Foto Dicas Brasil 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo - Foto Dicas Brasil
Destadada-34-maneiras-de-ganhar-dinheiro-como-fotógrafo
29.509 views | by Simxer
34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Quando se fala em ganhar dinheiro, para muitos pode ser desafiador, mas quando falamos em ganhar dinheiro com arte, aí a coisa toma uma proporção um pouco maior.

A intenção deste artigo não é “revelar” fórmulas mirabolantes, mas simplesmente dar ideias de áreas e formas de como podemos monetizar nossa arte, transformando um hobby em algo rentável, ou minimamente sustentável, você bem sabe que quanto mais nos aventuramos nesse mundo incrível que é fotografar, mais investimentos são necessários, em estudos, ou em acessórios e equipamentos.

Eu li muita coisa sobre o tema, inclusive eu mesma já escrevi um artigo sobre os tipos de fotógrafos que poderíamos nos tornar, mas a ideia aqui é como ganhar dinheiro como fotógrafo e não simplesmente qual tipo de fotógrafo podemos nos tornar, e como sei que grande parte do meu público é de fotógrafos iniciantes e hobbystas, vou encaminhar meu artigo para essa direção.

Acredito que um dos maiores desafios para ganhar dinheiro com fotografia, seja simplesmente não saber por onde começar.

Então vamos dar uma olhada nestas opções.

Há várias maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo – provavelmente muito mais do que você imagina. Vamos separar em 3 segmentos:

– Fotografar Pessoas –

 

Fotografando Pessoas 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Fashion Photographer via Shutterstock

 

1. Casais

2. Casamentos

 

Beautiful bride via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Beautiful bride via shutterstock

3. Famílias

4. Maternidade

5. Parto

6. Bebês

 

sleeping baby via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

sleeping baby via shutterstock

 

7. Moda

8. Eventos

9. Boudoir

 

Black and white portrait via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Black and white portrait via shutterstock

 

10. Retratos

11. Música

12. Esportes

13. Retratos Corporativos

 


businesswoman leader via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

businesswoman leader via shutterstock

14. Retratos Escolares

15. Retratos de Formatura…

 

 – Fotografar “Coisas” –

 

shooting food via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

shooting food via shutterstock

 

16. Comida

17. Animais de Estimação

18. Arquitetura

 

Architecture via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Architecture via shutterstock

 

19. Viagens

20. Imóveis para venda

21. Mídias Sociais

22. Fundo do mar

 

Tiger shark via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Tiger shark via shutterstock

 

23. Cabines Fotográficas

24. Editorial e Jornalismo

 

press photographer via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

press photographer via shutterstock

 

25. Aérea e Drones

26. Científico…

 

Underwater photographer via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Underwater photographer via shutterstock

 

– Outras Formas de Fotografar –

 

27. Ensinar Fotografia

28. Ser um Segundo Fotógrafo

29. Gerenciar Passeios de Fotografia

 

Bengal tiger walking via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Bengal tiger walking via shutterstock

 

30. Editar e Retocar

31. Vender Impressões

32. Vender Álbuns de Fotos

33. Montar uma Exposição

 

Woman standing in the gallery via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Woman standing in the gallery via shutterstock

34. Vender Fotografias…

É incrível como lembrei praticamente de um amigo fotógrafo pra cada uma dessas ideias!

Então por onde começar?

A primeira dica é você realmente pensar em cada ideia e imaginar como seria trabalhar com esse tipo de fotografia.

Essas ideias podem ser úteis, independente de você estar apenas pensando em entrar para o mundo da fotografia, mudar sua direção atual ou adicionar uma nova fonte de renda ao seu negócio.

Mas a parte difícil é decidir com o quê seguir em frente. O que VOCÊ deveria fazer? Escolher uma das maneiras populares e da moda? Ou escolher algo mais tradicional?

Eu não posso, é claro, dizer o que você deve fazer. Mas posso te dar um conselho. Escolha maneiras de ganhar dinheiro com sua fotografia que combinem com seus próprios interesses. Quanto mais paixão e energia você tiver pelo seu trabalho, mais sucesso você poderá encontrar. Então, enquanto você lê, continue se perguntando: “o que realmente me interessa? Em quê eu poderia me ver trabalhando por anos?” Se algo trouxer muita animação e energia para você, comece a fazer alguma pesquisa e procure mais informações. Esta pode ser uma nova e excitante direção para você!

Mesmo que você faça algo bem, não significa que seja a sua melhor forma de fotografar. Vou te dar um exemplo, eu fotografei casamento por anos, e isso me habilitou a fazer eventos com bastante técnica e habilidade, já que dos eventos noturnos, talvez esse seja o mais desafiador, exigindo um alto conhecimento técnico (você não tem tempo de ficar pensando qual melhor ângulo ou luz, precisa se ajustar imediatamente a todas as condições que aparecem, tendo que ter domínio total do seu equipamento) e disposição física (14 horas em pé com duas câmeras não é algo muito confortável), como bem mostrou o fotógrafo Arthur Foscini nesse divertido desenho.

Queroserfotografo 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

E é claro que fotografar casamento não é só o “dia do casamento”, tem a pré-produção e a pós-produção! Mas porque estou dizendo isso? Porque seria óbvio que fotografar festas infantis seria um caminho tranquilo, afinal são bem menos horas, menos pessoas e por isso, menos trabalho… mas o que descobri na prática é que quatro horas ajoelhada ou abaixando e levantando, “correndo” atrás de pequenos que não querem ser fotografados em sua maioria, tornaram pra mim, uma área desafiadora demais. Adoro crianças e acho que lido muito bem com elas, mas naquele ambiente eu não me saía tão bem quanto nos casamentos, simples assim, o que evidentemente não acontece para milhares de fotógrafos infantis que amam o seu nicho e o fazem com maestria!

Por isso, testar nichos diferentes pode ser algo determinante quando o assunto for ganhar dinheiro, já que é muito mais difícil manter um trabalho do qual você não se sente plenamente satisfeito e nesses casos o dinheiro passa a ter um peso, às vezes até exagerado.

 Pessoas, a Forma Mais Popular

Se você quiser ganhar dinheiro com a sua câmera, seria bom você começar a trabalhar com suas habilidades de fotografar retratos. A melhor parte é que, como você pode ver na lista, há muita variedade quando se trata de fotografar pessoas para satisfazer quase todos os interesses dos fotógrafos, e sim, pode ser o primeiro passo pra você encontrar um caminho só seu.

Novas Maneiras Para Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Há algumas maneiras de ganhar dinheiro nesta lista que existem desde a invenção da fotografia. Retratos, por exemplo. Isso existe há muito tempo, e não irá desaparecer. Embora a forma como um fotógrafo de retratos fotografa e faz dinheiro possa ser diferente agora (arquivos digitais?), a ideia básica é a mesma.

Mas o mais excitante é que existem alguns gêneros novos de fotografia, que ainda estão no início, mas crescendo rapidamente, tanto no número de fotógrafos entrando nesse ramo, quanto no número de clientes procurando por isso. Se algum deles chamar sua atenção, siga em frente. Você pode conseguir um grande sucesso! Vou falar sobre alguns rapidamente.

Fotografia aérea e com drones

 

flying UAV drone via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

flying UAV drone via shutterstock

 

A fotografia aérea já existe há muito tempo, mas com as vantagens da alta qualidade, drones acessíveis (como o mega popular DJI Phantom), que requer uma curva de aprendizado relativamente curta, este gênero da fotografia expandiu bastante. Por menos de mil dólares (quase o mesmo preço que uma câmera DSLR básica), você pode criar imagens e vídeos aéreos impressionantes. Aqui no Brasil, a 3D Robotics anunciou o Drone Solo, também por menos de mil dólares, você pode ver mais informações aqui.

Este tipo de fotografia, agora muito mais acessível para fotógrafos e clientes, está se tornando cada vez mais popular. A criativa banda Ok Go acabou de lançar seu último clipe musical, e ele foi inteiramente gravado com um drone, você pode conferir o making off e ver o drone em ação, e depois o resultado final no videoclipe, lembrando que eu não estou discutindo o gosto musical, nem visual do clip 😉

Eu mesma tenho um amigo fotógrafo profissional e ganhador de prêmios internacionais de fotografia, que atualmente ganha muito dinheiro fazendo filmagens e fotos de condomínios de luxo para imobiliárias com drones 😉

Não é a coisa mais simples do mundo pilotar drones, mas talvez esta seja uma habilidade ainda desconhecida que você tenha.

Então, se você sempre adorou brinquedos de controle remoto e fotografia, não poderia haver maneira melhor de ganhar dinheiro do que com fotografia com drones.

Fotografia de Parto

newborn baby via shutterstock 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

newborn baby via shutterstock

Este tipo de fotografia ainda surpreende as pessoas, que dizem, “Sério? As pessoas querem isso?” Mas eu posso dizer que fotos de parto estão entre as imagens mais legais que um cliente poderia ter, além do próprio parto, a preparação e os primeiros momentos do bebê podem resultar em imagens incríveis, afinal, fotografias de parto requerem uma sensibilidade particular, e muita energia e dedicação, mas esta também é uma das expressões mais puras que atrai tantas pessoas para fazerem retratos – amor, alegria e felicidade.

Aqui no Brasil tem crescido os partos humanizados e tenho recebido cada vez mais emails pedindo informações e dicas, talvez seja hora de ficar de olho neste nicho.

E se este tipo de fotografia chama o seu interesse, então pesquise mais sobre isso. Como disse, isso está ficando cada vez mais aceito, e vem aumentando a demanda, e um ótimo fotógrafo de partos poderia rapidamente ver seu orçamento crescer.

Mas e quanto às fotos de paisagens??

Justamente pelo perfil dos leitores do Foto Dicas Brasil e dos meus alunos, tanto de workshops e passeios-aula, que esse é um ponto muito interessante.

É quase unânime quando pergunto por qual tipo de fotografia você se interessa e a resposta ser, fotos de natureza! Às vezes tenho a impressão que muitas pessoas escolhem fotografar outras coisas por não entenderem como se ganha dinheiro fotografando paisagens, e é claro que é um desafio e tanto.

Geralmente, esse gênero da fotografia requer uma abordagem diferente com relação a gerar uma renda. Fotógrafos de paisagens ganham dinheiro vendendo suas fotos, livros, ensinando ou gerenciando tours de fotografia. Eles geralmente não são contratados para saírem e criarem fotos. Eles fazem isso por conta própria, e então precisam trabalhar para vender as imagens depois. Com a fotografia de fine art é a mesma coisa.

Há exceções para isso? Eu tenho certeza que sim. Eu tenho certeza que há fotógrafos de fine art por aí que são patrocinados para fotografar alguma coisa, ou fotógrafos de paisagens que são contratados para tirarem fotos em uma montanha, por exemplo.

Mas, geralmente eles usam o “Outras Maneiras” para ganharem seu dinheiro.

Essa semana eu assisti ao incrível documentário “Sal da Terra” que é a biografia do Sebastião Salgado, o filme é incrível porque a história dele nos traz algumas importantes reflexões sobre a nossa profissão. Ele já foi citado inúmeras vezes por meus alunos como exemplo do que gostariam de fazer.

Sal da terra 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Acho que o projeto fotográfico mais curto do Sebastião Salgado durou 3 anos fotografando, sem contar os preparativos e a pós-produção para tornar depois em algo vendável, fosse uma exposição, fosse um livro.

Ele nos mostra que a primeira jornada foi feita com todas as economias que ele e a esposa, Lélia, tinham na época, ou seja, arriscaram tudo, e detalhe, teriam que esperar 4 anos pra verem se havia valido a pena. Que ele praticamente não viu o filho nos primeiros 18 anos do garoto, já que as jornadas eram muito longas.

Que ele enfrentou cenas terríveis na África a ponto de não querer mais fotografar, havia perdido a fé na humanidade e isso havia abalado profundamente sua vontade de continuar fotografando. Mas que recuperou quando fez o projeto “Genesis”, que levou 8 anos e se transformou em uma exposição mundial e um livro. E apesar da maioria dos amigos ficarem dizendo que ele iria fracassar por que não seguia a linha da fotografia social pelo qual ficou conhecido, ele seguiu seu instinto e fez acontecer.

Genesis 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

O quero dizer com isso é que absolutamente tudo exige trabalho, dedicação e muito, muito esforço, mas que principalmente que todo trabalho, dedicação e esforço te parecem leve quando você faz o que realmente acredita.

Sebastião Salgado ganha muito dinheiro sim, mas até isso acontecer ele se dedicou ANOS, e não só alguns eventos que não renderam o que gostaria.

Então, como ganhar dinheiro com minhas fotos de paisagem?

Bom, se você ainda não é o Sebastião Salgado, e não pretende sair pelo mundo por alguns anos para um projeto fotográfico, mas ainda assim possui várias fotos incríveis que fez em suas viagens, ou em sua cidade natal, por exemplo, uma excelente forma de monetizar essas fotos, é as vendendo em bancos de imagens, e a grande vantagem é que não precisa ser só de paisagem.

Eu, por exemplo, mesmo fotografando alguns nichos diferentes, é claro que não tenho fotos para todos os temas que abordo aqui no Foto Dicas Brasil, por isso acabo também sendo cliente de bancos de imagens e comprando quando preciso, e quem sabe a sua foto um dia não pode ser a próxima?

Eu costumo usar a Shutterstock, que é fornecedora líder global de imagens de alta qualidade, e que licencia para empresas, agências de marketing e organizações de mídia pelo mundo inteiro. O que aumenta bastante a sua chance de conseguir fazer dinheiro.

Eles têm uma comunidade de mais de 60.000 colaboradores e atualmente tem mais de 40 milhões de imagens.

Ser um colaborador é uma forma rápida, cômoda e eficiente de divulgar uma boa coleção de imagens. As fotografias disponibilizadas podem ser utilizadas para propaganda impressa ou na Internet, em livros e revistas, em jornais, em sites, em folhetos ou embalagens, ou em um grande número de aplicações personalizadas, de acordo com os termos de licenciamento com os quais o fotógrafo e o comprador concordaram.

Para lucrar com as imagens licenciadas, a própria Shutterstock dá a receita para fazer sucesso com os compradores:

Os Ingredientes das Imagens e Vídeos de Arquivo Mais Vendidos

 

  1. Têm valor comercial

“Valor comercial” representa a probabilidade de que sua imagem ou vídeo será útil para um comprador criativo. Como várias imagens são licenciadas para usos comerciais, corporativos, de marketing ou de publicidade, quanto mais atraente e utilizável uma imagem for para um amplo número de usos, inclusive usos editoriais e comerciais, mais “valor comercial” ela terá.

  1. Têm significado literal e conceitual

Uma imagem de um surfista em uma grande onda representa assunto literal, como “surfista”, “onda” e “prancha de surfe”. Mas, algumas imagens de surfe ilustram conceitos abstratos, como “risco”, “aventura”, “empolgação”, “perigo”, etc. As imagens com significado literal e conceitual têm mais probabilidade de se tornar conhecidas como imagens de arquivo.

  1. Têm espaço para texto

Vá até a banca de jornal e escolha algumas revistas. Observe a capa da revista e folheie-a. Observe os anúncios. Como os designers estão sobrepondo o texto nas imagens? As imagens estão repletas de poluição visual e distrações ou são visualmente simples e limpas?

  1. São inspiradoras

As imagens que inspiram uma reação emocional são mais valiosas do que as que não inspiram. A imagem de um alpinista comemorando sua chegada a um pico pode desafiar nossa noção do que é humanamente possível e realçar novos níveis de beleza estética.

  1. Equilibram “aspiração” com honestidade e autenticidade

O conceito de “aspiração” é definido como o desejo de uma pessoa de ser algo melhor. Entretanto, no caso de pessoas reais, não podemos esperar que todos sejam fisiculturistas, alpinistas ou supermodelos. De modo geral, compradores querem imagens que equilibram valores positivos, aos quais todos nós aspiramos, com representações sinceras que o público sentirá como sendo realistas e possíveis.

Gostou?

E você ainda pode baixar o “Guia de Sucesso do Colaborador”, onde vai ter passo a passo como se inscrever e as principais razões para se conseguir sucesso na venda das suas fotos.

Aproveite e baixe também o guia “Protegendo seu conteúdo” onde você vai aprender tudo sobre direitos autorais e licenciamentos.

Tenho certeza que essa é uma ótima oportunidade de mostrar ao mundo o fotógrafo incrível que você é!

Conclusão

 

Escrevi este artigo para lhe inspirar e incentivar a monetizar a sua fotografia, afinal ela tem uma ampla aplicação, muitas especialidades diferentes, e dificilmente você não irá encontrar algo que goste e com mais dedicação, monetizar isso.

Eu fotografei durante anos casamentos de grande porte, também fotografei muito no meu estúdio fotográfico, há anos dou aula em workshops, escrevi dois livros, o “Fotometria Simples – Você no controle da Luz” e o “Nikon ou Canon, Câmera Profissional ou Semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo!” e há 1 ano criei este site onde me dedico a ensinar fotografia a fotógrafos iniciantes e amadores.

Como você pode perceber, eu monetizo a minha fotografia de diversas formas e se você me perguntasse o que mais gosto de fazer, eu teria grandes dificuldades em responder, se pensar bem, eu não poderia estar aqui agora escrevendo este artigo se não tivesse feito todo esse caminho.

Às vezes será necessário inclusive manter um emprego enquanto se estabiliza no mercado fotográfico, conheço alguns exemplos de sucesso que depois de algum tempo, puderam finalmente se dedicar somente a fotografia. Aqui o importante é não desistir!

Por isso experimente fotos, nichos, caminhos diferentes, tenho certeza que você irá se encontrar!

E pra encerrar, deixo você com a inspiradora história do Baianinho João Pedro Miranda Caldas de 12 anos, que vende suas fotos na internet pra comprar outros equipamentos.

Quando ele se mudou para Paris, na França, a fim de acompanhar sua mãe que foi fazer doutorado, ele, também conhecido como MiriM, não entendia nada de francês. Sem amigos, em uma cidade nova e sem domínio da língua, foi na fotografia que ele encontrou uma forma divertida de passar o tempo.

Comecei a mexer na câmera fotográfica do namorado de minha mãe, para o tempo passar mais rápido. Aí eu gostei, ele me ensinou mais e eu passei a fotografar os shows da banda em que ele tocava e cantava.

MiriM

No site, o garoto realiza a venda das fotografias e pede um mínimo de R$20.00 como contribuição, para pagar a impressão e o envio.

O que eu quero com isso? Primeiro, quero mesmo é que minhas fotos fiquem conhecidas. E depois, quero poder comprar lentes novas, equipamentos novos e melhores!

MiriM

As fotos são tiradas no dia a dia em Paris e também durante as viagens que faz com a mãe pela Europa.

Muitas vezes a criatividade não está necessariamente nas fotos, mas na forma de ganhar dinheiro com elas 😉

E se já monetiza suas fotos, este artigo pode ser útil: O Valor Profissional.

Então, tem alguma sugestão diferente? Alguma dica pra compartilhar com quem quer viver só de foto? Deixe seu comentário.

Suces$o!

AssinaturaPosts  34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Imagem destacada growing money via Shutterstock

34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo 4.98/5 (99.67%) 304 votes
pixel 34 Maneiras de Ganhar Dinheiro Como Fotógrafo

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

36 Comments
  • Maria de Lourdes

    Bom dia ,

    Sou nova e estou estudando muito,lendo vários artigos , mas ainda tenho várias dúvidas em especial quanto resolução de fotos para revelar. Qual a melhor resolução para revelar fotos 10×15 ou maior, também qual resolução para fotos para internet.
    Grata
    Maria de Lourdes.

  • muito boa a materia.gosto de fotografar pessoas e fazer retratos, talvez seja um caminho..gostei muito das dicas.

  • Que ótimo artigo, muito útil!

  • Boa tarde!
    Sinceramente… Não encontro palavras para agradecer tudo que tenho aprendido com você, com os seus artigos, com suas palestras, etc. Enfim, sem demagogia nenhuma, você me faz (sou iniciante em fotografias), nunca desistir e seguir sempre em frente. O e-book fotometria simples é um exemplo que a leitura, treinamento e a persistência são fundamentais para um grande êxito. Obrigado por todo esse ensinamento.

    • Ademil, são feedbacks como esse que também me fazem continuar trilhando esse caminho de passar tudo que aprendi e continuo aprendendo com vocês!!

      Muito obrigada, mesmo!!

      Grande abraço,
      Simxer

  • Boa Noite Simxer!!

    Adorei essa matéria. Fiz um curso básico de fotografia no Senac e tenho uma câmera que considero boa ( uma Nikon D 5200 com uma só lente 18 140 mm ). Tava já ficando meio sem rumo em que área atuar ( pretendo por enquanto agregar uma renda extra ). Essa dica da Shutterstock foi ótima.

    Parabéns por ajudar iniciantes como eu.

    Grande abraço e sucesso!!!

    Joel.

  • Simxer,
    Muito interessante o artigo, com abordagem bem ampla e também muito motivadora e positivista, pois sempre há um meio de "monetizar" seu trabalho e por que não inventar outros que aparentemente não são explorados.
    Show de bola, gostei muito mesmo!!

  • Boa noite Simxer. Parabéns pela postagem. Vc é 10! Me encontro em uma dúvida. Tenho uma Nikon D3100, já dá pra começar a trabalhar com eventos de aniversários? E pra qual máquina você sugere fazer um upgrade?
    Grato e no aguardo.

    • Oi Hugo,
      Existem várias coisas que precisam ser levadas em consideração, considere adquirir meu ebook onde ensino como escolher seu próximo equipamento, não teria como resumir em um comentário só 🙂 http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-….

      Se tiver alguma dúvida mais específica ou entre dois modelos, fique à vontade em perguntar.

      Abraços,
      Simxer

  • Acho você uma enciclopédia da fotografia, sério, encontra os termos certo para todo aqueles que estão se integrando na fotografia como hobby ou quer se tornar profissional.
    Quero dominar o equipamento.
    Depois descobri o que realmente gosto de Fotografar.
    Saúde e sucesso sempre.

  • Gostei muito do artigo, muito bem esclarecido.

  • Parabéns, excelentes dicas. Gostei, vou coloicar seu site nos favoritos.

  • Olá, gostei bastante da matéria. Meu filho fotografa bem. Mas tem dúvidas de como faria render dinheiro. Faz faculdade e com isso poderia lhe render uma renda. Vi bastante ideias e passarei a ele. Obrigada desde já por passar sua experiência como fotógrafo.

  • Eu fico feliz em saber que isso pode ser um caminho. Boa sorte pra ele!

    Abraços,
    Simxer

  • Post muito completo e interessante! Parabéns!!

  • Qual a melhor forma para mim ganha dinheiro com minhas fotos

    • Adriano, se você não tem ainda ideia de como ganhar dinheiro com a fotografia, sugiro que você procure o SEBRAE da sua cidade, existem vários cursos de empreendedorismo que podem ajudá-lo em uma direção, já que cada área da fotografia vai depender de várias condições para ser rentáveis.

      Abraços,
      Simxer

  • Matéria sensacional! Gostei demais!

  • Olá,

    Estou muito interessado em trabalhar com fotografia. Acredito que finalmente encontrei o que gosto de fazer, o que me dá prazer e alegria. Contudo não sei bem por onde começar ou qual a minha qualificação para tal. Gostaria de saber se posso mandar algumas fotos para mostrar meu trabalho e saber que caminho tomar neste ramo. Se preciso buscar algum conhecimento específico ou se estou indo na direção certa. Como aspirante de fotógrafo, não sei falar sobre meu trabalho, mas posso mostrá-lo. Desde já agradeço a atenção.

  • Boa noite gostaria de saber como que eu fasso para tirar foto é imprimir na hora para vender a foto em parques? Qual é umas das melhores impressora fotografica portatil no mercado que possui bateria recarregável?

    • fotodicasbrasil

      Oi William, eu não conheço nenhuma impressora portátil pessoalmente, já ouvi coisas boas da Canon PIXMA iP100, mas ela não tem wi-fi, por isso você precisa achar um modelo que se adeque ao que está pretendendo fazer. Fique atento ao tempo de impressão de fotos porque isso pode ser um problema, já trabalhei em lugares com impressões na hora, e isso pode ser a diferença entre conseguir fazer um trabalho ou não. Vou deixar seu comentário aqui, talvez alguém que faça esse tipo de trabalho possa te ajudar melhor, ok?

      Abraços,
      Simxer

  • Site incrivel. Estarei aqui sempre desde agora. Sou novato na fotografia mas já amo esse ramo.

  • Amei a matéria, muito esclarecedora e me tirou várias dúvidas, baixei o Guia de Sucesso do Colaborador Shutterstock, achei uma excelente dica. Você monetiza sua fotografia de diversas formas, e nós quem agradecemos pelo site ser uma delas, ajuda muito, é aquela luz pra todas as horas.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!