Macro, dicas e inspirações

Macro, dicas e inspirações
©Ondrej Pakan

Hoje nossas dicas são para você aprender um pouco mais sobre as fotografias macro. Como já citamos anteriormente, as fotos macro são ideais para você captar imagens melhores de cenas pequenas, como insetos e flores. Por isso, fique atento e aprenda mais como aperfeiçoar a técnica e faça fotos maravilhosas, sem perder nenhum detalhe!

Nas câmeras, para fotografar no modo de cena macro estão simbolizadas por uma flor. Selecionando este modo, você poderá captar o objeto ou pessoa mais de perto, por isso também é chamado modo close – up, dando aquele close na imagem mesmo. Para isso, o foco é ajustado e os detalhes são melhores, mais captados.

Macro, dicas e inspirações

O ideal é, ao comprar um equipamento, seja ele para uso amador ou profissional, que você leia o manual e aprenda sobre o manuseio do material. Câmeras mais profissionais vem como lentes especiais para fotos macro, mas você precisa saber um pouco antes de sair fotografando por aí, para não perder aquele dinheiro que investiu.

Uso de tripés

Se você não possui tripé ainda, para melhoras suas fotos macro nós recomendados a compra de um. Ele garante que a foto não saia borrada, seja por pequenos movimentos, como a respiração ou tremor do braço na captura, firmando seus movimentos, mas também melhora o foco da imagem, melhorando a nitidez da fotografia, se estiver na dúvida, leia o artigo “Tripés, tipos e usos”.

Flash habilitado

Para melhorar suas fotografias macro, habilite o flash. Essa luz extra, combinada com a luz natural do ambiente externo, ajuda a “congelar” o assunto da foto, possibilitando ao fotógrafo menos tempo de exposição. Se a luz natural não for suficiente, o flash fará com que a fotografia saia sem sombras, o que é adequado em fotos macro. Você também pode fazer uso de difusores de flash ou rebatedores, para melhorar a qualidade da fotografia. Existe um específico para isso, o Flash anelar para macro, descrito no artigo “Tipos de flash de câmera”.

Macro, dicas e inspirações

Foco manual

Em uma fotografia macro, especialmente as de insetos, não podemos perder tempo, o objeto a ser capturado pode se movimentar e perdemos a chance de uma boa foto. Por isso, trabalhamos com baixa profundidade de campo e ajuste de foco manual.

Abertura do diafragma

Você deve ajustar as configurações manualmente, para obter a melhor fotografia macro possível. Defina a abertura do diafragma para ajustar a profundidade de campo. O ideal é que a profundidade de campo seja pequena, desfocando o que está ao redor e ressaltando a imagem da frente, que é o que você deseja destacar. Por isso, a abertura do diafragma deve ser grande.

Equipamentos adequados para profissionais

Se você não se contenta em ajustar as configurações de sua câmera apenas selecionando o modo flor, pode investir na compra de equipamentos para profissionais. Abaixo, listamos os produtos que você pode comprar e aperfeiçoar a sua técnica.

Equipamentos para fotografar macro

* Lente invertida

* Anéis de macro (para juntar 2 lentes)

* Filtros Close-Up

* Tubos e foles para macrofotografia

* Lentes específicas para macro fotografia

* Flash de macro

Você pode adquirir apenas um ou todos esses materiais, depende de quanto você deseja investir. Há produtos para todos os gostos e bolsos e aí fica ao seu critério.

Alguns equipamentos desses que nós citamos podem ser adaptados e você poderá fazer boas fotos macro sem o uso deles. Vamos lá?

Luz:

Essa é fácil, para melhorar a iluminação, sempre faça suas fotos macro à luz do dia. Nossa dica é que elas sejam feitam em local com alguma sombra, evitando a luz direta.

Lente invertida:

Você pode adaptar a sua lente, dispensando o uso de lentes mais sofisticadas e com custo bem mais elevado. Nossa super dica é a inversão da lente, a que você já usa diariamente. Basta você inverter a lente na câmera, colocando – a de cabeça para baixo. Maluco isso? Pode até ser, mas temos uma boa justificativa! Com a lente invertida, você pode controlar o foco pela própria lente. É uma técnica que requer prática, já que não permite o rosqueamento da lente na câmera e você talvez precise de um pouco de persistência para o aprendizado. Mas, depois você verá que valeu a pena, quando tiver mais experiência e verificar o resultado das fotos.

Essa técnica é perfeita, pois você melhora os resultados sem gastar nada mais com isso. E o melhor: se você preferir, existem no mercado adaptadores para encaixe de lentes invertidas, de forma que com eles você pode controlar a abertura da lente.

Captar uma boa fotografia macro faz toda a diferença. Por este modo de cena, conseguimos ver detalhes que nas fotos normais não conseguimos ver, como rachaduras e poros.

São muito utilizadas em fotografias para os cursos de ciências biológicas em geral, retratando insetos, fungos e plantas. As aulas de botânica ficam muito mais interessantes se forem apresentadas fotos de flores no modo macro.  E também temos as fotos de vírus e bactérias como a simpática daí debaixo.

Macro, dicas e inspirações

E como podem ver, são muito úteis e vale o investimento!

Ah, eu sei que muitas vezes a expectativa é uma e o resultado é outro, como nesta linda demonstração de joaninhas, onde a expectativa é do fotógrafo Ondrej Pakan  (que eu falo mais abaixo) e a “realidade” é minha! Hahaha, mas não se intimide, a pesar desta foto ter sido feito com uma lente 28-135mm (não é macro), na época eu bem que fiquei feliz, o importante é tentar e praticar!

[baslider name=”Joaninha”]

passe o mouse para direita e esquerda para ver as imagens completas

Como inspirações, temos o trabalho do fotógrafo britânico Slinkachu que ficou famoso por abandonar bonecos de homens, mulheres e crianças em miniatura nas ruas de grandes cidades. No seu site tem mais fotos deste projeto, algumas um pouco polêmicas.

Macro, dicas e inspirações

©Slinkachu

E o fotógrafo eslovaco Ondrej Pakan elevou a fotografia macro a outro nível e além das suas fotos de insetos sensacionais, ele capturou um série de imagens feitas com insetos molhados! As fotografias foram produzidas durante ou após a chuva, o que permitiu que ele os registrasse cobertos de minúsculas gotas de água. E o resultado é impressionante, conhecer seu trabalho é obrigatório pra quem gosta de fotografia macro, veja aqui.

Macro, dicas e inspirações

©Ondrej Pakan

E por último o fotógrafo alemão Markus Reugels que trabalha com macrofotografia e com highspeed para capturar impressionantes imagens de gotas d’água no projeto Liquid Art.

Macro, dicas e inspirações

©Markus Reugels

Bom, se você já nos curtiu no facebook, onde estamos colocando notícias e referências fotográficas pra te inspirar, ótimo! Mas não deixe de assinar nossa Newsletter aqui embaixo, assim você não perde nenhuma atualização aqui do site.

      Até a próxima!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

Imagem destacada: ©Ondrej Pakan

4.9/5 - (11 votos)

10 Resultados

  1. Vasni disse:

    Ótimo post! Obrigado!

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço o comentário!

  2. Vasni disse:

    Wau. Que dicas maravilhosas. Ainda bem que existem pessoas dispostas a compartilhar o seu conhecimento aos outros. Muito obrigado!

  3. paulo disse:

    bom dia. eu posso fazer fotos convencionais, tipo retratos e ensaios com lente macro? tenho interesse de adquirir uma 100 mm macro 2.8, porém, gostaria de usá-la também como uma tele normal. Isso é possivel?

    • fotodicasbrasil disse:

      ​Lentes de macro têm a capacidade de focar em objetos muito próximos e também distantes (no infinito). São ótimas opções para retratos!​Abraços, Simxer ​

  4. Gerson Sena disse:

    Gostei das indicações dos trabalhos dos fotógrafos. Acredito que brincar de fazer macro leva qualquer pessoa para um novo nível de fotografia.

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu concordo Gerson! Obrigada por comentar!

      Abraços,
      Simxer

  5. Marcos disse:

    Por favor, preciso saber se a lente macro é a ideal para fotografar documentos históricos, tipo cartas e inventários do século XIX. Tenho esta lente em vista, preciso saber se estou comprando corretamente. Veja o link abaixo.
    http://www.magazineluiza.com.br/lente-zoom-af-s-n

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Marcos, essa não é uma lente macro, mas você conseguirá fotografar documentos, dependerá da iluminação e local para fazer as fotos.

      Abraços,
      Simxer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *