Configurações da câmera para diferentes condições de iluminação

Olá, fotógrafo! Tudo bem? Você já teve dúvidas sobre suas configurações da câmera para tirar uma foto? Se sim, você não está sozinho! Agora, você já imaginou que alguém poderia te dar exatamente os números para cada tipo de foto? Sim, essa é uma expectativa muito comum para quem está iniciando, e neste artigo vou te explicar até onde isso pode ser possível.

Imagem de LCD com as configurações da câmera -exif- de uma foto
Imagem de LCD com as configurações da câmera -exif- de uma foto

A importância da fotometria

A primeira coisa que precisamos aprender para conseguir fazer as fotos que sempre sonhamos é entender a fotometria. No entanto, tem outros artigos aqui no site que você pode aprender mais, mas, resumindo bastante, fotometria é a medição da luz na fotografia. Consiste na técnica fotográfica que tem o objetivo de calcular a quantidade da luz que entra na câmera, consequentemente resultando em uma imagem equilibrada e deixando a foto perfeita. Portanto, fotometria “é a quantidade de luz capturada por uma fotografia”.

Para conseguir todo esse equilíbrio, a gente usa 3 parâmetros: Abertura x Velocidade e ISO. Nesse artigo, você pode aprender mais sobre eles: O Guia completo para medir a luz nas suas fotos.

Triângulo de exposição, abertura, velocidade e ISO que usamos nas configurações das câmeras
Triângulo de exposição, abertura, velocidade e ISO que usamos nas configurações das câmeras

Não basta saber usar o triângulo de exposição

Por isso, você precisa entender o triângulo de exposição e a fotometria, pois ela varia de acordo com onde você mede a luz na cena. Por exemplo, ao fotografar uma borboleta voando, a luz pode variar, mesmo que sutilmente, dependendo de onde ela está. Isso se aplica a qualquer motivo em qualquer variação de luz.

Exemplo de fotometria neutra na asa esquerda da borboleta, com mais luz do sol. E foto subexposta na asa direita da borboleta
Exemplo de fotometria neutra na asa esquerda da borboleta, com mais luz do sol. E foto subexposta na asa direita da borboleta.

Possíveis exposições dependendo de onde você fotometra

Possíveis exposições dependendo de onde você fotometra: Neutra, subexposta (muito escura) ou superexposta (muito clara).
Possíveis exposições dependendo de onde você fotometra: Neutra, subexposta (muito escura) ou superexposta (muito clara).

Lidando com a variação de luz

E como lidar com isso? A primeira coisa é fotometrar cada cena. Recebo muitos e-mails perguntando qual a configuração exata de abertura, velocidade e ISO usar para fotografar um casamento à noite, ou uma festa de aniversário, ou qualquer outra cena. Contudo, a resposta é que é impossível, outra pessoa, que não você, de posse da sua câmera e sabendo ler o seu fotômetro, vai saber responder.

Câmera com interrogação por não saber as configurações
Qual confiração devo usar na minha câmera?

Imagina se eu te ligo e pergunto assim: “Como eu faço para chegar no bairro tal às 8:00 horas?” Então, você vai perguntar: “Você vai de quê? Ônibus, carro, metrô?” Em outras palavras, qual é o equipamento que você vai usar (câmera e lente) para fazer esse evento. Ah, eu vou de carro. Legal! Mas o que eu realmente quero saber é qual a velocidade exata que eu preciso manter meu carro em todos os pontos do percurso para poder chegar no horário que eu quero, ou seja, qual velocidade, abertura e ISO eu preciso para fotometrar cada cena do meu evento.

E você vai me responder: “É impossível eu adivinhar como vai estar exatamente o fluxo do trânsito (no caso, a nossa luz) para eu poder te dizer com antecedência o que você irá usar”. Ninguém, nunca, vai poder te dizer com exatidão isso. Portanto, é preciso entender e dominar o Modo Manual para fazer as escolhas de acordo com a cena que você está fotografando e com o resultado que você quer.

Pontos de Partida

Entretanto, existem Pontos de Partida que podem te ajudar a começar de algum lugar, consequentemente, aumentado suas chances de ótimos resultados em relação à fotometria.

Configurações da câmera para Dias Ensolarados

Em Dias Ensolarados você vai poder usar aberturas menores como F/11, F/16, velocidades maiores por causa do excesso de luz como 1/200, e ISOS mais baixos como 100, 200.

Ponto de partida das Configurações da Câmera para Dias Ensolarados
Ponto de partida das Configurações da Câmera para Dias Ensolarados

Configurações da câmera para Dias Nublados

Já em Dias Nublados, a ideia é conseguir fotometrar a cena. Então, pode começar com abertura pequenas, porém um pouco maiores pra conseguir mais luz como F/8. A velocidade pode continuar alta, mas também um pouco menor como 1/125 pra ajudar a conseguir mais luz. Consequentemente, pode aumentar um pouco o ISO, começando em 400.

Ponto de partida das Configurações da Câmera para Dias Nublados
Ponto de partida das Configurações da Câmera para Dias Nublados

Configurações da câmera para Festas em Geral

Para festas em geral, você pode começar com abertura f/4, garantindo mais pessoas em foco na foto. Velocidade 1/60, pra conseguir mais luz, mas ainda uma velocidade segura pra segurar a câmera e não tremer. Logo, pode lançar mão do ISO a partir de 800 também pra conseguir mais luz e ser um número que a maioria das câmeras não traz ruído.

Ponto de partida das Configurações da Câmera para Festas em Geral
Ponto de partida das Configurações da Câmera para Festas em Geral

Configurações da câmera para Retratos de Dia

Retratos de dia: Abertura f/3.5 ou maior se sua lente permitir, velocidade 1/60 e ISO 400.

Ponto de partida das Configurações da Câmera para Retratos de Dia
Ponto de partida das Configurações da Câmera para Retratos de Dia

Configurações da câmera da Retratos à Noite

Para retratos à noite, pode usar a mesma abertura –  f/3.5 ou maior, velocidades mais baixas como 1/15 – a pessoa não pode se mexer e ISO maiores, à partir de 1600.

Ponto de partida das Configurações da Câmera para Retratos à noite
Ponto de partida das Configurações da Câmera para Retratos à noite

Resumo sobre as Configurações das Câmeras para diferentes Condições de Iluminação



• A fotometria é a medição da luz na fotografia, e consiste em calcular a quantidade de luz que entra na câmera para resultar em uma imagem equilibrada.

• Os três parâmetros usados para conseguir equilíbrio na fotometria são abertura, velocidade e ISO.

• A fotometria depende de onde se mede a luz da cena, o que pode variar em diferentes condições de iluminação.

• Não é possível determinar a configuração exata de abertura, velocidade e ISO para uma determinada cena sem fotometrar cada cena e entender como funciona o Modo Manual da câmera.

• Existem pontos de partida que podem ajudar a começar com configurações adequadas para diferentes condições de iluminação.

• Em dias ensolarados, pode-se usar aberturas menores, velocidades maiores e ISOs mais baixos.

• Em dias nublados, pode-se começar com aberturas um pouco maiores, velocidades um pouco menores e ISOs um pouco mais altos.

• Para festas em geral, pode-se começar com abertura f/4, velocidade 1/60 e ISO 400.

©Simxer - Resumo dos Pontos de partida das Configurações da Câmera para várias situações de iluminação.
©Simxer – Resumo dos Pontos de partida das Configurações da Câmera para várias situações de iluminação.

Conclusão

Entretanto, não basta saber usar o triângulo de exposição, é preciso entender e dominar o Modo Manual para fazer as escolhas de acordo com a cena que você está fotografando e com o resultado que você quer. Então, quanto mais você praticar, mais confortável você se sentirá com as configurações da sua câmera. Lembre-se sempre de que a prática leva à perfeição!

Obrigada por me acompanhar até aqui e não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos que compartilham da mesma paixão por fotografia que você. Se tiver alguma dúvida ou opinião, fique à vontade para deixá-la nos comentários abaixo e vamos conversar sobre isso. Além disso, eu ofereço cursos que podem ajudá-lo a obter resultados ainda mais rápidos e consistentes na sua jornada fotográfica.

Espero te ver novamente em breve no próximo artigo!

Um abraço e vamos juntos!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil
4.8/5 - (53 votos)

14 Resultados

  1. Machado Weliton Silva disse:

    Eu adorei todo o comentário, numa linguagem simples todos entendem mas rica em detalhes, amo tudo que você nos ensina Simxer, nós te amamos.

    • simxer disse:

      Muuuito obrigada Machado!! 😍🥰

      Abraços,
      Simxer

  2. John Walker Gomes da Silva disse:

    Simxer você é demais, desde quando comecei a acompanhar você vejo que minhas fotos teem melhorado muito, sou apaixonado por fotografia e tenho aprendido demais com você.
    Continue assim nos ajudando, dias dicas são muito importantes para nós que estamos iniciando.

    • simxer disse:

      Muito obrigada John! Fico muito feliz em saber!!
      Abração,
      Simxer

  3. Marcelo Silva dos Santos disse:

    Parabéns pelo material, vc é muito talentosa.

    • simxer disse:

      Muuuito obrigada Marcelo!
      Abraços,
      Simxer

  4. Angela Ferreira disse:

    Excelentes explicações

  5. Daniel disse:

    Excelente explicação. 😊

    • simxer disse:

      Oba! Obrigada Daniel!😊😊
      Abraços,
      Simxer

  6. Muito boa as dicas. Alguma dica para quem fotografa produtos? Qual seria uma boa configuração para um produto dentro de um box de luz?

    • simxer disse:

      Oi Leandro, depende do equipamento, luz, etc. Mas uma dica, experimente o modo P pra ver quais as configurações sugeridas pela sua câmera e parte daí. 😉
      Abraços,
      Simxer

  7. Lyz disse:

    Simxer! Perfeito!! Amei as dicas, muito úteis e funciona demais! Obrigado por compartilhar seu vasto conhecimento com tanta simpatia!

    • simxer disse:

      Obrigadaaaaa Lyz!!! 😀
      Abração,
      Simxer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *