Erros – Se aproveite das minhas falhas!
Olá fotógrafo!
Meu foco aqui no Foto Dicas Brasil é voltado pra fotógrafos iniciantes e hobbystas e percebo um crescente interesse de muitos em fazer eventos, ou profissionalmente, ou como treino pra futuramente poder cobrar, por isso achei muito pertinente compartilhar a minha experiência nesse processo, espero que seja útil, aliás, serve pra outras áreas também!
Eu realmente fiquei tentada em colocar um número específico de erros pra escrever esse artigo, mas conforme ia pensando naqueles que eu já cometi, comecei a perceber que foram muuuitos, resolvi então fazer uma compilação daqueles que, quando não repeti ou converti em acerto, me trouxeram maiores benefícios.
Considero a fotografia uma profissão bem peculiar, acredito que se compare até a outras áreas criativas, mas tenho a clara impressão de que o mundo é habitado, em sua maioria, por fotógrafos, e tenho certeza que se você está aqui, também tem uma sensação parecida 🙂
Uma vez decidi que iria fazer um bolo de aniversário (e eu sou péssima cozinheira, já comentei isso antes) e fui pesquisar na internet como se cozinha, confeita e decora um bolo infantil… Tragédia total claro, mas o que mais me espantou foi o fato de ter zilhões de sites ensinando passo a passo como realizar tal façanha e na época me pareceu que o mundo era exclusivamente habitado por confeiteiras, e fotógrafos, é claro! E apesar do meu resultado ter sido pífio, eu tenho total convicção de que só consegui chegar até o fim porque um dos artigos era pontuado com as possibilidades daquilo que poderia dar errado (e muitos passos deram), e isso foi o que mais me ajudou a corrigir e a me preparar para o que podia dar de errado, assim também diminuir a minha expectativa e conseguir ficar feliz com o resultado.
Acredito que devam existir erros comuns pra quem está começando na fotografia profissional e até mesmo aqueles que só a tem como hobby, e vou listar aqui alguns cometidos por mim. Pode ser que você ainda não tenha passado por eles, e quem sabe evitá-los pode ser uma boa ideia.
Vou tentar fazer uma lista dos erros mais técnicos para os mais filosóficos.
BACKUP
Você está pensando, ahhh isso é óbvio! Fico feliz por você, porque pra mim era mais uma questão de fé, não sei bem em quê, mas era. Então não bastava somente não replicar os arquivos em outros hd´s, eu criei o “saudável” hábito de juntar mais de um evento fotográfico em um único cartão. E como era questão de crença, não de inteligência, eu até acabei nunca perdendo um HD antes de criar o hábito do backup, simplesmente porque antes eu perdi um cartão com 3 eventos juntos! Porque eu não tirei cada evento assim que terminei? Oras, porque eu estava muito ocupada! Não deu tempo e tenho certeza que esse artigo é muito pequeno pra caber aqui todas as minhas explicações que na época pareciam tão legítimas… mas não eram. Bom, passado o desespero inicial e as inúmeras tentativas de recuperação com tutoriais e programas da internet e até com empresas especializadas que pra pagar a recuperação das fotos, eu precisaria vender-todo-meu-equipamento, acabei ganhando de presente do meu sócio – esse sim, um cara super-hiper-mega precavido – um programa chamado “Stellar Phoenix Photo Recovery”, que recuperou TODAS as minhas fotos!!!! E a felicidade foi tão imensa que NUNCA mais deixei de fazer backup! Tenho vários HD´s e cartões para esse fim, mesmo tendo o programa aqui, porque vai que ele não funciona…
VERIFICAR O EQUIPAMENTO
Provavelmente você já se esqueceu de alguma coisa, seja lá o que tenha sido, e se estava com sorte, isso só te trouxe um aborrecimento, senão, provavelmente trouxe junto um prejuízo! Bom, eu sofro da “maldição do portal”, ou seja, cada vez que passo por um, seja o da sala, do quarto ou do escritório, eu esqueço absolutamente o que estava pensando sem a menor chance de me lembrar daquela coisa importantíssima que eu jamais esqueceria! E a maneira como finalmente resolvi esses transtornos, tipo ficar olhando a mochila com cara de tacho à procura das pilhas que ficaram no carregador em casa (bom, pelo menos não me esqueci de carregá-las, não é?) foi com os meus imprescindíveis CHECK LISTS!
Como exemplo, segue abaixo o check list tipico de um dia de workshop de fotografia em grupo, em que a parte teórica é dada em sala de aula e a parte prática é ministrada ao ar livre.
Check list workshop
- Projetor
- Cabos (alimentação e vídeo)
- Tela projetor
- Extensão
- Benjamim
- Máquina fotográfica
- Bateria máquina fotográfica
- Pilhas do flash
- Algodão (pra troca de data do banner)
- Caneta pilot (pra troca de data do banner)
- Óculos
- Certificados
- Lista de presença
- Pesquisa de satisfação
- Pen drivers
- Conteúdo do projetor
- Carregador celular
- Sucos
- Água
- Café
- Cafeteira
- Dinheiro trocado pros ingressos
- Dinheiro do local
- Repelente
- Blocos
- Canetas
- Guia de bolso
- Chaves de casa
Deu pra perceber que tem de tudo, mesmo que pareça óbvio, eu escrevo conforme eu vou me lembrando e depois vou refinando, sempre preferindo pecar por excesso. Funciona!
PASSAR ORÇAMENTO OU VALOR SEM BRIEFING
Existe uma expressão que os arquitetos costumam ouvir que é “frita um projeto aí pra mim”, e eles respondem obviamente que “bolinhos” é que se fritam. Só quem escreve, desenvolve ou cria conteúdos sabe que é humanamente impossível fazer rapidinho qualquer coisa (de qualidade) e talvez uma das maiores bobagens seja “fritar” um briefing.
Simplificando pra quem não está acostumado com o termo, briefing nada mais é do que aquela reunião ou conversa com seu cliente pra descobrir EXATAMENTE o que ele quer de você, incluindo as coisas mais básicas como local do evento, número de pessoas, até as mais importantes como o gosto dele, a expectativa do resultado e às vezes até de como você deve se comportar.
Por exemplo, quando alguém me pergunta se posso cobrir um evento, eu já tenho na cabeça algumas informações básicas pra poder então determinar minimamente um preço do tipo “é a partir de tanto”. Por exemplo:
- O que é o evento (casamento ($$$$$), aniversário de 15 anos ($$$$), cobertura de palestra ($$$$), cobertura de uma Copa do Mundo ($$$$$$$$$)
- Pra quantas pessoas: 40, 100, 500? Dependendo do tamanho tenho que contratar um segundo fotógrafo ($$$$)
- A data, se é de urgência ($$$$), se é pro ano seguinte ($$)
- O local se é no Rio ($), São Paulo ($$), Marte ($$$$)
- O horário e a duração do evento.
- Como essas fotos serão entregues, só DVD, Book ou serão disponibilizadas na internet…
E mesmo com anos de experiência, às vezes na insistência do cliente você cai em umas boas roubadas! Descobri na prática que é melhor desenvolver técnicas investigativas pra descobrir todos os detalhes de um trabalho, do que ter que desenvolver a constrangedora capacidade de dizer pro seu cliente que você cobrou errado, e até lá, você ainda amarga uns prejuízos em nome do seu ego 😉 Ou seja, não tenha vergonha de perguntar!
ORÇAMENTO EVASIVO
Mesmo depois do briefing detalhado, você pegar aquele orçamento batido e enviar, provavelmente o seu cliente vai perceber que é mais um na sua rede. Eu sei que fazer orçamento dá trabalho, mas acredite, faz parte do seu trabalho também! A minha dica é sempre personalizar.
Eu uso a seguinte estrutura nos meus orçamentos (ou como gosto de chamar, Proposta de Cobertura Fotográfica) que sempre mando num arquivo .pdf
1. Uma foto dentro do contexto (a que eu mais gosto do meu portfólio para aquele tema)
2. Descrevo o contexto – Seja ele qual for, procuro imaginar porque o cliente quer fazer aquelas fotos e a partir daí determino a importância, por exemplo em um ensaio de gestante eu posso escrever: “Os ensaios fotográficos de grávidas feitos em estúdio são uma ótima maneira de guardar para sempre esse momento que é único na vida não só de todas as mulheres, mas também de toda família e é nesse clima especialíssimo que procuro registrar todos os ângulos dessa experiência única”…
3. Descrevo o Escopo do trabalho – o que é o trabalho, em quanto tempo será feito, o que está incluído. Exemplo:
i. Ensaio fotográfico em estúdio em até 3 horas, com produção de maquiagem incluída. ii. Todas as fotos recebem tratamento básico do photoshop. iii. 20 fotos para tratamentos mais avançados de photoshop a escolha do cliente. iv. Book com 30 páginas e em média de 45 fotos (abaixo seguem as opções)
4. Descrevo o Cronograma – Exemplo:
i. O Ensaio poderá ser marcado de acordo com a disponibilidade da agenda. ii. As fotos são entregues em até 7 dias úteis para escolha das fotos que receberão tratamento avançado e estas entregues em até 4 dias úteis, totalizando em 11 dias úteis. iii. O Cliente terá até 14 dias para a escolha das fotos do book e o mesmo será entregue em até 30 dias.
5. Depois em itens separados descrevo o investimento e formas de pagamento.
6. E por último, mas não menos importante, coloco uma foto minha e falo um pouco sobre minha experiência e alguns links dos meus portfólios. Se você ainda não tem experiência, fale da sua paixão pela fotografia e como você trabalha, ou qualquer coisa parecida, mas dê ao seu cliente uma oportunidade de conhecer você minimamente.
FOLLOW UP
Como você viu, o briefing é trabalhoso e o orçamento idem, e é assim porque justamente você tem interesse em fazer o trabalho! Pra isso você precisa da maior quantidade de informação possível sobre, não só o trabalho, mas também do cliente pra poder criar um orçamento justo que atenda a ambas as partes.
É aqui no follow-up, que nada mais é que retornar pro seu cliente pra saber o que ele achou do seu orçamento, se por acaso está com alguma dificuldade em que você possa ajudar. É nesse momento que você vai ter a maior chance de conquistar ele. É um terrível engano achar que só mandar um orçamento, que particularmente você acha que á a última Coca-Cola do deserto, vai estar com seu cliente garantido. Bom, só pensamento positivo também não funciona, eu já tentei 🙂
Uma boa técnica é já deixar pré agendado quando que VOCÊ vai ligar pra saber a resposta, dê uns dias pra ele pensar, mas jamais deixe em aberto do tipo, “tá bom, eu espero sua resposta”! O interesse é seu! E provavelmente ele tem outros fotógrafos pra fazer o mesmo trabalho, então vai gostar de perceber que você realmente está interessado. Aliás, prepare-se para renegociar os valores, faz parte também desse processo 😉
CONTRATO
Sempre feche negócios, por menores que sejam, com um contrato! E dependendo do cliente, o termo “contrato” pode até assustar, então basta explicar que é só um “termo de compromisso”. Já ouvi muitas vezes me alertarem que cliente não é amigo, ou é amigo até acontecer algo de ruim, bom, eu prefiro acreditar que são amigos sim, afinal se você não pode trabalhar com seus amigos, não é com seus inimigos que você irá, né? 😉 E pra que assim permaneça, um contrato sempre é bem vindo.
Você pode baixar aqui uma versão do meu contrato comentado, já que com os anos eu tive que ir melhorando ele porque toda vez que dava alguma coisa errada, eu corrigia na próxima versão. Se você tiver alguma sugestão, sempre é bem vinda!
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM
O mesmo caso do contrato (que já tem uma cláusula para o uso de imagem em portfólio). Eu disponibilizei junto com o contrato, uma versão mais abrangente, confesso que o único caso que tive problema, estava sem o termo… e claro que nunca mais deixei de usá-lo 🙂
Essas foram as lições que mais me marcaram nesses anos de fotografia, provavelmente existem muitos outros erros que impactaram na minha carreira em graus diferentes, mas esses definitivamente me ajudaram a conquistar mais clientes e confiança. Que venham os outros e que eu erre só uma vez 😉
Lembrando sempre que críticas, sugestões, correções e opiniões são sempre muito bem-vindas!!
Vamos juntos!
Parabéns pelo artigo! Tenho lido bastante e aprendido muito com você!
Obrigada Claudia, fico feliz em saber!!!
Abraços.
Simxer
Você é maravilhosa!! Não sou fotógrafo ainda mas estou apaixonada por essas aulas. Muito obrigada pela oportunidade.
Que bom Ana, é só uma questão de tempo!!
Abraços.
Simxer
Olá Simxer!
O tema que vc abordou é de extrema relevância, principalmente para mim, que comecei com uma Zenit (analógica) e um flash na sapata da câmera. Na época não havia acesso a técnicas e dicas de fotografia, a não ser em material impresso e claro em cursos de fotografia. Hoje, com a era digital, há muita informação e material gratuito de qualidade sobre fotografia. Há um ano e meio a paixão pela fotografia aflorou de forma avassaladora. Comprei minha primeira DSLR T5i, e quero a partir de agora ser um fotógrafo profissional. Não tem mais caminho de volta, a passagem é só de ida, não tem jeito. Obrigado por partilhar seu conhecimento e sua experiência. Até a próxima dica. Abraço.
E eu agradeço pelo comentário Mauro! Sei bem como é! Espero participar da sua jornada!
Grande abraço,
Simxer
Parabéns e muito instrutivo essa publicação, e muito obrigado por mais essa dica.
Eu que agradeço o comentário Jaylton!
Abraços.
Simxer
Oi Simxer, tudo bem? Não sou fotografo, não tenho olhar fotográfico. Apenas registro momentos quer em viagens quer em passeios ou ate msm em reuniões familiares. Apenas para registrar aquele momento, não me importando com a qualidade, posição, luz etc etc e guardo todas no PC(um HD de 1tr para fotos). Algumas ensaio modificações no photoshop, mas coisas de amador msm. tenho acompanhado suas dicas o q vem me dando uma nova visão para a fotografia, leio todos os seus post e acho bastante bom, principalmente aqueles referentes a melhorias das fotos através do photoshop. Possuo uma canon EOS Rebel XTi com lente Tamron 28-80(essa lente foi questão de $$$$$). abracos e parabens pelas dicas e post.
Obrigada Guilherme!!! Fico feliz de colaborar com sua jornada fotográfica!! 😀
Grande abraço,
Simxer
Faço dos seus artigos minha leitura após o café da manhã p/começar o dia bem pq são incríveis! Foi uma grande descoberta conhecer seu site! Mesmo não tendo o espírito empreendedor, mas conhecendo e trabalhado em outras áreas posso afirmar que seus artigos são completos com grande conteúdo e faz o leitor sentir acolhido. Muito objetivo, claro e sem "pirotecnias".
Parabéns!
Que máximo Neuseli, realmente estimulante seu comentário!!! Muito obrigada querida!
Beijos,
Simxer
Obrigada por esse excelente artigo, pois eu não fazia o uso de contrato,pois não tinha noção de sua importância .
Com certeza, a partir de agora , irei utilizar para dar mais credibilidade em meu trabalho.
Isso Daniela, fico feliz em contribuir!
Abraços.
Simxer
Olá!
Muito bom esse post!
Sou arquiteta, porém apaixonada por fotografia, e fotógrafa iniciante!
Surgiu meu primeiro trabalho cobrando: fotografar um casamento civil……fiquei muit feliz na hora, porém depois lendo alguns artigos me bateu uma baita insegurança…mais por conta do equipamento do que por mim mesma…medo dos cartões de memoria darem pau na hora, da bateria também, e de causar decepção aos noivos…rsrs…minha cam é uma Canon T5, lente 18-55…tenho um perfil no instagram: e.c._fotografia …meu primeiro trabalho sem compromisso, foi um aniversário, que correu tudo maravilhosamente, fotos lindas, profissionais, mesmo sem os equipamentos potentes para os eventos…mas casamento é casamento, né…e a expectativa dos noivos? =O
Oi Evelyn, isso é natural, mas leia esse artigo: https://fotodicasbrasil.com.br/posso-fotografar-p…
Abraços,
Simxer
Obrigada, Simxer! Muito útil suas dicas. Estou aprendendo bastante.
Obrigada por comentar Rosângela.
Abraços,
Simxer
Muito bom e completo. Serve realmente para qualquer área…rs. E quem não caiu, cai ou cairá nessas armadilhas, por mais que conheça as regras…a pressa mostra para a gente.
É isso Antônio, nada como errar um pouco pra acertar depois!
Obrigada por comentar!
Abração,
Simxer
Olá, amei o post, mas no contrato fala "Fica eleito o foro da comarca do (Estado)," isso quer dizer q eu tenho de registrar em cartório? eu realmente preciso registar (caso eu não queira)
Oi May, é claro que os contratos registrados em cartório tem muito mais peso, mas contrato de prestação de serviço não precisa ser registrado em cartório para ter validade. Ele deve ser bem elaborado e, de preferência, assinado por duas testemunhas.
Abraços,
Simxer
Gostei muito do seu post, não sou fotófrafo profissional ainda, estou fazendo cursos e me aprimorando, sou publicitário (mas quero sair da área), e a fotografia é minha grande paixão desde antes mesmo de eu entrar na publicidade. Parabéns pelo post, vc acaba de ganhar um fã.
Obrigada Wellington! Eu sou louco por publicidade 🙂 Mas amo fotografia!!! Tenho certeza que irá gostar!
Abraços,
Simxer
Muito obrigada pelas dicas tão preciosas! Estou começando agora e confesso que já cometi muitos erros citados aqui! Que bom que você dividiu suas experiências e mais uma vez obrigada pela iniciativa.
Feliz Ano Novo!
Feliz Ano Novo Marcia!
A idéia era essa mesma! Espero que ajude e obrigada pela leitura!
Abraços,
Simxer
Parabéns, Simxer ! Sua idéia de compartilhar erros comuns e soluções para fotógrafos, tanto iniciantes quanto os experientes, é ótima! E seu texto está uma gostosura de ler ! E lá vai um Feliz Natal, inclusive! Cheers !
Cheers Eulina!!
Valeu, fico imensamente feliz que pessoas boas de cliques como você tenha gostado!
Obrigada.
Beijos,
Simxer
Maravilhoso este post, não sou fotografo simplesmente tiro fotos por ai e gosto de tirar fotos, mas lendo seu artigo me deparei com o meu ramo de atividade, trabalho com TI, e acredite é realmente igual srsrsrs. Quem sabe um dia eu vire fotografo e siga estas dicas mas enquanto isso eu vou usar algumas mesmo no meu ramo atual….
Muito obrigada Alessandro, eu também já trabalhei em TI e depois que vi seu comentário percebi que realmente é possível aplicar!! Fico feliz que tenha gostado.
Obrigada.
Abraços,
Simxer