Foto Dicas Brasil Dicas para fotografar paisagens - Foto Dicas Brasil
Dicas para fotografar paisagens - destacada
37.492 views | by Simxer
Dicas para fotografar paisagens

Algumas técnicas simples que podem melhorar o resultado!

Fotografar paisagens incríveis durante uma viagem, ou até mesmo um lindo pôr do sol no dia a dia, são momentos marcantes e especiais na vida de um de quem ama fotografar e mesmo que as paisagens estarem sempre disponíveis, fotografá-las pode ser desafiador muitas vezes .

Existem vários tipos de paisagem, naturais ou urbanas, com ou sem iluminação.  A utilização de alguns recursos e equipamentos pode ajudar a realçar ainda mais a beleza da sua foto.

Separei para você algumas dicas e técnicas para que possa transmitir toda a beleza da paisagem através das lentes da sua câmera, seja ela uma DSLR, compacta ou até mesmo um celular!

Composição dos elementos

2a_TorresdePaine_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

É possível isolar os elementos mais importantes da paisagem como, por exemplo, o céu, o mar ou areia. Isolar não é necessariamente agrupar todos os elementos em um único ponto de visão, mas sim alternar ângulos.

3a_AltiplanoBoliviano_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Seja criativo e experimente isolar um único elemento, dando beleza e outra visão a apenas um item da paisagem.

Iluminação do sol

6a_Capri_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Ah o sol, fotografar paisagens onde o sol está presente costuma dar ótimos resultados, mas para isso aproveite os momentos antes do nascer e do pôr do sol para fazer maravilhosas fotografias de paisagens.

4a_SalardeUyuni_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Nestes horários o sol já está mais fraco, causando efeitos de amanhecer e entardecer amarelados.

 5a_GranRoque_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

 Esses momentos do dia deixam as cores fantásticas, e a riqueza dos tons ficam ainda maiores.

Enquadramento – Regra dos terços

7a_SalardeUyuni_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Uma técnica simples e que causa um efeito muito bonito é a regra dos terços. Ela possibilita uma composição equilibrada, basta dividir o enquadramento em quatro linhas verticais e horizontais.

8a_ValDiFunes_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Os quatros pontos de intersecção são onde os nossos olhos se fixarão, e chamará mais atenção ao olhar para a foto. Programas de edição como o Lightroom possuem sobreposições que você pode colocar em cima da foto e refazer o enquadramento baseados em regras de composição, incluindo a regra dos terços.

Veja de Outros Ângulos

9a_CrasquíVenezuela_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Crie novas possibilidades, descobra detalhes interessantes que possam realçar ainda mais a beleza da paisagem e mostre através da fotografia uma nova visão de um determinado ponto ou ângulo diferente.

10a_IsladeSanAndrésColômbia_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Para colocar em prática, pense que você está dando vida e descobrindo o lado 3D de uma determinada paisagem, para isso não economize em abaixar ou subir em pontos mais altos para conseguir novos ângulos!

Profundidade

11a_TorresdePaine_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Sempre que for fotografar paisagens amplas, como praias, campos, ou cidades, procure deixar o fundo sempre nítido!

12a_TorresdePaine_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Uma dica é utilizar sempre o tripé e uma aberturas menores como f/ 20 ou f/16, por exemplo.

Paisagens urbanas

13a_Chrysler-BuildingNova-York_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Os grandes edifícios espalhados pelo centro das maiores cidades possuem grande riqueza arquitetônica. Encontre formas e padrões dos quais a cidade foi construída e represente toda esta beleza através da sua fotografia.

14a_TheNewYorkPublicLibraryYork_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

As fotos monocromáticas com tom sépia, ou vermelho vivo são perfeitas para fotografar paisagens urbanas, deixando um contraste entre o aspecto envelhecido e o mundo moderno. Sempre funciona.

Silhueta

15a_PlayadeCarmen_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Outra maneira de valorizar as paisagens é criando silhuetas de pessoas ou objetos. É uma técnica simples, mas que costumam dar bastante resultado e consiste em fotometrar o fundo mais claro, assim o objeto fica naturalmente escuro.

16a_ForteSãoPedrodoBoldró_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Véu de noiva

17a_TorresdePaine_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Outra técnica para fotografar paisagens que dá resultados visuais muito interessantes é a “Véu de noiva”, a dica é você fotografar em baixas velocidades (1/8 ou 1/15) e de preferência com um tripé ou com a câmera apoiada em algum lugar pra foto não tremer!

18a_TorresdePaine_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Não perca a oportunidade

19a_FernandodeNoronha_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Não adiantaria todas estas dicas se você não fizer as coisas mais importantes que é ser criativo, se divertir e não perder a oportunidade!

20a_FernandodeNoronha_DicasdeComoFotografarPaisagens©MarconiCouto

Fique atento quando fotografar paisagens porque a natureza costuma surpreender.

Equipamentos para fotografar paisagens

Agora que você já é conhecedor de todas essas dicas, é importante conhecer alguns equipamentos úteis e que são utilizados pela prática de fotografia de paisagens, que permitem obter os melhores resultados.

Lentes: Lentes maiores proporcionam maior nitidez.  Utilize lentes grandes angulares de 24 mm ou 35 mm fixas ou com grandes zoons. Prefira as lentes menores quando for necessário enquadrar uma paisagem ou fotografar lugares específicos e de difícil acesso.

Tripés: O tripé é um acessório indispensável para quem deseja fotografar paisagens. Ele permite maior nitidez e evita que as imagens fiquem tremidas, além de auxiliar enquanto espera um determinando momento, como o nascer ou o pôr do sol, por exemplo.

Cabo disparador: É um acessório fundamental e simultâneo ao tripé. Ele permite acionar o obturador sem que seja necessário o contato com as mãos.  Uma ótima dica é utilizá-lo para fazer fotografias com disparos contínuos, você também pode utilizar o temporizador da sua câmera , geralmente de 2 ou 10 segundos.

Filtros: O uso dos filtros é indicado para dar uma nova textura e reduzir o contraste nas fotos.   Existem muitos modelos de filtros que possibilitam diversos efeitos, desde a intensificar as cores, capturar movimento das águas, equilibrar diferenças da luz e até permitem a entrada em uma nova dimensão, apresentando um grande campo de visão.

Fotografar paisagens, como qualquer outro estilo fotográfico demanda um aprendizado básico, mas essencial para sua jornada fotográfica, se você quiser aprender de forma simples, rápida e consistente como ter resultados cada vez mais incríveis, conheça meus Cursos Online.

     Boas fotos!

“Todas as fotos sensacionais usadas nesse post são do meu aluno ©Marconi Couto!”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

20 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.