Poses, qual fazer?

Poses, qual fazer?

Normalmente quando estamos iniciando temos muita dificuldade de sermos criativos o tempo todo, ou até mesmo por falta de experiências nos vemos em situações complicadas.

Quando fotografamos em estúdio modelos profissionais, mesmo dirigindo a cena, você acaba se beneficiando da experiência dela e as coisas são mais simples, mas quando você pega pessoas comuns, as coisas complicam um pouco, aliás, complicam bastante.

Hoje em dia com a facilidade cada vez maior em se tirar fotos em estúdio, tem se tornado uma necessidade para o fotógrafo saber lidar com pessoas comuns, que nem sempre estão preparadas ou às vezes não fazem ideia de como devem se comportar.

A direção fotográfica não só é desejável, como primordial pra conseguir um bom resultado com tipos de pessoas muito diferentes.

E aí muitas vezes surge um problema que é que descobrir quais poses a pessoa vai fazer, e mesmo que você tenha na cabeça exatamente o que quer fazer, você precisa se comunicar de maneira clara, e essa pode ser a parte mais difícil!

Claro que você tem a opção de ir lá colocar a mão na pessoa pra direcionar a pose que você está imaginando, mas isso nem sempre é agradável, então minha sugestão é você ter poses em seu Ipad, notebook, celular ou até mesmo impressa, porque aí fica mais fácil da pessoa entender.

Dependendo do cliente é interessante você já levar sugestões dentro do estilo, por exemplo, fiz um Look Book de sapados que durante o briefing (se tiver dúvida do que é, leia aqui mais sobre os passos de um briefing) já tinha ficado claro que o estilo era bem próximo ao da Victoria´s Secret, depois de algumas fotos mais básicas, sugeri às produtoras pra acessarmos o site e foi ótimo, tivemos várias ideias juntas e o resultado surpreendeu a todas! E essa dica serve pra qualquer estilo!

Quando eu estava iniciando em estúdio, alguém me enviou um arquivo com várias poses, na verdade 509 sugestões de poses divididas em fotos de casal, homens, dois estilos de mulheres e 100 poses para noivas que vou compartilhar com você.

Nem todas vão funcionar em todas as ocasiões, mas me ajudou muito a desenvolver a capacidade de criar novas poses também a partir destas!

Aliás, esse é um cuidado que você precisa ter se seu cliente for uma pessoa comum, as poses não funcionam para todos os estereótipos físicos e principalmente para alguns tipo de roupa. Tive um casal de namorados em que a menina trouxe 30 fotos tiradas nos lugares mais inusitados, ela me disse que estava a um ano colecionando as fotos que gostaria de fazer… só tinha um pequeno problema, o namorado dela tinha uns 30 cm a mais que ela, nada funcionou, a gente riu bastante nas tentativas e no final ela me deixou dirigir as poses!

Então vou disponibilizar as fotos que me deram como inspiração e espero que alguma delas possa ajudar em algum momento nas suas fotografias!

Poses, qual fazer?

[sdfile url=”https://fotodicasbrasil.com.br/ebook-500-poses”]

Se tiver alguma sugestão, compartilha com a gente!

      Abraços,

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

Obs.: O arquivo tem 24MB

23 Resultados

  1. Daljone disse:

    Ola, agradeço pela postagem e por disponibilizar o arquivo de fotos, estava a procura de algo mais e pesquisando tive a grata surpresa de encontrar o seu site. Parabéns pelo site, ja esta nos meus favoritos. Abraço.

  2. Jessica disse:

    Cada vez me apaixono mais por esses posts por aqui! Amei esse livro de poses!
    Obrigado!
    Beijo

  3. Ariosvaldo disse:

    Tenho certeza que vai me servir bastante. Um grande abraço e Parabéns por este trabalho.

  4. Irapuan Peixoto Lima disse:

    Como comprar 500 sugestões de poses.

  5. Cláudio Jos&a disse:

    Você é um anjo!

  6. Cláudia Luiza disse:

    Muito obrigada!!
    Vai servir de grande ajuda!

  7. Heloisa disse:

    Comecei a fotografar aos 68 anos, apos ganhar da minha filha uma Sony Colpix, depois disto fiz varios cursos, adquiri nova câmera. Agora com 71 anos me considero quase uma fotografa e estou adrando suas dicas. Obrigada por se dispor a dividir seus conhecimentos. Heloisa

  8. rosangela disse:

    Muito interessante a matéria,acredito ser uma dúvida bem recorrente não só para fotógrafos mas também para quem está sendo fotografado.

  9. Carla disse:

    Olá, muito bom o post. Realmente esse é sempre um desafio…
    Não consegui abrir o zip, está dando erro. Por favor, poderia verificar e/ou me enviar por email o arquivo!
    Tenho muito interesse…
    Obrigada, Carla

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Carla, obrigada pelo comentário!

      Acredito que tenha sido um problema momentâneo, peço que tente refazer o download, se persistir o problema, me avise que te envio de alguma outra maneira, ok?

      Abraços,
      Simxer

  10. Daniel disse:

    Mais uma post sensacional.. estava mesmo procurando imagens de poses.. parabéns pelo trabalho! e continuo acompanhando cada postagem..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.