Como Deixar Suas Fotos Mágicas

Artigo visualizado vezes.

Sabe aquelas fotos que possuem uma qualidade mágica? Tem algo nelas que faz você se sentir feliz? Bem, normalmente essa sensação mágica é por causa da luz. Tudo o que você precisa fazer é encontrar as coisas certas!

Podemos trabalhar com muitas formas de luzes, sombras, sol direto e luz rebatida. Mas eu acho que a maioria dos fotógrafos irá concordar que há um tipo de luz que domina todas as outras….

É a Luz Dourada.

Ela é suave, aconchegante, dimensional e simplesmente mágica. Ela adiciona uma qualidade às imagens que não pode ser replicada, não importa quantas ações, filtros ou texturas você use.

E o melhor de tudo? Ela é totalmente gratuita e surge quase todos os dias. Duas vezes!

O Que é Tão Incrível na Luz Dourada?

 

Tudo, é uma boa resposta? Certo, vamos dividir em partes.

A Luz Dourada é Suave.

A luz suave faz as pessoas ficarem bonitas. A luz forte não. Na verdade, a luz dourada pode ficar tão suave que você pode deixar seus assuntos ou motivos, voltados diretamente para o sol e eles não ficarão com os olhos apertados, eles não vão parecer brilhantes e a luz ficará super delicada. Sério, é como mágica.

large_amandarichard-038

A Luz Dourada é Aconchegante.

Aconchegante com relação à temperatura da cor. Com a luz dourada, mais dos comprimentos de onda azuis são espalhados, então a luz naturalmente parece mais vermelha/amarela. Tons mais quentes geralmente ficam mais gentis sobre as pessoas. Pense no bronzeamento – as pessoas gostam que suas peles fiquem douradas!

A Luz Dourada é Dimensional.

Logo antes do pôr-do-sol estar bem baixo no céu, se produz luz mais direcional por causa do ângulo baixo. Basicamente, isso adiciona mais dimensão à cena! As sombras são mais longas (e suaves) do que durante o dia, e as coisas apenas parecem mais interessantes e dinâmicas.

Lembre-se, fotografias são representações em 2D do mundo 3D. A dimensão na luz ajuda a sugerir essas três dimensões!

large_natashalayla113

Como Encontrar a Luz Dourada

A luz dourada não se trata de onde, e sim de quando. A luz dourada aparece durante a hora dourada, que é uma hora após o nascer do sol e uma hora antes do pôr do sol. Mas esses não são horários exatos, já que isso depende do lugar do mundo onde você vive, pode-se conseguir mais ou menos tempo para a hora dourada.

Quanto mais longe você estiver do equador, mais longa será sua hora do dourada. Quanto mais perto do equador, menor será sua hora dourada. E isso muda dependendo da estação também! Minha nossa!

Então, como você pode descobrir quando é a hora dourada onde você vive?

Você pode checar na internet para ver quando o sol nasce e se põe cada dia. Isso fornece um ótimo começo. Mas não dependa apenas disso!

Assim como todas as outras coisas na fotografia, você deveria usar seus olhos. Preste atenção na luz durante o dia. Quando você vir as coisas ficando mágicas, verifique seu relógio. Descubra o quão longa é a sua “hora”.

large_lila008

Fique de olho nas nuvens. Elas podem cortar 20 minutos de sua hora dourada, já que elas tendem a aparecer no horizonte. Você pode achar que tem meia hora restando, e antes de perceber, o sol está atrás das nuvens e sua luz se foi.

Aproveite bem o tempo, principalmente se você estiver fotografando clientes. Como a luz dourada é um horário tão especial, tente planejar suas fotografias. Saia depois do jantar para tirar algumas fotos. Leve sua família para passear e fotografe. Agende sessões com clientes para aproveitar a luz. Você nem sempre terá esse luxo, mas quando puder, faça isso. Suas imagens terão muito mais magia.

large_jocelynchris58

E se você estiver fotografando um casamento de dia, a hora dourada frequentemente ocorre durante ou após o jantar. Tente levar o casal para fazer alguns retratos rápidos durante a hora dourada. Com certeza vale a pena pular a salada por isso.

large_jonjamiewedding0912

Como Fotografar na Luz Dourada

Há muita variedade quando você está fotografando na luz dourada, você terá que tentar se manter calmo.

Primeiro, há duas direções básicas. Frente e trás.

Iluminação Frontal

Simples. Seu motivo fica virado para o sol. A hora dourada é a hora perfeita para fazer isso com luz natural, já que eles não ficarão incomodados. Isso também é lindo e fácil de fotografar.

Luz de Fundo

Você também pode colocar o sol atrás de seu motivo para conseguir uma luz de fundo ou contraluz. Isto é realmente incrível durante a hora dourada, pois isso cria aquele efeito aconchegante e brilhante. Exponha os tons de pele de seus alvos e aprecie a magia.

E então há algumas coisas incríveis que você pode procurar durante a hora dourada!

Aro iluminado

Isto acontece quando você está usando o sol em uma situação de iluminação de fundo. Se você tiver um plano de fundo escuro atrás do motivo, você pode ver um leve brilho circulando-o. Isto é chamado aro iluminado, e isso fornece ao seu motivo uma separação do plano de fundo. Por que isso é incrível? Porque isso trás atenção ao seu motivo. Fácil.

large_curtkristina-0178

Flare

O flare é aquela coisa brilhante, parecida com um arco-íris que acontece quando a luz atinge sua lente. Isso funciona bem principalmente durante a hora dourada, quando o sol está em um ângulo ótimo, e possui várias cores para brincar. Isso acontece em situações de iluminação de fundo, assim como aro iluminado.

Para conseguir o flare, apenas brinque com a luz do sol quando ela atinge sua lente. Você pode ver que a foto abaixo é a mesma cena de antes. Tudo o que eu fiz foi mover um pouco para que o casal não cobrisse completamente o sol. Bam. Flare.

A coisa mais legal sobre o flare é que ela é super única. Diferentes lentes em diferentes aberturas criam flares de forma diferente. Diferentes luzes em diferentes intensidades produzem diferentes efeitos. E quando você muda o ângulo, sim, as coisas ficam diferentes. Brinque. Você se divertirá muito.

large_curtkristina-0171

Conclusão

 

Este artigo foi escrito pela Lauren Lim, fotógrafa americana que tem uma visão fotográfica que gosto muito e espero que você também tenha gostado. A ideia é despertar a sua criatividade e percepção, que na fotografia é algo extremamente importante. Um detalhe na sua luz, e tudo pode ficar diferente! Como  já dizia o mestre Henri Cartier Bresson: Em fotografia, a menor coisa pode ser um grande assunto.”

HCB

Boas fotos a até breve!

Imagem em destaque: Garota de vestido via Shutterstock

Artigo Original

24 Comments

  1. Alisson

    Olá.
    Eu sempre tento fazer o efeito flare e não consigo 🙁 sempre fica somente o contorno.
    Caso eu utilize o rebatedor pra ailuminar o assunto, eu conseguiria o efeito?
    Eu sou amante de fotografia e utilizo como hobby, sou iniciante. Me indicaria algo para estudar mais sobre fotometria e iluminação para nikon d3200?

    Obrigado.

    Ótimo Blog 😀

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Oi Alisson, você precisa testar posições diferentes da câmera em relação ao assunto e ao sol até conseguir o efeito. Ele também pode ser conseguido através de pós-produção, em breve eu enviarei uma videoaula ensinando esse recurso, se já for assinante do site, receberá.
      Para estudar fotometria, meu ebook Fotometria Simples – https://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn… E para aprender tudo sobre fotografia (incluindo fotometria) para iniciantes, meu Curso Online: https://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline

      Abração,
      Simxer

      Reply
  2. Rogério

    Olá, Simxer!
    Curto demais os teus posts, sempre com dicas sensacionais.
    Tenho o teu e-book Fotometria Simples e, volta e meia, dou uma olhada nele para relembrar alguns temas importantes.
    Ótimo trabalho!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Rogério! Fico muito feliz em saber 🙂

      Abração,
      Simxer

      Reply
  3. fotodicasbrasil

    Muito obrigada por comentar Kaique!

    Abraços,
    Simxer

    Reply
  4. fotodicasbrasil

    Oi Antonio, obrigada por compartilhar sua opinião que sempre acrescenta.

    O Flare não é algo que podemos tratar como obrigatório, é só um efeito, não é certo ou errado e como todo efeito, tem gente que gosta, tem gente que não. Eu, particularmente, gosto em algumas fotos porque me remete ao calor do momento, mas muitas outras eu acho que ele um pouco "over" 😉
    Abração,
    Simxer

    Reply
  5. Kaique

    Ótimas dicas ! Como sempre o blog trazendo ótimos artigos para seus leitores. Parabéns !!!

    Reply
  6. Antonio Carlos Motta

    Tenho sempre isso em mente. Desde moleque admiro os minutos após o nascer do sol e antes de se por. Me fascinava exatamente essa iluminação quase celestial, branda e sem exageros que ferem a visão. Minhas melhores fotos de paisagens foram capturadas nesses momentos. Em Cuba, na praia de Varadero, eu (no alto da duna) e outra fotógrafa no nivel do mar, admirávamos o mais encantador por do sol. Até hoje não sei se o que mais me faz lembrar daquele momento foi a beleza natural do sol ou dela…rs

    *** Não gosto do efeito Flare (não sei explicar) =)

    Reply
  7. Natanael

    Ótimo artigo Simxer. Como sempre nos trazendo dicas incríveis. Obrigado por compartilhar conosco!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada você, por compartilhar sua opinião!!

      Abração,
      Simxer

      Reply
  8. Paulo Dias

    Oi, Simxer.
    Mais uma vez, baita post!!
    Sempre prefiro a luz da manhã em detrimento da tardinha, que sempre acho muito "vermelha" e fico brigando com o equilíbrio de brancos. Não sei se tem algo a ver com a posição geográfica (RS), mas a luz da manhã me parece um pouco mais bonita.
    Isso se transforma em pular da cama cedo!! E eu gosto muito…

    Abraço.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Ótimo Paulo, o mais legal é você já ter descoberto a melhor luz para suas fotos, o que já te deixa a um passo a frente! Parabéns.

      Obrigada por comentar!

      Abraços,
      Simxer

      Reply
  9. isabel martins

    Gosto muito da forma como expõe suas dicas para fotografar cada vez melhor , obrigada .

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Muitíssimo obrigada Isabel.

      Abraços,
      Simxer

      Reply
  10. janice nascimento

    Olá! Simxer.
    Mais um de seus excelentes artigos, você sempre pesquisando trazendo informações valiosas. Vou observar estes momentos mágicos e testar novas fotos.
    Parabéns mais uma vez pelo trabalho.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Muito obrigada querida, se fizer fotos na hora mágica, me mande 🙂

      Beijos,
      Simxer

      Reply
  11. Alberto J Santos

    No artigo foi comentado sobre as várias formas de se fotografar com a luz dourada: iluminação frontal, luz de fundo, etc Pergunto em todos esses casos não foi utilizado o flash como pelo menos luz de preenchimento? E a exposição e medida em que ponto, no fotografado ou no plano de fundo ?

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Oi Alberto, o flash não foi utilizado e a fotometria sempre no fotografado, senão vira silhueta. Tenha em mente que fotografar em Raw em algumas situações pode ser determinante, mas é possível sim, conseguir excelentes resultados com JPEG/FOTOMETRIA/MODO DE MEDIÇÃO configurados corretamente.

      Caso interesse, esses artigos podem ser úteis:
      https://fotodicasbrasil.com.br/raw-isso-e-pra-mim
      https://fotodicasbrasil.com.br/modos-de-cena-use-

      Abraços e obrigada por comentar.

      Simxer

      Reply
  12. Paulo Ramos

    Olá.
    Adoro suas publicações e não deixo de ler todas, ótimas dicas.
    Valeu!!

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Paulo, pelo comentário e pelo elogio 🙂

      Abraços!

      Simxer

      Reply
  13. Rosemari Hruba

    Maravilhoso artigo…gosto muito de fotos com luz natural…e essa hora dourada realmente é magica..acho que as fotos mais bonitas acontecem neste momento..parabens…

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Obrigada Rosemari, é um tema realmente que pode melhorar e muito nossos resultados!

      Abração e obrigada por comentar.

      Simxer

      Reply
  14. marcia malta

    Conclusão: não fotografe o sol e sim o que ele reflete.

    Reply
    • fotodicasbrasil

      Boa!

      Abraços,
      Simxer

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simxer

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

APRENDA MAIS

ARTIGOS QUENTES

Dignidade

Fotógrafo cria série para dar visibilidade a moradores de rua

Ferramenta Poderosa

Domine a perspectiva como elemento de composição

Registrando tudo

18 ideias Criativas Para Fotografar o Crescimento do Bebê

Elemento de Composição

Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Vídeo

Aulas de Fotografia em Vídeo

AULAS ESPECIAIS

TODOS OS ARTIGOS

ESTE SITE JÁ FOI VISUALIZADO

 

vezes.

HEY, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

AUTORA DO FOTO DICAS BRASIL

RECOMENDAMOS!

RECOMENDAMOS!