A importância da Direção da Luz em Suas Fotos
Hoje vamos a mais uma lição sobre as competências fundamentais da luz!
Nós vimos sobre a qualidade dela no artigo “Qualidade da luz na fotografia” e agora vamos entender melhor o que os diferente ângulos ou direções podem trazer de resultado efetivo para nossas fotos.
Você já sabe que o primeiro passo é dominar a fotometria, porque somente com esse controle será possível também controlar os nossos resultados de maneira consistente. Mas a luz tem muitas outras características fundamentais que podemos trabalhar em nossa fotografia: Direção, qualidade, intensidade e cor.
Neste artigo do Photography Concentrate, vamos estudar sobre a Direção da Luz.
Porque a Direção da Luz Importa?
Não é nenhum grande segredo que a luz pode vir de direções diferentes. Mas como é que isso realmente afeta a nossa foto?
Aqui está a grande ideia: A direção da luz determina onde haverá os realces, meios-tons e sombras na sua imagem, e as diferentes tonalidades dará a sua foto, e os objetos nela, diferentes aparências.
A luz pode vir de qualquer direção, e os termos mais comuns usados para descrever a direção da luz incluem iluminação lateral, iluminação frontal, iluminação superior, e iluminação de fundo (também chamada de contraluz).
Dê uma boa olhada nessas imagens acima. Como pode perceber, mudando apenas a direção da luz, os tons mudam drasticamente, tanto em sua proporção como na localização. Este conceito simples vai abrir todos os tipos de portas em sua fotografia, então vamos cavar um pouco mais fundo!
Lateral, Frontal, Superior e Contraluz
Cada direção da luz tem qualidades diferentes, e pode afetar a aparência de uma imagem de formas também diferentes. Vamos a um resumo de cada tipo.
Iluminação Lateral
Esta iluminação acontece quando a fonte de luz principal vem de um dos lados do seu motivo ou assunto. Ela produz uma mistura dos destaques e das sombras, ambos ajudam a enfatizar a profundidade e a textura da foto.
Iluminação frontal
Acontece quando a principal fonte de luz vem de trás da sua câmera (ou da própria câmera) e ilumina a frente do assunto. Aqui você vai descobrir que as imagens parecem ‘achatadas’ um pouco. Isso ocorre porque as sombras ficam atrás dos objetos, e assim não transmitem informações sobre a profundidade, prejudicando o resultado. E é justamente este tipo de luz que você vai ter quando você usa o flash de sua câmera, principalmente se ele for um flash embutido ou incorporado, também conhecido como pop-up.
Iluminação superior
Iluminação superior é quando a principal fonte de luz está vindo de cima do assunto. Você vai ver este tipo de iluminação, muitas vezes, tanto no interior de lugares fechado, quando as luzes estão no teto, e fora quando o sol está alto no céu.
DICA: iluminação superior tende a produzir sombras que não bonitas e muitas vezes modificam as feições dos rostos, por isso, evite este tipo de luz em retratos! Você sempre pode contar com rebatedores para direcionar a luz natural, ou rebater a luz artificial do flash.
Iluminação traseira
Com iluminação traseira ou contraluz, como o nome já diz, a luz vem de trás do assunto. Este é um tipo complicado, mas muito útil, de iluminação para fotografar. Você pode usá-la para criar silhuetas, ou adicionar o flare a sua foto!
Direção e Retratos
Uma das formas mais dramáticas para ver como a direção muda a aparência de um objeto é com um retrato. Então, aqui estão alguns exemplos rápidos, onde apenas mudei a direção da luz no rosto do modelo. Lembre-se de dar uma olhada nos tons em cada um, e ver como a direção da luz muda a colocação e a proporção dos destaques, meios-tons e sombras.
Percebe o enorme impacto que a direção da luz tem sobre a aparência do rosto do modelo? Ele não só muda a forma, como grande parte de seu rosto que você pode ver. Como dependendo da luz, algumas características são mais proeminentes, isso também afeta o “estado de espírito” captado por cada direção!
Dicas Para as Direções de Luz
Verifique as sombras
Assim como com a qualidade da luz, as sombras em uma cena podem ajudar a determinar a direção que a luz está vindo. Então olhe para ver de que maneira as sombras estão sendo projetadas, isso vai lhe dar uma noção de onde a luz está vindo. Note que a luz muitas vezes vem de múltiplas direções, assim você terá várias sombras para decifrar!
Olhe para os tons
Dê uma olhada em sua cena e avalie os tons. Você gosta da maneira como eles aparecem? São as sombras adicionando interesse em sua foto, ou prejudicando o que você quer passar? Lembre-se que as diferentes direções de luz irão mudar a forma como os tons aparecem, por isso, se você não gostar deles, você pode tentar uma direção diferente!
Mova-se!
Se você decidir que quer mudar a direção da luz, você pode mover a fonte de luz, ou simplesmente: Mover-se! Às vezes, apenas alguns passos já vão lhe dar uma direção totalmente diferente para trabalhar.
DICA: Altere apenas uma variável ou outra – não as duas ao mesmo tempo, ou seja, ou a direção ou a sua posição. Caso contrário, será mais complicado descobrir exatamente como seus ajustes vão afetar a sua imagem!
Use uma janela
Se você deseja praticar a direção da luz, uma janela é realmente uma ótima maneira de se começar. Você pode obter milhões de variedades apenas andando em torno do seu assunto. Veja se você também consegue obter a luz de lado, atrás e na frente, todas da mesma janela!
Esse artigo é originalmente da fotógrafa Laura Lim, fiz as interferências que achei necessário. Ele faz parte de uma pequena série sobre a luz que trarei aqui pro Foto Dicas Brasil e que começou com o artigo: “Qualidade da luz na fotografia“.
Eu acredito que a direção da luz seja um dos elementos mais importantes para conseguir resultados diferentes, essa ideia de observar as sombras é sensacional, uma vez que você se acostuma com isso, é capaz de identificar rapidamente como aquela foto foi feita e isso te abre um mundo de possibilidades, porque você vai poder reproduzir a luz de fotos que você gostou de outros fotógrafos. Esta definitivamente é uma habilidade que irá ajudá-lo a se transformar em um fotógrafo melhor!
Anos atrás, o fotógrafo Ted Sabarese teve a divertida ideia de criar um Tumblr só para mostrar (com diagramas de luz desenhados por ele) qual a composição de luz para obter uma determinada imagem. E vale dizer que o nível de adivinhação vai além, já que ele também “chuta” qual câmera foi usada, lentes e muitos outros detalhes técnicos. Ele mesmo assume que muitas das suas adivinhações podem estar erradas. Embora seja inegável um apuro estético no “chutômetro”, graças ao nível de detalhamento.
Trouxe alguns exemplos que podem inspirá-lo também a estudar as direções de luz.
Última Dica
E por último, deixo você com o vídeo “Sparkles and Wine” onde você vai poder perceber o que a direção da luz pode fazer com o retrato de uma pessoa, vale a pena observar!
Espero que tenha gostado e que este artigo tenha acrescentado de alguma forma a sua evolução fotográfica.
Te vejo em breve!
Imagem destacada: Iluminação retrô via Shutterstock
Obrigada Adilson, fico feliz que tenha gostado.
Abraços,
Simxer
Que bom que gostou! Obrigada pelo feedback!
Abraços,
Simxer
Belo artigo!!!
Excelente artigo com texto didático e sem complicações.
Excelente artigo. Tenho aprendido muito com vc obrigado!
Obrigada por comentar Luiz!
Abraços,
Simxer
Excelente demonstração das diversas variações de iluminação. Muito bom mesmo!!
Obrigada por comentar Paulo!
Abraços,
Simxer
Nossa!!! Simxer… Adorei mesmo este artigo. é um belo e resumido exemplo de como aplicar a luz. Pois estou com um plano de aula exatamente com este assunto para aplicar. Se me permite gostaria de passar os exemplos para meus alunos.
Muito obrigado mesmo.
Que Deus sempre te ilumine. Um abraço.
Arsenio Coelho
Oi Arseio, legal, fico feliz de ter um colega por aqui. Sem problemas, só cite a fonte, por favor, porque o artigo não é só meu 🙂
Abração,
Simxer
Muito Obrigado!! Já coloquei no rodapé.
Show!
Abraços,
Simxer
Um artigo sensacional. Estou acompanhando essa série de artigos e estou aprendendo bastante.
Que bom Denis! Obrigada por comentar.
Abraços,
Simxer