A Regra dos Terços

Considerar a regra dos terços talvez seja o modo mais popular (e com certeza o mais conhecido) de compor uma imagem, mas faz pouco tempo que eu percebi que nem todos estão familiarizados com esta Regra de Composição.

Mas está tudo bem. Afinal, o primeiro motivo pelo qual estamos aqui é para aprender 😀

O que é a Regra dos Terços?

Você deve ver a regra dos terços como a escolha de composição padrão para a maioria dos fotógrafos, a diretriz mais popular. Basicamente, ela afirma que, durante o processo de composição de uma fotografia, o enquadramento deve ser dividido em nove retângulos iguais por quatro linhas em intersecção, duas das quais cortam o enquadramento em terços verticalmente, e as outras duas horizontalmente. Um enquadramento popular como o 3:2 seria dividido assim:

Rule-of-Thirds

Como você pode imaginar, um enquadramento quadricular seria dividido em nove quadrados menores iguais. Os elementos de importância dentro de um enquadramento devem ser colocados nos pontos de intersecção dessas linhas, como mostrado no esquema acima, ou seguir junto a elas. Então, por exemplo, uma imagem de paisagem composta perfeitamente de acordo com a regra dos terços significaria que o horizonte ficaria colocado no terço inferior ou no terço superior (se o horizonte for um elemento chave da tal fotografia, é claro).

Campo-de-Trigo---Regra-dos-terços
Campo de trigo via Shutterstock

 

arco-íris-no-Hawaii---Regra-dos-terços

Arco-íris  no Hawaii via Shutterstock

 

Aqui você pode assistir como usar melhor essa regra quando o assunto for justamente o horizonte:

 

É importante lembrar que a regra dos terços também pode ser seguida quando você estiver usando outros guias de composição, aliás, muitas regras se encaixam ou derivam de outras, ou uma única foto pode pertencer a mais de uma regra.

Por Que Ela é Tão Popular?

A regra dos terços é derivada de outra regra muito conhecida, proporção dourada, uma diretriz de composição e proporção baseada na sequência de Fibonacci. E, se você ficou surpreso ao descobrir que arte e matemática possuem algo em comum, saiba de uma coisa – a proporção dourada é conhecida há milhares de anos. Seja como for, a proporção dourada é utilizada por ser agradável e natural. Basicamente, ela é considerada como a definição da proporção perfeita e é encontrada não só entre objetos de arte, mas também na natureza.

Então, como a regra dos terços é derivada da proporção dourada, é fácil de entender por que nós a achamos tão agradável aos olhos. Mas esse não é o principal motivo para a sua popularidade…

Proporção Áurea

Proporção Áurea, Sequência de Fibonacci, Número de Ouro. Provavelmente você já escutou alguns desses termos ao longo de sua vida, talvez por ser um tema tão rico, tão misterioso e que, por isso, atrai tanta atenção.

Tudo começou com Leonardo Fibonacci, que foi o primeiro a entender que numa sucessão de números, tais que, definindo os dois primeiros números da sequência como 0 e 1, os números seguintes serão obtidos por meio da soma dos seus dois antecessores, portanto, os números são: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,377… Dessa sequência, ao se dividir qualquer número pelo anterior, extrai-se a razão que é uma constante transcendental conhecido como número de ouro. A partir desses estudos, foi construído o retângulo áureo e a espiral áurea, mas tem um vídeo protagonizado por nada mais, nada menos que o Pato Donald! E que tudo isso de forma bem mais interessante do que eu 😉

Há um outro vídeo, produzido por Cristóbal Vila com apoio da Etérea Studios trazendo informações sobre a dinâmica de organização dos objetos na natureza através da sequência de Fibonacci e do número Phi – 1,618. O resultado é incrível:

Como você viu, a proporção perfeita que eu mencionei é aproximadamente 1 para 1,618 e, ela não é fácil de pré-visualizar quando fazemos a composição de uma fotografia através do visor. É aí que entra a regra dos terços, com sua abordagem simples de dividir em três partes iguais. Ela é muito mais fácil de aplicar em campo, e ainda retém a maior parte do apelo estético da proporção dourada. É isso o que a torna tão acessível e útil para a maioria dos fotógrafos, e não apenas os iniciantes.

Conclusão

Certamente vale a pena aprender todas as regras de composição, e principalmente a regra dos terços. Sim, ela pode ser um excelente guia para a maioria dos fotógrafos – ela é fácil de aprender e é eficaz. Porém, se você deve sempre segui-la meticulosamente, aí é uma pergunta completamente diferente. Eu sugiro que você experimente e procure o que parecer ser a melhor composição para você em todas as fotografias que tirar e não fazer apenas a escolha padrão. Se aprender a regra dos terços é um passo na direção correta, saber quando não aplica-la pode ser grande salto!

     Boas fotos. E Até breve!

5/5 - (53 votes)

13 Resultados

  1. Cesar disse:

    Grande artigo!

    Um desafio que eu vi nas internets, de fazer uma foto por semana, pedia para fazer uma foto na regra dos terços, mas "contando uma história".

    Como é que você conta uma história com uma única foto? E com a regra dos terços?

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Cesar, tudo bem? Essa sua pergunta é bem subjetiva :)Dá uma olhada nesse artigo, pode ser que te ajude https://fotodicasbrasil.com.br/10-perguntas-para-fazer-quando-for-tirar-uma-foto abraço!

      • Cesar disse:

        Uma foto como a que tem em https://imgur.com/a/O28ug por exemplo (a foto fui eu quem fez, o original é colorido) parece estar contando uma história? Se ignorar a legenda a foto fica com algum sentido?

        Foi um instantâneo, eu estava fazendo outras fotos quando vi a menina e o urso, e achei que dava uma foto interessante.

        • fotodicasbrasil disse:

          Eu interpretei diferente Cesar… Não li a legenda e achei que ela estava triste por algum problema com o brinquedo… Talvez outro enquadramento, ou menos informação na foto. É só minha opinião.Abraços,Simxer

  2. fotodicasbrasil disse:

    Muito obrigada Alberto!

    Abraços,
    Simxer

  3. fotodicasbrasil disse:

    Muito obrigada por comentar Paulo!

    Abraços,
    Simxer

  4. Clóvis souza disse:

    legal

    • fotodicasbrasil disse:

      Muito obrigada por comentar!

      Abraços, Simxer

  5. Maury Vivas disse:

    Gostei. A explicação sobre a regra dos terços é clara e e boa para se entender.
    Se possível gostaria de uma publicação sobre os Três Pilares da Fotografia.
    Atenciosamente.

  6. Paulo Maciel J&uacut disse:

    Muito bom artigo.
    Como sempre bastante exclarecedor.
    Simxer, muito obrigado pelo ótimo trabalho que desenvolve, me ajuda muito.

  7. Gérson Lima disse:

    Bom dia! Espetacular.
    Já observei que em artigos mencionando a Regra dos Terços às máquinas fotográficas apresentam em seus MONITORES LCD as linhas paralelas e verticais para que possamos distribuir em seus pontos de
    intersecções o principal da foto. A minha pergunta é: a Nikon 3200 apresenta tais linhas? Em caso
    caso afirmativo, como devo proceder para obte-las no monitor?
    Desde já, grato.

  8. Alberto disse:

    Vc é fantástica!! Se dedica muito o que faz e faz com muita qualidade. Parabéns pelo belo trabalho que desenvolve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *