12 Dicas para fotografar Esportes

Quando pensamos em fotografar esportes, logo vem à nossa mente esportes profissionais, jogos oficiais, e todas aquelas imagens incríveis que estamos acostumados a ver quando grandes eventos esportivos acontecem, mas muitas técnicas fotográficas utilizadas nesses eventos por fotógrafos profissionais, podem ser aplicadas também naquele jogo imperdível do seu filho na escola, ou qualquer outro tipo de foto de ação que exige que você congele uma imagem.

Crianças-jogando-Futebol

Crianças jogando Futebol – Via Shutterstock

 

É muito frustrante quando tentamos eternizar um momento que passa muito rápido, e a foto sai completamente borrada! Primeiro precisamos entender porque isso acontece.

Porque as Fotos Saem Borradas?

Fórmula-1

© efecreata mediagroup

Fórmula 1 – Via Shutterstock

 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é da importância de se manter parado, afinal, é o motivo da sua foto que está se mexendo, então estabilização é a palavra de ordem, simplesmente porque mesmo em velocidades mais altas e boas condições de luz,  há uma grande chance da foto sair borrada se você se mexer junto com o seu motivo.

Além da estabilização, o segundo motivo que mais borra as imagens são as velocidades baixas, e isso acontece principalmente quando se está fotografando no modo automático, as câmeras (todos os tipos), vão fazer de tudo pra garantir uma iluminação suficiente para a imagem sair, mesmo que isso signifique que você tenha como resultado uma imagem borrada.

Podemos melhorar e muito, nossas possibilidades de excelentes resultados com as próximas dicas!

Dicas para fotografar Esporte

1. Luz

Pólo-Aquático

© A. Ricardo

Pólo Aquático – Via Shutterstock

 

Sim, quanto mais luz, mais chances de conseguir congelar aquela imagem espetacularmente. Eu, particularmente, acho essa dica a mais importante porque nós temos uma tendência natural de achar que precisamos fazer as fotos nas condições de luz que encontramos no ambiente, e isso não é verdade. Uma vez estava vendo as fotos de um amigo fotógrafo que me mostrou uma cena de uma jogador de beisebol congelado em uma corrida, a foto era realmente linda, mas ele também me mostrou as outras 100 fotos que não deram certo, quando eu perguntei o que de tão diferente ele havia feito pra chegar naquele resultado, a resposta foi óbvia e surpreendente, ele disse que depois de inúmeras tentativas dando errado, por causa das condições ruins de iluminação do local – o jogo se passava em um estádio mal iluminado ao entardecer – ele percebeu que toda vez que um jogador passava exatamente embaixo de um dos holofotes, a imagem saía boa, mas a pose não, então ele passou o jogo inteiro apontando somente para aquele ângulo e disparando quando algum atleta passava ali até conseguir a sua foto histórica!

Perceber as variações, e possibilidades, da luz do local quando você não pode controlá-la, é uma das principais habilidades de qualquer grande fotógrafo!

2. Velocidade

Patinação-no-Gelo

© Paolo Bona

Patinação no gelo – Via Shutterstock

 

Se você já sabe fotografar no modo manual, saberá da importância de ter altas velocidades para congelar um movimento, a maioria das câmeras costumam precisar de velocidades acima de 1/100 para conseguirem congelar um assunto com nitidez, e muitos fotógrafos de esportes indicam que para conseguirem resultados realmente incríveis, você deve usar pelo menos 1/500. Você também pode utilizar o modo de prioridade de velocidade – considerando que você está em boas condições de luz – escolha uma velocidade acima de 1/100, acompanhe o motivo com a câmera e faça a foto! Ah, mas eu só posso fotografar esportes em alta velocidade? Não, e veremos mais a frente.

3. ISO

Futebol-Americano

Futebol Americano – Via Shutterstock

 

Ainda no triângulo de exposição e fotografando no modo manual (Abertura x velocidade e ISO), um grande aliado pra conseguir velocidades mais altas é o ISO! Quanto mais alto for o ISO, mais você poderá aumentar sua velocidade, o que pode ser determinante pra esse tipo de foto. Você já deve ter ouvido falar em ruído, essa é a parte ruim de um ISO alto, mas muitas vezes você nem precisa que ele seja tão alto, 400 ou 800 podem trazer aquela luz que falta pra aquela foto que você tanto espera!

4. Foco

Surf

Surf – Via Shutterstock

 

Muitas vezes nossas fotos saem borradas por causa do foco, é preciso focar cada cena que pretendemos congelar, na maioria das câmeras você precisa primeiro apertar o botão do obturador até o meio – fazendo o foco – e depois terminando de apertar o obturador para finalmente capturar a foto.

6. Modo de Foco

Snowboarder

Snowboarder- Via Shutterstock

 

Desligar o seu auto-foco para AF-C – Nikon- ou AI Servo para usuários Canon, permite que você acompanhe o seu assunto enquanto ele se movimenta ao apertar o botão do obturador, ao invés de ter que voltar a focar durante essa movimentação.

7. Modo de Área de Foco (AF)

Remo

Remo  – Via Shutterstock

 

Você também pode querer mudar os seus pontos focais para dinâmico, para torná-lo mais fácil de manter o foco em seu assunto. Dependendo da sua DSLR, pode haver um número grande de opções quando se trata de pontos AF, assim pode ser bem interessante ler sobre sua câmera e descobrir o que irá atender melhor a sua situação. Eu sugiro que seja Foco Central ou Único.

8. Foco no botão traseiro/AF-ON

Escalada

 

Escalada – Via Shutterstock

 

O botão AF traseiro da sua câmera substitui ter que apertar até a metade o botão do obturador para focar. Isto significa que você é capaz de bloquear o seu foco para facilitar a recomposição, deixando-o livre para mover para a esquerda ou para a direita, sem ter que mudar o foco.

Porém, é preciso se acostumar com esta nova forma de ajustar o foco, mas além dos benefícios que tem para a focagem, utilizar esse botão é ergonomicamente muito melhor também. Com o tempo, ela se torna uma maneira muito mais confortável de segurar a câmera, mudando o equilíbrio de peso para fotos potencialmente mais estáveis também!

8. Modo Burst ou Disparo Contínuo

Vôlei

© Muzsy

Vôlei – Via Shutterstock

 

Esse modo é aquele em que sua câmera dispara várias fotos uma atrás da outra enquanto você mantém o botão do obturador pressionado até o fim. Essa pode ser uma grande vantagem na fotografia de esportes. A maioria das DSLRs podem fazer em média de 3 FPS (frames por segundo – ou 3 fotos por segundo) a 8 FPS, mas modelos mais sofisticados como a 7D Mark II chega a fazer 10 FPS. Como o tamanho dos arquivos são potencialmente altos, a sua câmera terá que gravar as fotos na memória até salvá-las no seu cartão de memória, e isso pode ter impacto no tempo que terá que esperar pra ela estar pronta pra fotografar novamente.

9. JPEG ou RAW? 

Salto

Salto – Via Shutterstock

 

Já ouvi vários fotógrafos profissionais de esportes dizerem que fazem suas fotos somente em JPEG, isso acontece porque a câmera consegue passar uma imagem JPEG para a memória da câmera muito mais rápido do que uma imagem em RAW – que são arquivos potencialmente muito maiores – o que dificultaria a rapidez da gravação dependendo do equipamento. Com certeza é um conselho útil, mas para fotógrafos iniciantes, eu acredito ser uma excelente ideia fazer as fotos em raw, ou pelo menos considerar gravar nos dois formatos ao mesmo tempo, se sua câmera permitir.

10. Panning

Fórmula-1_2

© ZRyzner

Fórmula 1 – Via Shutterstock

 

Panning é uma técnica que se utiliza baixa velocidade para conseguir o efeito de movimento como na foto abaixo. Utilizando um modo de foco contínuo junto com o modo burst, você aumenta bastante suas chances de um grande resultado!

11. Estabilizadores

Correndo-na-areia

Correndo na areia – Via Shutterstock

 

Já que estamos falando de baixa velocidade, então precisamos falar de estabilização de imagem! Muitas câmeras DSLRs possuem estabilizadores em seus corpos e isso pode realmente ajudar em fotos mais nítidas. Também existem vários tipos de lentes com estabilizadores de imagem em seus corpos, principalmente lentes zoom, e minha dica é que se você está entre duas lentes, uma com estabilizador e outra sem, vale o investimento nas lentes com estabilizadores, principalmente se você for iniciante.

11. Tripés

Kite-Boarding

Kite Boarding – Via Shutterstock

 

tripé também podem ser seu aliado pra conseguir nitidez com fotos feitas em baixas velocidades ou com lentes zoom, já que quanto maior for o comprimento focal, mais estabilidade é necessário pra se conseguir bons resultados.

12. Lentes

Asa-Delta

Vôo Livre- Via Shutterstock

 

Uma lente zoom (teleobjetiva) é a escolha usual para este tipo de fotografia. Você provavelmente vai querer uma lente que lhe permita obter close-ups da ação, sem ter que chegar muito perto. Se você está iniciando, uma boa pedida é procurar lentes que possuam milimetragem entre de 200-300mm .  A abertura de sua lente escolhida também terá importância, já que muitas lentes zoom possuem aberturas muito pequenas, consideradas escuras, por isso, a luminosidade nesse caso será determinante. Caso possua uma lente zoom com grandes aberturas como f/2.8, suas chances aumentam exponencialmente. Lentes com “estabilização de imagem” embutido também é uma excelente ideia.

Conlusão

Ginástica-Rítmica

© Taranova

 

Ginática Rítmica – Via Shutterstock

 

Ter uma foto de esporte que realmente seja impactante, exige rapidez, perspicácia e muito paciência! Por isso fique muito atento ao redor do motivo da sua foto, escolha exatamente o que quer mostrar, o enquadramento pode ser a diferença de ter ou não ter uma foto top!

Espero que você tenha gostado, e  que este artigo possa ajudá-lo a conseguir fotos que você nunca tirou antes! E você já sabe, compartilhe nos comentários suas dicas, opiniões e resultados! E se achar que o artigo pode ser útil para outros apaixonados, compartilhe nas suas redes sociais, assim você colabora pra que a gente traga cada vez mais conteúdo pertinente para sua jornada fotográfica!

Boas fotos e vamos juntos!

AssinaturaPosts_New

Imagem destacada Natação- Via Shutterstock

 

4.9/5 - (96 votos)

16 Resultados

  1. Thiago disse:

    Você sabe qual tipo de app (aplicativo) ou programas que mecha neste arquivo (.bayer) imagem

    El tem um tamanho de 24.82 MB

    Ele é assim..

    mtk1524238000550pure__4192x3104_10_0.bayer

    Desculpa pelo incômodo…

    No APP FreeDCam.apk

  2. iniciante disse:

    comprei uma lente da sigma para minha câmera cannon eos kiss X8i
    a lente e sigma 170-500mm f 5-6.3
    esse tipo de lente seria boa pra tirar fotos de esporte?
    as fotos não estão ficando boas !!!
    obrigado

    • fotodicasbrasil disse:

      Você está com uma câmera de entrada, ou seja, com o sensor cropado, o que aumenta mais ainda o zoom, e como em todo zoom, a câmera precisa estar estabilizada, de preferência usar o estabilizador de imagens e se preocupar com a velocidade, como na regra da reciprocidade, ajustando esses pontos, deve melhorar!Abraços, Simxer ​

  3. Ednaldo A. Semprebom disse:

    Texto TOP, obrigado pelos ensinamentos.

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço Ednaldo!

      Abraços,
      Simxer

  4. Sagitário Mar disse:

    Apaixonado pelo site… Parabéns.

  5. marcio disse:

    bom dia simxer tudo esta otimo obrigado pelas dicas
    meu nome e marcio

    • fotodicasbrasil disse:

      Bom dia Marcio!! Obrigada por me acompanhar!

      Abraços,
      Simxer

  6. Maury Vivas disse:

    Olá Simxer
    Mais uma vês como sempre dicas práticas e objetivas.
    Obrigado
    Atenciosamente

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Maury, fico feliz em vê-lo por aqui!

      Abraços,
      Simxer

  7. Gabriel Buzak disse:

    Oi professora, parabéns e obrigado d por mais esse ótimo artigo! Tirei umas fotos nas olimpíadas com minha d3200 e lente 55-200 Sem VR… Você poderia dar uma olhada nelas para me dizer o que acha da nitidez e o que mais importar? Obrigado desde já! Aqui o link https://www.flickr.com/gp/gbuzak/0V4L77

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Gabriel, que legal! Eu vi as fotos e percebi que algumas estão sem muita nitidez, mas acredito que seja por causa do modo de área AF (parece que está usando o modo de área automático) ou de tipo de foco porque os olhei o exif estão certinhos, deveriam ter mais nitidez nessas fotos específicas, e as fotos da pira estão um pouquinho escuras, mas você pode clareá-las em algum programa de edição. Fora isso, as fotos estão ótimas, muitas excelentes e vários momentos muuuito legais que você conseguiu registrar, está super de parabéns!

      Abraços,
      Simxer

  8. jorge antonio uliana disse:

    muito bom os ensinamentos. prático e objetivo.

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Jorge!Abraços, Simxer ​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *