Foto Dicas Brasil Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê? - Foto Dicas Brasil
Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê
26.983 views | by Simxer
Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

A lente da sua câmera, conhecida como objetiva, é a parte mais importante do seu equipamento.  Ela é responsável pelo ajuste, ângulo, enquadramento e qualidade da cena que será fotografada. Se você está entrando no mundo da fotografia agora, deve estar se perguntando, mas qual lente eu escolho?

Provavelmente haverá necessidade de trocar a sua câmera ao longo do tempo, porém no caso das lentes, será necessário apenas conservá-las, dependendo do modelo e da qualidade, pode-se até utilizá-las por toda vida e ir adaptando às novas câmeras que você adquirir.

Invista em lentes de qualidade. A qualidade dos materiais utilizados na construção da câmera reflete diretamente na qualidade das fotografias. Quanto melhor as lentes, melhor a qualidade e a nitidez das fotos, sim, mais caras são, mas normalmente valem o investimento. Até bem pouco tempo eu tinha uma tokina com corpo de ferro, que troquei por não me servia mais pros meus objetivos fotográficos, mas essa lente é imortal!

lente 24 85mm Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Canon 24/85mm

Antes de comprar uma lente para sua câmera é importante saber analisar o desempenho entre um modelo e outro, verificar qual estilo de fotografia cada modelo se adapta melhor.

A finalidade das fotografias é um fator decisivo na hora de escolher qual lente comprar. Se pretender fotografar em casa ou em estúdio, uma dica é comprar lentes fixas, lente grande angular de 21 mm ou até uma lente normal de 50 mm, elas são ideais para fotografia em estúdio. Ah, você percebeu que eu disse “até uma lente normal de 50 mm?”, então, é porque particularmente não sou muito fã da 50 mm, eu sei, eu sei, ela é um ícone, mas hoje temos opções muito mais versáteis, principalmente quando estamos falando com fotógrafos iniciantes e amadores.

A minha indicação é buscar uma lente que tenha um bom range (distância entre o maior e menor mm da lente) pra que você possa testar e ver qual sua real necessidade, antes de investir em uma lente mais cara e que de repente não vai atender suas necessidades iniciais, elas são chamadas também de “street lens”.

Mas se você já quer partir pra algo mais direcionado…

Se seu objetivo é fotografar paisagens ou pessoas fora do estúdio, indico utilizar uma lente angular de 30 mm ou uma lente com zoom, que permite alterar com velocidade de uma angular para uma normal, resultando em efeitos mais alternados.

Existem diversos modelos de câmeras disponíveis no mercado.  Claras, escuras, macro, grandes angulares, e a menos conhecida entre os fotógrafos iniciantes ou amadores: A lente olho de peixe, ou fisheye. Separamos para você dicas, características e funções, para ajudar nesse direcionamento e diminuir as dúvidas na hora de escolher a lente para sua câmera.

Lentes fixas ou primer

primer2 Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Lente 85mm

As lentes fixas ou primer possuem apenas uma distância focal, porém as suas principais características são a leveza e qualidade.  A abertura das lentes fixas pode atingir aberturas bem grandes, mas a mais comum é a f/2.8, o que resulta em fotografias de qualidade superior e com menos distorção de imagem. São ideais para fotografar ambientes fechados.

Uma dica importante que quanto mais clara a lente, mais difícil também será fotometrar, portanto treine bastante.

Lentes com zoom  

        lente zoom Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Lente Zomm 70-300mm

Diferente das lentes primer, a lente zoom possui uma variação focal e contínua. A velocidade do obturador permite variar a distância, o campo abrangido e o tamanho da imagem.  É ideal para fotografar focos distantes como animais, esportes e grandes eventos.

Existem lentes com abertura fixa e variável, nas zoons variáveis, fique atento porque elas vão ficar mais escuras conforme você aproxima a imagem.

Lente grande angular

grande angular2 Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Grande Angular

 

 A lente grande angular varia entre 15mm e 35mm. Sua principal característica é causar o efeito de profundidade na fotografia.  Ideal para fotografar ambientes pequenos e áreas em que é necessário enquadrar o máximo de espaço possível.


Lente normal

 

Normal Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Canon 24-70mm

É a lente que mais se aproxima de uma visão normal, onde as imagens não sofrem ampliação e nem redução perceptível. Seus resultados são semelhantes às imagens fotografadas com a câmera de celular. Ideal para todos os tipos de fotografias.

Uma grande vantagem é não distorcer o fotografado.

Lente olho de peixe

 

fishEye Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Fisheye Samyang

 As lentes olho de peixe (fisheye) possuem a capacidade de fotografar em ângulos grandes.  Elas conseguem registrar ângulos de até 180º. Devido ao movimento que ela proporciona a imagem, elas são indicadas para fotografar obras de artes e espaços minúsculos.

Já usou uma dessas? Parece mágica! Se não tiver cuidado, até seus pés saem na foto 🙂

Lentes macro

 

macro Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Macro

São lentes que proporcionam às imagens escala legítima 1:1. Suas maiores características são fotografar imagens com formato macro, resultando em fotos de qualidade e melhor nitidez. As lentes macro possuem foco fixo e variam entre 40 mm e 200 mm. São perfeitas para fotografar objetos pequenos e objetos que requerem detalhes.

Dá pra brincar de fotografar de perto com uma lente que não seja macro,  por exemplo, eu tenho essa joaninha que fiz com uma uma lente Canon 28-135 USM, não é um primor, mas se sua expectativa for baixa e suas referências não forem de fotos realmente macros, dá pra ficar feliz…

Joaninha Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Joaninha – Foto feita com uma 28-135mm USM – © Simxer

Lentes claras

 

lentes claras Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Lente Nikon 1.4

Lentes claras são lentes que possuem abertura entre 1,4 e 2.8. São ideais para fotografar ambientes com pouca iluminação e retratos, devido ao ótimo desfoque que ela possui.

Quanto maior a abertura, menos profundidade de campo!

Lentes escuras

 

lentes escura2 Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Canon 55-200mm

São lentes que possuem abertura acima de 5.6. Elas oferecem profundidade à imagem e são ideais para fotografar em situações com muita iluminação. Ela não traz grandes vantagens em relação às demais lentes, uma vez que fechando o diafragma da câmera, também se obtém fotos de qualidade em ambientes com iluminação.

Hora de escolher! Agora que você já conhece bem os modelos, as principais características e as funções de cada lente chegou o momento de escolher a mais apropriada para você.

Mas tenha cuidado, o ideal é que você antes leia uns reviews e procure a opinião de quem tem a mesma lente que você quer, um exemplo que costumo usar é a perigosa diferença das lentes CANON 18-135 mm que possuem uma qualidade muito suspeita, pra não dizer ruim mesmo, comparada a irmã 28-135 mm de qualidade bem superior, nesse caso é melhor sacrificar o range um pouco e ficar com a maior qualidade ótica.

No post “Nikon ou Canon…” aqui do site, você encontra um roteiro completo de como escolher sua câmera fotográfica, seguindo o mesmo princípio você pode buscar os reviews de lentes nessa sessão aqui do Dpreview.

Outra ótima opção é usar o Photozone, aliás, é o que eu uso, e depois de escolhida a lente que você quer testar, aparecerá o review, mas se você olhar lá em cima a direita verá 3 botões e o último é o da análise (Analysis) e no final da página de análise, o Photozone ainda faz uma avaliação por estrelas de três parâmetros: Qualidade ótica (Optical Quality), qualidade mecânica (Mechanical Quality) e de quebra ainda te dá o custo x benefício (Price/Performance), não precisa de mais nada, né?

      Boas fotos!

AssinaturaPosts  Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Críticas, sugestões, correções e opiniões são sempre muito bem vindas!!

Créditos das imagens: imagem destacada: Por Philippe Antoine de Paris, France (Flickr) – CC-BY-2.0;  28-85mm – CC – http://www.flickr.com/photos/pointnshoot/283183736/; 85mm – CC Por Explo; Grande Angular – CC J-P Kärn; Canon 27-70mm – CC Daniel Dionne (http://www.flickr.com/photos/mrzeon/5059551507/); Fisheye Samyang – CC Marie-Lan Nguye; Macro – CC smial; Clara – CC Takeaway; Escura – CC Katie Chan

 

Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê? 4.93/5 (98.67%) 15 votes
pixel Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

50 Comments
  • Muito úteis estas foto dicas. Adoro este site e sempre me valho dele para tirar minhas dúvidas em matéria de fotografia. Obrigada.

    • Obrigada Fátima!! Volte sempre 😉

      • Olá, Simxer, mais um post muito bem explicado que sintetiza muito bem, o que o fotógrafo deve conhecer sobre lentes.Essas, são equipamentos extremamente importantes para o sucesso de nossas fotos, além da habilidade, técnica e criatividade pessoal.Simxer infelizmente, ainda não envie fotospara o site, pois não tive condições de comprar uma camêra de entrada de qualidade. Pois continuo com a maldita Fuji SL 300, que como já falei, foi uma decepção eu ter comprado essa camêra.ahahahahah.Grande abraço!
        PS: Excelente post!

        • Olá João, ótimo te rever aqui!! Muito obrigada!!!
          Mas a Fuji é tão maldita assim??? Hahaha!! Imagino a sua angústia. Não se preocupe, quando estiver à vontade, mande as fotos que quiser!!
          Abraços,
          Simxer

  • Olá Sinxer
    qual a melhor lente para tirar fotos de pessoas e paisagens?

    • Oi Sinval, como eu expliquei no texto, para as duas coisas ao mesmo tempo o ideal é uma street len, ou seja, que tem um range maior (28-135mm, 24-70mm, etc) pra ser mais versátil, já que pra paisagens você vai dar preferência às grande angulares, e pessoas, às lentes normais.
      Abraços,
      Simxer

  • Ola Sinxer
    Qual a sua opinião da nikkor 18-105

  • Alexandre Carvalho

    Oi, tudo bem? Por favor me ajude! Tenho uma T3i e queria comprar uma lente para tirar foto de pessoas, tipo festas, formaturas, nada profissional, sou daqueles que quando tem uma festa ou evento gosto de levar minha câmera para também tirar fotos das pessoas. O que você me indica? Muito obrigado.

    • Oi Alexandre, você não disse qual lente você já tem, mas eu sempre indico pra quem está iniciando, uma lente versátil, no seu caso, a 28-135mm é uma boa pedida, já que 18-135mm tem qualidade inferior à 28.

      Abraços,
      Simxer

  • Comprei um lente errada nikon 55- 200 ela e considerada uma lente escura mais a pergunta e com um flash sb 910 essa lente ficar proporcional para tirar foto interna ou nao me explica as funcoes dessa lente e para que ela e mais usada

    • Oi Thiago,
      Realmente a 55-200 é uma lente mais escura, mas não é absurdamente mais escura do que as lentes de kit que possuem abertura f/3.5 (a sua é f/4 a abertura máxima). Ela é mais voltada pra fotografia de natureza já que possue zoom e precisa de mais luz, mas não impede de usá-la em eventos, mas realmente será aconselhável um flash externo como o SB910. Tenho certeza que terá ótimos resultados.

      Abraços,
      Simxer

  • boa noite,

    estou na duvida com relação a nikon 50mm, tem 1.2, 1.4g e 1.8g, 1.8 d, sinceramente não sei qual comprar,..
    a diferença é preço a 1.8g está 775, a 1.4g 1.560, a 1.8d um pouco mais antiga esta 389,00..pode me dar uma ajuda? obrigado

  • qual a melhor para usar em eventos, tipo casamentos, shows, seria a 18 200 ou 70 300 nikon?

    • A 18-200mm é mais versátil, mas a 70-300mm tem qualidade superior, precisaria ver em qual câmera você usaria. Eu ficaria com a segunda de qualquer maneira.

      Abraços,
      Simxer

  • Nikon D3100 70 200 ou 70 300?

  • show, estou adorando o seu site, tenho aprendido muito e indicado para vários amigos..
    Parabéns pelo seu profissionalismo..abraços e sucesso.

  • Amigos, preciso de uma dica, eu necessito colocar meu nome das fotos que faço com minha Nikon D3100, para fazer consigo editar esse modo de logo na camera ou tenho que edita-lás no computador. aguardo a resposta amigo(a).

  • Bom dia!
    Mestra,
    Encontrei um simulador de lentes da Nikon, acredito que vá ajudar.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
    http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/in

  • Bom dia!
    Mestra,
    Como estamos falando de maquinas, percebi que existe dificuldade em saber quantos a Canon tem.
    É um complemento para o Internet Explorer.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
    http://eoscount.com/

  • Oii, me tira uma duvida, por favor! Fiz umas fotos num casamento com minha tragica 18-135 e um flash yn565ex ii, e tive uma enormeee dificuldade de foco em dezenas de fotos. a luz nao era boa, é verdade! Mas vc pode me explicar melhor pq isso acontece?

    • Oi Jessica, podem ser várias coisas, a primeira e mais importante, você já respondeu: LUZ!
      A câmera precisa de luz para achar foco, a segunda (você não disse qual câmera usou, mas pelo comprimento focal da sua lente, deve ser uma Nikon), pode ser a configuração do modo de área AF, dê uma olhada em seu manual, eu gosto de fotografar com o AF centralizado (ou único) e escolher aonde será o foco.

      O foco também é influenciado pela qualidade da lente e pela limpeza do equipamento, como você perceber, são muitas possibilidades.

      O importante é você conhecer seu equipamento e como ele se comporta, mas a minha dica é você dar uma olhada no seu modo de área AF.

      Abração,
      Simxer

  • jair da costa alves

    Comprei uma Nikon d5300. Qual lente devo compra para tira retrato e retrato de paisagem.
    Muita duvida entre, 70-300 ou 50mm 1.4.

    • Para Paisagem a 70-300mm! A 50mm não tem profundidade de campo para fotos de paisagens, é voltada mais para retratos!

      Grande abraço,
      Simxer

  • Tenho a seguinte dúvida: 1º – Quem manda na abertura do diafragma a câmera ou a abertura expressa lente?
    Uma lente montada em uma câmera T3i, EX: uma lente Canon 70/300 tem abertura de f4-5.6, o que quer dizer que em 70mm a sua abertura maior é f4 e em 300mm. é 5.6? Trocando em miúdos quer dizer que não conseguirei fotografar em f2.8 ou f22, ficando limitado ao que marca na lente – f4-5.6? Neste caso quem comanda a baertura, a lente ou a câmera? Agradeço uma explicação.

    • fotodicasbrasil

      Oi João!

      É o seguinte, quem controla a abertura é a câmera, mas quem determina esta abertura É a lente!

      No caso de uma lente f4-5.6, significa que A maior abertura dela é F4 (a sua câmera sequer vai mostrar a possibilidade de aberturas maiores como F8 por exemplo, simplesmente porque a lente não tem). Já o F5.6 significa que QUANDO você estiver usando todo o zoom da sua lente, a sua MAIOR abertura será f.5.6, ou seja, com o zoomm a sua câmera NÃO vai conseguir nem mostrar mais o f.4, porque neste momento a MAIOR aberura será f.5.6, mas isso é só em relação a MAIOR abertura, porque quando você quiser diminuir o diafragma usando aberturas menores como f.22, não terá problema nenhum, já que a única limitação das lentes é em relação a MAIOR abertura.

      No seu exemplo, você poderá fotografar com quantas aberturas a sua câmera for capaz de ler, desde que não ultrapasse de f.4, já que é o máximo que sua lente consegue abrir.

      Fui clara??

      Grande abraço,
      Simxer

      Ps.: Eu esqueci de comentar, gostei do PIB!!! 🙂

  • Olá Simxer, boa noite. Aproveitando o post sobre lentes, quero sanar algumas dúvidas.
    Com respeito às lentes das superzoom, existe grande diferença na qualidade das imagens (nitidez, cor, etc.) entre as lentes fabricadas pela Fuji (Fujinon) e as da Canon? Já sei que você vai falar que as lentes das superzoom não são elogiáveis.
    No entanto, pela sua experiência existe diferença entre estes fabricantes? (estou falando das superzoom) É uma pena que a Panasonic não disponibiliza as Leica acima de 24x.

    Vamos fabricar a superzoom imbatível?
    RECEITA.
    1º – Ter a ergonomia das Fuji. (de forma que o seu polegar – inadvertidamente – acione o botão de filmagem como na tão decantada Canon SX50Hs (feita para mãos de japoneses e mulheres). Câmera que não quero nem de graça.
    2º – Ter o zoom manual das Fuji. (mais rápidos e precisos que os elétricos)
    3º – Ter lentes Leica (50x).
    4º – Ter em letras enormes as marcas Canon ou Nikon (para agradar a maioria que compra marca e não equipamento ).
    Será que alguém se habilita a entrar nesta empreitada? Se não encontrar sócio no Brasil vou procurar na Cochinchina ou no Afeganistão.
    Brincadeiras a parte, se puder responder os questionamentos, agradeço.

    • fotodicasbrasil

      Hahaha, muito bom João, quem sabe alguém não se habilita a construir junto com vc? 🙂

      Não acho que as lentes das superzoons não são elogiáveis, na maioria o maior problema são os sensores. Aliás os fabricantes tem se esmerado cada vez mais em melhorar a qualidade ótica delas nas superzoons!

      Hummm, eu acredito que existem grandes diferenças nas qualidades das lentes sim, mão não necessariamente entre marcas, e sim entre modelos, porque dependendo do custo, os fabricantes aumentam ou diminuem essa qualidade.

      E entre Fuji e Canon, acho que as diferenças seriam mínimas, mas não temos como não creditar os resultados finais a um conjunto de coisas entre parte física e técnica.

      Abraços,
      Simxer

  • muito boa suas dicas

  • Qual sa sua opiniao sobre a sigma 18 250 para a canon? Tenho apenas a 18 55 do kit e queria uma mais versatil. Estou entre a sigma e a 18 135. O que acha? Se eu comorasse a 55 200 eu nao teria tanta versatilidade ne?

    • Murilo, eu não achei a Sigma 18-250mm no Photozone.de, então fico te devendo essa. Quanto a 55-200mm é um excelente complemento e sim, deixaria você com um setup bem versátil, o inconveniente seria ter que trocar de lente de vez em quando, mas você provavelmente usaria mais tempo a 55-200mm. A vantegem é que são lente de excelente qualidade ótica!

      Abraços,
      Simxer

  • Bom dia. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site ótimas dicas.

    Em breve vou comprar uma câmera a Canon t5i e ela já vem com a lente 18-55mm e estou pensando em adquirir a lente Ef-s 55-250mm F/4-5.6 pois quero fotografar pessoas em locais de paisagens (com fundo desfocado), paisagens e eventualmente eventos à noite ( provavelmente precisaria de um flash). Gostaria de saber se essa lente é a mais adequada, nunca tive uma câmera dessas só aquelas superzoom. Agradeço desde já. Site salvo nos favoritos.

    • Como complemento da 18-55mm, sim, uma excelente lente. Como está iniciando, pode ser que seja mais interessante uma lente mais versátil, que não precise ficar trocando de lente como a 18-135mm, mas as duas que mencionou, possuem qualidade ótima maior.

      Abraços,
      Simxer

  • Simxer, bom dia,
    Sou novato no segmento e tenho uma dúvida que está me deixando louco:
    Possuo duas câmeras, sendo: Uma Nikon Coolpix P530, 42X WIDE OPTICAL ZOOM ED VR, com lente 4.3-180mm, 1:3-5.9.
    A outra, é uma Nikon D3200 com lente AF-S, DX, 55-200mm 1:4-5.6GII ED VR.
    A dúvida é a seguinte: Se a lente da Coolpix é 180mm e a da D3200 é 200mm, porque a Coolpix foca muito mais longe e aproxima mais o alvo que a D3200??? Preciso ter essa compreensão e solicito sua ajuda.
    Em tempo: Sou admirador de suas publicações e tenho aprendido bastante com seu conteúdo bastante didático e esclarecedor.
    Grande abraço.

  • Você é um Anjo, agradeço sua resposta objetiva e de fácil entendimento. É fantástico quando pessoas como você que detém o conhecimento, se disponibilizam a compartilha-lo com quem realmente precisa. Isso não tem preço e nem como agradecer.
    Te desejo mais sucesso e continuo seu discípulo e admirador.
    Grande abraço.

    • fotodicasbrasil

      Imagina Luiz, eu que fico muito feliz que meu conhecimento possa ajudar alguém, é pra isso que estudamos tanto, a graça é compartilhar! 🙂

      Grande abraço.
      Simxer

  • Olá, boa tarde, estou duvida e preciso de uma sugestão.
    Preciso comprar uma cãmera e lente para um trabalho de moda para fotos externas…e não posso investir muito agora, eis a dúvida…
    Nikon D5500 + lente Nikon 70 200 F/4 ou sera melhor 2.8?
    ou
    Nikon D750 + lente 24 120 F/4 VR
    sugestões serão bem vindas…
    sou iniciante intermediário rsrs
    obrigado
    e Parabéns pelo site e pelas dicas…

    • D750 é muuuuito melhor!! Ela é Full Frame – profissional e a outra é cropada, boa também, mas não profissionalmente. A 70-200mm tem a qualidade ótica muito superior a 24-120mm. Se puder comprar lentes mais claras, melhor para retratos. Eu gosto muito da 85mm, 100mm, e a sempre queridinha 50mm. Ainda tem a 24-70mm (2.8) que é excelente!Espero ter ajudado!Abraços, Simxer ​

  • Boa tarde,

    Em relação ao comentário acima, então quer dizer que a Nikon D5500 não é um bom investimento para fotografar profissionalmente?

  • Bom dia,
    Estava comparando a Canon T5i com a Nikon D5300 que possui um preço similar. A Nikon D5300 pareceu-me bem superior. Contudo, pelo que levantei, quando precisar comprar lentes a Canon leva Vantagem. As lentes da Canon parecem bem mais baratas do que as da Nikon, o que poderia inverter a questão do custo da câmera. Seria isso? As lentes da Canon são bem mais baratas do que as da Nikon? Ou não estou fazendo uma comparação adequada.

    • É isso mesmo Vladimir! Como todas as câmeras da Canon possuem motor de foco no corpo, as lentes são mais baratas, já as câmeras de entrada da Nikon como a D5300 não possuem, elas vem com uma lente de kit com motor, mas quando quiser outras, serão mais caras se comparadas as da Canon. As duas marcas são excelentes!

      Abraços,
      Simxer

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!