Como Fotografar Pássaros Voando

A fotografia de pássaros nos proporciona imagens incríveis, independente do tipo, geralmente são belos e possuem uma característica que fascina a todos nós: eles voam! E não conheço ninguém que tenha tentado, pelo menos uma vez, capturar pássaros voando e não tenha se frustrado com o resultado, e justamente para minimizar isso, o artigo de hoje traz dicas de alguém que entende do assunto, o fotógrafo americano de natureza profissional Roman Kurywczak, membro da Sigma Pro Team,  dá dicas de como conseguir resultados extraordinários. Eu linkei o artigo para vários outros aqui no site, pra que você não tenha dúvidas em aprender toda parte técnica, mesmo esse estilo fotográfico sendo um pouco mais avançado, o entendimento das técnicas utilizadas por Roman, são universais, eu mesma tenho vários alunos em meus Cursos de fotografia que passaram a praticar esse estilo, de forma incrível!

Bom, em plena era da fotografia digital, a maioria dos fotógrafos iniciantes de pássaros já fica feliz por capturar um pássaro com sua câmera. Após um tempo, a progressão natural é tentar capturar algumas fotos de pássaros voando, mas é aí que a maioria dos fotógrafos começa a ter dificuldades. Por quê? A resposta é bem simples; eles não costumam usar velocidades suficientes do obturador!

 

Canon EOS-1D Mark III + 150-600mm @ 531mm, ISO 800, 1/3200, f/8.0 ©Roman Kurywczak

 

A maioria dos pássaros voa com velocidades de 30-50 km por hora, mas durante perseguições ou disputas, eles podem chegar a 100 km por hora, sendo que o falcão peregrino alcança 320 km por hora durante um mergulho. Para congelar essa ação, você precisa de uma técnica de rastreamento muito boa e uma velocidade do obturador muito alta – quanto mais rápido melhor! Quão rápido? Eu recomendo uma velocidade do obturador de pelo menos 1/1600 segundos, com 1/4000 segundo, sendo o máximo que você precisaria para congelar qualquer ação.

 

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 388mm, ISO 800, 1/3200, f/7.1 ©Roman Kurywczak

 

Como um fotógrafo consegue essas velocidades do obturador? A resposta também é bem simples; aumente o ISO. De manhã bem cedo, ou no fim da tarde, quando o sol está começando a se pôr, eu recomendo um ISO mínimo de 1600. Quando as luzes começam a ficar mais fortes, eu geralmente diminuo para ISO 800. Eu raramente baixo mais do que isso, para que eu possa manter confortavelmente uma velocidade do obturador alta. Com uma velocidade do obturador entre 1/1600 – 1/4000 de segundo, eu posso prevenir o desfoque de movimento, consertando um dos erros mais comuns que os fotógrafos iniciantes cometem para esse tipo de fotografia.

Canon EOS 7D Mark II + 150-600mm F5-6.3 DG OS HSM | Contemporary 015 @ 324mm, ISO 640, 1/2500, f/11.0 ©Roman Kurywczak

 

Outro erro muito comum é fotografar na hora errada do dia e na direção errada. Saia bem cedo e fique até tarde! Meia hora antes do sol nascer e após o sol se pôr, até cerca de uma hora após o sol nascer e antes do sol se pôr é simplesmente mágico. Esta é conhecida como a hora dourada, porque a luz é suave e dourada. A plumagem dos pássaros irá brilhar durante esse tempo e você pode fotografar com segurança até cerca de duas horas e meia após o nascer do sol e duas horas e meia antes do sol se pôr na maioria das latitudes. Tão importante quanto sair na hora certa do dia é manter o sol nas suas costas. Por quê? Para minimizar as sombras que você pode obter quando fotografar com objetos com luz cruzada ou luz de fundo. Com o sol nas suas costas, afaste os dois braços de seu corpo cerca de 20 graus para descobrir o melhor ângulo para captar os pássaros, como mostrado na ilustração abaixo.

 

 

Qualquer motivo nessa zona deve ficar muito bom, com uma luz suave e uniforme. Quando o sol estiver baixo, ele também causa um ótimo reflexo no olho. Se seu motivo não estiver na zona, então você precisa se mover ou se concentrar em um motivo que esteja nesta zona. Lembre-se de tentar rastrear pássaros bem cedo e só apertar o botão do obturador quando eles estiverem dentro desta zona. Pássaros são parecidos com aviões; eles gostam de pousar e alçar voo com o vento. Ter o sol e o vento nas suas costas são condições ideais para a fotografia de voo.
Mesmo quando o vento estiver batendo de lado, você ainda deve conseguir excelentes resultados, mas se o sol estiver nas suas costas e o vento estiver vindo direto na sua frente, então os pássaros quase sempre irão voar para longe de você. Então, cheque a direção do vento antes de sair. Na maioria das condições ensolaradas, a luz é muito forte nos pássaros, então, assim que minhas configurações chegam a abertura f/8 com uma velocidade do obturador até 1/4000 segundos, e o meu ISO está em 800, é hora de abaixar a câmera e patrulhar. Também é bom lembrar que condições nubladas e claras podem aumentar suas oportunidades fotográficas.

 

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 600mm, ISO 1250, 1/2500, f/6.3 ©Roman Kurywczak

 

Vamos nos certificar também que o nosso foco automático (FA) está configurado corretamente. Sua câmera deve estar configurada para AI Servo (Canon) ou modo Contínuo/AF-C (Nikon). Se você tiver outro tipo de câmera, ela terá um termo diferente associado a isso, então procure no manual qual é o mais rápido. Use seleção de ponto central de AF (modo de área AF, aqueles pontinhos vermelhos que piscam quando você aperta até a metade o botão do obturador da sua câmera) quando começar, para conseguir a aquisição mais rápida e precisa do motivo. Você também pode escolher “expansão do ponto focal” se sua câmera tiver esse tipo de opção como a 7D, 5D MarkIII ou 1DC. Isso torna seu ponto central um pouco maior, aumentando sua chance de cravar o foco em seu motivo. Mas como muitas câmeras não possuem essa capacidade, então atenha-se ao ponto central. Não se esqueça de configurar o modo “Burst” ou disparo contínuo  – esse modo é aquele em que sua câmera dispara várias fotos uma atrás da outra enquanto você mantém o botão do obturador pressionado até o fim – isto é o suficiente para ajustar algumas configurações básicas, agora, vamos para o modo de cena da câmera.

 

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 374mm, ISO 800, 1/2000, f/7.1 ©Roman Kurywczak

 

Então, qual modo um fotógrafo aspirante por pássaros em voo deveria usar? Modo manual, é claro! Como as condições do plano de fundo podem mudar quando um pássaro está voando, o modo manual é a única opção que não será enganada por eles. Uma forma simples que eu gosto de configurar a minha câmera é quando eu estou no estacionamento, pegando meu equipamento. Eu saio mais cedo e deixo o sol diretamente nas minhas costas. Eu coloco o ISO em 800 e escolho uma abertura de f/5.6 ou f/8. Eu fotografo um carro branco ou prateado no estacionamento, ou até um sinal branco que esteja na zona para checar minha exposição. Eu vejo meu histograma e ajusto a velocidade do obturador até eu mover o histograma o máximo que eu puder para a direita sem qualquer parte dele tocando na borda. Seu alerta de destaque deve estar ligado, pois isto o ajudará a ver que você não tem destaques estourados quando você analisar sua imagem. Se a minha velocidade do obturador estiver abaixo de 1/1600 segundos, eu ajusto meu ISO para cima até eu atingir a velocidade dos pássaros voando. Como a maioria dos pássaros no campo possui tons de branco, agora você pode ir para o campo e, desde que você os mantenha em sua zona, com o sol nas suas costas, você terá a exposição correta mesmo se eles voarem contra um plano de fundo totalmente diferente. Com pássaros mais escuros, você terá que sacrificar um pouco a velocidade do obturador – mas lembre-se de não estourar os destaques! Você não vai querer uma imagem de uma águia careca com a cara toda apagada. Conforme o sol sobe, você ganhará mais velocidade do obturador, e conforme ele começar a se pôr, você começará a perdê-la.

 

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 600mm, ISO 1600, 1/2000, f/7.1 ©Roman Kurywczak

 

A profundidade de campo raramente é um problema na fotografia de pássaros, a menos que você se aproxime demais! Se aproximar demais pode incomodar os pássaros, mas geralmente só os assusta e eles voam para longe. É aqui que suas lentes zoom com seus comprimentos focais de 400mm ou mais, se tornam bem úteis. Abaixo está um exemplo de como diferentes comprimentos focais aparecem em uma câmera full frame e em uma cropada.

 

 

Todas as imagens foram tiradas a aproximadamente 30 metros de distância, sendo que o pássaro fotografado tinha cerca de 30 centímetros de comprimento. Você pode ver que nessa distância, eu tive bastante profundidade de campo com f/8 e com a Canon 7D Mark II e a lente Sigma 150-600mm, combinadas com o teleconversor Sigma TC1401, eu estava focando automaticamente em f/9 e quase preenchendo o enquadramento com o pequeno pássaro a 30 metros de distância! Muitos pássaros permitirão que você se aproxime mais, mas não há substituição para o comprimento focal. Esse alcance adicional agora permite que você fotografe pássaros ainda menores.

 

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 600mm, ISO 800, 1/4000, f/8.0 ©Roman Kurywczak

 

A maior mudança que aconteceu no mundo da fotografia de pássaros foi nos equipamentos. As novas câmeras digitais de todos os fabricantes nos permitem ajustar nosso ISO facilmente e com pouco ruído para conseguir manter velocidades do obturador maiores, necessárias para capturar pássaros voando. A maior revolução aconteceu na qualidade e preço das lentes de zoom telefotos. Os dias em que você precisava apenas de primes longas e caras acabaram. Estas não são as lentes de zoom do seu pai! A Sigma introduziu duas lentes de zoom baratas e que podem ser seguradas manualmente (para mim) de 150-600mm  (Sport e Contemporary) cerca de um ano e meio atrás, e eu acredito que essas duas lentes irão revolucionar o mundo da fotografia de pássaros. A Sport é totalmente resistente ao clima e pesa apenas 3 kg, o que significa que poderá ser segurada manualmente pela maioria dos fotógrafos. Ela foi realmente desenvolvida para pessoas que se encontram em climas extremos com frequência. Seu desempenho geral está levemente abaixo das outras e custa atualmente cerca de U$2000. Para aqueles incapazes de segurar manualmente, colocar a lente em um tripé estilo gimbal deixará a combinação quase sem peso, assim que for ajustada adequadamente.

 

Canon EOS-1D X + 150-600mm F5-6.3 DG OS HSM | Contemporary 015 @ 600mm, ISO 800, 1/2500, f/8.0 ©Roman Kurywczak

 

Para mim, o maior destaque foi a qualidade ao adquirir, testar e focar na Sigma 150-600mm Contemporary, que é mais leve e barata! Ela pesa 2 kg e eu removo a alça quando estou segurando manualmente para diminuir ainda mais o peso. Ela está sendo anunciada atualmente por U$1000. Combinada com a Canon 7D Mark II, isto se torna uma combinação muito potente, leve e relativamente barata, com um alcance efetivo de 960mm. Na verdade, todas as imagens deste artigo foram tiradas com a lente Contemporary! Até mesmo os menores pássaros agora estão ao alcance dos fotógrafos que querem entrar neste campo empolgante, e tudo isso em um pacote de viagens compacto.

 

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 313mm, ISO 800, 1/4000, f/7.1 ©Roman Kurywczak

 

Lembre-se, estas são apenas diretrizes, e com a prática, você poderá usar uma menor velocidade do obturador e ainda assim congelar a ação. Eu espero ter providenciado informações o suficiente para que você saia e capture algumas imagens incríveis de pássaros voando.

Aqui estão amostras de imagens adicionais de pássaros voando:

 

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 451mm, ISO 800, 1/4000, f/8.0

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 361mm, ISO 800, 1/3200, f/8.0

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 232mm, ISO 1250, 1/2000, f/7.1

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 421mm, ISO 800, 1/2500, f/7.1

Canon EOS 7D Mark II + 150-600mm F5-6.3 DG OS HSM | Contemporary 015 @ 260mm, ISO 640, 1/2500, f/11.0

Canon EOS 7D Mark II + 150-600mm F5-6.3 DG OS HSM | Contemporary 015 @ 374mm, ISO 640, 1/2500, f/10.0

Canon EOS-1D X + 150-600mm @ 267mm, ISO 1000, 1/2000, f/7.1

Conclusão

 

Em 2015 o fotógrafo Alan McFayden ficou famoso por ter conseguido a Foto Perfeita de um pássaro voando, ele estimou ter passado mais de 4.000 horas e 720 mil cliques na tentativa de conseguir fazer essa foto:

©Alan McFayden

Na imagem, o pássaro faz um mergulho perfeito: o bico toca a superfície da água sem deixar respingos e é possível ver o reflexo do animal. McFayden voltava ao local algumas vezes por semana – cerca de 100 vezes ao ano – para fotografar os animais. Como a água inundou os ninhos das aves, o fotógrafo teve que cavar buracos às margens do lago e enchê-los de argila para dar suporte aos pássaros. No fim, ele declarou  “Eu nunca realmente parei pra pensar em quanto tempo demorava porque eu gostava de fazer isso, mas agora, olhando pra trás, tenho muito orgulho da foto e do trabalho que eu fiz”.

Trouxe a história do Alan, porque nem tudo que olhamos por aí, foi simples de fazer, e como tantas outras coisas, a fotografia de pássaros exige treino, determinação e – como diz o filósofo Cortela – capricho – que é “fazer o teu melhor na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda”.

Por isso não importa o nível fotográfico que você se encontra, ou qual equipamento você dispõe para treinar esse e outros estilos de fotografia: fotografe, estude e treine, isso te fará um fotógrafo cada vez melhor.

Espero que tenha gostado do artigo, se sim, compartilhe com seus amigos e não deixe suas dúvidas ou dicas aqui nos comentários, vou adorar saber o que achou.

Grande abraço e vamos juntos!

Artigo original: PotographyLife.com

Imagem em destaque – Beija-flor via shutterstock

4.8/5 - (25 votos)

42 Resultados

  1. Que show!
    Excelentes dicas!
    Obrigado por partilhar!
    O problema é que agora estou pensando em uma sigma 150 600 kkkk

    • simxer disse:

      kkkkk, sei como é!!! Obrigada por comentar!!
      Abração,
      Simxer

  2. Paulo disse:

    Tenho uma Coolpix P600, qual a dica para fotografar pássaros voando???

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Paulo, com a P600 você precisa aproveitar o zoom e fotografar no modo manual, tem várias dicas nesse artigo que você pode aproveitar! :)Abraços, Simxer ​

  3. Neide Weingrill disse:

    Gostei muiiito! Parabéns…

  4. Carlos Alberto disse:

    excelente artigo…parabéns!!!

  5. Mikio Kushida disse:

    Excelentes dicas! Obrigado!

  6. Laerte Cardim disse:

    Sensacional este artigo sobre aves voando.
    Parabéns

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Laerte, fico feliz em saber que gostou!Abraços, Simxer ​

  7. fotodicasbrasil disse:

    É isso aí, o mais importante você continua fazendo: Estudando e praticando!!! Parabéns!

  8. fotodicasbrasil disse:

    Obrigada Norma!!!

  9. fotodicasbrasil disse:

    Obrigada Norma!

  10. fotodicasbrasil disse:

    Show Dorli, fico feliz em saber que ajudou!

  11. fotodicasbrasil disse:

    Obrigada querida!!! Bom saber que você anda por aqui!

    Grande abraço!

  12. Maria de Fáti disse:

    Gosto muit dos seus ensinamento. Nem sempre tenho tenpo de os ler a todos.

    eu já não sou uma fotografa nova. Comecei quando me reformei. E como era iniciante e não tinha maquina compativel com as aulas que comecei a ter. Comprei um pack relativamente barato. Uma Nikon 18-50.

    Naturalmente milagres é impossível fazer…tais como fotografar uma ave ou fazer uma macro…mas enfim…vou fotografando um pouco melhor.

    Obrigada Simxer

  13. Norma Tavares disse:

    Fotógrafias maravilhosas e como sempre suas explicações são exelentes.
    .

  14. Norma disse:

    Como sempre Simxer, suas explicações são maravilhosas. As fotos sao fantasticas.

  15. Dorli Da Ros disse:

    Fiz o teste e me surpreendi mas com uma lente Nikon 70-300mm e câmera D7100
    Vou fazer novas tentativas pois as dicas são demais

  16. Lourdes disse:

    Olá Simxer,
    A cada dia você melhora em tudo, principalmente nos artigos, estou muito feliz com o teu sucesso.
    Abraços.

  17. Vivaldo Tostes disse:

    Sensacional. Adoro este segmento da fotografia e tenho certeza que depois de ler este artigo(varias vezes) meus cliques terão muito melhores resultados.

    • fotodicasbrasil disse:

      Isso aí Vivaldo, parabéns por estar sempre estudando e se aperfeiçoando!!

      Abraços,
      Simxer

  18. Maury Vivas disse:

    Perfeito estas dicas.

    Mais uma vez obrigado.

    Atenciosamente

  19. Achilles disse:

    Muito bom, adoro fotos da natureza, não tenho equipamento para esse tipo de foto, mas adoro ler e aprender um pouco, tenho encontrado aqui bons artigos.
    Um dia com o equipamento certo sempre vou lembrar do que aprendi aqui e espero tirar boas fotos.
    só tenho a agradecer.

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Achilles, fico realmente feliz em saber!!

      Grande abraço,
      Simxer

  20. Gustavo Neto disse:

    Muito bom o artigo. Parabéns.

  21. Amanda disse:

    É um dos estilos fotográficos que mais admiro, e acho que é o meu também, além de fotografia de natureza em geral e animais, embora tenha muito o que aprender e estudar. Fotos belíssimas, excelente artigo, vai me ajudar muito.

    • fotodicasbrasil disse:

      Fico feliz em saber Amanda!
      Abraços,
      Simxer

  22. Paulo Saraiva disse:

    Simxer,
    Seu texto é muito bom e as ilustrações mostram o que o texto quer transmitir.
    Parabéns pelo material divulgado e a sua maneira simples de explicar.

  23. Getúlio disse:

    Bom dia Simxer. Belo artigo. Mas o fotógrafo Alan McFayden estimou 4000 horas, cliques 720.000 cliques a 'foto' Que trabalhão! Recentemente, novembro 2016, comprei DSLR de entrada, eu fotografo umas aves voando. Mas, antes eu usei (continuo usando Nikon + DSLR) Nikon P610, superzoom, modo 'S' semi-automático, aves voando, por exemplo, beija-flor tesoura, marreco Asa Branca, marreco Irerê, Garças, Gavião Carijó, etc.bom resultado. Se você quiser manda um e.mail respondo fotos de aves voando. Li ''qual equipamento você dispõe para treinar esse e outros estilos de fotografia: fotografe, estude e treine''. Abraços, José Getúlio de Oliveira

    • fotodicasbrasil disse:

      Que máximo Getúlio! Realmente a superzoom de dia pode ser muito prática par fotografar pássaros! Se quiser mande alguma foto pro contato@fotodicasbrasil.com.br pra eu ver!

      Abraços,
      Simxer

  24. Iracema disse:

    Perfeito, como todo artigo seu. Parabéns!

  25. Damiao disse:

    Obrigado, Simxer, pelas dicas valiosas. Sucesso.

  26. Douglas Bete disse:

    Boa tarde Simxer.
    Adorei essa reportagem, pois faço fotos de aves tenho muita dificuldade de fazer fotos boas.
    Fotografar aves é um desafio, pois, o lugar não favorece e a dificuldade de luz é grande, pois nossas matas são escuras.
    Tenho uma Canon T4i e uma lente 70-300 e uma 18-135 mm e um flash EX430 e sonho fazer fotos bonitas e mesmo aprender a editar sem alterar a foto, apenas melhorar contraste , brilho etc.
    Vou continuar vendo tudo que puder ver você fazendo e com certeza vou aprender .
    Atenciosamente.

    • fotodicasbrasil disse:

      Que legal Douglas, o processo é esse mesmo, você pode pós-produzir suas fotos com o Lightroom ou Photoshop e conseguir resultados melhores. Semana que vem 20/06, vou fazer uma live no Facebook mostrando essas possibilidades, assiste que vai ser legal: <a href="http://www.facebook.com/fotodicasbrasil” target=”_blank”>www.facebook.com/fotodicasbrasil

      Abraços,
      Simxer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *