Compensação de Exposição (EV+/-)

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Compensação de Exposição, ou pelo menos ter visto um botão ou o símbolo universal para essa função, mas não se arriscou muito a utilizar.
Icone-Compensação-de-exposição
Esse é um recurso muito básico! Inclusive pode ser encontrado em aplicativos de celulares, e você pode estar se perguntando porque eu ainda não havia abordado esse assunto aqui no Foto Dicas Brasil, que é um site voltado a ensinar fotografia para iniciantes, já que faz parte do básico? Simples, esse recurso pode ser resumido em uma frase: Se você precisa de mais luz, compense para mais, se precisa de menos luz, compense para menos.

A questão é que pra você entender exatamente pra que serve a compensação de exposição e, o mais importante, como aplica-la corretamente, você terá que entender funções e técnicas que não são tão básicas assim, e se você domina todas elas, acaba não precisando lançar mão da compensação de exposição.

Percebeu? Então pra quem seria a compensação de exposição? Para iniciantes que ainda não dominam o modo manual, e para aqueles intermediários que até já fotografam no modo manual, mas por várias razões, ainda utilizam alguns modos de cena semiautomáticos como o “P”, “AV” ou “TV”.

A primeira informação importante é que a compensação de exposição não funciona nos modos de cena “Automático”, e nem no Modo Manual, por motivos lógicos já que no primeiro a câmera decide absolutamente tudo por você (o que é péssimo!), e no segundo, é você quem está no controle de tudo (que é o ideal).

Fotometria e Fotômetro

 

Para entendermos o que é a compensação de exposição, precisamos entender primeiro o que é fotometria. Como os assuntos abordados neste artigo já foram escritos por mim de forma mais abrangente e completa, deixarei linkadas as palavras pra você estudar mais.

Bom, Fotometria é a medição da luz na fotografia. Consiste na técnica fotográfica que tem o objetivo de calcular a quantidade da luz que entra na câmera, resultando em uma imagem equilibrada e deixando a foto perfeita, ou seja, “É a quantidade de luz capturada por uma fotografia”.
Já o fotômetro é um aparelho que mede a intensidade da luz, adequando a necessidade específica estipulada pelo fotografo em obter o equilíbrio de luz desejada na fotografia. Existem dois tipos de fotômetros, os embutidos e os externos.

O fotômetro embutido na câmera mede a luz refletida pela cena, calculando a quantidade de luz atingida na pessoa, objeto ou paisagem que está sendo fotografada. Eles são padronizados para calcular e ajustar a imagem para conseguir um tom de cinza médio, que é quando a câmera acredita que esteja correta a exposição.

Exposição-Correta

Caso contrário a sua imagem pode ficar superexposta – com muita luz.

Superxposta

Ou ao contrário, subexposta – com pouca luz.

SubExposta

Cinza 18%

Aqui é onde realmente a compensação de exposição começa a fazer sentido! A sua câmera é projetada para enxergar as cenas como um cinza médio, ou seja, quando sua câmera avalia toda a cena para conseguir uma exposição balanceada (ou “correta”), na “cabeça” da câmera é de 18% cinza, fica fácil entender que isso é um grande problema quando estamos fotografando cenas com poucos contrastes, ou seja, branco no branco, ou preto no preto, porque nossa câmera sempre vai fazer essa medição puxando pro cinza médio, como na foto abaixo em que eu fotografei dois fundos diferentes, um branco e outro preto, nas mesmas condições de luz e no modo automático da câmera.

Modo de Medição

 

Então ela sempre vai puxar a fotometria pro cinza médio? Sim! Mas a forma como ela mede a cena, pode variar de acordo com o Modo de Medição utilizado. Você pode estudar como eles funcionam neste artigo: “Modos de medição”, mas aqui vou abordar o modo matricial que é o padrão da maioria das câmeras e também é o utilizado no modo automático.
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No modo matricial, a câmera irá fazer uma média da leitura da fotometria em toda cena enquadrada, isso significa que se eu tenho um objeto ou uma pessoa com um fundo grande e brilhante como em cenas de neve, você terá 99% de chance da sua neve ficar cinza!
Pés-na-Neve

Botas na Neve – via Shutterstock

 

Nesses casos, a melhor opção é utilizar o Modo de Medição Pontual e escolher um tom neutro da cena, nem preto, nem branco, claro que o ideal seria o tal 18%, mas na ausência dele explicitamente, vale outras cores que possuam tons neutros, o importante é evitar o branco total e o preto total para essa medição.

Como Usar a Compensação de Exposição

 

Já entendemos como funciona a fotometria e como nossa câmera pode medir essa luz, agora vamos entender como a Compensação de Exposição funciona na realidade.
Quando você fotografa alguma cena como as descritas anteriormente, ou seja, com predominância de algum tom muito mais claro ou mais escuro que o cinza médio, a nossa câmera vai interpretar isso de forma errada, e aí nós precisamos dizer pra ela que naquele caso específico, nós queremos que ela superexponha ou subexponha a foto de propósito, por que só assim a fotometria estará correta.

Na maioria das DSLRs, a câmera terá um pequeno botão com um +/- nele. E pressionando esse botão você poderá escolher a compensação de exposição, normalmente se girar algum seletor será possível fazer isso de forma bem simples, mas caso não ache, basta procurar no seu manual aonde se encontra a “Compensação de Exposição”.

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A informação mais importante aqui é que quando girar esse seletor, ele fará isso em “stops”.

STOP

 

Aqui você tem um artigo completo sobre esse conceito: “Pare! O conceito de Stop”, mas porque entender esse conceito é tão importante? Simples, dependendo da Compensação de Exposição que escolher (+ ou -) e do modo de cena que estiver usando (P, AV ou TV), a sua câmera irá escolher um parâmetro diferente para compensar! E caso você não fotografe no modo manual ainda, saiba que tanto abertura, velocidade e ISO, trazem benefícios e malefícios!

E como é feita essa compensação? Em stops, ou seja, cada + ou -, vai representar uma variação de abertura ou velocidade diferente, tomamos como exemplo essa imagem que possuem três fotos que foram feitas exatamente sob as mesmas condições de luz no modo P (Programado – que é aquele modo que sua câmera configura abertura e velocidade e você pode compensar a luz com o ISO).

Quando eu aumento a compensação de exposição em 1 ponto (+1), ele baixa em 1 Stop a velocidade, isso acontece porque quanto mais baixa a velocidade, mais luz eu tenho na minha foto, quanto exatamente? O dobro da anterior!

CompensaçaoFundoBranco3juntas

Repare que a velocidade caiu para 3”2 (mais de 3 segundos!) e como você já sabe, seria impossível conseguir essa foto sem tripé.
E aí você me pergunta? Mas porque você não aumentou o ISO então, que nesse caso, traria um prejuízo muito menor, afinal, essa velocidade é impraticável no dia a dia sem condições especiais de configurações e equipamentos. Simples, eu estou usando um modo semiautomático, desenvolvido para iniciantes que ainda não fotografam no modo manual e por isso, talvez não tenha consciência ainda de opções melhores para fazer.

Eu repeti a mesma foto, nas mesmas condições de luz, só que dessa vez com um fundo preto, e aqui quando eu diminuo em 1 ponto a minha compensação de exposição, a minha câmera aumenta a velocidade em 1 stop, neste caso já seria melhor, visto que velocidades altas não causam prejuízo, mas ainda assim, as fotos possuem baixas velocidades que não seriam possíveis no dia a dia.

CompensaçaoFundoPreto3juntas

Compensação de Exposição nos Modos de Cenas Diferentes

 

Como disse antes, dependendo do modo de cena, a sua câmera escolhe um parâmetro diferente.

Modo Prioridade de Abertura (A ou AV) – No modo de prioridade de abertura, a compensação de exposição altera a velocidade do obturador. Lembre-se que neste modo, você define a abertura e a câmera fixa a velocidade do obturador correspondente. Se você alterar a abertura, a câmera apenas define uma outra velocidade do obturador correspondente, e não há nenhuma mudança no nível de exposição, ou seja, em princípio, não importa o quanto você mexa na abertura, a sua câmera irá sempre usar uma velocidade que dê a mesma exposição. Neste caso, a compensação de exposição te dá a capacidade de alterar a velocidade do obturador (e o valor global de exposição) enquanto permanecer com a mesma abertura que você originalmente havia definido, é como se você obrigasse a câmera a também mexer na velocidade.

Prioridade de Velocidade (V ou TV) – No modo de prioridade de Velocidade a compensação de exposição altera o tamanho da sua abertura. É basicamente o inverso do modo de Prioridade de Abertura. Você define uma velocidade do obturador e a câmera define uma abertura correspondente. Portanto, a compensação de exposição consegue mudar a exposição, permitindo-lhe mudar esse tamanho de abertura.

E essa variação também se dá em Stops! Não vou cobrir neste artigo como se constrói a escala de abertura, é um cálculo bem divertido, mas seria muita informação. Aqui minha dica é que você fique atento que um stop acima (+1) vai te dar um abertura maior (números pequenos) e um stop abaixo (-1), te dará aberturas menores (números de aberturas grandes).
E além da luz que você está escolhendo (mais, ou menos luz), a abertura influencia a profundidade de campo, que resumindo seria quanto maior a abertura, mais fundo desfocado você tem, quanto menor a abertura, mais coisas em foco você terá em sua cena.

No modo Programado (P) – No modo programado, as câmeras que eu testei a Compensação de Exposição, também alteraram a velocidade do obturador. É possível que a sua funcione de forma diferente, ou talvez você possa alterar isso em algum menu. E Tal como acontece com tantas coisas, esta é uma ótima oportunidade para dar uma boa lida no seu manual 😉

Dicas Finais

 

Quando então a Compensação de Exposição pode ser muito útil?

– Quando estiver utilizando algum modo semiautomático e ainda assim precisar aumentar ou diminuir a quantidade de luz.

– Quando estiver fotografando cenas de baixo contraste, com muito branco ou muito preto.

– Quando a sua câmera informar que a fotometria está correta (o fotômetro estiver marcando no zero), e ainda assim a foto estiver clara ou escura demais para o resultado que você pretende obter.

Bom, fique atendo ao modos P e TV quando estiver em baixas condições de luz, porque a câmera baixará a velocidade, por isso, estar com ela estabilizada em algum lugar ou em um tripé, pode ser a diferença.

E no modo AV, escolher mais luz, pode significar mais desfoque da cena, e nem sempre isso é algo desejado, principalmente em fotos de paisagens.

Exemplos Práticos

 

Esses são os resultados da compensação de exposição de uma cena parada no modo P com um tripé e dois fundos diferentes, um branco e outro preto. As 6 fotos utilizaram o modo de medição matricial e você pode estudar nos Exif´s das fotos como os resultados podem ser diferentes quando se compensa em 1 ou 2 pontos de diferença, primeiro pra mais:

1CompensaçaoFundoBranco_FotometriaCorreta_Low

2CompensaçaoFundoBranco_Fotometria+1_Low

3CompensaçaoFundoBranco_Fotometria+2Low

Depois pra menos:

4CompensaçaoFundoPreto_FotometriaCorretaLow

5CompensaçaoFundoPreto_Fotometria-1_low

6CompensaçaoFundoPreto_Fotometria-2Low

 

Conclusão

 

Todos nós queremos ser capazes de assumir o controle total sobre o processo de exposição, mas por razões diferentes, nem todos podemos assumir o modo manual de imediato, por isso saber como funciona a Compensação de Exposição pode ser a diferença entre ter um foto incrível, ou não.

Espero que o artigo seja útil pra você e que lhe ajude em mais um passo na sua jornada fotográfica. Se gostou, compartilhe e deixe sua opinião aqui nos comentários!

Boas Fotos e Vamos Juntos!

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Imagem destacada – Kansas City via Shutterstock

 

5/5 - (55 votes)

25 Resultados

  1. Gézica disse:

    Eu tenho muitas dificuldades nesse quesito,e esse artigo muito me ajudou,muito obrigada!

    • fotodicasbrasil disse:

      Bom saber Gézica! Obrigada pelo feedback!Abraços, Simxer ​

  2. Maria de Fáti disse:

    Artigo fabuloso. Nas aulas que tive pouco aprendi. Demasiados alunos…aqui dim..

    estou a ver e a a compreender.

    obrigada Simxer

    vc é mesmo uma grande professora/fotografa

    • fotodicasbrasil disse:

      Muito obrigada pelo carinho Maria, eu que agradeço a generosidade!

      Abraços,
      Simxer

  3. Chefferson Amaro disse:

    Simxer, excelente artigo. Como tiro muitas fotos de paisagens, uso mesmo o modo Manual. Creio que para fotos de casamento, seja muito interessante usar os modos semi-automáticos; sobretudo o modo que dá Prioridade de Abertura do diafragma – afinal não tem tripé e as fotos em casamento são corridas. Outro caso que é interessante usar os modos semi-automáticos é quando se tira foto de um objeto em movimento. No caso de uma pessoa correndo é fácil; porque já sabemos os movimentos dela. Mas tente tirar a foto de uma borboleta sem tripé e com diafragma lento (tipo 1/25, 1/50) pra ver o desafio que é ! No mais, eu ainda prefiro usar o modo 100% manual da câmera: acho que crescemos mais como fotógrafos. Pro modo manual

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Chefferson, obrigada pelo comentário! Eu sempre fotografei grandes casamentos no modo manual, como você mesmo disse, a gente fica mais "sagaz" 🙂

      Mas sou a favor sempre do bom resultado, não importa pra mim muito qual o método, desde que as fotos fiquem legais, mas para iniciantes, sua dica é mais que válida!!

      Abração,
      Simxer

  4. wanderlei mazzi disse:

    Deixei a máquina configurada no "A" a chave no modo manual e estou seguindo seu valioso conselho de fotografar no modo RAW. Já instalei o PictureProjecto original da Nikon que veio com a máquina, mas por estar em inglês, não consegui ainda desvendar os aplicativos para mexer nas fotos. Sabe se existe algum manual em português desse picture?

    Grato,
    Wanderlei

    • fotodicasbrasil disse:

      Não conheço Wanderlei. Fico te devendo essa. Você pode tentar fazer uma busca por tutoriais do programa, às vezes é mais fácil de entender vendo vídeos.Abraços, Simxer ​

  5. wanderlei mazzi disse:

    Oi Simxer, boa tarde!

    Não consegui ainda mudar a velocidade independente da abertura, pois quando mexo para mudar a velocidade ela fica sempre em 30 ou menos. Sabe como posso fazer para mudar a velocidade independente da abertura no modo RAW da máquina Nikon D40-X?

    No momento aparece configurado no menu: Aut. prior. Abertura, ISO A.

    Gostaria de repetir os execícios com as mesmas aberturas, ISO e velocidade.

    Grato.
    Wanderlei

  6. Maury Vivas disse:

    Boa noite Simxer.
    Muito boa esta explicação.
    Como gosto mais de fotografar pássaros e animais de um modo geral e minha câmera é SuperZoom, o modo manual não me ajuda muito. Prefiro o modo TV ou S.
    Mas me esclareceu e bem como usar a compensação de exposição.
    Mais uma vês Obrigado
    Atenciosamente.

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Maury por trazer sua experiência!

      Grande abraço,
      Simxer

  7. Rosana disse:

    Oi Simxer. Tudo bem?
    Já acompanho seu trabalho faz um tempinho, gosto muito, mas nunca havia comentado.
    Durante um bom tempo fotografei apenas em manual, com um certo preconceito contra qualquer outro modo, mesmo que semi automático, pois não me parecia coisa de profissional.
    O trabalho constante e ter feito cursos com professores incríveis que simplesmente diziam fotografar no semi automático sim, me fez mudar de ideia.
    Hoje, em quase 80% do tempo, principalmente em eventos, fotografo no modo A (prioridade de abertura), compensando a exposição a todo momento quando quero uma cena mais clara ou mais escura. Mas tomo certos cuidados que pra mim são essenciais, como limitar minha velocidade mínima do obturador (no meu caso gosto de 1/125) e também sensibilidade máxima (limito o ISO em 4000, pois mais que isso fica sofrível na minha D7100).
    Raramente uso modo de medição matricial, prefiro o pontual medido na pele do fotografado.
    Acredito que cada um se encontra de uma forma diferente e isso é muito bom.
    Parabéns pelo texto, ficou super bacana!

    • fotodicasbrasil disse:

      Rosana, eu agradeço muito o seu comentário, é realmente muito rico pro nossos leitores, concordo com sua opinião de que cada um se encontra de uma forma, e a sua parece ser excelente, usou a facilidade, mas com sabedoria, parabéns!!
      Abraços,
      Simxer

  8. régia disse:

    Boa tarde! Quando penso que tenho muito ainda que aprender, cada vez mais fico fascinada por fotografia.
    Você é maravilhosa em suas explicações. Muito obrigada!!

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Régia, você é muito gentil!
      Abraços,
      Simxer

  9. Aliomar Soares Lopes disse:

    Excelente artigo Simxer, parabéns!

  10. Norival disse:

    Simxer Bom dia. Parabéns pelas informações. As vezes notamos botões diferentes e não procuramos saber para que servem.

    • fotodicasbrasil disse:

      Isso aí Norival, agora já temos mais um a nosso favor!
      Abraços,
      Simxer

  11. Zulmira Relvas Grado disse:

    Fabuloso artigo!
    Tenho andado com este problema,visto não estar a conseguir equilibrar as situações em vários modos.
    Se colocava modo ( M ) não entendia porque é que o fotómetro alterava cada vez que mexia na velocidade ou foco e vice versa.Pensei: Mas será que não consigo colocar com que este trabalhe independente para ser eu a programar??? Não consegui vêr no manual. Panasónic Lumix GX1…..assim vou por tentativas
    Vou reler melhor…
    Muito bom e bem explicado

    • fotodicasbrasil disse:

      Que bom que foi útil Zulmira! Obrigada por comentar!

      Abraços,
      Simxer

  12. Flavio Concei&ccedil disse:

    Maravilha de explicação, obrigado.

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Flávio!

      Abraços,
      Simxer

  13. Carlos Guilherme disse:

    Boa e esclarecedora exposição do tema. Acho o artigo muito bom para quem ainda tenha dúvidas sobre o que é compensação de exposição!
    GOSTAVA DE CONTINUAR A RECEBER DICAS DESTE TIPO QUE TEM MUITA QUALIDADE E CLAREZA DE APRESENTAÇÃO
    CalGil

    • fotodicasbrasil disse:

      Claro CarlGil, fico feliz em saber!

      Abraços,
      Simxer

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