Foto Dicas Brasil 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!) - Foto Dicas Brasil
40.400 views | by Simxer
10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Olá!

Há algumas semanas que estou trabalhando no meu artigo sobre regras de composição, tema que considero importantíssimo, tanto que trouxe o artigo “10 Motivos Pelos Quais Você PRECISA Aprender Sobre Composição” como uma introdução para a parte mais técnica.

Você já ouviu falar sobre Regra dos Terços, Proporção Áurea, Perspectiva, Repetição Simétrica entre outras regras mais comuns da fotografia. Eu costumo abordar esse tema em minhas aulas presenciais e estou preparando um material especial pro curso online que vou lançar.

E acredito ser importante para nossa proposta aqui no Foto Dicas Brasil, passar essas informações de forma clara e simples pra que você possa treinar e estudar.

Mais do que a definição técnica, é vital que você consiga compreender como essas regras podem lhe ajudar a mudar de nível na sua fotografia, e estudando o assunto,  encontrei um artigo do Jeff Meyer, que não fala de todas as regras, mas consegue explicar com muita eficiência algumas das que considero realmente úteis, principalmente pra você que é iniciante nesta arte incrível que é fotografar.

Então dando continuidade aos nossos estudos, vamos ao artigo!

10 regras de composição fotográfica (e por que elas funcionam)

Na fotografia, não é só o que você fotografa que conta – a forma como você fotografa também é crucial. Uma composição ruim de uma foto pode tornar um assunto fantástico em algo ruim, mas uma cena bem preparada pode criar uma imagem maravilhosa nas situações mais comuns. Com isso em mente, nós escolhemos nossas 10 principais “regras” de composição para mostrar a você como transformar suas imagens, e também algumas de nossas melhores dicas de fotografias dos profissionais que fazem isso diariamente.

Não sinta como se você tivesse que se lembrar de cada uma dessas leis e aplica-las a todas as fotos que você tira. Ao invés disso, passe um pouco de tempo praticando cada uma, assim você as fará naturalmente. Você logo aprenderá a encontrar situações onde regras diferentes podem ser aplicadas para se ter um melhor efeito.

Composição de fotos não precisa ser complicada. Há várias teorias sobre a “Regra dos Terços” e a mais complexa “Proporção áurea”, por exemplo. Mas se você prestar muita atenção a uma fórmula estrita, suas fotos perderão qualquer tipo de espontaneidade.

No mundo real, você estará trabalhando com uma grande variedade de assuntos e cenas, e isto requer uma abordagem mais aberta. O que funciona para uma foto não funciona necessariamente para outra.

O ponto chave é entender como todas as decisões que você faz sobre a composição pode afetar o modo que uma foto fica e como as pessoas veem suas fotos. A forma como você encaixa uma foto, escolhe uma lente focal ou posiciona uma pessoa pode fazer toda a diferença. Conhecimentos técnicos são muito importantes na fotografia, é claro, e até mesmo em alguns aspectos da composição da foto. Mas para tirar ótimas fotos, você precisa de conhecimento visual também. Aqui estão dez coisas importantes que você deve tomar cuidado…

Dica de Composição de Fotos n°1: Simplifique a cena

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam002 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Quando você olha para uma cena com o olho nu, o seu cérebro rapidamente escolhe os assuntos de interesse. Mas a câmera não discrimina – ela captura tudo em sua frente, o que pode levar a uma imagem amontoada e bagunçada sem um ponto focal claro.

O que você precisa fazer é escolher o seu assunto, então selecione uma lente focal ou um ponto de vista da câmera que o torne o centro das atenções na imagem, você nem sempre pode manter os outros objetos fora da imagem, então tente mantê-los no plano de fundo ou faça deles parte da história.

Silhuetas, texturas e padrões são instrumentos que funcionam muito bem em composições simples.

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam003 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Dica de Composição de Fotos n°2: Preencha a imagem

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam004 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)


Quando você for fotografar uma cena de larga escala, pode ser difícil saber o quão grande deve ser o seu assunto na imagem, e o quanto você deve dar zoom. Na verdade, deixar muito espaço vazio em uma cena pode ser o maior erro composicional. Isso torna o seu assunto menor do que ele precisa ser e também deixa as pessoas confusas com o que elas devem olhar.

Para evitar esses problemas, você deve dar um zoom para preencher a imagem, ou se aproximar do assunto em questão. A primeira abordagem achata a perspectiva da foto e torna mais fácil controlar ou excluir o que aparece no plano de fundo, mas se mover fisicamente pode te dar uma visão mais interessante das coisas.

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam005 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Dica de Composição de Fotos n°3: Proporção

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam006 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

É fácil ficar preso em uma rotina e tirar todas as fotos com a câmera sendo segurada horizontalmente. Tente tirar uma foto na vertical ao invés disso, ajustando sua posição ou o zoom enquanto você experimenta o novo estilo. Você pode sempre melhorar as fotos na horizontal e na vertical recortando a foto depois.

Afinal, seria muita coincidência se os assuntos da vida real se encaixassem nas proporções do sensor da sua câmera. Tente recortá-la para uma proporção de 16:9 para um efeito de tela larga ou use o formato quadrado usado por câmeras de formato médio.

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam007 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Dica de Composição de Fotos n°4: Evite o meio

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam008 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Quando você está apenas começando, é tentador colocar aquilo que você está fotografando bem no centro da imagem. Porém, isto produz imagens bem estáticas e entediantes. Uma das maneiras de evitar isso é usando a Regra dos Terços, onde você divide a imagem em terços, horizontalmente e verticalmente, e tente colocar o seu assunto em uma dessas linhas ou intersecções imaginárias. Mas esta é uma abordagem superestimada.

Ao invés disso, mova o seu assunto para longe do centro e veja como ele pode ser balanceado com todo o resto da cena, incluindo quaisquer áreas de cor ou luz contrastantes. Não há regras difíceis e rápidas para conseguir este tipo de equilíbrio visual, mas você rapidamente aprenderá a confiar em seus instintos – confie que você saberá quando algo ficar bom.

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam009 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Dica de Composição de Fotos n°5: Linhas principais

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam010 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Uma fotografia mal composta fará com que as pessoas fiquem inseguras com onde olhar, e sua atenção pode ficar a deriva pela cena, sem encontrar um ponto focal claro. Porém, você pode usar linhas para controlar a maneira como os olhos das pessoas se movem pela imagem.

Linhas convergentes dão uma forte sensação de perspectiva e profundidade tridimensional, atraindo você para uma imagem. Linhas curvas podem leva-lo a uma jornada pela imagem, guiando-o para o assunto principal.

As linhas existem em todos os lugares, na forma de paredes, cercas, estradas, prédios e fios de telefone. Elas também podem ser implícitas, talvez pela direção em que um assunto fora do centro está olhando.

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam011 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Dica de Composição de Fotos n°6: Use diagonais

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam012 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Linhas horizontais dão uma sensação de estática e calma a uma imagem, enquanto linhas verticais costumam sugerir permanência e estabilidade. Mas para introduzir a sensação de drama, movimento ou incerteza, procure por linhas diagonais.

Você pode não precisar de nada mais do que uma mudança de posição ou de foco para consegui-las – ângulos maiores tendem a introduzir linhas diagonais por causa do aumento da perspectiva; com lentes grande angulares, é mais provável que você consiga mover sua câmera para cima ou para baixo para capturar mais de uma cena.

Você também pode introduzir linhas diagonais artificialmente, usando a técnica do “Dutch Angle”. Você simplesmente move a câmera ao tirar a foto. Isto pode ser bem efetivo, embora não combine com todas as fotos, e é melhor usá-lo com prudência.

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam013 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Dica de Composição de Fotos n°7: Espaço para mover

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam014 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Mesmo as fotografias sendo estáticas em si, elas ainda podem trazer uma forte sensação de movimento. Quando nós olhamos para fotos, nós vemos o que está acontecendo e tendemos a olhar para frente – isto cria uma sensação de desequilíbrio ou aflição se o seu assunto não tem como se mover a não ser para fora da imagem.

Você não tem este efeito apenas com assuntos em movimento. Por exemplo, quando você olha para um retrato, você tende a seguir o olhar de alguém, e elas precisam de uma área para olhar.

Para ambos os tipos de fotografia, então, sempre deve haver um pouco mais de espaço na frente do assunto do que atrás dele.

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam015 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

 

Dica de Composição de Fotos n°8: Planos de fundo

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam016 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Não se concentre apenas em seu assunto – olhe para o que está acontecendo no plano de fundo também. Isso combina com simplificar a cena e preencher a imagem. Você normalmente não pode excluir o plano de fundo completamente, é claro, mas você pode controla-lo.

Você frequentemente irá perceber que mudar a sua posição é o suficiente para substituir um plano de fundo amontoado por um que complementa perfeitamente seu assunto. Ou você pode usar uma maior abertura de lente e uma maior profundidade focal para tirar o plano de fundo de foco.

Tudo isso depende se o plano de fundo é parte da história que você está tentando contar na foto. Na foto acima, o plano de fundo é algo que precisa ser suprimido.

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam017 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Dica de Composição de Fotos n°9: Criatividade com cores

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam018 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

 

Cores primárias brilhantes realmente atraem o olho, especialmente quando elas são contrastadas com uma nuance complementar. Mas há outras maneiras de criar contrastes de cores – ao incluir um um pouco de cores brilhantes contra um plano de fundo monocromático, por exemplo. Você não precisa de fortes contrastes de cores para criar imagens impactantes.

Cenas que consistem quase inteiramente de uma única nuance podem ser muito efetivas. E aquelas com uma palheta limitada de sombras harmoniosas, como paisagens levemente iluminadas, normalmente dão ótimas imagens.

A chave é ser realmente seletivo com como você isola e posiciona seus assuntos para excluir cores indesejadas.

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam019 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Dica de Composição de Fotos n°10: Quebrando as regras

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam020 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

A composição da foto é como uma linguagem visual – você pode usar isto para fazer com que suas imagens passem uma mensagem específica. Porém, assim como nós às vezes usamos a palavra escrita para criar deliberadamente um efeito chocante, nós podemos fazer o mesmo com as fotos ao quebrar as convenções de composição padrões.

Mas fazer isso por acidente não conta! É quando você entende as regras da composição e as quebra de propósito que as coisas começam a ficar interessantes. Frequentemente é melhor quebrar uma regra de cada vez, como John Powell faz na imagem acima.

Apenas lembre-se: para cada regra que nós sugerimos, em algum lugar lá fora há uma ótima imagem que prova que você pode descarta-la e ainda assim produzir uma imagem fantástica!

Por que isso funciona…

10 regras de composição das fotos e por que elas funcionam021 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

 

Essa talvez seja a “Regra” que mais gosto! A de que você pode quebrar qualquer regra!

E você? Usa algumas dessas regras? Tem alguma dica pra compartilhar com a gente! Deixe sua opinião nos cometários e compartilhe com seus amigos.

Um grande abraço e ótimas fotos,

 

Você pode ler o original aqui.

 

10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!) 4.71/5 (94.22%) 45 votes
pixel 10 Regras de Composição Fotográfica (e por que elas funcionam!)

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

15 Comments
  • Boa Noite!

    Mestra,

    Suas lições são fantásticas, seu eu não aprender com você não aprendo mais.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

  • Excelente artigo parabéns

  • Simxer, seu site definitivamente é o melhor de fotografia!! É incrível a quantidade de conteúdo de altíssima qualidade e percebe-se em cada artigo a sua mais sincera vontade de ensinar mesmo.

    Se não bastasse os artigos autorais únicos, quando traz alguma tradução, é o filé de outros sites internacionais, o que demonstra claramente todo o trabalho que você tem estudando e o prazer de compartilhar algo que você acredita ser relevante para nós.

    Continue assim! Seu sucesso será duradouro e consistente!!

    Parabéns.

    Eduardo Marques

    • Noooossa Eduardo, muitíssimo obrigada pela palavras tão gentis. Fico imensamente feliz em saber que de alguma maneira o site é útil à outros apaixonados por fotografia como eu!

      Um grande abraço!

      Simxer

  • Boa noite!
    Mestra,
    Acrescentando ao que foi dito pelo Eduardo.
    Você irradia um amor pela fotografia e uma paixão em passar seus conhecimentos
    que com certeza não vamos encontrar em outra pessoa.
    Você sem dúvida é o nosso Oráculo.
    http://blog.cancaonova.com/diariodeumconsagrado/f
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%A1culo#mediavi
    http://api.ning.com/files/yOC2dspKlffxXKqMabRMELU

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • Haaaaa, você é muito gentil, mas longe de mim! Eu só consigo transmitir o que aprendo porque existem pessoas que permitem que eu faça isso, é uma troca contínua, não existe conhecimento se eu também não aprender com outras pessoas, não tenho nenhuma pretensão a não ser conhecer outros apaixonadas como eu por fotografia e sou imensamente grata a todos que dedicam algum tempo ler o que escrevo. Tenho muuuito ainda a aprender!

      Vamos juntos!

      Abraços,
      Simxer

  • Eu sempre fico na dúvida se aprovo esse tipo de comentário, porque acho que não combina comigo, mas não quero deixar de ser gentil com quem faz… Obrigada por se dar ao trabalho de ser gentil.

    Um abraço,
    Simxer

    😛

  • Eu que sou apenas uma iniciante cheia de fome por fome por fotografia, que ja errei muito, achei o melhor site do mundo, preciso de ser formada por vc. e tenho aprendido muito,sinceramente nao tenho palavras para agradecer, é tão dificil ter alguem com tamanho conhecimento e que tem a simplicidade de compartilhar, vc realmente nos inspira.

    • Oi Dayane, fico imensamente feliz em saber, é exatamente esse tipo de vontade e energia que você tem que a fotografia precisa!!
      Semana que vem lançaremos oficialmente nosso curso online pra que possamos alcançar mais apaixonados ainda!

      Um grande abraço,
      Simxer

  • Ola Simxer to gostando muito dos seus posts, como uso software livre gostaria de ver algumas dicas a respeito de gimp (que já não é problemático para instalar como você tentou alguns anos atrás) mas para trabalhar com raw é preciso instalar o pacote ufraw que é fácil de achar. Também gostaria de ver dicas de darktable o qual está para o lightroom assim como o gimp está para photoshop. abcs.

    • Oi Wilson obrigada pela sugestão. Neste momento estamos desenvolvendo um curso sobre o Lightroom, mas pra frente prometo estudar melhor o Gimp!

      Abraços,
      Simxer

  • Obrigado, Simxer, por mais um excelente texto….como tantos já te disseram, digo eu tb: Vc é uma grande fonte de inspiração na fotografia…Vc consegue nos tornar mais apaixonados por esta linda, mas complexa arte…parabéns mais uma vez!!1

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

336x280 A Passagem do Tempo Capturada em uma Única Foto

Uma série de vídeos Gratuitos..
Uma aula especial. Como você nunca viu por aqui….
Clique Aqui e Veja Agora