Foto Dicas Brasil Superzoom não é DSLR! - Foto Dicas Brasil
8.230 views | by Simxer
Superzoom não é DSLR!

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Me baseando nos mais de 5.000 comentários/dúvidas que já recebi neste site, posso afirmar que a maioria dos meus leitores possuem uma DSLR, seguidos de uma Superzoom, ou as duas! Mas percebo ainda uma grande dúvida na diferença entre esses dois tipos de câmeras tão comuns para iniciantes de fotografia.

É um desafio muito grande responder as dúvidas sobre Superzoom, porque esse tipo de câmera evoluiu bastante, então a resposta que se aplica a um modelo, pode nem de longe se aplicar a outro. Então se você ainda não tem certeza se sua câmera é uma superzoom, ou pretende adquirir uma, fique atento, esse artigo vai ajudá-lo a tirar o melhor do seu equipamento.

Superzoom não é DSLR

 

Essa dúvida mais comum do você imagina, ainda mais quando se encontram grandes empresas vendendo superzoons como câmeras profissionais e semiprofissionais, o que não se aplica a esse tipo de câmera essencialmente desenvolvida para pessoas que fotografam por hobby. Mas afinal o que é uma Superzoom?

O Que é Uma Superzoom?

PowerShot SX60 HS3 Superzoom não é DSLR!

As câmeras Superzoons, são também conhecidas como câmeras bridges, porque elas realmente eram a ponte entre as câmeras compactas e as câmeras DSLRs – posto agora ocupado pelas câmeras Mirrorless – são câmeras de lente fixa e com enorme zoom. Elas são relativamente pequenas, pelo menos se comparadas às DSLRs e muitas se parecerem fisicamente com as próprias DSLRs, talvez daí venha a confusão.

Minha Câmera é uma Superzoom?

 

Se ela for uma câmera robusta (gordinha) e estiver escrito em algum lugar do corpo algum número seguido de X, que indicam a quantidade de zoom que elas possuem, como 20x, 30x, 40x, 50x, 60x, etc, além de não trocar de lente, sim, sua câmera é uma superzoom. Ter um zoom alto, o que normalmente faz com que a lente fique bem comprida quando se está utilizando o zoom máximo, é a característica determinante desse tipo de câmera, já que não trocar de lente, outros tipos de câmeras também não trocam.
Existem centenas de modelos de superzoom, e é natural pra quem está iniciando ter dúvidas porque muitas se parecem demais com uma DSLR, mas na mão fica mais fácil de identificar porque elas costumam ser bem leves.

Superzoom GrandeAngular Superzoom não é DSLR!

Os modelos mais populares nos meus Cursos são:  Canon PowerShot SX50 HS, SX60, SX530, Nikon P510, P520, P610,  P900, L840, Sony DSC-H300, DSC-H400 e DSC-HX400.

Vantagens de uma Superzoom

 

A grande vantagem de uma superzoom, para quem está iniciando, é que elas são câmeras extremamente versáteis por possuírem lentes que vão de grandes angulares à superzoom em um mesmo equipamento, o que permite fotografar desde paisagem à animais como aves – que precisam de grandes zoons pra bons resultados.

A curva de aprendizagem de uma superzoom também é menor, como ela é desenvolvida para hobbystas, normalmente você já consegue fotografar minimamente sem grandes ajustes, claro que isso não dispensa a leitura do manual 😉

CanonSX60 Leve Superzoom não é DSLR!

Na minha experiência com os meus alunos, é muito evidente que modelos lançados de 2014 pra cá, tem maiores possibilidades de resultados quando você fotografa no Modo Manual, é gritante a diferença, já modelos antigos, fotografar no modo manual pode melhorar o desempenho, mas pelos sensores serem menores ainda, não fazem grande diferença entre os tipos de modos de cenas, todos acabam muito parecidos.

Desvantagens de uma Superzoom

 

Embora elas sejam projetadas para se parecerem com as DSLRr, as superzoons são apenas câmeras compactas com grandes lentes, mesmo modelos recentes não conseguem reproduzir o mesmo nível de detalhes que câmeras DSLR de entrada conseguem fazer, o que pode ser muito frustrante se a sua expectativa não estiver de acordo com suas reais possibilidades. E diferentemente de uma DSLR em que você pode adicionar acessórios como lentes específicas para tipos de fotografias diferentes, quando você compra uma superzoom, você fica preso ao que aquele modelo consegue fazer, ou seja, nesse quesito, as DSLRs tornam-se mais versáteis e bem mais duráveis, porque demoram muito a ficarem obsoletas.

Se sua câmera for uma DSLR, Eu escrevi um artigo sobre elas que você pode ler aqui: “Comprei Minha Primeira DSLR, e agora?

 


A Superzoom é pra mim?

 

Feliz com a Superzoom Superzoom não é DSLR!

Existem alguns pontos importantes a serem definidos pra saber se você realmente será um feliz usuário de uma superzoom!

1º – O preço! Câmeras superzoons costumam ser mais baratas do que as DSLRs.

2º – Menor curva de aprendizado, justamente por te dar menos controle sobre os seus resultados. A câmera decide na maior parte do tempo o que você vai conseguir fotografar.

3º – Você vai fotografar exclusivamente por Hobby! Não existe possibilidade de pensar em fotografia profissional com uma câmera superzoon, é o mesmo que pensar em fotografar um casamento com uma câmera compacta, ou seja, fora de cogitação. Ela é desenvolvida pra você fotografar seus passeios – essencialmente diurnos – e pequenas festas, diurnas também! Tenha em mente que devido às limitações técnicas, seus melhores resultados sempre serão em excelentes condições de luz.

4º – Caso você não queira pensar em ter outros acessórios, prefere ter menos qualidade final na sua foto, para de ter mais versatilidade em um único lugar.

5º – Como os modelos estão sempre evoluindo, você não se importa em ter que trocar sua câmera dentro de 1 ou 2 anos.

 

O que Esperar de uma Superzoom?

 

Aqui precisamos separar as superzoons antigas das mais novas (lançadas depois de 2013/2014). As antigas, como disse antes, são câmeras compactas de média qualidade com zoom, então se sua câmera faz uma foto que você considera ruim, ela não vai melhorar isso com o zoom, somente fazer a mesma foto, só que mais próxima. O curioso aqui é que “ruim” pra uma pessoa, pode nem de longe ser o ruim pra outra pessoa, o desenvolvimento do olhar fotográfico vem com o tempo, e se você estiver satisfeito com as fotos que faz, parabéns, esse é o maior objetivo de qualquer fotógrafo!

SuperzoomNãoéDSLRNoite Superzoom não é DSLR!

Se sua câmera for mais recente, você pode aumentar e muito os resultados dela fotografando no Modo Manual, porque os fabricantes perceberam um aumento no interesse dessas câmeras, e aqui você pode ter o melhor dos dois mundos, uma câmera que consegue ser versátil em tipos de fotos diferentes (Natureza, retrato, etc) e que permite mais ainda com você aprendendo os principais conceitos fotográficos.

Devido principalmente ao tamanho do sensor, ela não é desenvolvida pra fotos noturnas, tirando às da lua, porque elas lidam de forma ainda ruim com ISOS altos, geralmente necessários em fotos à noite. Mas ainda assim, pode ser que mesmo fotografando à noite em um ambiente bem iluminado, você consiga bons resultados.

Lua Superzoom não é DSLR!

Lua – Via Shutterstock

É impossível fazer fotos incríveis com uma superzoom? Se tem uma coisa que aprendi em anos lidando com a fotografia profissional e alunos iniciando, é que não se deve jamais subestimar a capacidade de quem está fotografando! A superzoom pode dificultar você ter consistência fotográfica, ou seja, fazer sempre boas fotos, mas aprendendo os principais parâmetros de uma boa foto – Fotometria-, estudando seu manual, descobrindo quais são as peculiaridades do seu equipamento, aprendendo a ler o EXIF, treinando seu olhar, observando sua composição fotográfica, tudo isso o levará a ter resultados muito superiores se comparados a um hobbysta que simplesmente dispara no modo automático.

©Cmontanaro Beccamoschino Superzoom não é DSLR!

©cmontanaro – beccamoschino

Conclusão

Quase todos os artigos aqui do Foto Dicas Brasil são aplicáveis também às superzoons, o fato de não serem câmeras voltadas para fotografia profissional, não te impede de ser um hobbysta extremamente feliz com seus resultados, dentro da minha experiência posso afirmar com tranquilidade que superzoons não fazem fotos iguas às DSLRs, mas fazem fotos incríveis sim, tenho centenas de exemplos de alunos dos meus cursos online que mandam muito bem com suas superzoons, mas se dedicam a estudar pra conseguirem esses resultados.

Espero que você tenha gostado, se sim, compartilhe com seus amigos, e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, só assim que evoluímos no nosso conhecimento.
Então, você também tem ou já teve uma superzoom? Qual a sua opinião sobre elas?

Até breve e vamos juntos!

AssinaturaPosts New Superzoom não é DSLR!

Superzoom não é DSLR! 4.92/5 (98.33%) 12 votes
pixel Superzoom não é DSLR!

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

30 Comments
  • Obrigada Simxer! Era esse o artigo que estava precisando. Agora acompanharei suas aulas com menos angústia.

    • Que bom Eugênia!! Fico feliz em ter colaborado!

      Abraços,
      Simxer

      • Oi simxer. Adorei o artigo e fiquei até mais confortável com minha camera. Tenho uma Canon sx50 que uso para minhas viagens e fotos de meus filhos. Desde que comecei a te acompanhar tenho explorado o manual dela e também o modo manual e cada vez mais percebo que minhas fotos estão melhorando. (Seus artigos tem contribuído muito para isso). Apenas fico incomodada com fotos noturnas. Sei que não vou conseguir o melhor com essa câmera mas gostaria de saber o que posso fazer para melhorar um pouco a noite. Já pensei em comprar um flash mas não sei se vai adiantar. E possível melhorar fotos noturnas com ela? Desde já obrigada e parabéns.

        • Carla, obrigada pelo comentário! O flash pode ajudar sim, porque vai trazer mais luz, mas como eu já disse, a maior limitação é o tamanho do sensor, pequeno demais o que é muito prejudicial para fotografia noturna, ou seja, dificuldade em lidar com iso alto.Eu sempre aconselho é: Modo manual + Flash + Raw. Dominar esses três pontos podem ajudar, desde que sua expectativa não seja o resultado de uma DSLR :)Abraços, Simxer ​

  • Muito bom o artigo! Senti falta da Panasonic como Superzoom, a qual tenho é considero a melhor pois conseguiram um modelo com 24x e que te dá abertura de 2.8 até mesmo no último estágio do zoom. Por essa questão, ela funciona bem até mesmo em cenas noturnas. Aprendi muito do modo M com este equipamento e investi numa DSLR Nikon. Hoje possuo um kit que aos poucos vai ficando interessante com DSLR com três lentes para finalidades distintas, mas não consigo me desfazer da Panasonic Lumix FZ200. Me orgulho em poder dizer que fiz muitos cliques superlegais com ela e seu modo M é ótimo.. Por custo beneficio, é sem duvidas a melhor câmera para quem resolver ter uma Superzoom.

    • Que máximo Kelson, muito útil seu comentário!! Eu também sinto falta de outras marcas, mas essas são de longe as que mais aparecem em meus cursos. Mas fica a sua dica que é excelente, ainda mais de alguém que está fazendo um caminho muito legal na fotografia, obrigada e parabéns!

      Abraços,
      Simxer

  • Eu tenho uma SX50HS. Está mais que claro que há limitações, desde quando comprei, mas sempre estou satisfeito com minhas fotos no geral. Entendo que essa satisfação ainda me permite postergar um investimento em uma DSLR. Eu costumo postar no meu Instagram, mas o objetivo é mais uma satisfação própria do que "buscar curtidas". Mais recentemente adicionei filtros macro pra fotografia de brinquedos e realmente tenho gostado. Adorei o artigo, exemplificou e especificou bem o que eu, de certa forma, acreditava, mas ainda tinha algum "pé atrás". Quem sabe, à medida que aprendo mais os controles através das dicas aqui do site, eu não resolva investir logo em uma DSLR. Hehe 😉 Suce$$o a todos!

    • Demais Cesar, acho que você representa bem aqueles fotógrafos que sabem o que querem e fazem o melhor com seus equipamentos! Tenho certeza que consegue ótimos resultados! Obrigada por compartilhar sua experiência!

      Abraços,
      Simxer

  • Simxer bom dia. Fiquei bastante preocupado quando vc. havia dito que minha inscrição havia sido cancelada. Sigo suas informações sobre fotografia desde que adquiri a sua "FOTOMETRIA SIMPLES" e que conheci o FOTO DICAS BRASIL.
    Aproveito para cumprimentá-la pelo excelente trabalho ajudando os fotógrafos,que assim como eu, procuram sempre conhecer um pouquinho mais dessa brilhante arte.

    • Oi Norival, já conseguiu voltar pra lista? Às vezes acontece, algumas pessoas clicam sem querer no link pra sair da lista, não se preocupe, é mais normal do que você imagina. Obrigada pelo carinho e por acompanhar de perto meu trabalho!

      Abraços,
      Simxer

  • Simxer, Gostei do seu artigo, eu comecei a fotografar no tempo do Filme, fiz curso de fotografia e comprei um equipamento profissional, fiz alguns trabalhos na área e ganhei até premio em concurso. Mas como segui carreira na área de informática, eu virei amador avançado e meu equipamento era pesado e em toda viagem tinha que carregar um monte de objetivas (24 mm, 50 mm, 135 mm e 300 mm), além de Flash, Tripé. Para resumir, era um estorvo em uma viagem e as vezes eu perdia a foto, porque perdia tempo trocando a lente e regulando a máquina. Mas hoje em dia encontrei na Superzoom aquilo tudo que eu procurava, uma câmera leve, barata, com um grande Zoom (40x) e um modo automático eficiente. Estou satisfeito com os resultados que ela me proporciona, gosto de fotografar pássaros e consigo fotos com ótima qualidade. Penso que não é o equipamento que tira boas fotos, é o fotógrafo, então acho que primeiro as pessoas tem que aprender a fotografar e depois escolher o equipamento que vá de encontro aos resultados desejados.

    • Colocação perfeita Milton!! Percebe-se a segurança das suas escolhas, parabéns! E como eu sempre digo: O melhor fotógrafo não o que tem a melhor câmera, mas o que domina melhor a câmera que tem!

      Abraços,
      Simxer

  • Simxer, Boa tarde!

    Como sempre seus artigos são ótimos, eu tenho uma superzoom, consigo fazer ótimas fotos, esse artigo me ajudou ainda mas ver essa câmera por um outro angulo. Muito Obrigado!

  • Sou suspeito para falar de superzoom..rs.
    Tenho ainda a HX-400V (Sony Cybershot) e já registrei eventos com ela usando flash externo (sapata) e filmei com led externo tb em full-hd.
    Como ela vai de 24mm a 210mm, tem lente Karl Zeiss com um estabilizador excelente, display móvel (que evita desconfortos de posição), vai até 1/2000 (tb 1/4000), começa em F2.8 e tem controle manual muito bom, eu as vezes prefiro ela a Canon 6D que tb tenho, apesar de ter sensor cropado e só fotografar em JPG. Fazer o que? Cada um com a sua maluquice…Adorei a matéria, Simxer.

    • Muito bom Carlos, mas você pode abusar, ne´? Suas fotos são muito legais, cada uma mais linda que a outra, aí fica fácil escolher a "ferramenta" pra fazer a foto, já que o fotógrafo está garantido! 🙂

      Abração.
      Simxer

  • Minha câmara é uma PowerShop SX400IS, comprei como semi profissional, mas sou feliz
    com essa câmara assim mesmo,, mais obrigado pela dica.

  • Eu tenho uma superzoom. Gosto bastante dos resultados que venho conseguindo com ela. Mas…fotos a noite é uma coisa muito complicada. Eu até faço, mas sempre fico insatisfeita. O resultado não é bom e eu sei que vou perder assuntos dos eventos. Mas durante o dia…estou feliz, mas já pensando numa DSLR.

    Simxer: Outra coisa: tenho dificuldades para desfocar o fundo, isso é uma desvantagem das superzoom ou eu é que devo me dedicar mais?

    • Oi Margarida! A dificuldade depende do modelo da superzoom, as mais novas desfocam com facilidade, principalmente no Modo Manual! Já as mais antigas o desfoque é muito sutil. Mas a regra geral para superzoom desfocar é ficar bem perto do motivo que quer em foco, usar um bom zoom e abertura grande, se ainda assim não desfocar como você quer, então é o modelo que está usando!

      Abração!

  • Bom dia, Simxer muito bom o artigo, parabéns.

  • Heráclito Marciano

    Olá, sempre é bom aprender um pouco mais. Minha câmera atual é uma superzoom (Sony DSC H9) fora de linha há muito tempo mas que ainda me satisfaz. Antes dela tinha uma Zenith (analógica) totalmente manual que muito me ajudou no pouco que sei. Tinha uma lente 28/70, uma 70/210, um teleconverter, uns dois filtros, flash, tripé. Era uma mala só de equipamento fora o peso e sei que as profissionais pesam ainda mais.
    No caso da atua (Sony DSC H9) penso que ela me proporciona todos os controles (talvez esteja enganado) como ajustes de velocidade, abertura, iso, balanço de branco, foco automático ou manual, foco na área central, pontual ou na área, 2,2 fps, fotos em sequência com variação -3 a + 3 (?) -citando de memória.
    Claro que gostaria de uma superior mas fotos mais elaboradas, mas não falo mal da velha H9 o flash eu acho ótimo o ponto fraco é o consumo de bateria.

    • Oi Heráclito, o mais importante você escreveu, que está satisfeito com o resultado, e você faz todos esses ajustes, mesmo sendo mais antiga, provavelmente consegue bons resultados. Obrigada por compartilhar sua experiência.

      Abraços,
      Simxer

  • Excelente conteúdo! Muita base e didática.

  • Olá amigo…
    Gosto muito dos seus artigos! Sou um ex-adepto do kit DSLR com lentes, olho-de-peixe-, grande-angular, stand e 80 a 200mm com zoom, afora o flash e lentes de efeito e correção. Isso na época do filme e o cheiro característico e saudoso das minhas revelações P&B no meu banheiro. Com o advento da digital, fui muito feliz com uma Minolta Z1 que veio equipada da Austrália com uma lente Grande-Angular, que bem usada faz as melhores fotos até de balada. (para o bem ou para o mal, hehhe).
    Mas, a alguns anos já um feliz adepto das super-zoom, me permite discordar quando vc menciona que, por terem lentes fixas não aceitam acessórios… Isso não está correto: Eu tenho uma série de filtros, de efeitos e correções, além das mesmas lentes grande-angular e irmãs… com anéis adaptadores, ainda uso bitolas bem diferentes… se quiser posso enviar a foto da minha mochila bag…
    Só dancei na alfândega de um flash genérico mas que soube que na Cannon SX 50 funcionava perfeitamente no modo automático, mas o imposto que eles me inventaram e e a falta de resposta da minha argumentação… sigo só com ISO bem alto ou flash da própria super-zoom que me deixa super-feliz em qualquer situação. Ela é HDR e filma em slow-motion… Ponho num monopé e sigo sem quase trambolho nenhum, apenas na crista da onda.
    Abraços e vida longa a Canon Super-Zoom!

    • Que máximo Marcio! Mas acho que eu não disse que não aceitam acessórios, e sim, outras lentes específicas (lente é considerado acessório), até porque elas trazem nelas todas as distâncias focais! Mas fico muito feliz com sua colaboração e agradeço você compartilhar sua experiência, com certeza será útil para outros leitores!

      Grande abraço!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.