Qual lente é melhor pra começar na fotografia
Quem decide qual a melhor lente pra começar na fotografia geralmente são os fabricantes das câmeras. Quando compramos nossa primeira câmera, normalmente ela é uma câmera de entrada, como as populares Canon Sl1, T5i, T8i, etc. ou ainda as Nikon D3300, D5600, etc. ou mesmo um câmera intermediária (ou semiprofissional como o mercado costuma chamar) como as Canon 60D, 70D, 80D, 7D Mark II, etc. ou ainda as Nikon D7000, D7100 e D7200. Essas câmeras costumam vir com uma lente que chamamos de lente do Kit, e são chamadas assim simplesmente porque como são câmeras DSLR, que trocam de lente, então é possível comprar somente o corpo da câmera, ou então um kit, com corpo e lente.
Lente do Kit
Como você percebeu, tecnicamente qualquer lente pode ser uma “lente do Kit”, basta comprar junto com o corpo da câmera, porém os fabricantes já sabendo que as câmeras de entrada vão ser usadas por iniciantes ou estudantes de fotografia, desenvolveram algumas lentes mais leves, acessíveis e de construção mais barata pra oferecerem um bom custo-benefício pra quem ainda não domina como escolher qual lente é a melhor para o tipo de fotografia que vai abraçar.
As lentes do kit mais populares pra essas câmeras, são de longe a Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6, e Nikon AFS DX 18-55mm f/3.5-5.6. Essas siglas significam que esses modelos foram desenvolvidos para câmeras com sensores cropados. Os números 18-55mm, determinam a milimetragem da lente, ou seja, a sua distância ou comprimento focal. Os números f/3.5-5.6 são relativos à abertura.
A seguir vamos entender esses 3 aspectos porque eles se aplicam a todas as lentes e são fundamentais pra decidir qual lente é melhor pra começar na fotografia ou mesmo escolher a sua próxima lente: Fator de Corte, Distância Focal e Abertura.
Fator de Corte: O tamanho do sensor da sua câmera determina o quanto a sua lente enxerga da cena
Os sensores cropados ou “cortados“, são o que possuem fator de corte, e por isso são menores do que os das câmeras avançadas ou profissionais. Ter fator de corte pode trazer algumas vantagens e desvantagens, e o mais importante é você entender que isso muda o ângulo de visão da lente como veremos mais a frente. Você pode se aprofundar mais nesse artigo: Fator de Corte.
Comprimento Focal: Determina o enquadramento da sua cena
Distância ou comprimento focal é o alcance de visão das nossas lentes. Pra ficar mais didático, vou pegar como exemplo a lente 18-55mm, uma lente bem popular pra começar na fotografia. Quanto maior o último número do comprimento focal de uma lente (55mm no nosso exemplo), mais fechado será o campo de visão dela, ou seja, mais zoom ela terá, e mais capacidade de aproximação do motivo da foto. Quanto menor o primeiro número (18mm), mais aberto será esse campo de visão, enquadrando mais da cena. Então basicamente uma lente 18-55mm, enxerga um campo de visão maior, mais amplo, do que uma lente 28-135mm (18mm é menor que 28mm), porém, a segunda lente tem maior alcance do que a primeira (55mm aproxima menos que 135mm). No caso da nossa lente do kit 18-55mm, se ela fosse usada em uma câmera profissional (Full Frame – “quadro completo”, ou seja, sem corte), o ângulo de visão dela se comportaria como uma Super Grande Angular até Normal, o que nos deixaríamos praticamente sem nenhum zoom, como mostra o esquema a seguir:
Mas como ela foi projetada para trabalhar em câmeras cropadas (de entrada ou intermediárias), que possuem fator de corte, ela se comporta de maneira diferente. No caso da Nikon o fator de corte é de 1,5 e da Canon de 1,6 e precisamos fazer o seguinte cálculo para descobrir o novo ângulo de visão:
Nikon: 18mm x 1,5x = 27mm, e 55mm x 1,5x = 82,6mm – 27-83mm.
Canon: 18mm x 1,6x = 28,8mm, e 55mm x 1,6x = 88mm – 29 – 88mm
Percebemos que de acordo com nosso esquema anterior, agora temos duas lentes que vão de Grande Angular à Teleobjetiva (mais considerada meia tele), o que já torna nossa lente do Kit bem mais versátil.
Como existem lentes que podem ser usadas tanto em câmeras cropadas, como em câmeras full frame (precisa ver a compatibilidade antes), os fabricantes optam por escrever os comprimentos focais baseados no maior sensor (35mm). E sim, se você usa uma câmera cropada, sempre precisará fazer esse cálculo pra saber como aquele comprimento focal se comporta na sua câmera. É importante lembrar que os fabricantes desenvolvem lentes específicas para os tipos de sensores: Lentes EF-S e AF-S DX, são pra sensores cropados da Canon e Nikon respectivamente.
A importância da Abertura da lente pra começar na fotografia
O terceiro aspecto comum à todas as lentes é a abertura. Como eu disse, os números f/3-5 – 5.6 estão relacionados à abertura da lente, e essa abertura é física, é o diâmetro do diafragma. Quanto maior a abertura, mais luz entra no sensor da câmera, até existe uma Escala T, que mede a transmissão de luz, mas isso é só meu lado nerd gritando pra mais especificações técnicas 🙂 basta gravar que quanto maior, mais luz, e o inverso, quanto menor a abertura, menos luz entra no sensor. Veja a diferença física entre duas lentes, uma com abertura fixa de f/1.4 e outra de abertura variável de f/3.5-5.6:
E se você estranhou que quanto menor for o número de abertura, maior é essa abertura, e passa mais luz, e quanto maior for esse número, menor ela é, e menos luz passa, é só lembrar das aulas de geometria, que para reduzir a quantidade de luz pela metade, devemos reduzir para metade a área da abertura. E para reduzir pela metade a área de um círculo (nossa abertura), temos que dividir a circunferência pelo diâmetro da Raiz quadrada de 2, bom, meu lado nerd de novo, mas é só pra você entender que existe uma razão lógica nesses números, e com a prática, fica muito simples. Então eu vou ter mais luz em uma abertura f/3.5 do que em f/5.6. Você pode estar se perguntado, porque eu usaria uma abertura mais escura? No caso da nossa lente do Kit e de muitas outras de abertura variável, não é opcional, quando você dá zoom na sua lente, ou seja, conforme você passa do ângulo de visão de 18mm para o 55mm, a sua abertura automaticamente vai fechando, quer você precise desesperadamente mais de luz, ou não. Toda lente que tem em sua especificação mais de uma abertura, ela é variável e mais escura quando você utilizar o zoom. Aproveito e já te dou a dica que quando fotometrar uma cena, dê o zoom primeiro.
Até aqui você já entendeu como se comporta a sua lente, se ela é boa pra começar na fotografia, agora podemos pensar na sua próxima lente. Ah, e só pra deixar claro, que a 18-55mm é uma lente com boa nitidez.
Por que todo mundo indica a 50mm F/1.8 como segunda lente?
Sim, eu estou incluída nesse “todo mundo”, simplesmente porque uma das coisas que mais aflige quem está iniciando na fotografia é a quantidade de luz! É de-ses-pe-ra-dor não conseguir luz o suficiente pra foto não borrar, e claro que você pode, e deve, fotografar no Modo Manual, em Raw, ou pós-produzir, mas provavelmente quando estiver dominando tudo isso, ou for meu aluno já saberá também qual a melhor lente pra você 🙂
E como você é bem sagaz, já percebeu que dentro da 18-55mm, tem o ângulo de 50mm, porém com muito menos luz, já que estamos falando da abertura f/1.8 da 50mm em relação à abertura f/5-6 da lente 18-55mm, que temos que dar zoom pra chegar nessa mesma milimetragem, perdendo assim, mais luz ainda. Além disso, uma outra vantagem da 50mm F/1.8 é que quanto maior a abertura, mais fácil de fazer aqueles lindos fundos desfocados!
Só fique atento porque ela é uma lente fixa (só tem uma distância focal, de 50mm), e isso deixa ela pouco versátil pra quem está iniciando.
Foco Perfeito com a 50mm
Nesse vídeo eu falo mais sobre a cinquentinha e ainda te dou dicas de como resolver o maior problema de não saber usá-la: Foco!
E se você ainda estiver se perguntado porque ela pode ser uma ótima segunda lente, é porque ela tem um ótimo custo-benefício, uma lente considerada clara, com um preço acessível pra abertura que tem.
Qual a melhor lente pra começar na fotografia, a mais clara ou a mais versátil?
Como você viu, a 50mm F/1.8 pode ser excelente pra quem está começando e quer mais luz, criar fundos desfocados e também é excelente para retratos. Por outro lado, se está iniciando ou estudando, seria muito importante você descobrir qual distância focal vai se ajustar mais no tipo de fotografia que quer abraçar, pra isso, nesse momento pode ser melhor investir em lentes que complementem a sua lente do kit, ou até mesmo comprar outra. Eu mesma troquei a lente da minha primeira Dslr intermediária que era uma 18-55mm, por uma Canon 28-135mm STM, com a ajuda de outro fotógrafo, é claro, na época não entendia ainda de todas essas possibilidades. Isso fez com que eu tivesse uma lente de comprimento focal de mais ou menos de 45-200mm, o que me permitia fotos com desfoques criativos lindos nos casamentos que fazia, e sim, sentia muuuuita falta de maior ângulo pra enquadrar cenas completas, às vezes alguns locais eram muito estreitos e eu tinha que fazer malabarismos pra conseguir um bom resultado, mesmo assim valeu muito a troca.
Existem lentes dos mais variados preços, eles refletem geralmente a construção dessas lentes e sim, lentes de uma única distância focal (fixas), costumam ser mais nítidas que lentes zoom – quando comparadas no mesmo nível, modelo e marca – simplesmente porque possuem só um elemento ótico, e isso não quer dizer que não existam lentes zoom incrivelmente nítidas e boas, existem, principalmente aquelas de abertura fixa. Quando uma lente consegue usar todos os comprimentos focais na mesma abertura, ou seja, não diminui a abertura conforme nós damos zoom, ela é considerada uma lente de abertura fixa, e são mais versáteis e nítidas.
Tem vários sites que fazem análises de lentes como o Dpreview.com, Dxomark.com e o Opticallimits.com, que é que eu mais uso, e você consegue encontrar muita informação, desde a excessivamente técnica, até um simples ranking das melhores, por isso, se tiver alguma dúvida, recomendo que dê uma olhada 😉
As melhores lentes pra começar na fotografia pra quem tem uma câmera de entrada
CANON
Partindo do princípio que você tem uma lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 como do kit, os complementos focais que eu sugiro pra você treinar e descobrir qual distância focal se adequa mais ao tipo de fotografia que quer abraçar são:
Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 STM IS e Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS. Assim você passa ter um alcance aproximadamente de 16mm – Super grande angular – até 400mm – Super tele objetiva.
NIKON
De novo, partindo do princípio que sua lente do kit é uma Nikon AFS DX 18-55mm f/3.5-5.6, os complementos seriam: Nikkor AF-S 17-55mm f/2.8 G e Nikkor AF-S 55-200mm f/4-5.6G IF-ED DX VR, só lembrando que Nikkor é só o nome que a Nikon dá às suas lentes, antigamente só as melhores recebiam esse nome, mas acredito que atualmente todas recebam. E você passa a ter um alcance aproximadamente de 25mm – Grande angular – até 300mm – Super tele objetiva.
Se não sabe exatamente com qual das duas você precisa começar, tente lembrar os tipos de fotos que mais você ficou frustrado por não conseguir um bom ângulo, ou porque precisava de fotos mais abertas (grande angulares), ou mais fechadas (teleobjetivas), por aí você já consegue perceber o que usa mais.
Lentes por Estilo Fotográfico
Vou passar uma lista pra você ter uma ideia dos ângulos mais usados por cada estilo fotográfico, pode ser um primeiro passo pra te ajudar a escolher qual a melhor lente depois da sua do kit.
8mm – 25mm – Paisagens, fotos Panorâmicas e Arquitetura.
25mm – 135mm – Eventos, Desfiles e PET.
80mm – 200mm – Ação, Ciclismo e Atletismo.
100mm – 300mm – Aventura e Vida Selvagem.
Conclusão
Saber se sua lente lente é melhor pra começar na fotografia, é um passo importante pra continuar estudando e evoluindo na sua fotografia, se você é meu aluno do Curso Fotografe-já, lá tem umas aulas dedicadas a isso, além da minha assessoria. Caso ainda não seja, espero que esse artigo seja útil pra você, e se gostou, compartilhe com seus amigos.
Pra Saber Mais
Já que eu falei na importância da abertura, aproveite para baixar gratuitamente meu “Guia Prático de Fotografia” pra você conseguir fazer as fotos que sempre sonhou.
Basta Baixar e Aplicar hoje mesmo nas suas Fotos. Baixe Agora.
É aqui » www.fotodicasbrasil.com.br/guia-de-fotografia
Espero que você tenha gostado, se gostou, compartilhe com seus amigos!
Até breve e vamos juntos!