Como fotografar com a lente 50mm

Imagem destacada - Como fotografar com a lente 50mm

Olá Fotógrafo, tudo bem!? Talvez você já tenha passado por uma das maiores dificuldades de quem fotografa com a lente 50mm, em distâncias maiores, a pessoa fotografada sempre fica desfocada, e a maioria pensa que o melhor é trocar de lente, mas será?

Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"

Preciso Trocar minha lente 50mm?

A resposta curta é não. A 50mm é uma lente excelente, ela é clara, tem ótima qualidade ótica, permite desfoques inacreditáveis, uma lente maravilhosa pra retrato, além de ter um dos melhores custo-benefício, eu sempre indico como a primeira segunda lente pros iniciantes, ou seja, além da sua lente do kit, ter uma 50mm abertura f/1.8, já vai te proporcionar grandes possibilidades de resultado!

Imagem do Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"
Abertura física da lente 50mm

Profundidade de campo da lente 50mm

Então, o que provavelmente está acontecendo, é que você deve estar fotografando com uma abertura muito grande pra distância que você está do motivo da sua foto, e isso acontece por causa da profundidade de campo, ou depth of field em inglês, que é a definição técnica pra zona de precisão aceitável dentro de uma foto que aparecerá em foco, simplificando, em qualquer foto a gente vai ter áreas mais nítidas e outras mais “borradas”, e a profundidade de campo é a área nítida e ela sempre vai aparecer na frente e atrás daquilo que você escolheu como motivo da sua foto.

Imagem do Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"
Área de Profundidade de Campo

Aliás, 1/3 pra frente da sua área de foco e 2/3 pra trás, então o que está acontecendo é que o motivo ou modelo da sua foto, está fora da sua profundidade de campo, e eu falo sua, porque não é só sua lente que vai influenciar nisso. Existem 3 coisas que vão determinar a sua profundidade de campo, e isso se aplica a todas as lentes, todas as câmeras, todas as cenas.

Primeiro Fator que determina o foco da lente: Abertura

Primeiro, e talvez o fator mais determinante é a abertura, quanto maior a abertura da sua lente, menor a distância focal, lembre-se que essa abertura é física, como eu mostro no início desse artigo. No caso da 50mm abertura f/1.8, é bem grande, então ela tem uma profundidade de campo muito rasa quando você fotografa em grandes aberturas.

Imagem do Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"
DOF em relação à abertura

Segundo Fator que determina o foco da lente: Comprimento Focal

O segundo fator que influencia na profundidade de campo é o comprimento focal, ou distância focal. No caso da lente 50mm, que é uma lente fixa – ela tem 50mm de distância focal – mas em lentes com distância focal variável, como a 18-135mm, 28-135mm, 70-200m, ou seja, toda lente que tem zoom, quanto mais zoom você der, quanto maior for sua distância focal, menor vai ser a sua profundidade de campo, como você pode perceber nas imagens a seguir.

Imagem do Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"
DOF em relação à distância ou Comprimento Focal de 18mm – sem zoom
Imagem do Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"
DOF em relação à distância ou Comprimento Focal de 105mm – Com zoom

E é justamente essas grandes distâncias focais que a gente geralmente lança mão pra conseguir lindos desfoques com teleobjetivas ou câmeras superzoom.

Imagem do Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"
Foto feita com grande Distância Focal
Imagem do Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"
Foto feita com grande Distância Focal
Imagem do Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"
Foto feita com grande Distância Focal

Terceiro Fator que determina o foco da lente 50mm: Nossa distância em relação ao motivo

E o terceiro fator que vai influenciar na nossa profundidade de campo, é a distância que a gente fica do motivo da nossa foto, quanto mais distante a gente está do nosso motivo, maior a profundidade de campo, só que ela continua relacionada com a abertura, ou seja, em grandes aberturas, mesmo distante do motivo, eu normalmente tenho uma profundidade de campo rasa e preciso colocar o motivo da minha foto dentro dessa profundidade, geralmente a gente usa a 50mm em retratos, justamente por ter uma profundidade de campo rasa em aberturas grandes, e somando a isso, a gente se aproxima bastante do retratado, o que deixa a nossa profundidade de campo extremamente rasa, mas permite a gente ter desfoques de fundo inacreditáveis. E quanto mais distante o nosso motivo tiver do fundo, mas desfoque criativo a gente consegue.

Imagem do Artigo "Como fotografar com a lente 50mm"
Distância em relação ao Motivo e ao Fundo

Resumindo

  • A lente 50mm é excelente e não precisa ser trocada;
  • A abertura influencia na profundidade de campo e, portanto, no foco da lente;
  • O comprimento focal também influencia na profundidade de campo;
  • Quanto mais zoom a lente tiver, menor será a profundidade de campo;
  • A distância entre o fotógrafo e o motivo da foto também influencia na profundidade de campo;
  • Em grandes aberturas, mesmo distante do motivo, o fotógrafo tem uma profundidade de campo rasa e precisa colocar o motivo dentro dessa profundidade.

Conclusão de Como Fotografar com a 50mm

Então se a sua ideia é desfocar o fundo de um retrato, se aproxime bastante do modelo e use aberturas bem grandes. Ao contrário, se quer tudo em foco, se distancie e de preferência diminua a abertura pra f/3.5, f/4.0 pra garantir mais profundidade de campo.

Outra dica importante é que se sua câmera tiver o live view, foque com ele pra ter certeza que o seu motivo está bem focado. E se não tiver o live view, tire uma foto e veja em 100% no seu LCD se está tudo está exatamente como você espera.

E caso você não tenha a lente 50mm ou não sabe qual seria a melhor lente pra você, leia esse artigo que vai te ajudar bastante: “Qual lente é melhor pra começar na fotografia“.

Espero que você tenha gostado desse artigo, se gostou, compartilhe com seus amigos! Me diga nos comentários se você já teve dificuldade em fotografar com a lente 50mm.

Um abraço e vamos juntos.

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil
4.9/5 - (34 votos)

2 Resultados

  1. Marcelo H P Marques disse:

    vc escreveu ” se quer tudo em foco, se distancie e de preferência diminua a abertura pra f/3.5, f/4.0 pra garantir mais profundidade de campo”. Mas ali no quadro “DOF em relação à abertura”, nao seria um f maior (ex: f22) que vai garantir que tudo fique em foco?

    • simxer disse:

      Oi Marcelo, sim, diminuir a abertura de f/1.8 pra f/3.5 ou f/4.0. F/22 não é um “f” maior, e sim menor 😉

      Abraços,
      Simxer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *