USM, AF, DX, EF-S… Afinal, o que significam estas siglas nas lentes?
O artigo de hoje é pra solucionar um problema que provavelmente você já teve. Sabe quando você chega naquela loja pra comprar finalmente a lente que você sempre quis e o vendedor te faz aquela pergunta:
– Mas com VR ou sem? Ou ainda, com USM? Sua câmera usa lentes DX?
E você achava que a parte mais difícil era descobrir se você precisava de uma lente zoom ou grande angular.
Eu já passei por isso, e a solução que parece mais simples é perguntar a diferença de preço, se a outra for mais cara, deve ser melhor 😉
Mas não deveria ser tão complicado!
Chega de tantas dúvidas, existe um excesso de siglas na fotografia que muitas vezes desanima até a procurar um equipamento novo, mas vamos simplificar! Vou descrever as principais siglas e o que são, além de explicar de forma clara e objetiva as principais dúvidas em relação aos números e letras das lentes fotográficas. Use este artigo também como um guia de referência.
Números e letras em lentes
Antes de fazer um resumo das siglas nas lentes das principais marcas do mercado, uma explicação mais detalhada dos números e que serve para a maioria delas.
O que significa 18-105mm?
Esses números se referem à distância focal da sua lente. Ou seja, quando você gira a sua lente totalmente e deixa ela no maior ângulo possível, no caso do nosso exemplo, 18mm (milímetros), ela estará no seu comprimento de grande angular, conforme você vai girando ao contrário e dando zoom, ela chegará aos 105mm de comprimento focal, ou seja, mais próximo daquilo que quer fotografar.
Como você acompanha o site, sabe que estes números podem mudar dependendo de qual câmera você estiver usando a sua lente, full-frame ou cropada. Se tiver dúvidas, leia o artigo “Fator de corte, uma questão de tamanho”, que explica porque isto acontece.
E no artigo “Lente Nikon, lente Canon. Lentes o quê?”, você pode aprender mais sobre os diferentes tipos de lentes e suas distâncias focais, como por exemplo, grandes angulares, macro, fish eye, entre outras.
O que significa 1:3.5.-5.6?
Se você comprou o meu ebook, sabe muito bem o que é número de abertura, o famoso “f”, e como os fabricantes chegaram a estes números. Por hora vou explicar o que significa estes números.
Você está acostumado a ver f.2.0, ou f4, por exemplo, que nada mais é que um valor de abertura grande ou pequeno, e você também já sabe que quanto maior este número, menor a abertura.
Então quando você compra uma lente e está escrito 1:3.5-5.6, isso significa as aberturas alcançadas. O número 1 é chamado de “número f” e é só uma referência à abertura propriamente dita, os números importantes vem a seguir do “dois pontos”. Os primeiros dois números (3.5), significam a MAIOR abertura possível da sua lente, ou seja, o quanto a sua lente é capaz de “arregalar” os olhos para entrar luz, e isto muito te interessa, porque quanto menor este número, mais clara é sua lente. O segundo é uma informação extremamente importante e significa qual a MAIOR abertura, repare que eu escrevi “maior” de novo, isto mesmo, a MAIOR abertura alcançada pela sua lente quando você estiver dando Zoom.
E como você é perspicaz, já concluiu duas coisas: A primeira, que esta abertura não tem nada haver com a MENOR abertura alcançada pela sua câmera, não importa se sua câmera vai até f32, ou f22, por exemplo, a informação da lente é somente sobre a MAIOR abertura.
A segunda é que quanto mais zoom você der, mais escura a sua foto ficará J
E as lentes que vem escrito 1:2.8, por exemplo, ou simplesmente f2.8? São lentes de abertura fixa, ou seja, não importa se você vai dar zoom, ele consegue bastante luz em qualquer distância focal… eu disse que elas são caras, não? Mas valem à pena. Exemplo: EF-S 17-55mm f/2.8. Calma que ainda vamos decifrar o resto destas siglas.
Eu sei que você já entendeu, mas pra não faltar nenhuma informação, as lentes fixas, possuem aberturas… fixas: 50mm f/2.8
O que Ø72mm significa?
Este é o símbolo de diâmetro (Ø), ou seja, ele te dá o tamanho físico da largura da sua lente, está para a lente assim como o número do seu sapato está para o seu pé, sem ele você não tem como saber qual o tamanho de filtros e tampas de lentes que poderá usar.
macro 0.5m/1.6ft significa?
Os números nada mais são que as duas medidas mais comuns de distância, ou seja, metros e pés. Neste caso aí de cima, ele já diz qual a distância mínima que eu posso chegar e ainda estar em foco, ou seja, meio metro ou 1.6 pés.
Você mesmo pode fazer um teste simples, se lua lente tiver esta indicação aí de baixo, faça algumas fotos com o foco no automático mesmo, e veja a o indicador ir aumentando de acordo com a distância da foto.
AF-S, USM?
Essas são as siglas dos motores das lentes Nikon e Canon, respectivamente, e de acordo com as fabricantes, estas lentes focam mais rápido, são mais silenciosas e possuem melhor desempenho.
Cobertas as principais dúvidas, vamos ao resumo por marca, já que cada fabricante adota uma terminologia diferente.
Em ordem alfabética: Canon, Nikon , Olympus, Pentax, Sigma, Sony, Tamron e Tkina.
DO – Diffractive Optics – Ótica Difrativa – Lentes com elementos de correção às aberrações esféricas, tão boas que rivalizam com a série “L” e ainda são mais baratas.
EF – Electro Focus – Focagem Eletrônica – Projetadas para corpos de câmeras com sensores full-frame.
EF-S – Electro Focus Short Back Focus – Foco Eletrônico Curto Posterior – Projetadas para câmeras com sensores com fator de corte (cropados).
EOS – Electro-Optical System – Sistema eletro-ótico – Lentes com controles totalmente eletrônicos.
FD – Manual Focus – Focagem Manual
IS – Mecanismo de estabilização de imagem.
L – São as lentes profissionais da Canon. As melhores da linha.
TS-E – Controle de perspectiva, ideal para fotos de arquitetura (tilt-shift).
UD – Ultra Low-Dispersion Glass – Elemento de Dispersão Ultra Baixo – Promete maior fidelidade de cor.
USM – Motor autofoco ultrassônico, mais rápido e silencioso que o convencional. Geralmente pertencem à linha L, mas as que não pertencem, são identificadas por uma faixa dourada no final do corpo.
IS – Image Stabilization – Estabilizador de Imagem – lentes que permitem fotografar em velocidades mais baixas, diminuindo o efeito da vibração nas imagens.
TS-E – Tilt Shift Lens – Lentes que corrigem distorções em grandes ângulos.
AF – Auto Focus – Foco Automático – São lentes preparadas para foco automático, mas que não possuem o motor necessário para isso dentro delas.
AF-S – Build in Auto Focus Motor – Motor de Auto Foco Incorporado – lentes que possuem motor de auto-foco embutido. Além de poder ser utilizado em mais câmeras, possui um sistema de focagem mais rápida e silenciosa que as lentes AF.
AF-D – Uma das variações de lentes Nikon auto foco “mount F”.
AF-G – Lentes controladas eletronicamente, não apresentam anéis no tambor. Os ajustes são feitos pelo corpo da câmera, por isso não podem ser usados em câmeras mais antigas.
AI – Aperture Indexing – Indexação de abertura – permite que as lentes se comuniquem com a câmera através de um contato mecânico.
AI-S – Aperture Indexing – Indexação de abertura – Lentes avançadas, que transmitem mais de informações que as AI.
ASF – Aspherical Lens Elements – Elementos de lente asféricos – Em lentes comuns, os elementos óticos são esféricos, causando distorções de ângulos e cores, chamadas “aberrações esféricas”. As lentes asféricas corrigem essas distorções, especialmente em grandes-angulares.
ASP – Lentes superiores com elementos de correção às aberrações esféricas.
CRC – Close-Range Correction System – Sistema de correção de Variedade de Foco – Encontrado em lentes olho-de-peixe, grande angular, macro e teleobetiva média da Nikkor, o CRC promove uma qualidade superior de focagem em distâncias próximas e quando a distância aumenta. D/G – Distance Information – Informações de Distância – lentes que informam a distância entre a câmera e o que estamos fotografando.
DC – Defocus Control Lens – Lente de Controle de Desfocagem – Você pode acentuar a área desfocada girado o anel DC da lente. Ideal para destacar a pessoa fotografada em um retrato, por exemplo.
DX – Para corpos de DSLR com fator de corte – São lentes exclusivamente desenhadas para câmeras digitais SLR da Nikon, levando em consideração seu fator de corte.
ED – Elementos superiores, com maiores ganhos em nitidez e cor. Linha profissional.
FX – Para corpos padrão 35mm – São lentes projetadas para frames de 35mm, as famosas Full-Frames.
IF – Internal Focusing – Focagem interna – As lentes IF fazem a focagem sem alterar o tamanho. O movimento ótico é feito internamente, garantindo uma lente mais leve e compacta, além de realizar um foco mais rápido.
G – Controle da abertura pela câmera e transmissão da distância.
M/A – Mudança de foco automático para manual ao girar o anel de foco.
PC – Controle de perspectiva, ideal para fotos de arquitetura (tilt-shift).
RF – Rear Focusing – Focagem traseira – Apenas os elementos traseiros se movem na focagem, aumentando a velocidade da operação de auto-foco.
VR – Vibration Reduction – Redutor de Vibração – Diminui o efeito do tremor das câmeras em fotos de baixa velocidade. A lente identifica o seu tremor e, através de motores internos, corrige isso, permitindo fotos mais nítidas.
ED – Extra-Low Dispersion Glass – Vidro extra de baixa dispersão – São elementos de maior qualidade, já que reduzem a aberração cromática, mantendo as cores mais fiéis e nítidas.
OM – Manual focus – Focagem manual – São as lentes do sistema de filme 35mm da Olympus, manuais. Só operam em corpos modernos através do adaptador MF-1 OM.
Super ED – Super Extra-Low Dispersion Glas – Super vidro extra de baixa dispersão – Seria uma versão mais nova e eficaz da ED, distorcendo ainda menos as cores das fotografias.
SWD – Supersonic Wave Drive – Motor de Onda Supersônica – Funciona como o USM da Canon ou AF-S da Nikon.
A – Antigas lentes da Pentax de foco manual.
AL – São mais leves e compactas e tem menos elementos óticos em seu interior, assim, acabam distorcendo menos as bordas.
DA – Lentes projetadas exclusivamente para as câmeras digitais. A focagem muda de automática para manual girando simplesmente o anel de foco.
ED – Extra-Low Dispersion – Elementos Extra de baixa dispersão – Elementos mais caros, mas que permitem que a lente tenha uma menor dispersão de cores nas fotos.
FA – Série de lentes de auto-foco compatíveis com sistema de filme 35mm e com corpos de câmeras digitais.
FA-J – Linha de lentes de auto-foco sem anel de abertura, controladas eletronicamente.
IF – Internal Focusing – Foco Interno – A lente não muda seu tamanho durante a focagem. O foco é realizado através da movimentação dos elementos internos da lente.
SDM – Supersonic Drive Motor – Comando de Motor Supersônico – Equivalente da Pentax para as lentes USM da Canon.
SP – Super Protect – Super Proteção – Lentes SP possuem um elemento extra de proteção em sua superfície, que repele poeira, água e gordura.
APO – Apochromatic lenses – Lentes apocromáticas – Construídas com um cristal ótico SLD (Special Low Dispersion – Baixa Dispersão Especial), que reduz a distorção de cores nos elementos fotografados, aumentando a fidelidade e qualidade das imagens.
ASP – Aspherical Lenses – Lentes Asféricas – Com menos elementos óticos, resulta em maior qualidade de imagem e uma lente mais compacta.
DG – DG lens for Digital/Analogue – Lentes para Digital/Analógico – São lentes desenvolvidas para câmeras digitais, mas podendo ser utilizadas em tradicionais.
DC – DG lens for Digital – Lentes DG para Digital – Foram feitas para se ajustarem aos sensores APS-C das câmeras digitais com fator de corte (Cropadas) e somente a eles.
DF – Dual Focus – Foco de duas formas – Esse sistema permite a manipulação fácil da lente e a correção do foco automático de forma manual. DL – Deluxe – De Luxo – Lentes com acabamento especial.
EX – Excelence Lens – Lentes de Excelência – São lentes da linha profissional.
FS – Floating System – Sistema Flutuante – O sistema flutuante controla o foco movendo os diferentes grupos, ele é encontrado nas lentes macro 50mm F2.8 EX DG e na grande angular 28mm F1.8 EX DG Aspherical macro.
OS – Optical Stabilizer – Estabilizador Ótico – Equivalente ao VR da Nikon e o IS da Canon.
RF – Rear Focusing – Focagem traseira – Apenas os elementos traseiros se movem na focagem, aumentando a velocidade da operação de auto-foco.
UC – Ultra Compact – Ultracompacta – Lentes leves e pequenas, que facilitam o manejo e transporte.
APO – Apochromatic Treatment – Tratamento apocromático – Tecnologia apocromática das lentes sony, reduzindo a distorção de cores nas imagens.
ED – Extra-Low Dispersion Glass – Elemento Ótico de baixa dispersão – Cristal especial com baixa dispersão de cor, por isso há um aumento da qualidade das fotos.
DT – Lentes Sony projetadas para sensores APS-C.
G – Golden – Douradas – Lentes de maior qualidade para câmeras Sony Minolta, sendo comparáveis às lente L da Canon.
HS – Alta Velocidade – Presente em algumas lentes G, que realizam foco mais rápido.
IF – Internal Focusing – O foco é realizado dentro da lente.
MD – Minimum Diaphragm – Diafragma Mínimo – Essas lentes têm uma aba para indicar sua abertura mínima.
MF – Manual Focus – Foco Manual – Lentes apenas com foco manual. Para operar nos corpos Sony Alpha, precisam de adaptadores.
SSM – Supersonic Wave Drive – Motor de Onda Supersônica – Semelhante ao USM da Canon ou AF-S da Nikon.
T – Treatment – Tratamento – Revestimento anti-refletivo desenvolvido pela Carl Zeiss nos anos 1970. Ela permite uma maior transmissão de luz, reduzindo reflexões dentro da objetiva. Todas as lentes de SLR Digitais possuem revestimentos semelhantes.
AD – Anomalous Dispersion – Dispersão Anômala – Possuem um tratamento especial que diminui a distorção das cores captadas pelas bordas da lente.
AD – Hybrid Aspherical – Dispersão Anômala Híbrida Asférica – Lentes com as mesmas tecnologias da AD, mas empregada em lentes com ranges grandes, deixando-as mais leves e menores. Por exemplo, a lente AF 28-300mm.
AF – Auto Focus – Foco Automátifo – A lente da câmera realiza o foco quando pressionado o botão de disparo até a metade.
A/M – AF/MF Switchover Mechanism – Mecanismo de Mudança de AF/MF – Lentes equipadas com um mecanismo de troca de foco automático para manual, com apenas um toque num botão, semelhante às lentes da Nikon e Canon.
ASL – Aspherical – Asférico – Lentes asféricas têm menor distorção nas bordas da lente e melhor compensação das aberrações esféricas.
DI – Digitally Integrated Design – Desenho Integrado para Digitais – Lentes adaptadas para SLRs digitais. Podem ser usadas em corpos 35mm e full-frame.
DI-II – Digitally Integrated Design II – Desenho Integrado para Digitais II – São lentes desenvolvidas exclusivamente para SLR digitais, não podendo ser usada em câmeras Full Frame ou de filme 35mm, por causa do fator de corte.
FEC – Filter Effect Control – Controle de Efeito de Filtro – É um acessório nas lentes Tamrom que é encaixado na boca da objetiva, permitindo o uso de filtros de efeitos. Muito útil para filtros degradês, cross-screen e multi-imagem, entre outros.
IF – Internal Focusing – Focagem Interna – Essas lentes realizam a focagem sem precisar alterar seu tamanho.
LD – Low Dispersion – Baixa Dispersão – Garante melhor qualidade da imagem, diminuindo a falta de nitidez, especialmente em focagens próximas nas tele-objetivas e lentes com design convencional.
LD – Hybrid Aspherical – Baixa Dispersão Híbrida Asférica – Possui a mesma tecnologia das lentes LD, mas são usadas em lentes com range (variação de comprimento).
SP – High-Performance Specifications – Especificações de alta performance – Realiza fotos com melhor correção de cores e maior nitidez.
VC – Vibration Compensation – Compensação de Vibração – Funciona como o VR da Nikon ou IS da Canon.
XR – Extra Refractive Index Glass – Vidro de Índice Extra Refrativo – Além de deixar as lentes mais leves e compactas, reduz diversas aberrações para o mínimo possível. Ela melhora a performance da imagem ao mesmo tempo que diminui a quantidade de elementos dentro do barril da lente.
ZL – Zoom-Lock Mechanism – Trava de Zoom – Trava que evita que o barril da lente deslize para frente, quando é transportada na câmera.
AS – Aspherical Optics – Ótica Asférica – Em seu design ótico, a lente oferece elementos asféricos, que eliminam anomalias e outras distorções na imagem.
FC – Focus Clutch Mechanism – Mecanismo de aperto de foco – Permite que você faça a focagem manual, mesmo quando a função de auto-foco da lente está ativada. O anel de focagem fica livre.
FE – Floating Element System – Sistema Flutuante de Elementos – Todos os pontos entre a distância mínima de foco e o infinito operam rapidamente.
F&R – Front & Rear Aspherical – Frente e Traseira Asférica) – O elemento asférico frontal possui 50mm e o traseiro, tem 20mm, melhorando a luminosidade das bordas e corrigindo aberrações esféricas.
HLD – High-refraction, Low Dispersion – Alta Refração, Baixa Dispersão – Lentes grande angulares e zoom com maior qualidade dos elementos óticos. Possuem alta refração e baixa dispersão de luz em seus elementos.
IF – Internal Focus System – Sistema de Foco Interno – Os elementos óticos se movem dentro da lente, sem alterar seu tamanho.
IRF – Internal Rear Focus System – Sistema de Foco Traseiro Interno – Aumenta o proveito do foco em lentes teleobjetivas com mais de 300mm movendo apenas os elementos traseiros da lente, na hora da focalização.
MC – Multi-Coating – Multi-Revestimento – Tecnologia desenvolvida pela Tokina que reveste os elementos óticos, garantindo menos reflexão nas lentes, diminuindo o efeito do Flare.
One Touch FC – One Touch Focus Clutch Mechanism – Mecanismo de aperto de foco com um toque – Com apenas um toque, você pode mudar da função de auto-foco para foco manual.
SD – Super Low Dispersion – Dispersão Super Baixa – As lentes Tokina SD possuem elementos especiais diminuindo as distorções de cor nas fotos.
Conclusão
Ufa, são muitas siglas, não é mesmo? Mas tenho certeza que agora ficou mais fácil de entendê-las!
Você já pode pegar aquela sua lente e vê-la com olhos completamente novos! E quando for comprar a sua próxima, você já vai sair dizendo para o vendedor:
Eu quero uma lente Canon EF 70-300mm f4-5.6 IS USM! E tenho dito 😉
Espero que tenha sido útil, não deixe de compartilhar suas impressões sobre o artigo nos comentários e também compartilhar no Facebook e as outras redes. Ah, avalie também o artigo nas estrelinhas aí de baixo, é importante para nós para podermos continuar desenvolvendo conteúdo interessante.
Um grande abraço e até breve!
E as lentes AF-P? Gostaria de saber se ha diferença entre usar uma AF-P ou uma AF-S em uma Nikon D5300..
Daiana, AF-P e AF-S são tipos de focagens diferentes, AF-S estão em lentes e são universais, já AF-P precisa de câmeras com sistemas mais poderosos de focagens como a D7100 e D7200.
Abraços,
Simxer
Fantástico!
Eatamente o que eu precisava!
Que bom!
Abraços,
Simxer
Boa tarde, não consegui achar o significado ( Tokina AT-X Pro FX 16-28mm f/2.8)
Oi Ricardo, o AT-X Pro, significa que a lente é a da linha profissional da Tokina com aberturas fixas (lentes prime) e o FX que são para câmeras Full Frame.
Abraços,
Simxer
valeu muito bom sempre aprendemos mais grato
Obrigada pelo comentário Augusto!
Abraços,
Simxer
Olá Simxer, boa tarde. Tenho lido e gostado muito dos seus posts, principalmente pela presteza que responde as mais variadas dúvidas.
Tenho duas (2) dúvidas que vou expor abaixo. (duas é brincadeira, tenho dezenas, mas vamos começar por estas).
1ª –
Neste site da NIOBO, “Tabela de Acrônimos das Objectivas”, sobre as Canon está escrito:
EOSElectro-Optical System – Sistema eletro-óptico
Sistema de Câmaras SLR da Canon e seus assessórios lançados em 1987. As lentes dessa linha são controladas eletronicamente, sem dispositivos mecânicos para ajuste de foco ou abertura.
Agora fiquei confuso. Isto quer dizer que uma Canon EOS Rebel T3i não pode ter o seu foco ajustado pelo barril da lente (mecanicamente) e também a abertura não pode ser feito pelo dial?
Quero acreditar que estou interpretando erradamente estas especificações.
2ª –
Primeiro quero frisar que sou fotógrafo de pássaros por hobby, sem nenhuma pretensão de aprimoramento em fotos muitíssimo bem elaboradas e pensadas. Por esta razão, fotografo sempre no modo automático com as superzoom. (pássaros não entendem que devem ficar parados aguardando que eu faça os ajustes). Aqui a dúvida: uma Fuji HS20EXR tem aberturas de f2.8/5.6, enquanto uma Canon 70/300 em uma DSLR tem f/4-5.6. Sendo a primeira uma lente inferior – superzoom – é, no entanto muito mais clara que a segunda – 2.8 contra 4.5. , propiciando fotos com menos luz. A pergunta: fotografando com estas duas lentes na mesma distância focal de 300mm., e no modo automático, a qualidade da imagem da 70/300 seria muito superior? Foco, nitidez, cores? Estes questionamentos se prendem a intenção de comprar uma Canon T3i com a 70/700. Receio ficar desapontado e ter que retornar para as SZ que gosto muito, principalmente pela praticidade.
Simxer, desculpe-me a delonga destes questionamentos, mas estou apelando para sua sempre boa vontade.
Saudações.
Oi João!
Não sei se entendi muito bem sua primeira pergunta, mas as câmeras da Canon tem motor de foco no corpo, ou seja, qualquer lente poderá ter seu foco ajustado pela câmera (o que não acontece com as câmeras de entrada da Nikon, que precisam de lentes com motos pra que este ajuste aconteça). Se sua lente possuir a possibilidade de focagem manual, basta desligar o foco automático e fazer o ajuste através da própria lente. A abertura é controlada pela câmera e algumas lentes permitem ajustes de abertura nelas também, mas a maioria só são controladas pela câmera.
Em relação à sua pergunta, sim a 70-300mm é mais escura (existem a lentes zoom de aberturas 2.8 fixas incluindo rangens grandes e são lentes excepcionais, principalmente pra quem fotografa pássaros), mas qualidade muito superior!!! Não tem como compara nenhuma superzoom, e olha que elas evoluíram bastante, com uma DSLR e uma lente específica para algum estilo fotográfico. A diferença que será necessários um bom entendimento de fotometria pra tirar o melhor proveito dessas configurações, meu ebook Fotometria Simples – Você no controle da luz, pode ajudar 🙂
Ah, e não se esqueça de comprar uma lente com estabilizador de imagem, ok?
Grande abraço,
Simxer
Olá Simxer, bom dia. Obrigado pela pronta resposta, você realmente é mil.
Apesar de ser um velho fotógrafo (em idade e tempo de câmeras na mão), continuo um total analfa no assunto. Explico: fotografo há mais de 40 anos e ainda não aprendi (vou aliviar um pouco a minha barra – não por extrema burrice, mas talvez, por desinteresse na época). Já possui um excelente equipamento para a época, uma MINOLTA XD7 com lentes ROKKOR 50 e 300 mm. fixas. Nesta época, nem as câmeras e nem as lentes possuíam IS/VR, e fazíamos boas fotos. Veja algumas fotos da época; http://www.wikiaves.com/422958&p=71&t=u&a… – http://www.wikiaves.com/422925&t=u&u=2034… http://www.wikiaves.com/422921&t=u&u=2034…
Hoje sou 100% adepto do foco automático, mas não do zoom motorizado, razão pela qual estou usando as SZ/ FUJI, que possuem zoom manual em todas as situações. Não gosto e não quero zoom motorizado (praticamente todas as SZ atuais).
Com relação a resposta do segundo questionamento parece que não fui claro. Você afirma que: (existem a lentes zoom de aberturas 2.8 fixas incluindo rangens grandes e são lentes excepcionais). Sei disso, no entanto estas lentes estão fora de cogitação para o PIB de um aposentado (são ótimas e caríssimas). Vamos à dúvida específica, utilizando uma SZ e uma 70/300, não importando se com IS/VR. A pergunta é: se estas duas lentes – SZ e 70/300 utilizadas na mesma distancia focal – 300mm. – e ambas no modo automático, teriam grande diferença na qualidade da imagem (nitidez, foco, cor). Temo abandonar as SZ trocando por uma DSLR e não encontrar grande diferença entre as duas no “modo automático”. (veja que estou dando importância ao modo automático, independente das mágicas que podem ser feitas com modos manuais e outros) Não sei se desta vez consegui clarear a dúvida. Mais uma vez Simxer, desculpe pela delonga.
Grande abraço.
Olá!
Muito obrigada por ter compartilhado suas fotos!! Muito legais, e um excelente exemplo do que falou!
Quanto a sua dúvida, preciso do modelo exato da sua câmera para avaliar melhor! Mas acredito dentro da minha experiência que a 70-300 VR (sim, com estabilizador) deve ter um resultado melhor em uma DSLR, isso porque entendi que sua outra câmera é uma mirrorless, certo? Ou você tem duas câmeras? A SZ que conheço é Olympus e a Fuji tem vários modelos também 🙂
Aguardo uma resposta pra tentar ajudar mais.
Ps,: Como sou a única que respondo as dúvidas técnicas e são MUITAS, pode demorar um pouco a resposta, MAS SEMPRE respondo! 🙂 E às vezes tem alguns percalços que acabam demorando mais ainda.
Grande abraço,
Simxer
Ótimo artigo, como a maioria que você tem escrito.Tenho algumas dúvidas e com tempo vou fazer as minhas indagações.
Sds.
Fique à vontade!
Gostei muito do artigo. Tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre essas siglas nas lentes. Ogrigado. Abraços.
Eu que agradeço o comentário!
Abração,
Simxer
Sem palavras, seu jeito simples de transmitir nos faz entender rápido, sou grato pela existência do foto dicas brasil. Tenho indicado o seu site aos meus colegas. Por favor não parem de nos proporcionar ensinamentos. Deus vos abençoe.
Obrigada Rogerio!!! Nós estamos trabalhando para continuar e é ótimo ouvir este tipo de incentivo!!
Um grande abraço,
Simxer
Parabéns muito boa matéria vc eh ótima
Obrigada Francisco 🙂
Comprei Ebook Fotometria, olha! vc não imagina no que me ajudou!! Parabéns
Que bom Walter, fico feliz em saber!!!
Abração,
Simxer
Olá Simxer, Tenho lido teus artigos e eles estão sendo de muito proveito para mim no estudo da fotografia. Grato a voce por tudo! Deus te abencõe grandemente! Um abraço.
Muito obrigada Arlito! Fico feliz em saber :))
Abração,
Simxer
Olá querida, voce sempre nos presenteando com seus conhecimentos, isso nos ajuda muito, agradeço pelo carinho. BEIJOSSS
Obrigada Vera, fico feliz em saber que ajuda 🙂
Beijão!
Exatamente o que eu precisava
Que ótimo!
Parabéns pelo artigo, achei uma explicação clara e objetiva.
Obrigada Cleber!