Como Deixar Suas Fotos Mágicas
Sabe aquelas fotos que possuem uma qualidade mágica? Tem algo nelas que faz você se sentir feliz? Bem, normalmente essa sensação mágica é por causa da luz. Tudo o que você precisa fazer é encontrar as coisas certas!
Podemos trabalhar com muitas formas de luzes, sombras, sol direto e luz rebatida. Mas eu acho que a maioria dos fotógrafos irá concordar que há um tipo de luz que domina todas as outras….
É a Luz Dourada.
Ela é suave, aconchegante, dimensional e simplesmente mágica. Ela adiciona uma qualidade às imagens que não pode ser replicada, não importa quantas ações, filtros ou texturas você use.
E o melhor de tudo? Ela é totalmente gratuita e surge quase todos os dias. Duas vezes!
O Que é Tão Incrível na Luz Dourada?
Tudo, é uma boa resposta? Certo, vamos dividir em partes.
A Luz Dourada é Suave.
A luz suave faz as pessoas ficarem bonitas. A luz forte não. Na verdade, a luz dourada pode ficar tão suave que você pode deixar seus assuntos ou motivos, voltados diretamente para o sol e eles não ficarão com os olhos apertados, eles não vão parecer brilhantes e a luz ficará super delicada. Sério, é como mágica.
A Luz Dourada é Aconchegante.
Aconchegante com relação à temperatura da cor. Com a luz dourada, mais dos comprimentos de onda azuis são espalhados, então a luz naturalmente parece mais vermelha/amarela. Tons mais quentes geralmente ficam mais gentis sobre as pessoas. Pense no bronzeamento – as pessoas gostam que suas peles fiquem douradas!
A Luz Dourada é Dimensional.
Logo antes do pôr-do-sol estar bem baixo no céu, se produz luz mais direcional por causa do ângulo baixo. Basicamente, isso adiciona mais dimensão à cena! As sombras são mais longas (e suaves) do que durante o dia, e as coisas apenas parecem mais interessantes e dinâmicas.
Lembre-se, fotografias são representações em 2D do mundo 3D. A dimensão na luz ajuda a sugerir essas três dimensões!
Como Encontrar a Luz Dourada
A luz dourada não se trata de onde, e sim de quando. A luz dourada aparece durante a hora dourada, que é uma hora após o nascer do sol e uma hora antes do pôr do sol. Mas esses não são horários exatos, já que isso depende do lugar do mundo onde você vive, pode-se conseguir mais ou menos tempo para a hora dourada.
Quanto mais longe você estiver do equador, mais longa será sua hora do dourada. Quanto mais perto do equador, menor será sua hora dourada. E isso muda dependendo da estação também! Minha nossa!
Então, como você pode descobrir quando é a hora dourada onde você vive?
Você pode checar na internet para ver quando o sol nasce e se põe cada dia. Isso fornece um ótimo começo. Mas não dependa apenas disso!
Assim como todas as outras coisas na fotografia, você deveria usar seus olhos. Preste atenção na luz durante o dia. Quando você vir as coisas ficando mágicas, verifique seu relógio. Descubra o quão longa é a sua “hora”.
Fique de olho nas nuvens. Elas podem cortar 20 minutos de sua hora dourada, já que elas tendem a aparecer no horizonte. Você pode achar que tem meia hora restando, e antes de perceber, o sol está atrás das nuvens e sua luz se foi.
Aproveite bem o tempo, principalmente se você estiver fotografando clientes. Como a luz dourada é um horário tão especial, tente planejar suas fotografias. Saia depois do jantar para tirar algumas fotos. Leve sua família para passear e fotografe. Agende sessões com clientes para aproveitar a luz. Você nem sempre terá esse luxo, mas quando puder, faça isso. Suas imagens terão muito mais magia.
E se você estiver fotografando um casamento de dia, a hora dourada frequentemente ocorre durante ou após o jantar. Tente levar o casal para fazer alguns retratos rápidos durante a hora dourada. Com certeza vale a pena pular a salada por isso.
Como Fotografar na Luz Dourada
Há muita variedade quando você está fotografando na luz dourada, você terá que tentar se manter calmo.
Primeiro, há duas direções básicas. Frente e trás.
Iluminação Frontal
Simples. Seu motivo fica virado para o sol. A hora dourada é a hora perfeita para fazer isso com luz natural, já que eles não ficarão incomodados. Isso também é lindo e fácil de fotografar.
Luz de Fundo
Você também pode colocar o sol atrás de seu motivo para conseguir uma luz de fundo ou contraluz. Isto é realmente incrível durante a hora dourada, pois isso cria aquele efeito aconchegante e brilhante. Exponha os tons de pele de seus alvos e aprecie a magia.
E então há algumas coisas incríveis que você pode procurar durante a hora dourada!
Aro iluminado
Isto acontece quando você está usando o sol em uma situação de iluminação de fundo. Se você tiver um plano de fundo escuro atrás do motivo, você pode ver um leve brilho circulando-o. Isto é chamado aro iluminado, e isso fornece ao seu motivo uma separação do plano de fundo. Por que isso é incrível? Porque isso trás atenção ao seu motivo. Fácil.
Flare
O flare é aquela coisa brilhante, parecida com um arco-íris que acontece quando a luz atinge sua lente. Isso funciona bem principalmente durante a hora dourada, quando o sol está em um ângulo ótimo, e possui várias cores para brincar. Isso acontece em situações de iluminação de fundo, assim como aro iluminado.
Para conseguir o flare, apenas brinque com a luz do sol quando ela atinge sua lente. Você pode ver que a foto abaixo é a mesma cena de antes. Tudo o que eu fiz foi mover um pouco para que o casal não cobrisse completamente o sol. Bam. Flare.
A coisa mais legal sobre o flare é que ela é super única. Diferentes lentes em diferentes aberturas criam flares de forma diferente. Diferentes luzes em diferentes intensidades produzem diferentes efeitos. E quando você muda o ângulo, sim, as coisas ficam diferentes. Brinque. Você se divertirá muito.
Conclusão
Este artigo foi escrito pela Lauren Lim, fotógrafa americana que tem uma visão fotográfica que gosto muito e espero que você também tenha gostado. A ideia é despertar a sua criatividade e percepção, que na fotografia é algo extremamente importante. Um detalhe na sua luz, e tudo pode ficar diferente! Como já dizia o mestre Henri Cartier Bresson: Em fotografia, a menor coisa pode ser um grande assunto.”
Boas fotos a até breve!
Olá.
Eu sempre tento fazer o efeito flare e não consigo 🙁 sempre fica somente o contorno.
Caso eu utilize o rebatedor pra ailuminar o assunto, eu conseguiria o efeito?
Eu sou amante de fotografia e utilizo como hobby, sou iniciante. Me indicaria algo para estudar mais sobre fotometria e iluminação para nikon d3200?
Obrigado.
Ótimo Blog 😀
Oi Alisson, você precisa testar posições diferentes da câmera em relação ao assunto e ao sol até conseguir o efeito. Ele também pode ser conseguido através de pós-produção, em breve eu enviarei uma videoaula ensinando esse recurso, se já for assinante do site, receberá.
Para estudar fotometria, meu ebook Fotometria Simples – https://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn… E para aprender tudo sobre fotografia (incluindo fotometria) para iniciantes, meu Curso Online: https://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline
Abração,
Simxer
Olá, Simxer!
Curto demais os teus posts, sempre com dicas sensacionais.
Tenho o teu e-book Fotometria Simples e, volta e meia, dou uma olhada nele para relembrar alguns temas importantes.
Ótimo trabalho!
Obrigada Rogério! Fico muito feliz em saber 🙂
Abração,
Simxer
Muito obrigada por comentar Kaique!
Abraços,
Simxer
Oi Antonio, obrigada por compartilhar sua opinião que sempre acrescenta.
O Flare não é algo que podemos tratar como obrigatório, é só um efeito, não é certo ou errado e como todo efeito, tem gente que gosta, tem gente que não. Eu, particularmente, gosto em algumas fotos porque me remete ao calor do momento, mas muitas outras eu acho que ele um pouco "over" 😉
Abração,
Simxer
Tenho sempre isso em mente. Desde moleque admiro os minutos após o nascer do sol e antes de se por. Me fascinava exatamente essa iluminação quase celestial, branda e sem exageros que ferem a visão. Minhas melhores fotos de paisagens foram capturadas nesses momentos. Em Cuba, na praia de Varadero, eu (no alto da duna) e outra fotógrafa no nivel do mar, admirávamos o mais encantador por do sol. Até hoje não sei se o que mais me faz lembrar daquele momento foi a beleza natural do sol ou dela…rs
*** Não gosto do efeito Flare (não sei explicar) =)
Ótimas dicas ! Como sempre o blog trazendo ótimos artigos para seus leitores. Parabéns !!!
Ótimo artigo Simxer. Como sempre nos trazendo dicas incríveis. Obrigado por compartilhar conosco!
Obrigada você, por compartilhar sua opinião!!
Abração,
Simxer
Oi, Simxer.
Mais uma vez, baita post!!
Sempre prefiro a luz da manhã em detrimento da tardinha, que sempre acho muito "vermelha" e fico brigando com o equilíbrio de brancos. Não sei se tem algo a ver com a posição geográfica (RS), mas a luz da manhã me parece um pouco mais bonita.
Isso se transforma em pular da cama cedo!! E eu gosto muito…
Abraço.
Ótimo Paulo, o mais legal é você já ter descoberto a melhor luz para suas fotos, o que já te deixa a um passo a frente! Parabéns.
Obrigada por comentar!
Abraços,
Simxer
Gosto muito da forma como expõe suas dicas para fotografar cada vez melhor , obrigada .
Muitíssimo obrigada Isabel.
Abraços,
Simxer
Olá! Simxer.
Mais um de seus excelentes artigos, você sempre pesquisando trazendo informações valiosas. Vou observar estes momentos mágicos e testar novas fotos.
Parabéns mais uma vez pelo trabalho.
Muito obrigada querida, se fizer fotos na hora mágica, me mande 🙂
Beijos,
Simxer
No artigo foi comentado sobre as várias formas de se fotografar com a luz dourada: iluminação frontal, luz de fundo, etc Pergunto em todos esses casos não foi utilizado o flash como pelo menos luz de preenchimento? E a exposição e medida em que ponto, no fotografado ou no plano de fundo ?
Oi Alberto, o flash não foi utilizado e a fotometria sempre no fotografado, senão vira silhueta. Tenha em mente que fotografar em Raw em algumas situações pode ser determinante, mas é possível sim, conseguir excelentes resultados com JPEG/FOTOMETRIA/MODO DE MEDIÇÃO configurados corretamente.
Caso interesse, esses artigos podem ser úteis:
https://fotodicasbrasil.com.br/raw-isso-e-pra-mim…
https://fotodicasbrasil.com.br/modos-de-cena-use-…
Abraços e obrigada por comentar.
Simxer
Olá.
Adoro suas publicações e não deixo de ler todas, ótimas dicas.
Valeu!!
Obrigada Paulo, pelo comentário e pelo elogio 🙂
Abraços!
Simxer
Maravilhoso artigo…gosto muito de fotos com luz natural…e essa hora dourada realmente é magica..acho que as fotos mais bonitas acontecem neste momento..parabens…
Obrigada Rosemari, é um tema realmente que pode melhorar e muito nossos resultados!
Abração e obrigada por comentar.
Simxer
Conclusão: não fotografe o sol e sim o que ele reflete.
Boa!
Abraços,
Simxer