Foto Dicas Brasil Inspiração e criatividade para a fotografia - Foto Dicas Brasil
13.310 views | by Simxer
Inspiração e criatividade para a fotografia

Com a existência de tantas regras e técnicas no mundo da fotografia, muitas vezes não damos a devida importância para utilizar a criatividade e inovar em nossas fotografias. Um bom profissional inspirado e criativo demonstra paixão pelo que faz e transmite o mesmo sentimento às pessoas que admiram o seu trabalho.

Inspiração e criatividade para a fotografia

CC – Stephen Hudson

Neste artigo, separei para você algumas dicas que trarão inspiração para criar fotografias criativas.

Aproveite suas viagens

 Viajar proporciona a relação com novas realidades e culturas. Conhecer novos lugares é uma ótima fonte de inspiração. Observe tudo, paisagens, a arquitetura da cidade, pontos turísticos, monumentos históricos, as pessoas que moram nesses lugares, os animais típicos entre outros detalhes porque quando menos se espera, uma foto sensacional poderá estar a sua espera.

Faça uma agenda com os lugares a serem visitados

Confie em seus olhos, evidentemente. Porém, não se esqueça de organizar uma agenda com os lugares mais interessantes para serem visitados em uma possível viagem. Também pesquise os lugares não óbvios de cada país ou estado.

Uma das preferências que muitos fazem é visitar as cidades que todo mundo visita, como por exemplo, Maceió no estado de Alagoas no Nordeste brasileiro, que é lindíssima e rende ótimas fotografias, mas não é a única opção, na mesma Alagoas, a cidade que é conhecida como o “Caribe brasileiro”, é Maragogi que possui lindas paisagens que podem render as mais belas fotos, sem dúvida alguma.

Inspiração e criatividade para a fotografia

Cidade de Maragogi – Alagoas

Claro que faz diferença o tipo de viagem você vai fazer, e a dica aqui é reservar um dia para fotografar, eu gosto muito dessa prática porque dessa maneira eu consigo me organizar e curtir ao máximo tudo, inclusive as fotos.

Não sei você, mas tenho a sensação que passei minha vida olhando pelo visor da câmera (view finder), e há bem pouco tempo assisti ao meu primeiro show sem minha máquina profissional, foi muito estranho ter essa visão do palco, das pessoas, e acabei curtindo muito. Se eu não tirei fotos? Claro que tirei, mas foi de celular 😉

 Esteja aberto às mudanças

Tenha em mente que sempre temos mais para aprender sobre fotografia, e que somos eternos aprendizes. Ouse fotografar com equipamentos que você ainda não tem afinidades, fotografe no claro, no escuro, no amanhecer e no entardecer.  Busque sempre uma novidade. Para ter criatividade é preciso sempre fazer novas experiências, isso fará com que você comece a ter gostos por outras coisas, e terá sempre ideias inovadoras.

Eu mesma já tive várias experiências que fui achando que seria um fiasco, às vezes ouvia uma sugestão que parecia esquisita, ou alguém dizendo que iria fotografar tal cena ou lugar com um equipamento que tecnicamente você “sabe” que não vai funcionar… e funciona!!! Se permitir essas experiências aumentam e muito sua capacidade de criar, principalmente quando você estiver em condições adversas, então não lamente não ter aquele equipamento sensacional, e seja você a sensação!

Pesquise sempre

Fotografar é, em certa medida, como escrever. Ninguém possui o conhecimento sobre todas as coisas, portanto é necessário pesquisar. Abrir a mente para outras possibilidades, mesmo que elas fujam de seu gosto pessoal, é eu sei, é bem difícil, mas aqui se encaixa a dica aí de cima de estar abertos às mudanças.

Um exemplo seria de como realizar excelentes fotografias sobre animais de estimação, sem nunca ter tido ou pesquisado sobre essa experiência? Atente-se ao briefing com cuidado e aprenda sobre o assunto indicado sem perda de tempo.

Mantenha-se sempre informado. Pesquise sempre sobre as inovações no ramo da fotografia. A internet é sempre aliada da criatividade. Visite os sites de lojas especializadas em equipamentos de fotografias, que vão te inspirar a iniciar novos trabalhos.

Uma dica que costumo dar aos meus alunos é olhar o EXIF (aqueles dados da foto de como ela foi tirada, incluindo velocidade, abertura, ISO, tipo de lente, se foi pós-produzida, entre outros dados) das fotografias no “Flickr” que é um site de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas, lá você pode acompanhar vários fotógrafos profissionais e aprender bastante com o EXIF das fotos deles dentro das suas especialidades.

Inspiração e criatividade para a fotografia

© Simxer Exemplo de EXIF – Foto Old Town – Califórinia

Inspiração e criatividade para a fotografia

Exemplo de EXIF – Foto Old Town – Califórinia

Inspire-se em outros trabalhos

No exato momento em que escrevo este artigo tenho em minha mesa o livro “Fazer Fotografia” da Editora B4 dos autores Goya Cruz e Vitché Palacin. O livro é um apanhado de fotografias de diversos autores sobre diferentes temas.

Entre os temas e os fotógrafos escalados para dissertar sobre eles estão Ricardo Beccari, fotos aéreas, Johnny C. Duarte com fotos sobre animais, arquitetura com o fotógrafo Nelson Kon, culinária com Marcelo Ucha, fotojornalismo com Jonne Roriz e Luciana Whitaker, fotos de família com Raquel Guedes e muitos outros, claro que temos ótimas referências aqui no Brasil também!

Apenas uma rápida lida em alguns destes trabalhos e um novo olhar sobre a fotografia pode surgir em sua mente.

É muito curioso como às vezes é importante ter muitas referências pra descobrir qual o seu caminho.

Não se preocupe de “imitar” seu fotógrafo preferido, muitas vezes com o tempo e a prática você cria seu próprio estilo, mesmo que ele tenha sido inspirado em alguém, ou até em vários fotógrafos, quem sabe.

Uma boa dica para ter inspiração e criatividade também é visitar exposições de fotógrafos famosos como Sebastião Salgado.

Outra ainda é acompanhar os inúmeros projetos que existem sobre um tema específico, como por exemplo, as fotos que eu adoro do “Dancers Among Us” que cria uma série de fotos de bailarinos em situações corriqueiras, vale olhar o trabalho e se inspirar!

Inspiração e criatividade para a fotografia

Dancers Among Us

Tente objetos novos para suas fotos

A criação do cenário para um fotógrafo nada mais é do que o enchê-los de objetos diferentes. Infelizmente, às vezes nos acostumamos com os mesmos e ficamos estagnados. Perdemos a evolução das coisas e visões novas não surgem nunca.

Mais ou menos três anos atrás, vi um cenário em uma foto na qual o celular na mesa de escritório montada era um startac, lembram-se desse? Era uma sensação! Apesar de seu sucesso na época, seu tempo já passou e um celular mais atual seria o mais indicado.

Essas pequenas coisas atrapalham a evolução da mente. Pode parecer que não, mas acontece. Seu ambiente deve estar em harmonia com sua evolução. Livre-se do que não é mais útil e se sobreponha com o novo.

As ideais mais criativas virão com essa atitude e, claro, novas fotos também.

Não tenha medo da tecnologia e muito menos do seu equipamento.

Sim, todo dia praticamente sai alguma atualização de equipamento fotográfico ou review de programas de edição, chega a ser bem assustador pra quem não tem muita intimidade com tecnologia, mas acredite, é possível “dominar” os principais conceitos de uma boa foto sem precisar ser expert em tecnologia de última geração.

O importante é você se adequar às suas necessidades, sempre haverá uma foto incrível para cada tipo de equipamento, mas principalmente para cada tipo de olhar e sempre fique atento porque quando menos se espera, o inusitado acontece, como no caso desse simpático esquilo que resolveu sair na foto do casal em férias.

Inspiração e criatividade para a fotografia

Retrato e um esquilo – ©Melissa Brandts

É claro que é sempre bom você ter minimamente domínio do seu equipamento pra poder ficar à vontade e conseguir inspiração e criatividade, vejo muitos fotógrafos se torturando com aberturas, velocidades, ISOS e com isso não prestam atenção no mais importante que é a sua inspiração criativa para aquele tipo de cena.

A minha dica é que você treine bastante as técnicas fotográficas, mas pra isso você não precisa daquela viagem sensacional, pelo contrário, fotografe na sua sala mesmo, que costuma ser iluminada com a “lâmpada de escurecer ambientes do professor Pardal” dificultando ao máximo qualquer tipo de fotometria, mas pense bem, quando finalmente seu sofá parecer de anúncio de TV, imagina o que você não vai conseguir quando sair às ruas?

E não deixe de compartilhar com a gente os seus resultados!

Abraços,

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

 

Inspiração e criatividade para a fotografia
5 (100%) 7 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

5 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.