Introdução à fotografia de comida

Destacada_Introdução à fotografia de comida

Texto: Darren Rowse

Interessado em aprender sobre Fotografia de Alimentos? Continue lendo para algumas dicas iniciais.

Visite qualquer livraria e vá para a seção de livros de culinária e você ficará sobrecarregado com a quantidade de livros cheios de receitas deliciosas acompanhadas por uma fotografia maravilhosa das receitas descritas.

Pilhas de vegetais coloridos banhados com molhos saborosos em um prato branco bem limpo com uma mesa arrumada e brilhante – você sabe do que eu estou falando. Às vezes a fotografia é quase o verdadeiro foco do livro, com as receitas ficando em segundo plano.

Mas como você fotografa comidas e consegue resultados tão bons?

Introdução à fotografia de comida

1. Luz

Trate a comida que

você está fotografando como você trataria qualquer outro objeto imóvel e certifique-se de que ela está bem iluminada. Muitos dos exemplos ruins de fotografias de comidas que eu encontrei ao pesquisar para este artigo poderiam ser melhorados drasticamente com uma iluminação adequada. Um dos melhores locais para fotografar comidas é próximo de uma janela onde haja bastante luz natural – talvez com o apoio de um flash vindo do teto ou de uma parede para dar mais equilíbrio à luz e tirar as sombras. Esta luz do dia ajuda a manter a comida com aparência mais natural.

2. Acessórios

Introdução à fotografia de comida

Preste atenção não só na disposição da comida em si, mas no contexto em que você a coloca, incluindo o prato ou tigela e qualquer coisa na mesa em volta dela. Não deixe a foto confusa com uma mesa cheia de acessórios, mas considere colocar um ou dois elementos extras, como um copo, garfo, flor ou guardanapo. Esses elementos muitas vezes podem ser colocados em posições secundárias no primeiro ou segundo plano de sua foto.

3. Seja Rápido

A comida não mantem o seu visual apetitoso por muito tempo, então como fotógrafo, você precisará estar preparado e ser capaz de fotografá-la rapidamente após ela ser preparada, antes que ela derreta, desabe, murche e/ou mude de cor. Isso significa que você precisa estar preparado e que você deve saber o que você quer fazer antes da comida chegar. Uma estratégia que algumas pessoas usam é deixar a foto com os acessórios preparados antes que a comida fique pronta e colocar um prato modelo para deixar a sua exposição do jeito certo. Então, quando a comida estiver pronta, você só precisa trocar o prato modelo pelo verdadeiro e você já estará pronto para tirar suas fotos.

4. Estilize-a

A forma como a comida é apresentada no prato é tão importante como a forma que você a fotografa. Preste atenção no equilíbrio da comida em uma foto (cores, formas, etc.) e deixe-a na posição correta (use linhas guias e a regra dos terços para ajuda-lo a visualizar o prato). Uma das melhores maneiras de aprender é pegar alguns livros de receitas e ver como os profissionais fazem.

Introdução à fotografia de comida

5. Melhore-a

Uma dica que um fotógrafo me deu na semana passada, quando eu disse que eu estava escrevendo isto, foi sempre ter um pouco de óleo vegetal com você e pincelá-lo sobre a comida para fazê-la brilhar em suas fotos.

6. Fotografe de Baixo

Introdução à fotografia de comida

Um erro que muitos fotógrafos de comidas iniciantes cometem é de tirar fotos de um prato diretamente de cima. Embora isso possa funcionar em algumas circunstâncias – na maioria doas casos você terá uma melhor foto fotografando mais baixo, quase no nível do prato (ou levemente acima dele).

7. Macro

Focar bastante em apenas uma parte do prato pode ser uma maneira efetiva de destacar os seus diferentes elementos.

Introdução à fotografia de comida

Uma das minhas zilhões de fotos de docinhos 🙂 © Simxer

8. Vapor

Introdução à fotografia de comida

Fazer vapor subir de sua comida pode dar uma sensação de “recém-cozida” que alguns fotógrafos gostam. É claro que isso pode ser difícil de conseguir naturalmente. Eu falei com um estilista de comida alguns anos atrás que me disse que eles adicionavam vapor com várias estratégias artificiais, incluindo esquentar bolas de algodão encharcadas com água no micro-ondas e coloca-las atrás da comida. Isto provavelmente é um pouco avançado para a maioria de nós – porém, eu achei um truque interessante, então eu resolvi inclui-lo.

Eu tenho certeza que os leitores terão muito mais dicas para fotografar comidas – sintam-se livres para adicionar as suas dicas nos comentários abaixo!

Nota da Simxer:

Eu gostei muito deste texto justamente pela simplicidade de dicas que por si só já fazem uma boa diferença. Minha experiência com fotografias de comidas, são com os milhares de  doces de festas de casamentos que já fiz, aliás, fazendo uma busca para imagens deste artigo eu consegui perceber que usei muitas destas dicas! Eu sei que existem muitas técnicas mais avançadas e curiosidades do tema e irei  falar em outra ocasião, não deixe de acompanhar! 

E por último, quero deixar um vídeo que ficou muito famoso e que, mesmo em inglês, vai te ajudar a ver as possibilidades desta categoria fotográfica. O vídeo foi feito pela Diretora de marketing do McDonald’s  do Canadá em resposta a uma cliente que queria saber porque a comida nas propagandas parece diferente da encontrada na loja 😉

Eis a resposta McDonald’s:

Deixe  sua impressão e dicas de como você fotografa suas comidas, incluindo aquelas que você  coloca no Instagram 🙂

       Até a próxima!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

Texto original aqui

*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor. Espero que gostem!

5/5 - (11 votos)

8 Resultados

  1. Jorge disse:

    Gosto muito de suas dicas simples, sofisticadas e eficientes com linguagem super adequada.

    • fotodicasbrasil disse:

      Muito obrigada Jorge, fico feliz que tenha esta visão 🙂

      Grande abraço,
      Simxer

  2. Guidha Cappelo disse:

    Oi Simxer, olha eu aqui de novo!!!!
    Quero saber sobre o VAPOR dos alimentos. Estou testando fotografia de alimentos e fotografei uma sopa, cheia de fumaça porém não apareceu a fumaça. Qual a configuração eu deveria usar? Estou usando luz natural, abertura 5.8 e velocidade 1/120, Iso 125, e fumaça que é bom… NADA!!!! rsrsrsrs
    ONDE FOI QUE EU ERREI ????
    No caso de usar tb o algodão quanto tempo colocaria no micro ondas?
    Te agradeço desde já pelas dicas!
    Guidha Cappelo

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Guida, que bom vê-la por aqui!!

      As configurações me parecem ótimas, mas claro que depende exatamente da luz que está usando (mesmo sendo natural). As bolinhas de algodão precisam estar bem molhadas e já saem fumaça com uns 20 a 30 segundos no micrrondoas, mas cuidado para não queimar também não se queimar. Eu quando testei usei aqueles disquetes de maquiagem amassadinhos, dá uma bolinha de uns 5cm de diâmetro + ou -.

      Se conseguir um bom resultado, compartilhe com a gente!

      Beijos,
      Simxer

  3. May disse:

    Qual seria uma lente boa para esse tipo de trabalho?

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi May, estou escrevendo um artigo com dicas técnicas para fotografar comidas onde falarei das lentes também. Mas respondendo à sua pergunta, lentes com aberturas grandes (2.8; 1.8) são ótimas por que permitem um ótimo desfoque do fundo, além de captar bastante luz. Ter uma macro é legal, mas não obrigatório, já que você pode resolver isso na pós-produção. Uma boa dica pra quem está começando seria a 50mm 1.8.

      Obrigada pela leitura.

  4. Nelson Queiroz disse:

    Olá Simxer,

    eu consigo fazer uma foto macro com uma lente 18 x 135mm?

    Abraços Nelson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *