Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar Retratos
Saber recortar um retrato é uma habilidade que pode trazer um resultado incrível para suas fotos, por isso, é muito importante desenvolvê-la estudando e treinando bastante, como qualquer outra habilidade fotográfica, com o tempo seu cérebro já estará apto a reproduzir isso sem precisar “pensar” muito.
Precisamos ficar atentos porque as convenções sobre o recorte de retratos vem mudando durante as últimas décadas, e como tantas outras tendências, essa é uma das regras que começa na indústria da moda. Se fizermos umas pesquisas rápidas sobre capas de revistas, podemos perceber que inúmeras irão aparecer com algum recorte na cabeça.
Coisa que era rara ou simplesmente não existia nas revistas nos anos 40 ao 60 mais ou menos.
Mas lembre-se de ficar atento, afinal regras podem ser quebradas!
Aprenda as regras como um profissional, para que você possa quebra-las como um artista.
Pablo Picasso
Hoje contamos com as dicas da fotógrafa Gina Milicia, fotógrafa há mais de 25 anos especialista em fotos de empresários, bilionários e celebridades.
Se você já leu meus outros artigos ou e-books, você saberá que eu também aprendi muitas lições em minha carreira na fotografia com erros, ou lapsos de julgamento. Foi através do aprendizado com o fracasso, e da tentativa e erro, que eu consegui descobrir o que funciona melhor para mim.
Quando se trata de como eu recorto meus retratos, há alguns estilos de recorte que eu tento evitar, porque, assim como comer algo que se detesta, eu aprendi o que funciona melhor para mim.
Como eu recorto meus retratos é tão importante para definir meu estilo, quanto as lentes que eu uso, a forma como eu ilumino, e como eu processo meus arquivos. Eu acredito que a forma como uma imagem é recortada pode mudar o visual de “chato e entediante” para “Incrível”.
Eu evito cortar em qualquer articulação do corpo. Isto inclui dedos, cotovelos, joelhos e pulsos. Eu também acho que cortar no queixo do modelo fica estranho.
Foram necessários muitos anos de tentativa e erro, e estudando o trabalho de meus fotógrafos favoritos, para aprender que há algumas regras douradas do recorte que valem a pena seguir. Regras que fazem uma grande diferença no impacto visual que meus retratos causam, e como esses retratos podem ficar lisonjeiros para o retratado.
Assim como em todas as regras, sempre há exceções, e o mundo da arte implodiria se essas regras não fossem constantemente testadas e quebradas. Pablo Picasso, Vincent Van Gogh e Jackson Pollack são exemplos de artistas cujos estilos quebraram a regra no “livro de como pintar” e em seu tempo eles foram ridicularizados e zombados por outros artistas e críticos, porém, hoje suas pinturas são inestimáveis. Dito isso, todos eles estudaram as regras de pintura convencionais de sua época, e então eles quebraram essas regras, e criaram seus próprios estilos característicos.
Minhas fotos, iluminação, poses e estilo de pós-produção se desenvolveram e evoluíram ao longo dos anos, mas a forma como eu recorto minhas imagens se manteve a mesma.
Aqui estão minhas cinco melhores dicas para recortar retratos:
1. Recorte de preferência na Câmera
Recortar na câmera basicamente significa que você compõe sua imagem exatamente como você quer que fique sua foto final quando estiver fotografando, ao invés de fotografar livremente e cortar a foto na pós-produção. Há dois motivos para isto:
- Primeiro, imagens recortadas na câmera ficam totalmente diferente das imagens que são recortadas na pós-produção. Preencher o enquadramento e recortar significa que você criará um desfoque que remove quaisquer distrações no plano de fundo e foca mais atenção para o seu modelo, o que é sempre algo bom.
- A outra vantagem de recortar na câmera é que o tamanho de seu arquivo não será afetado. Uma imagem recortada que foi fotografada livremente pode deixa-lo com apenas 10-15% do tamanho de seu arquivo, então um arquivo que possuía originalmente 30 Mb como uma imagem de tamanho completo, é reduzido para 3 Mb com um recorte grande. Imagens com menor resolução terão menos detalhes e não serão tão nítidas quanto imagens de tamanho completo.
2. Se isso se dobra, não corte
Eu acho que cortar no meio das coxas fica visualmente mais agradável do que cortar no joelho. Ver apenas parte do joelho, onde o vestido acaba, também parece desalinhado.
Também há certas poses de modelos que são melhores para o corpo. Eu estou sempre procurando poses que alongam, ao invés de encurtar as partes do corpo. Eu tento enfatizar suas melhores características, e esconder ou diminuir aquelas que não são tão fortes.
Como regra geral, eu recorto de uma forma que alongue e melhore o corpo. Cortar nos joelhos, cintura, cotovelos, dedos, tornozelos ou pulsos, pode fazer parecer que seu modelo não possui essas partes. Cortar nos braços e pernas pode fazer seu modelo parecer quadrado ou maior do que realmente é.
3. Evite cortar no queixo e deixe os olhos no terço superior do enquadramento
Manter os olhos no terço superior do enquadramento é visualmente melhor do que cortar no queixo de alguém, que ao meu ver parece que a pessoa não estava prestando muita atenção quando tirou a foto, e visualmente este recorte (acima à esquerda) parece estranho.
Eu acho que meus retratos parecem muito mais fortes visualmente quando os olhos estão posicionados no terço superior do enquadramento. Cortar no queixo é visualmente feio.
A foto final para a capa foi muito recortada, porque eu achei que incluir as mãos deixaria um pouco bagunçado. Eu recortei esta imagem com os olhos no terço superior do enquadramento porque esta era visualmente a opção mais forte.
4. Dê opções a si mesmo
A explosão das mídias sociais mudou radicalmente como eu fotografo meus retratos. Quando um cliente agendava uma sessão comigo alguns anos atrás, eu fotografava a maioria de seus retratos como imagens verticais. Agora eu tiro fotos para websites e plataformas de mídias sociais que usam imagens verticais, quadradas e horizontais.
Eu geralmente começo com retratos enquadrados como imagens verticais e depois giro a minha câmera para fotografar alguns enquadramentos horizontais.
Eu geralmente posiciono meu modelo para preencher o terço esquerdo ou direito do enquadramento. Isto adiciona interesse ao retrato e o torna visualmente mais dinâmico. Dito isso, há vezes em que eu enquadro meu retrato no centro da foto, porque eu pessoalmente adoro esse visual.
Eu também adoro cortar na cabeça das pessoas, mas isso não é tão fácil, então eu sempre fotografo alguns enquadramentos com espaço acima da cabeça, por precaução.
Nunca se sabe onde a imagem final pode acabar em algumas semanas ou alguns anos, então eu acho que é uma boa ideia planejar com antecedência. São necessários apenas alguns minutos para fotografar de forma levemente mais ampla, na vertical e na horizontal no final de cada montagem.
5. Recorte como quer se expressar!
Use estas sugestões como um ponto inicial, e encontre um estilo que funcione para você. Comece com retratos de comprimento total e tente recortar usando as regras tradicionais, depois quebre as regras e veja de qual forma você gosta mais.
Cada pessoa, local e pose que você fotografa sempre será diferente, então não tenha medo de misturar um pouco e criar seu próprio estilo, A única pergunta que eu faço a mim mesma quando eu estou recortando minhas imagens é, “Este recorte parece criativo ou parece um erro?”
Às vezes, seguir as regras do recorte ao pé da letra ainda deixará seus retratos visualmente atraentes. Um exemplo disso é se eu fotografar um modelo usando mangas ¾ e cortar em um ponto que é tecnicamente correto, deixando um pequeno pedaço do braço mostrando logo abaixo da manga. Isto parece um erro e ficaria melhor se eu cortasse um pouco acima, para remover a pele.
Quanto mais você fotografar, mais você começará a sentir o que parece certo para você. Se você não tiver certeza, faça duas versões e compare-as.
Você também poderá gostar de criar deliberadamente uma série de retratos que são visualmente atraentes porque eles invocam uma reação emocional.
Espero que essas dicas ajudem e torne sua jornada fotográfica mais segura, afinal, é um conjunto de vários conhecimentos que farão com que a gente alcance a nossa melhor performance como fotógrafo.
E você? Como você gosta de recortar seus retratos? Você gosta de recortar na câmera ou na pós-produção? Você acha que um recorte maior parece melhor, ou você gosta de deixar seus retratos com bastante espaço ao redor? Eu adoraria ouvir suas ideias. Por favor, sinta-se livre para compartilhar seu comentário abaixo.
Um grande abraço, bons recortes e até breve!
———————————
Gina Milicia é uma fotógrafa profissional há mais de 25 anos. Ela fotografou algumas das pessoas mais importantes do mundo, incluindo a realeza, bilionários e celebridades. Gina também faz oficinas de fotografia e sessões de tutorias particulares viajando pelo mundo. Você pode se inscrever para o seu ebook gratuito sobre “Portrait and Post Production Essentials” e ver mais seu trabalho aqui. Confira seu podcast “So you want to be a photographer” no iTunes.
Todas as fotos do artigo: © Gina Milicia
Imagem em destaque: Mulher de chapéu – via Shutterstock
Obrigada por compartilhar sua opinião Antonio.
Abraços,
Simxer
Além dos colocados no artigo Fábio, passa a ser pessoal os critérios, ok?
Abraços,
Simxer
Eu que agradeço o comentário!
Abraços,
Simxer
Olá, Simxer. Eu sou daqueles que prefere fazer um bom uso da câmera e deixar para a pós produção pequenos detalhes. Seu artigo foi maravilhoso. Ensinou muito. Obrigado pelo seu trabalho.
Obrigada por compartilhar sua opinião Alexandre!
Abraços,
Simxer
Muito interessante e instrutivo seu texto, Simxer!…Agradeço a divulgação. Também nunca tinha encontrado nada específico sobre cortes de retratos. Também o pratico na câmera pelas razões que Vc menciona. Antonio
Adorei, obrigada e parabéns!
Neste caso deveriamos usar medidas áureas, ou regra de fibonacci?
Depende Fabio, elas são derivadas e você pode escolher o que se encaixa melhor no que está fotografando.
Abraços,
Simxer
Como posso avaliar, e quais critérios devo utilizar?
Ótimo artigo!!!! Sempre leio algo sobre enquadramento e composição, mas falar sobre o recorte de retratos ainda não tinha visto! Simplesmente perfeito! Era o mínimo necessário pra me fazer perceber que não é tão complicado assim fazer os recortes… As regras que você mostrou são muito boas mesmo! Já vou usar sábado que vem… hehe…
Até tenho meu jeito de recortar na câmera e na pós produção, mas faço isso mais por instinto, empiricamente, ou no "achismo" (mais grosseiramente falando). Então observar o queixo, a altura dos olhos e as articulações vão ser meus pontos de partida principais até que eu tenha condições de ousar e criar minha própria forma de recortar sem errar!
Muitíssimo obrigado Simxer!!!! vc é d+!!!
Que bom Fernando ler seu comentário! A gente nunca deve deixar de lado nossos instintos, mas estudar as regras é fundamental para achar nosso caminho. Parabéns!
Abraços,
Simxer
Abner, Costumo falar que já faço o fotoshoping no clik recortando o máximo, agora tenho mais confiança no que tenho feito.
Que bom Abner, obrigada por comentar.
Abraços,
Simxer
Maravilhosa explicação, eu gosto de tirar foto de rosto, e longe pra aproveitar paisagem.
Corto fora da câmera, e interessante que falta mesmo alguma coisa.
Obrigada, Simxer ótimas dicas!!
Obrigada por comentar Tânia.
Abraços,
Simxer
Parabéns pela sua história, pelo excelente trabalho e pela matéria em questão!!!
Eu prefiro recortar na câmera quando sei que o trabalho não será um album. Quando sei que é álbum deixo pra recortar na diagramação.
Boa dica André! Obrigada por compartilhar.
Abraços,
Simxer
boa dicas gostei muito os recorte tão um estilo totalmente diferente nas fotos muda completamente. É legal que algo tão simples pode fazer uma grande diferença.
Isso! Obrigada por compartilhar sua opinião Magno.
Abraços,
Simxer
Super agradecido pelas dicas! Eu também procuro cortar já enquadrando na câmera, mas muitas vezes na pós produção têm ficado melhor! Abrços
Obrigada por compartilhar sua forma de trabalhar Valdecir.
Abraços,
Simxer
Muito bom, obrigada!
Dicas excelentes! Parabéns!! Estou aprendendo muito com suas dicas! Obrigado.
Obrigada por comentar Rafael.
Abraços,
Simxer
olá, adorei a matéria e fiquei contente em saber mais sobre como fazer os recortes e posso lhe dizer que gosto muito de fazer meus recortes na câmera porque acho mais facil, mas mesmo assim também recorto na pós-produção.
Vanilde, obrigada por comentar, é excelente que já tenha essa habilidade!
Abraços,
Simxer
Maravilha!!! Simplesmente muito obrigado por essa dica; era algo que faltava para me dar mais tranquilidade ao fotografar. Parabéns Mulher!! Vc é 100 sacional !!
Abraços!!!
Milton
Hahaha, obrigada Milton pela sua animação e por compartilhar sua opinião.
Abração,
Simxer