Faça você mesmo, DIY ou gambiarras fotográficas
Este artigo é sobre um assunto que eu gosto muito, que é como fazer acessórios fotográfico no estilo “faça você mesmo” ou como conhecido em inglês, “DIY” – Do It Yourself, e como normalmente a criatividade precisa estar muito presente e às vezes beira a diversão, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, chamamos de “gambiarra”, não sei na sua cidade, mas os três querem dizer a mesma coisa, ou seja:
Improvise equipamentos e acessórios fotográficos quase “de graça”
E de “graça” não quer dizer sem trabalho nenhum, né? E aí entra a sua sagacidade, porque muitas vezes, não vale o esforço! Tem muitas dicas na internet que eu já tentei e que os resultados foram pífios. Então dependendo do tempo disponível, encare algumas destas dicas, como algo pra se divertir, mas tem outras que vou listar aqui, que salvaram minha vida em alguns momentos, por isso, a palavra de ordem é: EXPERIMENTE.
Fiquei tentada em colocar em ordem do que eu mais gostei, mas acredito que será mais produtivo que você mesmo faça seu ranking, vou me ater aos comentários do que eu já testei, e os critérios que utilizei fora: Nada que fosse muito trabalhoso, que envolvesse serrotes, furadeiras, ferro de soldar, entre outras ferramentas pesadas; nada que levasse mais de um dia para fazer e principalmente, nada que não mostrasse o resultado ou que o mesmo fosse muito ruim! Vamos lá?
Difusores (bounce) e rebatedores para flash
Percebi um número gigantesco de difusores e rebatedores para flash, dos mais variados materiais e montagens. Escolhi os que realmente eu acredito que dê algum tipo de resultado.
1. Rebatedor para Flash Externo
O primeiro, eu fiz há alguns anos atrás e funciona muito bem! Usei muito em um flash Canon 550EX e é um ótimo rebatedor. Criamos e disponibilizamos o template pra download, é só imprimir, recortar e usar! O resultado é este aí debaixo. Download abaixo da imagem.
Clique para fazer o download do rebatedor de flash externo do Foto Dicas Brasil.
A tirinha que usei pra prender o rebatedor no flash foi uma daquelas feitas em velcro que são usadas para organizar fios, improvisei o comprimento que precisava com duas delas, mas você pode usar qualquer outra tira e colocar um pedacinho de velcro no final para fechar ou qualquer outra coisa que sua criatividade permitir. Apesar do template já estar no tamanho correto para impressão, eu coloco a observação para você medir o tamanho do corte de acordo com sua tira.
O material utilizado foi acetato leitoso, mas acredito que uma folha pvc faça o mesmo efeito, lembrando que ele poderá ser feito até em cartolina, o que muda é o tempo de resistência. E apesar de não ter testado, acredito que EVA também sirva.
2. Bounce (difusor) pra Flash Externo – Plástico
Já a imagem aí debaixo foi a solução do fotógrafo Jim Harmerpara um bounce (ou difusor) de flash, o da esquerda é que eu uso, o Yongnuo, barato e eficiente e o da direita a ideia criativa, e para todos os fins… de graça.
3. Bounce (difusor) para Flash Externo – papel
O próximo Difusor entra também pela criatividade, é basicamente um origami e basta uma folha de papel, estou colocando a foto dele pronto, mas neste link você verá diretamente no Flickr do autor, Julian Schüngel. Lá você irá encontrar as imagens passo a passo, e não deixe de passar o mouse em cima da imagem que abrirá, porque aparecerá as medidas para você conseguir reproduzir.
4. Rebatedor para Flash Pop-up
Este rebatedor para pop-up feito de cartolina me pareceu muito bom, não testei, mas acredito que vale o esforço, se você fizer, não deixe de compartilhar os resultados nos comentários. Tive dificuldades para achar o autor, mas acho que ele se chama Richard 🙂 O link do tutorial é este aqui!
E encerrando os bounces e rebatedores, o indiscutivelmente mais simples de todo!
5. Rebateror para Flash Externo – o mais simples
O autor é o Udi Tirosh, e a imagem fala por si só 🙂
6. Estúdio para Fotografia Macro
E ainda na simplicidade do Udi Tirosh, agora um mini estúdio construído com a técnica origami! Vale uma olhada no passo a passo, está em inglês, mas é tão simples que nem precisaria de texto. O resultado está aí em baixo, e este é o link do tutorial!
7. Estúdio para Fotografia Macro – outra opção
Na mesma linha de simplicidade, agora a proposta deste site com um mini estúdio feito de papel e alguns clipes. O passo a passo também fala por si só.
8. Time lapse com Timer de Cozinha!
Essa é muito criativa e o resultado pode ser surpreendente, você pode criar um vídeo em time lapse (aqueles vídeos que as imagens parecem corridas), com um tripé e um timer!
Feito pela Getawaymoments os vídeos ensinam como conseguir seu próprio vídeo gastando muito pouco. No canal do Youtube deles tem vários outros vídeos, aqui eu trago o primeiro deles, mas vale a conferida nas outras partes que eu coloquei somente os links.
Vídeo: Como fazer um time lapse com um temporizador de cozinha – PARTE 2
Vídeo: Como fazer um time lapse com um temporizador de cozinha – PARTE 3
Vídeo: Como fazer um time lapse com um temporizador de cozinha – PARTE 4
Vídeo: Como fazer um time lapse com um temporizador de cozinha – PARTE 5
9. Prendedor de Tampinhas de Lentes
No artigo sobre “Gadgets Fotográficos” eu dei duas opções de prendedores de tampinhas de lentes, que você bem sabe que é muito fácil perder. E pesquisando sobre gambiarras eu achei esta dica do Benny Johansson, que pelo o que percebi, gosta de criar coisas feitas de plásticos, simples e úteis. No site dele tem um tutorial ensinando como criar esses divertidos prendedores de tampinhas aí debaixo.
Você pode ler o tutorial aqui.
10. Efeito de Névoa com Saco Plástico
Esta é do fotógrafo David Jesse McGrady, ele publicou esta dica no Reddit a fim de divertir um pouco os fotógrafos que acompanham as postagens, a ideia á adicionar um ar “vintage” às fotos usando saquinhos plásticos transparentes, ele cita os de sanduiches, que são muito comuns nos Estados Unidos, mas aqui nós temos os sacos tipo ziploc, que são mais transparentes, mas teste com outros tipos e veja os resultados, basta rasgar o fundo, enrolá-lo na câmera, e pronto, faça como como mostras as fotos abaixo e veja o resultado.
11. Balanço de Branco de Graça!
Essa me parece ótima e os testes do fotógrafo Jason Wallace são bem interessantes. A ideia é muito simples: Você conhece aqueles discos que se coloca na frente da lente para se ter um balanço de branco perfeito em qualquer situação de luz? No estilo do Expodisc, pois o Jason realizou o mesmo teste só que cobrindo um filtro UV com nada mais, nada menos do que filtro de café! Isso mesmo, e de acordo com ele dá no mesmo. Bom, faça os testes e nos diga o que achou.
E caso você ache que precise de mais ajustes, neste artigo tem algumas opções que podem ser úteis: “Balanço de branco, o que é e como usar“
12. Monopé de Corda
Você já deve ter se visto em uma situação em que o tripé salvaria sua foto, e você até pensou em levá-lo antes de sair, mas só de imaginar aquele peso todo e ainda correndo o risco de não usar… Bom, esta pode ser a solução para esses dias: Você só vai precisar de um ganchinho e uma cordinha e aí as variações disso, ficam para sua criatividade. Eu fiz um com um parafuso que se encaixava na minha câmera, uma arruela e um barbante. Como você já imaginou, basta amarrar o barbante no parafuso, encaixar na câmera e na outra extremidade estará a arruela para você pisar e esticar o braço o suficiente para estabilizar a câmera.
Vi uma variação em que o fotógrafo passava duas vezes a corda pelo ganchinho criando assim um “bipé” 😉
13. Rebatedor (refletor) Fotográfico
Essa é a mais simples e talvez a mais conhecida, mas não menos útil e baratinha!
Basta cobrir um isopor, do tamanho que quiser, e usá-lo como rebatedor ou refletor para as suas fotos. Muito útil quando se fotografa de dia e no sol, permitindo que você direcione melhor a luz, para melhores resultados.
Essa foto é da PhotoJojo e este refletor custa U$15.00, mas você pode fazê-lo de graça!
Tirando o isopor, os materiais que cobrem podem variar bastante, entre eles, o papel alumínio (mais usado), papel laminado (existem de várias cores), ou até mesmo aquelas embalagens de presente que são douradas por fora e prateadas por dentro, o mais importante é amassar bastante, depois esticar e colar no isopor, isso para garantir uma luz uniforme. Também podem ser utilizados panos como o cetim branco ou cinza. O que vale é, como sempre, a facilidade x custo x utilidade e tudo com muita criatividade!
É isso, vi muitos vídeos e tutoriais e essa seleção é a que acho mais interessante!
Lembre-se de que aprender a avaliar a real necessidade de um equipamento ou acessório, é o maior trunfo que um fotógrafo iniciante pode ter e esperamos ter contribuído neste quesito com as gambiarras deste artigo 😉
E você, já testou alguma técnica destas do “faça você mesmo”? Viu alguma pela internet que pareceu interessante? Ou fez alguma que funcionou melhor do que esperava? Compartilha com a gente nos comentários!
Abraços e bons experimentos!
Gostou? Seja o primeira a compartilhar entre os seu amigos.
vou teste o flash pop-up
Legal Sergio!
Adoro inventar coisas para fotografia, ja fiz muita coisa e me "amarro" em ver a criatividade dos apaixonados por fotografia.
Valeu Simxer!
Então somos dois Paulo!!
Obrigada por comentar!
Abraços.
Simxer
Eu como amante da fotografia, sempre curto e apoio iniciativas e pessoas como você que divulgam e ajudam a fotografia a ser difundida e aprimorada, mesmo entre os iniciantes.
O que eu puder colaborar, pode ter certeza que farei de coração!!!
Abraço
Paulo Ramos
Obrigada Paulo! Fico muuuito feliz em saber, mesmo!
Grande abraço,
Simxer
Gambiarra é uma das minhas partes preferidas da fotografia.
Eu também adora Anderson, às vezes nem sai tão barato, mas eu me amarro ver funcionando 🙂
Exatamente isso! Você faz mais para ver se vai dar certo do que por ser mais barato.
É um desafio 😉