Foto Dicas Brasil Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes - Foto Dicas Brasil
DestacadaDoF
16.303 views | by Simxer
Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Você já deve ter ouvido falar do termo profundidade de campo, também conhecido como “DoF” (do inglês Depth of Field), mas se você for novo no mundo da fotografia, você pode ainda não estar tirando vantagem do que a profundidade de campo pode fazer para melhorar suas fotos.

Eu já escrevi um artigo bem completo onde explico passo-a-passo “Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto” e nele você tem a oportunidade de assistir a uma videoaula também completa sobre o mesmo assunto, mas ainda assim recebo centenas de emails e comentários com dúvidas sobre esse recurso fantástico e neste artigo quero cobrir de forma mais técnica, mas ainda de forma simples e abrangente os conceitos sobre a profundidade de campo que vão te ajudar a ter um resultado que muitas vezes só vemos em fotografias profissionais.

Uma definição básica de profundidade de campo é: a zona de precisão aceitável dentro de uma foto que aparecerá em foco. Em cada imagem há certa área na frente e atrás do motivo que aparecerá em foco.

Ou seja, é um termo usado para expressar a gama de distâncias reproduzidas com nitidez aceitável numa fotografia. Explicado na linguagem mais simples possível, quando você olha para uma fotografia sempre verá áreas mais nítidas e outras mais “borradas”, a profundidade de campo então é a área nítida de sua foto e como você vai aprender, ela sempre aparecerá na frente e atrás do que você escolheu para estar em foco na sua fotografia.

Esta zona irá variar de foto para foto. Algumas imagens podem ter zonas de foco bem pequenas, que são chamadas profundidades de campo rasas. Outras podem ter uma zona de foco muito grande, que são chamadas de profundidades de campo profundas.

Agora, você sabe quais são os elementos que determinam uma maior ou menor profundidade de campo?

Três fatores principais afetarão como você controla a profundidade de campo de suas imagens: A abertura (f-stop), o comprimento focal das lentes em sua câmera e a distância do motivo em relação à câmera e ao fundo.

Primeiro Fator

 

Como a abertura controla a profundidade de campo?

A abertura é o buraco que permite que a luz passe através de sua lente para o sensor. O tamanho de sua abertura (o diâmetro do buraco através do qual a luz entra na câmera) controla a quantidade de luz que entra em suas lentes, quanto maior for a sua abertura através dos f-stops (representação numérica que te diz a relação da quantidade de luz que passa para o seu sensor), como por exemplo, números de f-stops pequenos como f/3.5 ou f/2.8, mais luz você terá em sua foto, quanto menor a abertura (números de f-stops grandes como f/8 ou f/32), menos luz entra.

1ProfundidadeDeCampoParaIniciantes Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Você já percebeu que a abertura é responsável por dois parâmetros nas suas fotos, claridade e profundidade de campo e neste artigo vamos nos aprofundar no segundo parâmetro.

Então usar também a abertura (f-stop) de suas lentes é a maneira mais simples de controlar sua profundidade de campo quando você for preparar a sua foto.

Abertura grande = f-stop pequeno = Profundidade de campo rasa (pequena)
Abertura pequena = f-número grande = Profundidade de campo profunda (maior)

Pra ser mais fácil se lembrar deste conceito simples: quanto menor o seu f-número, menor será a sua profundidade de campo. Da mesma forma, quanto maior for o seu f-número, maior será a sua profundidade de campo. Por exemplo, usar uma configuração de f/2.8 produzirá uma profundidade de campo bem rasa, enquanto a f/8 produzirá uma DoF mais profunda.

Perceba nos exemplos abaixo como a área nítida na abertura maior (f-número menor) é bem menor que a abertura pequena f/8 (f-número maior).

Abertura8 Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Flor via Shutterstock

 

Abertura2 Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Então o primeiro fator é o tamanho da abertura! Quanto maior ela for, mais desfocados teremos o fundo das nossas fotos!


Aqui no Brasil a maioria das lentes que vem nos kits de câmeras de entrada e semiprofissionais possuem abertura f/3.5, e se por acaso tiver dúvidas de qual é a abertura da sua lente, leia este artigo e irá  descobrir além da abertura, o significado de todas aquelas letras que vem escritas nas nossas lentes.

Segundo Fator

 

Vamos ao segundo fator: Comprimento Focal!

Como o comprimento focal de uma lente controla a profundidade de campo?

O comprimento focal se refere à capacidade das lentes de aumentar a imagem de um motivo que esteja distante. Isso pode ficar complicado, mas a resposta mais simples é que quanto maior for o seu comprimento focal, menor será a profundidade de campo.

Se usar um lente de comprimento focal como a 18-105mm, por exemplo, quando sua lente estiver totalmente aberta em 18mm, além de ver mais área da cena, você terá mais área em foco do que quando estiver usando o zoom totalmente, ou seja, o comprimento focal de 105mm, além de estreitar sua visualização da cena, também diminui a quantidade de área em foco. Veja nas imagens abaixo como funciona:

Maior profundidade de campo

DistanciaFocalLente1 Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Menor profundidade de campo

DistanciaFocalLente2 Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Matematicamente funciona assim: Se você estiver fotografando alguém ou alguma coisa (o seu motivo) e se ele estiver a 10 metros de distância, usando um comprimento focal de 50 mm, ou seja, ou uma lente 50mm, ou uma lente como a 18-105mm que você pare em 50mm e usar a abertura  f/4, a distância de sua profundidade de campo seria de mais ou menos 7,5 a 14,7 metros para uma DoF total de 7,2 metros. Se você der um zoom de 100 mm no mesmo lugar, a sua profundidade de campo muda para 9,2 a 10,9 metros, para um total de 1,7 metros de profundidade de campo. Mas se você se mover para 20 m longe de seu motivo usando o comprimento focal de 100 mm, a sua profundidade de campo será quase a mesma que se você estivesse a 10 metros usando lentes de 50 mm.

Complicado? Não! Veja as imagens abaixo que ficará mais fácil de entender. Mesmo que você não faça todos os cálculos para saber exatamente qual a profundidade de campo que tem disponível para fazer sua foto, entender o conceito de que mesmo usando a mesma abertura e estando a mesma distância do motivo, quanto maior for seu comprimento focal (os milímetros da sua lente), mais desfoque você obterá.

DistanciaFocal1 Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Laptop via Shutterstock

 

DistanciaFocal2 Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Terceiro Fator

 

O último fator que vai te ajudar a ter mais ou menos desfoque é a distância do motivo, tanto em relação a câmera, quanto em relação ao fundo.

Como a distância controla a profundidade de campo?

Quanto mais perto o seu motivo estiver da câmera, menor se torna a sua profundidade de campo. Portanto, se afastar de seu motivo irá aumentar a sua profundidade de campo e terá mais área focada.

DistânciadoMotivo Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Vamos ver um exemplo prático pra ficar claro o resultado das distâncias em relação ao motivo:

Nesta primeira foto já conseguimos um desfoque, não coloquei o exif porque quero destacar justamente a distância, mas é claro que os outros dois fatores poderiam criar um resultado diferente se eu quisesse aumentar ou diminuir esse desfoque.

DoFDistancia1 Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Na segunda foto, o simples fato da câmera se aproximar do motivo, já cria um desfoque bem maior. Perceba que o motivo continua a mesma distância do fundo.

DoFDistancia2 Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Já nesta terceira foto o que se distancia é o fundo, aumentando assim o resultado mais ainda.

DoFDistancia3 Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Compare os três resultados e veja que um detalhe simples pode criar resultados bem diferentes:

DoF3comparaçoes Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Câmera Vintage via Shutterstock

 

Até mesmo com uma câmera comum, há modos de controlar a sua profundidade de campo. Por exemplo, no menu da sua câmera, ou seletor de Modos de Cena, normalmente o modo “Retrado”  fornecerá a você uma profundidade de campo menor. No mesmo menu também há o símbolo de paisagens, que lhe fornecerá uma profundidade de campo maior, isso porque os fabricantes entendem que quando queremos fotografar alguém, estaremos próximo a esta pessoa e queremos dar destaque a ela, criando um desfoque criativo, que é justamente o contrário de quando queremos fotografar uma paisagem.

Se você for um iniciante com uma DSLR, há alguns modos simples de controlar a profundidade de campo e ainda assim usar um modo de disparo semiautomático. Por exemplo, ao escolher o modo de Prioridade de Abertura, você pode configurar a sua abertura e conseguir a profundidade de campo que você desejar, e a câmera irá automaticamente configurar a velocidade do obturador.

Você pode perceber que os modos semiautomáticos podem conseguir até um bom resultado, mas nada comparado a você ter o controle da sua câmera no modo manual e assim definir todos os fatores para um resultado mais impactante! É mais simples do que você imagina!

E esses são os três fatores que determinam sua profundidade de campo, agora vou responder algumas perguntas que costumo receber sobre esse assunto que tantos fotógrafos iniciantes querem dominar!

Eu posso configurar a profundidade de campo exatamente para cada situação?

Sim, mas como mudar a sua abertura afeta a velocidade de seu obturador, o resultado pode não corresponder às necessidades de sua imagem. Por exemplo, se você estiver tentando aumentar sua profundidade de campo reduzindo o tamanho da abertura, ou seja, tentando ter mais área em foco, você também precisará abaixar a velocidade do seu obturador, o que pode deixar sua imagem tremida. Por isso dominar o triângulo de exposição, e entender como todas essas configurações funcionam pode aumentar e muito o seu controle sobre a profundidade de campo.

A profundidade de campo é igualmente distribuída na frente e atrás do meu ponto focal?

Não, ela normalmente fica cerca de um terço na frente e dois terços atrás de seu ponto focal, mas conforme seu comprimento focal aumenta, ela se torna mais uniforme.

Como entender a profundidade de campo melhorará as minhas imagens?

Gerenciar a profundidade de campo é uma das ferramentas mais importantes à sua disposição, porque ter imagens precisas é um dos fatores mais importantes para obter uma boa foto. Saber como deixar as partes da imagem que você quer nítidas e as partes que você quer que fiquem fora de foco, é uma ótima ferramenta artística para criar imagens excelentes.

Mulher sorrindoDof Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Mulher Sorrindo via Shutterstock

 

Quando eu devo usar uma profundidade de campo menor?

Usar uma profundidade de campo rasa é uma boa maneira de fazer o seu motivo se destacar do fundo e é ótimo para fotografias de retratos. Uma DoF rasa também pode ser útil para fotografar a vida selvagem, onde você quer que o motivo se destaque de seus arredores. Isto também é útil porque muitas oportunidades de fotos da vida selvagem são em situações de pouca luz, e aumentar o tamanho de sua abertura fornecerá mais luz. Uma profundidade de campo rasa também é eficaz para fotografias de esporte, onde muitas vezes você quer separar o atleta do fundo para trazer mais atenção a ele. O resultado disto também deve ajuda-lo a ter uma velocidade do obturador rápida o suficiente para congelar a ação.

LeoaDoF Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Leoa via Shutterstock

 

Quando eu devo usar uma profundidade de campo maior?

Em fotografias de paisagens é importante conseguir fazer com que o máximo possível da cena fique em foco. Ao usar lentes de ângulos amplos (grande angulares) e uma pequena abertura, você será capaz de maximizar a sua profundidade de campo para deixar sua cena praticamente toda em foco.

BogliascoDof Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Bogliasco via Shutterstock

 

Como você pode determinar a profundidade de campo?

Há vários sites que providenciarão tabelas de profundidade de campo para a sua câmera e lentes. Além disso, há vários aplicativos disponíveis para usuários de smartphones que podem calcular isso para você enquanto você estiver fotografando. A maioria das câmeras possui um botão de visualização da DoF, que fornecerá a você uma previsão quando você olhar pelo visor. (Este é provavelmente o método mais fácil e menos utilizado). Usar este botão pode fazer a sua imagem parecer mais escura quando você olhar pelo visor, mas não se preocupe, a sua imagem será adequadamente exposta, desde que você tenha as configurações de exposição corretas 😉

A profundidade de campo pode ser ajustada para deixar tudo em foco?

Sim, usando o que é chamado de distância hiperfocal. Quando você estiver focado na distância hiperfocal, a sua profundidade de campo se estenderá da metade da distância de seu ponto focal até o infinito. Use uma calculadora de DoF para encontrar a sua distância hiperfocal. Se você não tiver um calculador de DoF, um boa regra é focar a um terço de distância da cena. Usar uma abertura de cerca de f/11 ou mais, com lentes grandes angulares que irá maximizar a sua profundidade de campo.

E quanto à profundidade de campo na macrofotografia?

Como a maioria das fotos macros é produzida com pouca luz e com um comprimento focal maior, a profundidade de campo frequentemente será rasa. Ajuste as suas lentes para a menor abertura que a luz permitir. Também pode ser necessário aumentar o seu ISO para permitir que você exponha adequadamente a imagem e para maximizar a sua profundidade de campo. Ainda assim, em muitas macros a sua DoF pode ser muito pequena. Com este foco bem estreito, é necessário usar um tripé, porque até mesmo o menor movimento da câmera irá mover o seu motivo macro para fora de sua profundidade de campo.

Flor de cerejeiraDof Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Flor de cerejeira via Shutterstock

 

O que é bokeh?

Bokeh vem da palavra japonesa que significa borrão. Este efeito é produzido por áreas fora de foco em sua imagem, que estão além da profundidade de campo. Bokeh normalmente se refere às formas circulares causadas pela forma da abertura das lentes. Normalmente são criadas quando você fotografa com a abertura bem aberta, tal como a f/2.8 ou f/2.0, bokeh também pode ser criado com aberturas menores se o fundo estiver distante o suficiente. Este artigo ensina o passo-a-passo como conseguir bons resultados!

bicicleta vintageDof Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Bicicleta Vintage via Shutterstock

 

Minha câmera faz esse efeito?

Na verdade quem faz esse efeito é a abertura da lente, então, em princípio qualquer câmera pode fazer o desfoque criativo, até uma câmera compacta, o que vai determinar quanto de desfoque, será o tamanho da abertura. Se a câmera for uma compacta somente com modo automático, então você não poderá escolher quando a câmera fará ou não o desfoque, mas pode ajuda-la criando condições como a distância do fundo e do motivo, por exemplo.

Minha lente é fixa, consigo desfocar o fundo de uma foto?

Sim! O quanto desfocará depende do tamanho da abertura. Uma coisa a ficar atento é justamente quando você quer muitas coisas em foco, já que muitas lentes utilizadas para retratos como a 50mm, possuem aberturas f/2.8, e justamente porque a lente é fixa (ou seja, não possui mais de uma abertura), pode dificultar fotografar grandes áreas como paisagem, por exemplo, visto que elas possuem profundidade de campo rasa.

Minha câmera é uma superzoom, eu consigo fazer esse efeito?

Sim! De novo é a abertura da lente que irá permitir isso, e não o fato da lente sair da câmera, essa é uma dúvida muito comum, ou seja, não precisa ter uma câmera DSLR para conseguir resultados muito bons. O que acontece é que dependendo do modelo da sua câmera superzoom, esse desfoque pode ser muito discreto, isso está relacionado a vários fatores, já que o forte deste modelo de câmera é voltado para fazer fotos com aberturas bem pequenas!

A boa notícia é que os modelos mais recentes tem tido resultados incríveis! Eu testei vários para escrever o meu Ebook  “Nikon ou Canon? Câmera Profissional ou Semiprofissional, aprenda a decidir você mesmo!”, e os modelos que indico nele, mudaram minha opinião sobre as superzoons. Lembrando que todos os melhores resultados são feitos no modo manual, assim vejo alguns iniciantes decepcionados com seus modelos de câmeras que eu testei, quando na verdade a solução é estudar o modo manual e praticar bastante, para conseguir resultados impressionantes com este tipo de câmera.

Minha câmera é uma semiprofissional, mas só fotografo no modo automático, tem como conseguir um resultado bom?

Sim e não. Os modos de cena automáticos, nada mais fazem do que tentar adivinhar as condições reais da sua foto através da luz que ela percebe. Pra todos os fins, ela sempre vai buscar registrar a cena, ou seja, a maior preocupação dela é ter a maior parte da cena bem exposta e em foco, e às vezes isso não é exatamente o que você quer!

Fotografando no modo manual você sempre vai poder decidir o que quer em foco e o que quer desfocado.

Homem sorrindoDof Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Homem Sorrindo via Shutterstock

 

Ter uma câmera que possui todas as condições técnicas para conseguir um resultado profissional, não adianta se você não configurá-la de acordo.

Mas sim, é até  possível ter resultados bons com o moto automático, o que não é possível, é escolher quando J

Existe algum outro parâmetro que pode me ajudar a ter resultados melhores?

Sim, o modo de área AF pode ajudar a sua câmera  saber o que você quer em foco. Neste artigo, eu falo mais dele.

Minha lente tem abertura f/3.5, mas quando faço a foto, a abertura está sempre menor, por quê?

Você provavelmente está fotografando com uma lente que possui mais de um comprimento focal e de abertura variável.

A lente 18-55mm, por exemplo, se olhar na frente dela verá os números 1: 3.5 – 5.6, isso quer dizer que quando estiver usando o comprimento de 18mm (grande angular) a sua maior abertura será f/3.5, porém, quando você der zoom para aproximar o motivo da sua foto, a sua MAIOR abertura será f/5.6. Ou seja, sua abertura vai diminuir conforme seu zoom for aumentando, mas diminuir quanto? F/5.6! Está escrito na sua lente.

Fique atento! Se você usar a abertura f/11, por exemplo, você estará fotografando em f/11, as menores aberturas (f-stops grandes), são determinadas pelas câmeras e geralmente chegam a f/32, já as maiores aberturas (f-stops pequenos) são determinadas pelas lentes, sendo as mais comuns f/3.5 e f/4.0 nas lentes dos kits e f/2.8 e f/2.0 nas lentes de aberturas fixas.

RESUMINDO

Para resumir o controle da profundidade de campo:

Para aumentar a profundidade de campo, ou seja, ter mais parte da sua foto nítida:

1. Estreite sua abertura (maior f-número), como f/8, f/11 pra cima.

2. Afaste-se de seu motivo

3. Diminua o comprimento focal, como 24mm, 18mm ou menor.

Para diminuir a profundidade de campo

1. Aumente sua abertura (menor f-número), como f/3.5 ou f/2.8.

2. Aproxime-se de seu motivo

3. Aumente seu comprimento focal, como 70mm, 105mm ou maior.

CONCLUSÃO

Assuma o controle de sua profundidade de campo. Entender como estes ajustes a controlam irá melhorar muito a sua fotografia.

Espero que a partir de agora, você consiga os resultados que sempre quis!

E se tiver uma foto com uma DoF bem pequenininha, com aquele efeito bem legal do desfoque criativo, ou uma com Bokeh, não deixe de compartilhar nos comentários, basta ler aqui e seguir esse passos simples de como inserir uma imagem em qualquer comentário do site.

Lembrando que neste sábado (08/08/15) vamos realizar a última turma do Workshop de Fotografia Profissional para Amadores, as inscrições estão abertas, e nele iremos aprender e praticar vários conceitos como a profundidade de campo! Participe!

Boas fotos e até breve!

AssinaturaPosts  Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Imagem destacada: Amor sobre o Rio via Shutterstock

 

Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes 4.98/5 (99.54%) 175 votes
pixel Guia Definitivo Sobre Profundidade de Campo Para Iniciantes

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

34 Comments
  • Ótimo artigo Simxer. Li rapidamente agora, mas vou ler com mais atenção e tempo.
    Saudações.

  • Muito bem explicadinho, nos mínimos detalhes! Excelente trabalho!

  • Suas postagens tem sido muito gratificantes no meu casso em especifico, pois comecei a minha carreira na prática e não faz muito tempo, apenas 4 anos atrás com alguns intervalos e foi através de uma outra profissional de fotografia ai do Rio de Janeiro e agora com você que estou melhorando os meus conhecimentos tecnicamente falando através da literatura que vocês expõe neste veículo de comunicação.
    Muito obrigado pela disposição e interesse em repassar os seus conhecimentos, que na realidade deveria ser uma atitude de todos nós que buscamos a nossa evolução com seres humanos.

    • Obrigada João, fico feliz de estar colaborando em sua jornada fotográfica! Concordo com você, quanto mais você passa conhecimento, mais aprende, simples assim 🙂

      Grande abraço,
      Simxer

  • Boas dicas. Apenas um ponto eu acredito que deveria ser evitado: referir-se a câmeras como profissional e semiprofissional, já que essa categorias, tecnicamente, não existem e são apenas apelos comercias. Sugestão.

    • Oi Marcio, não só concordo com você, como já disse isso em mais de um artigo. Mas infelizmente quando escrevemos precisamos alcançar as pessoas e no Brasil essas terminologias ainda são muito utilizadas, por todos, mas acredito que muitas pessoas entendam que é mais uma divisão comercial, do que necessariamente uma divisão técnica!

      Obrigada pelo comentário.

      Abraços,
      Simxer

  • Obrigada pelas dicas. Eu estive praticando bastante este final de semana e
    percebi exatamente a distância que me dá um desfoque interessante do fundo.
    Usando a lente SEL 55210 consegui fazer um desfoque interessante ficando a
    1m do motivo (distância mínima permitida pela lente para focar o assunto) e
    a pelo menos 5m do fundo. Estou aprendendo bastante com seu site! Fazendo
    na prática a gente consegue os resultados, mas estudando a teoria e
    entendendo os conceitos por trás do efeito, fica bem melhor para fazer este
    cálculo para cada ocasião. Agora vou aplicar os outros conceitos que você
    explicou.

    Tenho uma dúvida sobre o flash embutido. Eu acabei de investir bastante
    (para quem não ganha dinheiro com fotografia) na minha primeira câmera e
    não estou podendo investir no flash. Consigo alterar a direção do meu flash
    apontando para cima se a câmera estiver na posição paisagem ou para o lado
    se a câmera estiver na posição retrato. Queria dicas de como desviar a luz
    do flash embutido em outras direções. Você teria alguma dica. Sinto falta
    de posts com dicas específicas para quem usa câmeras da SONY (a minha é
    Sony ILCE 6000Y).

    Muito obrigada.

    • Oi Adihelen, muito obrigada pelo comentário, fico realmente feliz que esteja tendo bons resultados!!

      Quanto ao flash embutido, realmente não tem muito o que fazer, você pode tentar rebatê-lo e principalmente usar um difusor, que é minha melhor dica para ele.

      Aqui dou dicas de como fazer um: http://fotodicasbrasil.com.br/faca-voce-mesmo-diy

      Talvez este artigo também possa ser útil: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-para-iniciante

      Quanto a posts com dicas da Sony, vou reproduzir um trecho do meu ebook Nikon ou Canon:

      "…De acordo com o site BCNRanking que fez um levantamento, no Japão, a Canon domina o mercado com 49,2%, seguida de perto pela Nikon com 42,5% e em terceiro lugar aparece a Ricoh Imaging com 5,2%. Em 2013 quem aparecia era a Sony e em 2012 a Pentax…"

      Isso se reflete também no Brasil! Acredito que como ensino técnicas fotográficas, elas são acessíveis também à usuários Sony, mas a Canon e Nikon ainda são imbatíveis. Pra você ter uma ideia em mais de 100 edições do meu workshop só passou UMA Sony Alfa! Acredita? Então é natural a gente focar nos equipamentos mais usados, já que quando escrevo, preciso falar com o maior número possível de pessoas, e como também sou usuária das duas marcas, fica muito mais intuitivo dar dicas. Fui uma Hobbysta Sony e adorava, mas a Canon e Nikon ainda estavam engatinhando na fotografia digital, agora a história é um pouco diferente.

      E a Sony é realmente uma excelente marca, mas quando se trata de fotografia profissional peca um pouco por causa dos acessórios. Pra hobbystas e amadores avançados pode ser muito legal!! E não se esqueça que se você fotografa no modo manual, pode fazer todas as técnicas do Foto Dicas Brasil!

      Abração,
      Simxer

  • Amo seus posts. São fantásticos. Muito obrigado! Que o Senhor Deus continue lhe abençoando.

  • William Caragelasco

    Apenas obrigado por compartilhar o seu conhecimento e paixão pela fotografia.

  • Que isso! Muito bom mesmo esse artigo! Com os exemplos então fica muito mais fácil para treinar! Texto e exemplos muito bons!

  • Muito legal agora é preticar e praticar!

  • Muito bom esse artigo! Com ótimos exemplos então fica muito mais fácil para treinar! Texto e exemplos muito bons! agora é praticar! obrigado Simxer.

  • Li avidamente o artigo! Excelente e super didático!
    Simxer, se vc puder publicar um post sobre o controle da profundidade de campo para as fotos macro, seria de muita utilidade para quem está começando nesta tarefa.
    Obrigada!

  • Anotadíssima a sugestão Claudia, fico feliz que tenha sido útil.Abração,Simxer

  • Olha….deu trabalho! hahahaha…terminei o artigo zonza de tantas informações! o que significa que foi excelente, porque aprendi muitas coisas novas.

    Obrigada Simxer, excelente artigo

  • Excelente todo material de seu curso, Simxer Fernandes, incluindo aí sua didática simples e cativante de expor os temas. Muita coisa eu já sabia de curioso mesmo, de ler manuais de câmeras diversas e algumas poucas literaturas afins. Mas as aulas deram um "up" no meu aprendizado. Esssas dicas bônus de PS/Lighroom são também excelentes para a qualidade dos trabalhos fotográficos. Você está de parabéns com o curso, e nóso também, por tê-la como referência. Mui grato por multiplicar seu conhecimento e grande abraço!

    • Eu que agradeço a gentileza do seu comentário Ezequiel, é muito gratificante ouvir isso, faço tudo com muita dedicação e amor e fico feliz em participar da sua jornada!Grande abraço,Simxer​

  • Excelente todo material de seu curso, Simxer Fernandes, incluindo aí sua didática simples e cativante de expor os temas. Muita coisa eu já sabia de curioso mesmo, de ler manuais de câmeras diversas e algumas poucas literaturas afins. Mas as aulas deram um "up" no meu aprendizado. Esssas dicas bônus de PS/Lighroom são também excelentes para a qualidade dos trabalhos fotográficos. Você está de parabéns com o curso, e nóso também, por tê-la como referência. Mui grato por multiplicar seu conhecimento e grande abraço!

    • Eu que agradeço a gentileza do seu comentário Ezequiel, é muito gratificante ouvir isso, faço tudo com muita dedicação e amor e fico feliz em participar da sua jornada!

      Grande abraço,
      Simxer

  • Achei um textos mais importantes para compreensão de vários princípios.Gostaria de fazer uma pergunta de leiga total.Então para termos uma menor profundidade de campo (maior desfoque),minha distância focal é a maior da lente (pex 105mm), isso significa que tiro o zoom ?Obrigada pela ajuda

    • Oi Luciana, é ao contrário, para maior desfoque, maior distância focal, ou seja, quanto mais zoom, mais desfoque você terá, em uma lente, por exemplo, 18-105mm, em 105mm tem mais desfoque do que em 18mm.Abraços, Simxer ​

  • Heráclito Marciano

    Leio sempre que posso sobre fotografia e sempre aprendo um pouco mais como aprendi nessa matéria sobre profundidade de campo. Agora é praticar, praticar, praticar porque a base teórica é muito boa.

    Obrigado.

    Heráclito Marciano.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!