Como Usar Iluminação Ambiente para Retratos mais Naturais

Para nós fotógrafos, a luz é a parte determinante de qualquer resultado que imaginamos conseguir, por isso, entendê-la e dominá-la é tão importante, antes de mesmo da sua câmera e dos conceitos fotográficos, o estudo da luz pode fazer você subir de nível em suas fotos.

Vamos lá?

Você não precisa de um monte de tochas de flashes, modificadores de iluminação e assistentes para criar retratos deslumbrantes. É possível capturar uma imagem incrível usando a luz natural. Você não pode, no entanto, apenas sacar sua câmera, tirar algumas fotos e esperar obter resultados surpreendentes; bons retratos com luz natural exigem decisões deliberadas em todas as fases.

Ambiente e Luminosidade

 

Com retratos com luz natural, você não tem o mesmo nível de controle que você tem em um estúdio. Seu setup de iluminação é determinado pela localização, hora do dia e das condições climáticas. O mesmo local pode oferecer iluminações muito diferentes, dependendo se é manhã, tarde, ou noite. Da mesma forma, na mesma hora, dois locais próximos podem ter iluminações completamente diferentes.

Retrato feito somente com a luz de uma janela - Modelo Kat Clinch - © Harry Guinness

Retrato feito somente com a luz de uma janela – Modelo Kat Clinch – © Harry Guinness

Só porque você não tem controle total sobre a iluminação, isso não significa que as escolhas que você faz durante a captura de retratos com luz natural não irão moldar as suas fotos. Na verdade, suas escolhas são ainda mais importantes; realmente há muitas formas de você poder configurar, por exemplo, três luzes em um estúdio, assim como combinações ilimitadas possíveis com a luz natural.

Neste tutorial eu vou avaliar a luz natural em uma cena e como usá-la para criar retratos deslumbrantes.

Encontrando a luz favorável

Embora seja verdade que não existe essa coisa de boa ou má luz, quando se trata de retratos, alguns tipos de iluminação são mais lisonjeiros para o motivo, ou modelo, do que outros. Vamos nos concentrar em como fazer escolhas que irão resultar em uma luz favorável.

Retratos com luz natural ainda seguem as mesmas diretrizes de iluminação de retratos em estúdio. Para a maioria dos motivos, uma luz vinda de uma fonte relativamente grande colocada a um ângulo não superior a 45 graus vai ser mais favorável. Uma fonte de luz com um ângulo maior ou menor que 45º, criará sombras duras e desagradáveis sobre o motivo. Em particular, a luz que é muito alta vai acabar criando aqueles “olhos de panda”, onde os olhos do modelo estão com sombras, enquanto o resto do seu rosto está iluminado.

Por esta razão, quando você está capturando a luz natural em retratos, muitas vezes é melhor evitar a luz solar direta. Em vez disso, você deve usar elementos para modificar a forma como a luz natural cai sobre o modelo. Muitos dos melhores retratos feitos com luz natural são capturados em becos, debaixo de pontes, na floresta, ou dentro de casa usando uma janela como fonte de luz. Desta forma, a fonte de luz visível pode ser controlada, mesmo se você ainda estiver usando o sol como fonte de luz em todos os casos.

Este foto foi capturada usando a luz natural sob uma ponte em Dublin. Modelo: Loreli Swan - © Harry Guiness

Este foto foi capturada usando a luz natural sob uma ponte em Dublin. Modelo: Loreli Swan – © Harry Guiness

Eu capturei a imagem acima, por exemplo, debaixo de uma ponte ferroviária. A fonte de luz visível é a entrada sob a ponte, em vez do sol. Esta é, portanto, uma grande fonte de luz colocada no eixo com a modelo, e o resultado é um retrato com iluminação mais favorecida. Se eu tivesse capturado essa foto na rua, a iluminação não seria tão boa.

Como Avaliar a Luz Natural

Vamos supor que você, ou o seu cliente, escolheu uma localização qualquer que deseja usar para a sessão, e agora você precisa determinar onde exatamente você vai trabalhar com o seu modelo para obter uma luz mais favorável. O processo de avaliação da luz natural em um local é simples; você só precisa olhar e pensar realmente sobre ela. Você precisa se perguntar coisas como:

1. De onde a luz está vindo? Do sol? De um céu encoberto? De uma janela?

2. Em que direção? De cima? De frente? De lado? Ou por trás? Com que dificuldade isso pode ser alterado dentro dos limites do local?

3. Em que ângulo vem a luz? É baixa no horizonte ou alta no céu?

4. Está vindo de uma fonte luminosa relativamente grande ou pequena? Por exemplo, é a luz solar direta ou está sendo dispersada pelas nuvens?

5. Você pode colocar o seu modelo na sombra? Se o sol está alto no céu, você pode bloquear a luz de cima com algo no local? Talvez uma porta, ponte ou uma árvore?

A luz vem de uma única fonte ou está sendo refletida pelo ambiente? Por exemplo, o sol caindo em uma superfície muito branca cria uma enorme quantidade de luz refletida e requer considerações diferentes, do que a iluminação similar em um verde campo.

Uma vez que você começar a quebrar o que a luz está fazendo, é muito mais fácil identificar qual combinação de circunstâncias conduzirá à uma luz favorável e lisonjeira para o seu motivo. A luz natural pode mudar rapidamente, por isso é importante estar sempre pronto para reconsiderar as escolhas que você fez. Se o sol se esconde atrás de uma nuvem, você pode ser capaz de usar novas áreas do local que antes estavam com excesso de luz.

Modificando a Luz Natural para Retratos Melhores

A melhor maneira de modificar a luz natural é usando recursos no ambiente como a ponte que eu usei na imagem acima. Outra forma popular para criar uma luz favorável a partir de quase todas as condições é a utilização de uma janela. Enquanto a janela não é uma luz solar direta, ainda será uma grande fonte de luz muito fácil de usar. As três imagens abaixo foram todas capturadas usando a luz de uma janela. Neste caso, a janela está à esquerda da modelo.

A luz dessa imagem vem de uma janela à esquerda da modelo. Modelo: Ali Clarke - © Harry Guiness

A luz dessa imagem vem de uma janela à esquerda da modelo. Modelo: Ali Clarke – © Harry Guiness

As árvores também podem ser uma ótima maneira de modificar a luz natural. Se você colocar o motivo ou o modelo na sombra de uma árvore, a pior luz direcional do sol será bloqueada. A luz refletida a partir do ambiente irá criar uma fonte de luz relativamente grande e favorável. A imagem abaixo foi captada em uma floresta, e mesmo que o sol estivesse brilhando através das árvores por trás da modelo, elas forneceram sombra o suficiente e luz refletida para criar um bom retrato.

Retrato-Luz-Natural-4

O sol está por trás da modelo, mas a floresta fornece sombra suficiente para criar um retrato suave. Modelo: Kat Clinch – © Harry Guiness

Pontes, janelas e árvores estão longe de serem as únicas características ambientais que podem ser usadas para modificar a luz natural. Portais, becos, e qualquer outra coisa grande o suficiente para abrigar o seu modelo da luz solar direta pode funcionar muito bem. Se os recursos ambientais não estão te dando o controle necessário, uma das ferramentas mais úteis para um retrato com luz natural, e que pode ser carregado no seu case, é um refletor.

Mesmo sob luz solar direta, um refletor pode fornecer luz adicional suficiente para dissolver as sombras. Refletores, no entanto, tem alguns inconvenientes. Se você não tiver um assistente, eles podem ser difíceis de manusear. Além disso, a luz refletida à partir do sol pode dar às imagens uma aparência artificial. Você pode ver isso na imagem abaixo, onde eu usei um refletor para modificar a luz do sol relativamente dura.

Eu usei um refletor para iluminar a modelo junto com a luz solar direta. Modelo: Ali Clarke - © Harry Guiness

Eu usei um refletor para iluminar a modelo junto com a luz solar direta. Modelo: Ali Clarke – © Harry Guiness

Outras Fontes de Luz Natural

Embora este tutorial tenha se centrado em como usar o sol como fonte de luz, existem outras fontes de luz ambiente que podem ser usadas para criar retratos incríveis. Eu consegui grandes resultados usando postes à noite. Qualquer outra característica do meio ambiente que forneça luz, pode ser usada. O único limite é a sua imaginação.

A luz solar não é a única luz ambiente disponível. Modelo: Rebecca Dionne - © Harry Guiness

A luz solar não é a única luz ambiente disponível. Modelo: Rebecca Dionne – © Harry Guiness

Conclusão

Neste tutorial aprendemos como avaliar e usar a luz natural para tirar retratos. Quando você começar a tirar retratos como um mestre, você vai ter incorporado inconscientemente os passos que descrevi. A avaliação da luz torna-se menos deliberada e você passa a confiar mais em seus instintos. Até chegar a este ponto, no entanto, é importante avaliar e ponderar sobre a luz natural muito deliberadamente. Conscientemente quebrar o que a luz está fazendo e como ela afetará o seu motivo. Uma vez feito isso, você pode trabalhar dentro do ambiente ao invés de lutar contra ele.

E você, já utiliza a luz natural em seus retratos? Também estuda o local antes de começar a fotografar? Usa algum outro tipo de acessórios além do rebatedor? Compartilhe nos comentários sua opinião, eu vou adorar saber.

Boas fotos e vamos juntos!

AssinaturaPosts_New

* Gostei tanto deste artigo do fotógrafo irlandês Harry Guiness que resolvi traduzir pra você. Com muitas dicas simples e que podem te ajudar a perceber melhor essa importante fonte de luz que é o sol!

Imagem em destaque – Retrato Natural via Shutterstock
4.9/5 - (91 votos)

12 Resultados

  1. zizi maria disse:

    Oi Simxer, adorei o artigo e as dicas, em meus ensaios faço geralmente utilizo o rebatedor e também o flash para preencher. Obrigada pelas dicas. Adorei.

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada por compartilhar sua experiência!Abraços, Simxer ​​

  2. Adriane disse:

    Adorei o artigo, extremamente útil!Parabéns como sempre pelos ensinamentos!

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Adriane, fico feliz em saber!Abraços, Simxer ​

  3. Thais disse:

    Adorei o artigo Simxer! Já uso a luz natural, estou em um processo de estudo! É muito interessante. Este artigo vai me ajudar muito. Obrigada por compartilhar.

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço o comentário Thais!Abraços, Simxer ​

  4. Ademil disse:

    Sinceramente, não sei mais o que escrever para agradecer tudo que você tem feito ( a mim particularmente) para que possamos aprender e muito sobre fotografias. Muito obrigado mesmo. Que Deus lhe proteja sempre. Abraços , Ademil

    • fotodicasbrasil disse:

      Imagina Ademil, a gratidão é minha por ter pessoas como você aqui.

      Grande abraço!
      Simxer

  5. Regina Helena disse:

    Eu acho que entendi; bem explicado!!!!! Nunca tirei uma foto com iluminação Naturais; essa é a minha dificuldades; eu fiz curso de fotografia basico e saí como Fotógrafa; mas ainda tenho muito que aprender!!!!! Principalmente a noite!!!!… Obrigada Regina.

    • fotodicasbrasil disse:

      Que legal que foi útil Regina, tenho certeza que treinando você vai conseguir excelentes resultados!

      Abraços,
      Simxer

  6. Paulo Dias disse:

    Muito bom! Ajuda bastante! Parabéns!

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Paulo!

      Abraços,
      Simxer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *