Dicas para fotografar casamentos
A fotografia de casamentos ganhou um status que atrai muito quem está começando no mercado fotográfico.
Você já faz fotografias desse tipo de evento? Não faz, mas gostaria de fazer? Não é tão difícil, são necessários alguns equipamentos especiais, algumas técnicas e recomendações, mas você pode se dar muito bem nessa atividade. Hoje, você irá aprender a fotografar casamentos, basta prestar atenção em nossas dicas. Vamos lá?
Eu mesma trabalhei anos neste mercado movimentado e dividi este artigo em duas partes, neste você aprenderá como se preparar para fotografar casamentos e no próximo, quais equipamentos usar. Inscreva-se na nossa newsletter e não perca nenhuma publicação.
|
Preparação do fotógrafo
Pode parecer engraçado, mas o fotógrafo precisa se preparar para o casamento com certa antecedência, como os noivos e parentes deles. Isso porque nada pode sair errado nesse dia tão especial para o casal e seus familiares e o fotógrafo precisa estar apto para acompanhar tudo.
Você precisa conhecer o casal, converse de antemão com eles para saber um pouco da sua história. Saiba também todos os locais que você precisará ir, como igreja e recepção e outro local caso queiram fazer fotos externas.
Pegue o contato telefônico dos noivos e também dos locais do evento, deixando seu contato com eles também. Faça revisão nos pneus, no tanque de combustível e tenha dinheiro em espécie, não confie somente no cartão de crédito ou débito. Se tiver uma equipe, combine com eles o horário ou até a carona, se necessário.
No dia anterior, deixe sua roupa já pronta e vá dormir cedo. Durante o dia do evento, se alimente bem e procure estar descansado, porque a noite será puxada!!! O ideal é que você chegue no mínimo uma hora antes da cerimônia. Combine com os noivos se será feito making of e, em caso afirmativo, você precisará chegar duas horas antes, para acompanhar a finalização dos trajes e arrumações dos noivos, como cabelo e maquiagem, no salão de beleza ou na casa do noivo. Mais dois locais para você se agendar!
Eu particularmente sempre me organizei de maneira a chegar com 3 horas de antecedência, para que nenhum imprevisto pudesse me atrasar realmente!
Um dia precisei fazer dois ensaios no estúdio antes de ir para o casamento que estava agendado, com essa minha programação, eu preferi cancelar o segundo ensaio para que eu pudesse chegar no horário que estipulei como o mais seguro, e justamente neste dia eu tive a certeza de que esta tática funcionava muito bem. Além do primeiro taxista ter pedido pra eu descer 4 quadras depois porque teve um imprevisto pessoal(?!), eu demorei mais que o normal pra conseguir o segundo taxi, e este ainda furou o pneu no caminho! Bom, consegui chegar ao local do casamento ainda com 1 hora de antecedência. É muito bom poder resolver as coisas e ainda assim não prejudicar o trabalho. Pense nisso quando criar seus horários para trabalhar.
Visite os locais
Você poderá (e isso é um diferencial muito bacana) visitar os locais onde acontecerão as fotos (casas dos noivos, igreja, salão de beleza, recepção) e preparar de antemão em sua mente onde serão feitas as fotografias. Você tem a opção até de agendar uma sessão de fotos gratuita nesses locais para conhecer os noivos e as pessoas importantes para eles, como pais e padrinhos. Isso estabelece uma relação de confiança e você saberá como eles se comportam em frente às câmeras, se são mais tímidos, mais extrovertidos e assim poderá melhorar para que estejam ok no dia do casamento.
Se você conhecer bem os locais do evento, poderá fazer fotos externas ou ter outras ideias que não teria com a agilidade e movimentação durante o casamento, principalmente se estiver iniciando na fotografia de casamento, porque quanto mais você estiver por dentro do que irá acontecer, mais seguro ficará na hora que estiver valendo, e muitos noivos ficam felizes de perceber o seu cuidado.
Se a sua ideia é investir profissionalmente, publiquei um artigo sobre os meus principais erros quando estava iniciando, que não foram poucos 😉 que pode ser bastante útil nessa jornada: “Erros, se aproveite das minhas falhas”. E você ainda tem o bônus de fazer o download de um contrato editável e comentado para adaptar para seus clientes.
Equipamentos
Se você conheceu os lugares e os noivos, agora já sabe como será no dia do casamento. Mas, também percebeu que não tem os equipamentos necessários, já que é iniciante na profissão? Saiba que você pode alugar equipamentos e acessórios com outros fotógrafos, não sendo necessária a compra, por enquanto.
Mas aqui vai um detalhe importante! O material, seja alugado ou comprado, precisa ser dominado por você, suas técnicas de uso e manuseio. Você não pode experimentar o uso deles no dia do casamento, muito menos na hora de fotografar, precisa testá-lo e dominá-lo com dias de antecedência. Se você já conhece algum lugar bacana que alugue equipamento, compartilhe com a gente o local e a cidade.
Caso ainda tenha dúvidas, não hesite em pedir ajuda para alguém que saiba usar o equipamento.
2º Fotógrafo
Se você se sentir inseguro no início, não alugue somente o material, peça ajuda e contrate alguém mais experiente para ir com você ao casamento e te ensinar mais técnicas.
O segundo fotógrafo pode ser muito útil, não só se você ainda não tem experiência, mas porque é muito mais fácil trabalhar em dupla. A pedida também vale para você se candidatar a 2º fotógrafo e assim, aprender trabalhando.
Aprender com a experiência dos outros também é uma ótima pedida, eu costumo dar assessoria à vários iniciantes e tenho um feedback ótimo, porque quanto mais seguro você estiver com as técnicas e o mercado, mais tranquilo será seu trabalho.
Fotos do casamentos
Chegou o grande dia, você está lá pronto para fotografar. Agora, daremos dicas de situações que merecem recordações. Faça fotos dos noivos se arrumando, terminando de se vestir, arrumando os cabelos, calçando os sapatos ou da noiva se maquiando.
Faça fotos dos locais da cerimônia e da recepção vazios, valorize a decoração, inclusive dando close onde você perceber maior capricho. Preste atenção aos detalhes, como o bolo dos noivos, os vestidos das madrinhas, o traje do casal de dama e pajem, dos pais, etc. Não deixe ninguém importante de fora, mas não fotografe somente pessoas e sim valorize toda a preparação do local. Isso é muito legal e os noivos vão adorar recordar. Fotografe muito, incansavelmente.
Descobrir os motivos porque aquela decoração foi feita, ou alguma situação de como os noivos se conheceram, são detalhes que vão te permitir perceber a importâncias de todas as coisas envolvidas nesse momento tão importante.
Fiz um casamento onde havia a decoração inteira feita com muitos tsurus, ave sagrada do Japão, símbolo da saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. Reza a lenda que se a pessoa fizer 1.000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Conversando com a mãe da noiva descobri que ela havia feito os 1.000 tsurus para o casamento, foram 4 meses dobrando papéis dia e noite.
A partir daquele momento a decoração passou a ter pra mim muito mais significado e redobrei o cuidado em registrar todos os detalhes possíveis.
Poses
Existem alguns estilos de fotografia de casamentos, provavelmente o seu cliente já conhece o seu, que pode ser mais posado, ou no estilo fotojornalismo, onde as fotos são mais naturais. Mas independente do tipo adotado, acredito que algumas fotos são necessárias para suprir as expectativas mínimas dos noivos:
-
O vestido de noiva
Normalmente a noiva gastou muito tempo procurando o vestido ideal, nada mais justo que uma foto só pra ele! Você pode ser criativo se quiser, mas não esqueça do registro puro e simples.
-
A noiva com as madrinhas
As madrinhas costumam ser as amigas mais importantes na vida da noiva, esse é um registro que todas guardarão com certeza.
-
Entrada da noiva na igreja
Esse é um dos momentos mais esperados por todos, a dica aqui é fazer um foto de perto, e uma que mostre eles já no altar. Ter um 2º fotógrafo aqui ajuda bastante para conseguir a foto de vários ângulos.
-
O pai chegando com a noiva
Esta é outra foto importante de um casamento, você pode ter algumas variações como entregando ao noivo.
-
O beijo dos noivos!
Um clássico, o primeiro beijo como marido e mulher.
-
Bouquet
Simboliza a generosidade da noiva em desejar a mesma felicidade para… quem pegar! Um momento descontraído e divertido que vale o registro.
Manejo dos equipamentos
Fuja do comum. Faça fotos ousadas, arrisque e passe emoção pelas lentes. Sempre deixe os noivos e convidados em situações confortáveis, mas, se necessário, fique em posição um pouco desconfortável para garantir que a captura seja feita de forma impecável e moderna.
Pós-sessão
Agora finalmente que você terminou de fotografar o casamento, é fazer backup de tudo e partir para a pós-produção, você pode ler aqui uma sugestão de fluxo de trabalho, caso ainda não tenha o seu.
Faz parte
Lembre-se que apesar de muito trabalhoso, esse tipo de fotografia é muito gratificante também, e todo esse processo faz parte do trabalho de um bom fotógrafo de casamentos, por isso sempre que estiver tentado a achar que alguma parte é muito cansativa ou até um pouco chata, se recorde do resultado e do quanto isso irá representar na vida dos noivos!
Bônus
Eu criei um checklist gratuito pra você baixar e imprimir. Leve para não esquecer as possibilidades de fotos que podem ser feitas durante a cobertura fotográfica de um casamento. São 70 sugestões de fotos divididas em: Antes da Cerimônia, Durante a Cerimônia, Retratos e Recepção.
[freebiesub download=”https://fotodicasbrasil.com.br/downloads/Checklist fotografias de casamento – Foto Dicas Brasil.zip”]
Se tiver mais alguma, compartilhe com a gente nos comentários, assim vamos atualizando a checklist!
E pra fechar, essa divertida ilustração que vai te dar uma ideia do que esperar da fotografia de casamento… Ela é do fotógrafo Arthur Foschini que sabia muito bem do que estava falando 🙂
E você, já fotografa casamento e tem alguma dica pra acrescentar aqui? Ou já passou por alguma situação engraçada ou até esquisita fotografando um casamento? Compartilha com a gente!
Até a próxima!
A maioria das fotos deste artigo são do fotógrafo profissional especializado em casamentos, Carlos Tavares. É dele também a foto em destaque que foi premiada no WPJA na categoria: Sombras e Silhuetas. Valeu Carlos!
Ótimas dicas, estão de parabens!
Valeu!!! 🙂
Oi, bom dia, você acha possível fazer as fotos de casamento com uma lente 18-55mm ?
Possível sim, mas não conseguirá muitas fotos de detalhes por causa do pouco zoom. Tudo depende da sua expectativa.
Abraços,
Simxer
Olá, Simxer, boa tarde, primeiro parabéns pelo Site e pelas dicas, são fantasticas eu tenho fotografado alguns eventos de aniversario e estou pensando em incluir do meu portfólio fotos de casamento, mas tenho uma duvida , posso oferecer entregar as totos 100% tratadas somente em DVD ou o ideal seria oferecer o album:? sendo que eu não tenho mão de obra para isso, eu tereia que terceirizar o trabalho, o que vc indica? como eu posso oferecer um trabalho de fotografia de casamento sem algum? esta na moda oferecer somente as fotos digitais ? desde ja obrigado pelo conselho!
Hummm Dirceu, profissionalmente eu acredito que o ideal é o álbum, mas isso depende do seu cliente, só ele pode te dizer o que quer!
Abraços e boa sorte.
parabéns gostei muita das informaçoes DEUS abençoes sempre
Obrigada Eládio, você é muito gentil!
Boa noite, Sinxer.
Achei muito útil esse artigo com dicas valiosas de como fotografar um casamento. Recentemente fui "escalado" para registrar o casamento civil de um familiar próximo, e apesar de ser no final do ano, creio que não terei tempo hábil para comprar um flash externo (disponho de uma Nikon D3200 com lente do kit, a 18-55mm)
Então considerei duas possibilidades: usar o flash incorporado da câmera com difusor pop-up ou ajustar o ISO p/ 1600 (ambiente interno, um cartório) e alterar a compensação de exposição.
Qual das alternativas você me sugere?
Grato desde já pela atenção,
Renato Borges.
Oi Renato, as câmeras de entrada não são voltadas pra cobrir eventos, principalmente os que exigem câmeras mais rápidas e lentes mais claras pra que não se perca nenhum momento. Fotografe no modo manual e de preferência em raw (também) pra que você possa recuperar alguma foto com mais facilidade em pó-produção. Se o cassamento for de dia, você tem grandes chances de conseguir bons resultados, mas se o local for escuro, acredito que terá dificuldades sem um flash externo. A ideia do difusor é boa, mas você precisa ter certeza se ISO 1600 não vai trazer muito ruído, precisa testar antes!!! Pode ser na sua casa à note mesmo. Simule o ambiente, mas a luz exata só no dia mesmo :)Se possível, fotografe no modo manual e também faça fotos em raw pra que você possa recuperar alguma foto com mais facilidade em pó-produção. Faça uma busca aqui no site porque tem artigos sobre velocidade, ISO e abertura, além de flash e Raw, estude-os que eles vão te ajudar. Boas fotos.Abraços, Simxer
Boa noite!
Farei um casamento a noite , religioso e a festa será no mesmo lugar. Minha câmera D 3200 lente do kit 18 -55 e flash, sem ajudante. Como devo proceder? Já que vai ser meu primeiro casamento. Desde ja agradeço.
Cristiane, se o casamento for pequeno e em um lugar bem iluminado, você consegue ter bons resultados com uma câmera de entrada, já que elas não são voltadas pra cobrir eventos que exigem câmeras mais rápidas e lentes mais claras pra que não se perca nenhum momento. Fotografe no modo manual e de preferência em raw (também) pra que você possa recuperar alguma foto com mais facilidade em pó-produção. Faça uma busca aqui no site porque tem artigos sobre velocidade, ISO e abertura, além de flash e Raw, estude-os que eles vão te ajudar. Boas fotos.Abraços, Simxer
Boa noite, Sinxer.
Fui "escalado" para registrar o casamento de um familiar próximo, que contará apenas com a cerimônia no Civil. Apesar de acontecer no final do ano, não terei tempo hábil para comprar um flash externo (disponho de um tripé e uma câmera de entrada, uma Nikon D3200, com lente 18-55mm).
Pensei em duas possibilidades: usar o flash incorporado com rebatedor pop-up ou ajustar o ISO para ambientes interno e alterar a compensação de exposição.
Qual alternativa você me recomenda?
Grato pela atenção!
Oi Renato, as câmeras de entrada não são voltadas pra cobrir eventos, principalmente os que exigem câmeras mais rápidas e lentes mais claras pra que não se perca nenhum momento. Fotografe no modo manual e de preferência em raw (também) pra que você possa recuperar alguma foto com mais facilidade em pó-produção. Se o cassamento for de dia, você tem grandes chances de conseguir bons resultados, mas se o local for escuro, acredito que terá dificuldades sem um flash externo. A ideia do difusor é boa, mas você precisa ter certeza se ISO 1600 não vai trazer muito ruído, precisa testar antes!!! Pode ser na sua casa à note mesmo. Simule o ambiente, mas a luz exata só no dia mesmo 🙂
Se possível, fotografe no modo manual e também faça fotos em raw pra que você possa recuperar alguma foto com mais facilidade em pó-produção. Faça uma busca aqui no site porque tem artigos sobre velocidade, ISO e abertura, além de flash e Raw, estude-os que eles vão te ajudar.
Boas fotos.
Abraços,
Simxer
Olá terminei o curso de fotografia e já fui convidado para fazer o casamento da minha sogra que será somente no civil, minha câmera é a sony dsc 100 qual tu me recomenda, pois quero comprar uma nova
Oi Ivo, você precisa escrever para o email exclusivo dos alunos, ou postar no grupo fechado, lá eu posso te dar uma assessoria bem melhor.
Abraços,
Simxer
Olá, Simxer, estou encantada com suas dicas! Belíssimo trabalho!
Estou entrando no mundo da fotografia, e queria uma dica sua, tenho uma Canon t3 e gostaria de adapta-la para fotografar casamentos, o que vc me sugere? Tenho só o kit básico com a lente 18 55, sem flash.
Oi Jacqueline, não sei entendi o quer dizer com adaptá-la para casamento. Bom, a T3 é uma câmera de entrada e provavelmente você encontrará algumas dificuldades para realizar um casamento com ela, mas acredito que precisará pelo menos de mais uma lente com um range maior e mais nítida como a 24-70mm e um flash que pode ser inclusive um Yongnuo. Conforme você for evoluindo de clientes, precisará evoluir no seu equipamento para melhores resultados. Estou considerando que já fotografa no modo manual.
Se não, dê uma olhada no meu ebook: https://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn…
E no meu Curso Online: https://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline
Eles podem te ajudar nessa empreitada.
Abraços,
Simxer
Parabéns
Obrigada 🙂
Abraços,
Simxer
Oi, boa noite!
Amei suas dicas, são super úteis e ajudaram bastante! Mas não to conseguindo baixar a lista, e queria muuuuito para poder me guiar melhor. Teria como me passar por email? Agradeço desde já 🙂
Obrigada Caroline pelo comentário, já enviei pro seu email.
Abração,
Simxer
manda pro meu email também por favor amei todas as dicas. Obrigada.
Oi Natasha, as dicas são somente no site, mas se você se inscrever na nossa newslleter, ficará sabendo toda vez que eu publicar uma dica nova!
Abraços,
Simxer
OBRIGADO PELA SUAS DIGAS.GOSTEI E VOU APROVEITAR.
PARABÉNS PELO SUE TRABALHO
Obrigada Gilmar, seja bem vindo!
Abraços,
Simxer
Olá,
desculpa incomodar, mas tbm não estou conseguindo baixar, na verdade nenhum arquivo, rsrs, poderia me ajudar! Desde já agradeço!
Bjoks, e parabens!
Oi Marjory, tudo bem? Você quer só este download?? Eu enviei pro email que vc cadastrou aqui, ok?
Abração,
Simxer
Obrigada Francisco 🙂
Gostaria de ver aqui algo sobre como fotografar nos interiores de igrejas com o flash.Obrigado FS
Oi Francisco,
A maior dificuldade em se fotografar igrejas, é que normalmente os tetos são altíssimos, o que dificulta o alcance dos flashs. Nestes casos os melhores resultados serão com lentes claras (abertura f/1.8 ou maior), ou usar tripé e velocidades baixas como 1/15 pra baixo. De qualquer maneira, sua sugestão está anotada!
Abraços,
Simxer
OK fico a aguardar e continuação do seu bom trabalho
Muito obrigada
O casamento e de dia em uma chacara para 100 pessoas vou ver a diga do raw um beijo e muito obrigada
Fique tranquila, tenho certeza que será um sucesso! E sendo de dia pra 100 pessoas, suas câmera e lentes serão mais que suficientes!
Beijos,
Simxer
Obrigada Ubiraci 🙂
show,
muito obrigado mais uma vez, e parabens pelo trabalho..
Oi amo suas dicas tenho meu primeiro casamento dia 6/09 estou amando e ao mesmo tempo com dor de barriga minha maquina e uma nikkon d5200 tenho duas lentes a 18-55 e a 55-300 voce poderia me dar umas dicas de como fazer? Tambem nao estou conseguindo fazer o download poderia me enviar? Muito obrigada voce esta de psrsbens
Patricia!!
Tudo bem? Obrigada pela leitura.
Vou te enviar o download, imagino que esteja se referindo a checklist de fotos, certo?
Quanto a sua pergunta, o frio na barriga faz parte do processo!! 😉
As lentes que você vai usar são complementares, para um casamento pode não ser muito prático (isso está diretamente ligado ao número de convidados, tamanho do lugar, etc.), mas é possível fazer esse registro muito bem com o que você vai levar. Se for à noite, precisará de flash externo. Minha dica é que fotografe em raw para garantir uma pós-produção mais eficiente, aqui no Foto Dicas Brasil tem um artigo explicando sobre essa extensão.
Espero que tenha ajudado.
Abração,
Simxer
estou pesquisando preços, mas fiquei na duvida se compro a 18 105mm ou a 18 300mm, o que acha, qual seria a mais versatil a nivel de custo beneficio?
Abraços……
Mais versátil é a 18-300mm, mas a qualidade da 18-105mm é maior.
Leia os dois reviews pra ter uma ideia:
18-105mm – http://www.photozone.de/reviews/410-nikkor_18105_…
18-300mm – http://www.photozone.de/nikon–nikkor-aps-c-lens-…
Abração,
Simxer
encontrei uma 18 105mm por US $219,95, R$ 606,40(incluindo frete) vale a pena? vi no ebay..compensa?
Desculpe, não sei te resolver em relação å valores, sugiro ver quanto ela está custando lá fora, como na Bhphoto!
Abraço
Simxer
valeu Simxer,
voce tem me ajudado muito, to ficando viciado nesse lance de fotografia rsrsrsr…inclui na sua lista a 70 300 rsrsrs…desculpe o incomodo..
bjs.
Vou incluir 🙂
boa tarde,
estou na duvida se compro a 18 105 como voce me indicou ou se compro a 18 300mm, o que voce acha?
abraços.
Vou olhar uns reviews e te retorno, ok?
Abração.
Simxer
obrigado pelas dicas, e mais uma vez parabens pelo site, tenho aprendido muito com ele, inclusive tenho o e-book de fotometria..
Abraços
Ubiraci
sim é para este email
Oi Ubaraci, já foi enviado!
Abraços,
Simxer
bom dia Simxer,
sim este é o email, ademais seria possível voce me indicar uma outra lente com um bom custo beneficio que eu posa utilizar para casamento, esporte e natureza (bichos)..se não for possivel me indique umas duas com preço razoavel que eu possa utilizar para os momentos ja citados..
Att:
Carter
Oi Ubarici, a 24-70mm foi a queridinha dos fotógrafos de casamentos durante bastante tempo, principalmente pela qualidade ótica, mas em câmeras full-frames, que se não me engano, não é o caso da sua. Eu acho que você está como duas lentes complementares que dá para muuuita coisa, principalmente se não pretende investir em equipamentos mais específicos para casamento ou esportes (que necessitam de equipamentos diferentes). Uma lente mais versátil pode ser a 18-105mm para não ter que ficar trocando de lente todo hora… mas seria mais para conforto, ainda acredito que dá pra fazer ótimas fotos com o que tem.
Abração,
Simxer
desculpe mais uma duvida o check list não baixa no meu email, não sei o que esta acontecendo, podeira me enviar?
att.
Ubiraci
Oi Ubiraci, posso sim, é para esse email que aparece para mim no comentário (@ig?)
18-55 e 55-200
Só com a 55-200mm (que tem um ótimo custo x benefício), você sentiria um pouco de falta da grande angular. Mesmo sendo chato a troca de lentes durante um evento, eu acredito que usar as duas vai te trazer melhor resultado. A minha dica é fazer todos os grandes planos no início do casamente, inclusive da cerimônia, alternado com alguns detalhes e durante a maior parte da cerimônia se fixar em detalhes com a 200, tentando registrar o máximo possível das emoções…
Fui clara?
Abração.
Simxer
tenho uma 55-200mm da nikon..
Caroline tenho uma duvida, a maquina que comprei é uma D3100 da Nikon, qual lente voce me indicaria para fazer umas fotos de casamento, mas sem compromisso só por curiosidade, gosto de desafios e de fotografar principlamente rsrsrs..
Qual lente que você tem. Ubiraci?
Retificando parabens Simxer..
Caroline é mais bonitinho, é verdade, mas Simxer é tão… Eu 😉
Abração Ubiraci.
gosto mais de Caroline rsrsrsr..SIMXER é nome artístico de impacto,mas Caroline e belo..rsrs..
Mas de onde vc tirou Caroline??? Eu nem conheço nenhuma, hahaha. Tube bem, chama de Sim :))
comprei uma maquina por hobby e confesso que o site é muito bom, direto, objetivo e de muito bom gosto..
Parabens..Caroline
Obrigada Ubiraci!!
Estou lendo várias dicas suas e, de verdade: muito obrigada!
É lindo quando alguém tem a humildade de passar seus conhecimentos adiante :')
Parabéns, teu site é ótimo!
Obrigada Caroline!! O site é nosso!!!
Abração,
Simxer
Querida, obrigada por nos proporcionar pérolas como este artigo,vc escreve com sua bondosa alma,!!esta nitido em cada linha,em cada paragrafo,por isso conseguimos capturar suas boas dicas i
Muito obrigada por ser voce !,obrigada doce fotógrafa Sinxer
Eu que agradeço Roselane, por estar semre presente!!
Beijão.
Simxer