Foto Dicas Brasil Onde compartilhar suas fotos na internet - Foto Dicas Brasil
Destacada_Onde compartilhar suas fotos na internet
7.618 views | by Simxer
Onde compartilhar suas fotos na internet

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Você já aprendeu no artigo “O que preciso saber para compartilhar minhas fotos na internet” algumas dicas sobre preparar suas fotos para compartilhamento virtual. Já sabe que é bacana fazer algumas modificações e ter alguns cuidados. Agora você irá conhecer os locais para compartilhar suas fotos, as vantagens e desvantagens de cada um. Lembrando que não vou ranquear os sites, e sim ajuda-lo a conhecer as principais opções de compartilhamento entre fotógrafos iniciantes e amadores.

Flickr

Flickr Onde compartilhar suas fotos na internet

Flickr

Um lugar que gosto muito é o Flickr, por isso o inseri em primeiro lugar na lista. Lá você pode compartilhar suas fotos de forma gratuita, pode participar de grupos com os mesmos interesses (como fotografia macro, por exemplo), pode marcar fotos como favoritas, pode comentar as fotos que mais gostou e muito mais.

Depois da última atualização o Flickr ganhou muitas vantagens, além de espaço de armazenamento de 1TB, isso mesmo, terabyte, pra você ter uma ideia com uma resolução de 16.0 megapixel, por exemplo, você pode armazenar mais de 200.000 fotos! Também suporta o upload de vídeos. Existe uma conta pró que está saindo a U$50.00 para retirada das propagandas, mas não disponível ainda pro Brasil. Pra compartilhamento de fotos, é uma excelente plataforma.

500px

500px Onde compartilhar suas fotos na internet

500px

O site do 500px tem como principal vantagem o layout, é tudo lindo e há muita qualidade nas fotos postadas. No 500px você tem 3 opções de abertura de conta: Free, Awesome (U$75.00) e a Plus (U$25.00) . Na conta gratuita os recursos são bem limitados, sendo que você pode postar 20 imagens por semana, totalizando em torno de 80 fotos mensais. As contas pagas contam com bastante recursos muito legais como uploads ilimitados, loja personalizada, estatísticas avançadas, entre outros. Depois da última atualização ficou melhor ainda, principalmente para fotógrafos que vendem suas fotos!

Facebook 

facebook Onde compartilhar suas fotos na internet

Facebook

Quase despensa apresentações, né? Compartilhar fotos no Facebook é um recurso praticado por muitas pessoas no Brasil, amadores e profissionais, de forma gratuita. Quem nunca fez uma fotografia daquele prato bonito do jantar, do aniversário de alguém especial ou de algum presente recebido? No Facebook você pode criar álbuns ou simplesmente postar na linha do tempo e o sistema separa tudo em pastas de fácil visualização. A interação é excelente, você pode marcar outras pessoas na foto, seus amigos podem curtir, compartilhar, comentar suas fotos e por aí vai. Qualquer pessoa pode postar, desde que tenha uma conta e as fotos não precisam de técnica nenhuma, mas vale caprichar para merecer popularidade.

Instagram

instagram Onde compartilhar suas fotos na internet

Instagram

Esse aplicativo virou febre, deixando para trás o mais que popular Facebook quando o quesito é imagens. O Instagram é o preferido dos artistas e famosos e agora a galera prefere postar fotos por lá, deixando o Facebook como a terceira rede social preferida, tendo o Twitter em segundo lugar. Ironicamente, o Instagram faz parte do Facebook, os donos são os mesmos, e você pode postar as fotos no Instagram que elas também aparecem no Facebook, se você fizer as configurações para isso. Aliás, tudo o que você fizer no Instagram aparecerá no Facebook, se esse for o seu desejo.

Ele funciona de forma gratuita e você pode postar suas fotos da maneira que quiser e, antes disso, consegue aplicar filtros e configurações para melhorar o aspecto geral da fotografia. Através do seu celular, você pode inserir legendas nas fotos, ativar ou desativar a sua localização no momento de captura da imagem e escolher em que outras redes sociais ela será publicada, além do Instagram. É postado tudo de forma amadora, semelhante ao Facebook e você só precisa abrir uma conta gratuita.

Picasa

picasa Onde compartilhar suas fotos na internet

Picasa

Um programa, e site, não tão popular quanto os já citados, mas com bons recursos é o Picasa. Ao criar uma conta no Google, você adquire o aplicativo gratuitamente. Ele é excelente para fazer pequenas modificações nas imagens, como corte, redimensionamento, aumentar a nitidez, reduzir olhos vermelhos ou simplesmente fazer a correção automática. Por lá, você pode também obter e compartilhar suas fotografias. Basta buscar suas imagens salvas no computador e selecionar quais delas serão divulgadas. O tamanho disponível para compartilhamento é de 1GB.

One Drive

onedrive Onde compartilhar suas fotos na internet

One Drive

Anteriormente conhecido como SkyDrive, o One Drive é um aplicativo da Microsoft para publicar fotos e selecionar quem irá visualizá-las, ou seja, o compartilhamento é limitado a quem você desejar. É uma maneira fácil e segura de disponibilizar suas fotos para quem você quiser e somente elas terão acesso. É possível o total gerenciamento e controle das fotografias. Com certeza, o ponto alto do One Drive é a segurança e isso conta muito na internet.

Eu me empolguei bastante no início destes sites e aplicativos e achei que era viável manter contas em vários deles na expectativa de ter um portfólio visualizado por mais pessoas, mas o que percebi é que é muito complicado manter vários serviços desses, por exemplo, com o mesmo cuidado e atenção que suas fotos merecem, eu acabei com fotos atualizadas em parte somente. É claro que alguns destes serviços permitem que você publique automaticamente em outro, como o Twiiter no Facebook, ou ao contrário. Mas isso também é um pouco arriscado se sua intenção é mais profissional. A minha dica é experimentar os serviços e ver o mais te agrada e assim que você perceber que está pronto, começar a postar nas outras redes.

Você usa algum outro serviço para compartilhar suas fotos na internet? Usa esses e tem mais alguma dica? Deixe seu comentário!

         Até!


AssinaturaPosts  Onde compartilhar suas fotos na internet

Onde compartilhar suas fotos na internet 5.00/5 (100.00%) 3 votes
pixel Onde compartilhar suas fotos na internet

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

18 Comments
  • Eduardo Cassiolato

    tenho uma Canon t4i, me trouxeram dos Estados Unidos um flash Sunpak RD 2000 C, o qual "estoura" as fotos, gostaria que alguem me informasse se o flash e' compativel ou não com a t4i, ou se ha' alguma configuração necessaria a ser feita.
    Obrigado
    Eduardo Luis Cassiolato

    • Que isso, e agora sobre o 500px sobre os pagamentos mudou um pouco tb, tem duas contas pagas, ambas te dão upload ilimitados onde a primeira custa 25 dolares, e vc tem uma forma de organização melhor e pode tb ver estatísticas das suas fotos, e a outra por 75 dólares tem as mesmas coisas e um portfólio personalizado além de um domínio próprio, e uma rapidez na hora de vender as fotos no site

      • fotodicasbrasil

        Carlos! Muito pertinentes suas observações, mais uma vez obrigada pelo update!
        Seja bem vindo!

        Abraços,
        Simxer

  • Eu uso o Olhares, acredito que é dos maiores sites de fotografias em português. Lá encontramos fotos de pessoas do todos os lugares do mundo e belas imagens…Vale a pena conferir!

  • Olá Simxer, acho que vc precisa rever o post sobre o Flickr que mudou, agora vc pode ver todas as fotos não mais limitada as 200 últimas, e um total de 1Tb de espaço fora que não tem mais limite de tamanho da img que irá postar. E outro detalhe, atualmente quem tem a conta pelo Brasil, não pode mais ter a versão pro que hoje apenas oculta propagandas e outras pequenas coisas.

  • O que você acha do Vimember?

    • Oi Yuri, eu nunca usei, ainda é uma plataforma muito nova e voltada pra fotógrafos profissionais mostrarem as fotos pro seus cliente escolherem. Eu mesma há tempos atrás comprei uma extensão pro Lightroom pra fazer a mesma coisa, eu não lembro exatamente o preço, mas acredito que tenha saído bem mais barato a médio prazo do que o Vimember. Ainda assim me parece uma ideia ótima! Só não considero uma plataforma de compartilhamento nos moldes proposto pelo meu artigo.
      Mas super valeu a dica!

      Abração,
      Simxer

    • fotodicasbrasil

      Oi Yuri, eu nunca usei, ainda é uma plataforma muito nova e voltada pra fotógrafos profissionais mostrarem as fotos pro seus cliente escolherem. Eu mesma há tempos atrás comprei uma extensão pro Lightroom pra fazer a mesma coisa, eu não lembro exatamente o preço, mas acredito que tenha saído bem mais barato a médio prazo do que o Vimember.
      Ainda assim me parece uma ideia ótima! Só não considero uma plataforma de compartilhamento nos moldes proposto pelo meu artigo. Mas super valeu a dica!
      Abração, Simxer

  • Outra coisa legal, para quem tem smarphone pe que vc pode criar uma aplicação onde pode usar o flickr e o 500px simultaneamente, é só usar o app IFTTT e usar a receita onde assim que vc coloca algo no flickr, ele automaticamente coloca no 500px, Pode tb colocar em uma pasta de fotos do facebook. Muito legal.

  • Mais uma vez obrigada!!

    Abraços,
    Simxer

  • Boa Noite!
    Mestra,
    Eu uso o Mega ( https://mega.co.nz ) ele oferece 50GB, em relação a outros o espaço é pequeno,
    para contornar essa limitação de espaço é só criar outra conta. Existe o MegaSync que serve para
    sincronizar uma determinada pasta do PC com a Nuvem.
    Como uso RAW crio um arquivo em .jpeg para ter um preview da imagem quando estiver acessando
    pelo Browser, essa miniatura não ocupa quase nada de espaço.

    Após terminar a edição da imagem no Lightroom é que crio a miniatura. Pode parecer um
    pouco complicado mas foi a solução que encontrei para ter o preview do RAW no Mega.

    Mega como usar: https://www.youtube.com/watch?v=PNoYVtGIyeE

    MegaSync como usar: https://www.youtube.com/watch?v=LPv6hm8_JyI

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • Oi Caveira, obrigada por compartilhar dua experiência, só não ficou claro pra mim se este é um serviço de compartilhamento como os exemplificados no artigo, ou só de armazenamento como o Google Drive?

      Grande abraço,
      Simxer

      • Bom Dia!
        Mestra,
        Ele é para armazenamento, eu compartilho enviando o link para uma determinada pessoa.
        Não é como os outros em que os arquivos são exibidos, mas quebra o galho.

        Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.