense um minuto, veja se realmente não há alguma fonte de luz que pode ajudar você a conseguir um resultado melhor. Já fiz verdadeiros milagres com janelas escondidas e lanternas.

7. Meu enquadramento está reto?

pôr-do-sol

Pôr do Sol via shutterstock

 

É incrível como boas fotos são estragadas por um enquadramento levemente torto. Horizontes em declive e pessoas ou prédios levemente inclinados devem sempre ser verificados.

Também relacionado a esta pergunta está, “Como Segurar uma Câmera e Tirar Fotos Mais Precisas”. Muitas pessoas não seguram corretamente a câmera, e como resultado sofrem com movimentos da câmera e erros no enquadramento.

Simxer: Como você pode ler no artigo que indiquei acima, eu já tive um “grave” problema de enquadramento com minha primeira câmera! Minha vida era recortar para reenquadrar na pós-produção. Eu fazia o enquadramento, olhava o quadro inteiro e estava tudo ok, mas quando via a foto ela estava invariavelmente com mais espaçamento de um lado do que de outro. Foi uma saga tentando descobrir o “problema” da câmera, até que um dia um amigo, também fotógrafo, me perguntou se eu não estava com algum vício de postura. Confesso que minha primeira reação foi achar que era impossível!

Mas comecei a observar atentamente toda minha postura e descobri que como eu na maior parte do tempo (ou sempre) fotografava maquiada, e por instinto não encostava o olho no viewfinder (visor ótico da câmera) pra não sujar de rímel, e essa pequena distância era o suficiente para mudar SEMPRE o enquadramento das minhas fotos!

Corrigida a postura, magicamente as fotos saíam corretas. 

Algumas câmeras possuem uma “ajuda” mostrando no visor ou LCD se a foto está enquadrada corretamente ou não, minha dica é não abrir mão daquilo que pode facilitar e às vezes determinar um resultado melhor, ou pelo menos evitar algumas horas de pós-produção, mas na ausência disso, se apoie em alguma linha da cena, geralmente tem alguma reta em um dos 4 lados que pode te orientar melhor.

8. Com que outras perspectivas eu poderia capturar este motivo?

Avião

Avião via shutterstock

 

Geralmente se você colocar 10 fotógrafos iniciantes na frente de uma cena,  a maioria deles irá tirar exatamente a mesma foto e na mesma posição. Faça suas imagens se destacarem da multidão se desafiando a não tirar apenas fotos padrões que todo mundo irá tirar, e sim encontrar ângulos e perspectivas criativas e novas para fotografar.

Simxer: Você que já acompanha o Foto Dicas Brasil, sabe que sempre reafirmo nos meus artigos a importância de ter um olhar diferenciado, de como a perspectiva é a regra de composição que considero mais importante e que pode trazer resultados incríveis, por isso não deixe de praticar e você pode aprender mais com o artigo: “Domine a perspectiva como elemento de composição“.

Existe um exercício específico que fazia com meus alunos em que eu pedia para eles fazerem uma foto criativa de um local do Jardim Botânico, uma ponte, e em 98% das vezes, as fotos são muito parecidas, e eu sempre brinco que não pode ser simplesmente um registro, porque isso o Jardim Botânico tem um monte. Depois eu mostrava somente os 2 melhores resultados que dois alunos tiveram em centenas de alunos.

A lição que podemos tirar disso é que realmente é muito desafiador você conseguir olhar diferente, mas não é impossível, porque depois desse exercício eu percebo claramente como as fotos passam a ter uma sutileza no enquadramento, ou uma tentativa de sair do óbvio. Buscar isso pode ser a diferença de ser mais um na multidão, ou aquele que realmente se destaca! Pense nisso.

9. Como segurar a câmera em outro formato mudaria esta foto?

Torre-Eiffel

Torre Eiffel via shutterstock

 

Muitos fotógrafos adquirem o hábito de sempre segurarem suas câmeras da mesma maneira (horizontalmente/paisagem ou verticalmente/retrato). Embora não tenha problema ter uma preferência, também vale a pena lembrar que mudar o formato pode mudar drasticamente o impacto da foto. Não se esqueça que você também pode segurar sua câmera em um ângulo diferente para alcançar um resultado eficaz.

Simxer: É muito mais impactante ver a Torre Eiffel em um enquadramento bem diferente do que estamos acostumados, não que as clássicas fotos estejam erradas ou ruins, mas é sempre bom testar outros ângulos, não acha?

10. Como o olho irá viajar por esta imagem?

Rua-Colorida

Rua colorida via shutterstock

 

Isto está relacionado com as perguntas sobre pontos focais, mas também está relacionado com o fato de que enquanto você está fotografando uma imagem imóvel, os olhos de seus espectadores não se mantêm imóveis conforme eles olham para uma imagem. As pessoas tendem a seguir linhas e são atraídas por formas e cores, então considerar esses diferentes elementos visuais pode ajudar a melhorar muito suas fotos. Este artigo pode ser um ponto de partida: “Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição“.

Conclusão

 

Você provavelmente não se lembrará de todas as perguntas e dificilmente irá passar por cada uma delas com cada foto que você tirar – porém, da próxima vez que você sair com sua câmera digital, concentre-se em se perguntar pelo menos uma ou duas delas conforme você tira suas fotos. Conforme você fizer isso, notará que isso se tornará mais automático e com o tempo você irá naturalmente tirar fotos que levam em consideração todos esses elementos.

E você? Faz alguma outra pergunta na hora de fotografar? Gostaria de acrescentar alguma dica?

Espero que tenha gostado do artigo, compartilhe-o e deixe sua opinião aqui nos comentários, é muito importante para nós!

Grande abraço, e até breve!

Imagem destacada: Fotógrafo pensando via Shutterstock

Artigo Original

 

4.9/5 - (51 votos)

30 Resultados

  1. Vicente Mendon&ccedi disse:

    Simxer.
    Boa noite.
    Já vi, li, acompanhei muitos vídeos em muitos sites, revistas, estou sempre a procura de melhorarminhas fotos. Sei que ainda tenho mais a aprender, ou melhor, ninguém sabe tudo, sempre tem algo novo a ser entendido, esclarecido, pois se não for assim, teremos sempre os mesmos resultados. Isso acontece com qualquer profissional.
    Minha formação é minha vida profissional, apesar de gostar de fotografia, passou longe dela. Meu trabalho foi sempre na área Administrativa e nas viagens ou algum evento familiar, lá estava eu com minha Olimpus tripé.
    Há algum tempo venho estudando fotografia e desenvolvendo Meus conhecimentos e técnicas fotográficas e agora conhecendo seu trabalho, que é bastante diferenciado no mercado, estou convicto de que vou melhorar muito e transmitir para um grupo de pessoas da terceira idade que estamos formando um grupo para estudar fotografia.
    Bom, em outra oportunidade gostaria de falar mais sobre minha fotografia. Agora mais uma vez Meus parabéns pelo seu belo trabalho que com certeza foi muito bem preparado por muito tempo para chegar na qualidade até que está.
    Parabéns, agradeço e aprecio seu trabalho.

    • fotodicasbrasil disse:

      Vicente!! Fico muito feliz em ler suas palavras!! E mais ainda em saber que transmitirá pra frente, também já tive a fotografia como hobby e sei bem como pode ser gratificante melhorar naquilo que amamos! Quando quiser falar mais sobre fotografia, estarei aqui!
      Grande abraço!
      Simxer

  2. Sebastião Oli disse:

    Estava sempre mais interessado na dica por meio da imagem, da fotografia. Mudei um pouco. Aprendi a ver o efeito da dica na própria leitura do texto. Isso me obriga a imaginar o provável resultado dela.

    • fotodicasbrasil disse:

      Show Sebastião!! Obrigada por compartilhar sua opinião!

  3. Dora disse:

    Adoro as suas dicas e os seus ensinamentos, Simxer. Fotografia é muito mais que dá um "click". Quanto mais estudo e aprendo mais acho que sei pouco. Sinto que fotografia é uma viagem… uma grande viagem.
    Gratidão por compartilhar os seus conhecimentos, Simxer.
    Um abraço carinhoso.

    • fotodicasbrasil disse:

      Dora, gratidão minha!! Obrigada por compartilhar sua opinião, concordo plenamente! Outro abraço carinhoso.

  4. Nilo Silva disse:

    Boa tarde! Não sou um aluno muito frequente, o tempo é meu fator limitante, mas sempre quando presente gosto de comentar e parabenizar teu jeito simples de compartir o conhecimento que tens. Como fotógrafo amador sempre me pergunto – o que eu gostaria de ver se não fosse eu que fizesse a foto, e uma pergunta que considero pura emoção na hora de atuar ocluck, se fosse o objeto da foto, como gostaria de ser registrado? Um bom dia de quinta feira, Deus abençoe a todos que levam ao mundo o mundo em fotografia, não importa qual a maneira como você entenda Deus, apenas sinta que a imagem registrada faz parte de algo maior.

    • fotodicasbrasil disse:

      Que máximo Nilo!! Pergunta incrível, parabéns e obrigada pela gentileza de compartilhar sua opinião! Grande abraço!

  5. Geraldo Magela disse:

    Bom dia Simxer,
    As minhas atividades profissionais em sua maior parte são em contato com a natureza. Por onde ando levo a minha inseparável NIKON. Tudo que vejo e acho interessante, lá vem uma “fotinha”. Elas me dão prazer e me descansam.
    Há alguns anos fiz um curso via internet e fui me apaixonando com a brincadeira. Até que um dia ao procurar um novo curso, me dei com a “Foto Dicas Brasil” e em especial com esta simpática e competente profissional que é você Simxer. Daí então, vi a oportunidade de melhorar e de dar mais prazer aos meus momentos de lazer.
    Quanto às dez perguntas, dentro das minhas ignorâncias fotográficas, eu já as fazia em grande parte, mas as próprias respostas eram insuficientes.
    Ainda ontem, no que diz respeito ao seu rimel, tive também dificuldade em apoiar de forma devida ao visor ótico, por causa do suor que estava em meu rosto. Ele molhava o local e parecia embaçar o visor. Então para aqueles que lêem este comentário saibam, não apenas o rimel deve ser sacrificado pela má exposição da foto. Mas que, pior ainda do que o suor ele é! Já que em um evento pomposo de casamento você talvez na sue, enquanto o rimel será indispensável para as fotografas. Abraços a todos e desculpem por misturar uma brincadeira!

    • fotodicasbrasil disse:

      Excelente comentário Geraldo!! Adorei sua brincadeira, bem pertinente!! Obrigada por comentar. Grande abraço!

  6. Haroldo Kalleder disse:

    Dicas sempre certeiras e valiosas. Parabéns!

  7. Rodrigo Passos disse:

    Descobri este site hoje, apenas uma passeada por ele e já vi muitas dicas importantes.
    Obrigado por dividir seus conhecimentos, espero aprender muito.

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço o comentário! Seja bem vindo.

      Abraços,
      Simxer

  8. Clóvis souza disse:

    obrigado pelas dicas muito bom!!!

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Clóvis!

      Abraços,
      Simxer

  9. Kaique de Oliveira disse:

    Simxer, parabéns pelo artigo ! Muito bom como sempre.

    Acho muito importante essa parte de pensar nesses pontos cruciais (luz, enquadramento, elementos, linhas, etc) antes de fazer as fotos, são perguntas simples que fazem muita diferença. Digo isso pois antes eu fazia a foto de vários ângulos e com várias configurações diferentes e depois escolhia a melhor (acredito que seja assim com a maioria de nós iniciantes), mas depois que comecei ler o livro "Falando Fotograficamente" do fotógrafo David sobre linguagem fotográfica, essas perguntas começaram a ser quase automáticas antes do meu clique e minhas fotos com certeza melhoraram muito. Assim que li o título da publicação, logo me identifiquei rs.

    Abraço.

    • fotodicasbrasil disse:

      Kaique!
      Muito obrigada pela colaboração, é bom saber que estamos falando a mesma língua. Seu comentário é importante para que os iniciantes saibam que isso pode realmente mudar os seus resultados.

      Grande abraço,
      Simxer

  10. Fausto Júnior disse:

    Não se pode negar a importância desse artigo que Simxer nos proporcionou para colocarmos em prática, Obrigado pelas dicas valiosas.

    • fotodicasbrasil disse:

      Muito obrigada Fausto por compartilhar sua opinião!

      Grande abraço,
      Simxer

  11. acvomotta disse:

    Adorei o detalhe do rimel (só vc mesma…rs). Lembro bem do workshop do Jardim Botânico e da fatídica ponte. Todo mundo "cavando" uma maluquice maior do que a do outro….hahaha (ainda não te mandei as que tirei. Eu fui para dentro do riozinho "limpo").
    Adoro as suas dicas, minha amiga, em especial a sua eterna busca pela nova e inesperada visão de uma mesma paisagem. Desafiar a imaginação e a criatividade é um exercício que sempre me cativou em tudo na ninha vida. A minha cabeça grita sempre assim: O mesmo não, por favor!!!!
    Super abraço

    • fotodicasbrasil disse:

      Hahaha Antônio, essa parte da ponte é a minha favorita!!! Me mande sim, inclusive as suas fotos da viagem, vou adorar ver.

      Não é a toa a sua evolução fotográfica, e provavelmente de vida também, só quem busca a mudança é capaz de evoluir. Parabéns!!

      Abração!!
      Simxer

      • acvomotta disse:

        Vou mandar um link do google drive ou do dropbox para vc vê-las, as da ponte e do Deserto do Atacama. Quero montar um site para mim em breve.
        Minha moto já está a venda e você sabe para o que? Canon 6D…rs
        Super abraço

        • fotodicasbrasil disse:

          Vou esperar o link!! 6D? Show, já estou até vendo as fotos!!!

          Abração!

          Simxer

  12. Márcia Martin disse:

    Suas dicas são sempre muito valiosas, amei o artigo

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada por comentar Márcia!!!

      Abraços,
      Simxer

  13. Ademil França disse:

    Excelente!
    Como nos demais artigos, nos traz grandes possibilidades de um aprendizado maior.
    Obrigado à Simxer.

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço Ademil, você sempre muito gentil!

      Abraços,
      Simxer

  14. Luciano disse:

    Muito bom. …..sou estudante de fotografia na escola de imagem em bh. Escola excelente. ….mas seus toques realmente diferenciado. Parabéns

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Luciano, fico feliz em saber 🙂

      Abração,
      Simxer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *