Como Fazer Ensaios Fotográficos Fantásticos com sua Câmera de Entrada e Lente do Kit

Esnsaio fotográfico externo - imagem destacada

Neste artigo, falarei sobre como conseguir ótimos resultados em ensaios fotográficos externos utilizando equipamentos básicos, além de dar dicas importantes sobre iluminação, roupas dos modelos e fotometria para garantir um ensaio incrível. Se você possui uma câmera de entrada e uma lente do kit, como a 18-55mm e uma lente 50mm f1.8, é possível conseguir excelentes resultados, mas você precisa de mais do que apenas uma lente clara.

Tipos de câmeras

Se você não sabe se sua câmera é de entrada, intermediária ou avançada, aqui está uma lista que pode ajudá-lo.

DSLR de entrada: Toda a linha T da Canon, T3i, T4i, T5i, atualmente está na T8i, e toda a linha D3 e D5 da Nikon, D3200 até a D3500, D5100 até a D5600.

DSLR intermediária: As Canon 50, 60, 70, 80 e 90D, 7D e 7D Mark II. E as Nikon D7000, D7100 e D7200.

DSLR avançada: Na Canon, as 5 mais bem classificadas são as Canon EOS-1D X Mark II e Mark III, 5D Mark III e Mark IV e 6D, mas há outros modelos muito bons também. Na Nikon, esses 5 modelos mais bem classificados: D610, D750, D800E, D810 e D850.

Principais conceitos para ensaios fotográficos Fantásticos

Vou passar alguns conceitos importantes para garantir que você tenha um ensaio fantástico.

Iluminação

É essencial para qualquer tipo de foto, mas nos ensaios externos, é ainda mais determinante.

É importante considerar o horário em que você vai fotografar. Por exemplo, se você fizer fotos antes do amanhecer, na aurora, a qualidade da luz é excelente, produzindo sombras alongadas e fotos com tons rosados.

Mulher em ensaio fotográfico ao amanhecer.
Mulher em ensaio fotográfico ao amanhecer.

Até o meio-dia, a qualidade da luz é boa e permite boa iluminação em dias ensolarados. Já ao meio-dia, o ideal é fazer fotos nas sombras, pois o sol alto deixará as sombras curtas e duras e o resultado não é legal.

Casal com filho fotografados na praia ao meio-dia.
Casal com filho fotografados na praia ao meio-dia.

À tarde, as condições são parecidas com as da manhã, mas como o ar já está poluído, a visibilidade pode não ser das melhores.

Casal fotografado em ensaio fotográfico à tarde.
Casal fotografado à tarde.

Ao anoitecer, as condições são semelhantes às da aurora, com a diferença de que as sombras são mais avermelhadas e não rosadas. E ao pôr do sol, você pode fazer fotos com tons azulados ou ainda conseguir lindas silhuetas.

Casal de noivos fotografados ao anoitecer.
Casal de noivos fotografados ao anoitecer.

Além disso, é importante utilizar difusores e rebatedores para conseguir dominar mais a luz ambiente.

Modelo sendo fotografada com o rebatedor.
Modelo sendo fotografada com o rebatedor.

E e não ter medo de utilizar o flash. Usando a função ETTL, ele criará o que chamamos de flash de preenchimento, que é a carga mínima para diminuir as sombras.

Modelo sendo fotografada no mesmo ambiente com e sem flash externo, conhecido como fill frame.
Modelo sendo fotografada no mesmo ambiente com e sem flash externo, conhecido como fill frame.

Roupas dos modelos

O branco geralmente funciona bem, pois diminui o contraste entre o rosto e a luz. Também é divertido combinar as cores com o local do ensaio, pelo menos em algumas fotos.

Criança fotografada em ensaio fotográfico externo de roupa azul combinando com o mar.
Criança fotografada em ensaio externo de roupa azul combinando com o mar.
Modelo fotografada em ensaio fotográfico  na Floresta com roupa marrom combinando com a árvore.
Modelo fotografada na Floresta com roupa marrom combinando com a árvore.

Composição em Ensaios Fotográficos

A composição é fundamental para criar uma imagem atraente e equilibrada. Uma boa regra é seguir a regra dos terços, que divide a imagem em nove partes iguais, com quatro pontos de interseção. Colocar o assunto principal em um desses pontos pode criar uma imagem mais equilibrada e interessante. Além disso, preste atenção ao plano de fundo e tente evitar elementos distrativos que possam roubar a atenção do assunto principal.

Modelo fotografada em um ensaio fotográfico de acordo com a Regra dos Terços.
Modelo fotografada de acordo com a Regra dos Terços.

Poses e expressões

Direcionar os modelos durante os ensaios fotográficos é essencial para conseguir as melhores poses e expressões. Comece com poses simples e naturais, e vá aumentando a complexidade aos poucos. Encoraje seus modelos a relaxar e se divertir, e não tenha medo de fazer perguntas e incentivar a interação entre eles. As expressões também são importantes, e você pode tentar diferentes técnicas para deixar seus modelos mais à vontade, como pedir que eles contem uma piada ou se imaginem em uma situação engraçada.

Crianças fotografas descontraidamentes em ensaio fotográfico
Crianças fotografas descontraidamentes

Fotometria para Ensasios Fotográficos Externos

Se você estiver em boas condições de luz, aqui estão algumas dicas para configurar sua câmera. No modo cena, você pode usar a prioridade de abertura (A ou AV) para definir a abertura, e a câmera ajustará automaticamente a velocidade do obturador de acordo com a iluminação. No entanto, é importante lembrar que se você usar aberturas maiores, como f/2.8 para obter desfoques criativos, certifique-se de estar próximo ao motivo da foto e, se possível, confirme no LCD da câmera ampliando a imagem que o foco está nítido. Se houver mais de uma pessoa no ensaio, considere diminuir a abertura para f/3.5 ou f/4.0 para garantir que todos estejam em foco.

Modelo fotografada em ensaio fotográfico com abertura f/2.8.
Modelo fotografada com abertura f/2.8.

Quanto ao ISO, tente manter o mais baixo possível, pois qualquer aumento no ISO pode diminuir a nitidez da imagem. No entanto, se você precisar de mais iluminação, o ISO pode ser aumentado como última opção. Por exemplo, se você perceber que sua câmera está fazendo fotos com velocidades abaixo de 1/60, o ideal seria pelo menos 1/125.

Crianças fotografadas em ensaio fotográfico com ISO100.
Crianças fotografadas em ensaio fotográfico com ISO100.

No que diz respeito ao modo de área AF, utilize o modo central ou único e procure sempre fazer o foco nos olhos do modelo. Uma dica útil é usar o modo de disparo contínuo, mantendo o botão pressionado até o final, a câmera continuará tirando fotos uma após a outra, permitindo que você capture momentos descontraídos e interações entre os modelos.

Modelo fotografada em ensaio fotográfico com o modo de área AF central nos olhos.
Modelo fotografada com o modo de área AF central nos olhos.

Edição

Depois de terminar o ensaio, é hora de selecionar as melhores fotos e fazer a edição. Não tenha medo de cortar ou ajustar a exposição e as cores para obter o melhor resultado possível. Existem muitos programas de edição de imagem disponíveis, como o Lightroom e o Photoshop, e você pode experimentar até encontrar aquele que melhor atenda às suas necessidades.

Em resumo, um ensaio fotográfico externo pode ser uma ótima oportunidade para criar imagens incríveis e memoráveis. Utilize equipamentos adequados, mesmo que você esteja iniciando, preste atenção à iluminação e à composição, direcione seus modelos para conseguir as melhores poses e expressões, e faça a edição com cuidado para obter o resultado desejado. Com prática e perseverança, torna-se possível se tornar um ótimo fotógrafo e criar imagens que muitos lembrarão por anos.

Resumindo o que você precisa saber pra fazer Ensaios Fotográficos Fantásticos

  • Dicas para obter excelentes resultados em ensaios fotográficos externos utilizando equipamentos básicos;
  • Lista de câmeras DSLR de entrada, intermediária e avançada;
  • Principais conceitos para um bom ensaio fotográfico: iluminação, roupas dos modelos, composição, poses e expressões, e fotometria;
  • Importância de considerar o horário das fotos para obter boa iluminação;
  • Utilização de difusores, rebatedores e flash de preenchimento para controlar a luz ambiental;
  • Sugestão de utilizar roupas brancas e combinar cores com o local do ensaio;
  • Utilização da regra dos terços na composição e evitar elementos distrativos no plano de fundo;
  • Direcionamento dos modelos durante o ensaio para conseguir melhores poses e expressões;
  • Configurações da câmera para obter boas fotos em condições de boa iluminação.

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Até o próximo artigo!

Um abraço e vamos juntos.

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil
5/5 - (2 votes)

8 Resultados

  1. Elizenda Sobreira disse:

    Excelente conteúdo explicativo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼❤️

    • simxer disse:

      Muuuitíssimo obrigada Elizenda!! 😊😊
      Abraços,
      Simxer

  2. José Carlos Pereira disse:

    Muito bom Simxer!! Adorei asdicas.
    Obrigado

  3. CELSO ANDRRADE ALVES disse:

    Gosto muito dos seus artigos, aprendi também neste, obrigado. Fiquei com uma dúvida: porque considera a primeira 6D avançada, e a 6D MK II intermédia?

    • simxer disse:

      Não considero, foi um erro de digitação meu, eu queria dizer 7D MarkII! Já corrigi, muuuuuito obrigada pelo comentário!
      Abração,
      Simxer

      • CELSO ANDRADE ALVES disse:

        Eu tenho a primeira e cheguei a pensar na segunda, se houvesse algo menos bom nela desistia mais rápido, daí a minha atenção no detalhe. Os seus ensinamentos são preciosos, obrigado, abraço!

        • simxer disse:

          Boa Celso! Muito obrigada pelo comentário!
          Abraços,
          Simxer

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