5 Bons Hábitos Fotográficos Para Começar Hoje!
É muito importante aprender o que se deve fazer para construir uma jornada fotográfica consistente e gratificante, eu mesma já abordei o tema aqui no Foto Dicas Brasil em artigos como: Evite os 10 Erros Mais Comuns na Hora de Comprar uma Lente, 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes, Top 10 dos erros na fotografia digital e Erros – Se aproveite das minhas falhas!
E acredito que à vezes além do estudo consistente e indispensável, é necessário aprender também com nossos erros, e hoje eu quero falar sobre cinco bons hábitos fotográficos que eu quero que você comece hoje e que foram os que mais me trouxeram resultados na minha evolução fotográfica.
1. Fotografe todos os dias
Estilo de vida – via Shutterstock
Esses projetos 365 são mágicos. Eles encorajam os participantes a tirarem pelo menos uma foto todos os dias. Fotografar todos os dias é um ótimo hábito para todos os fotógrafos. Aqui estão alguns benefícios deste hábito:
- Você irá melhorar suas capacidades técnicas, já que o treino vai te aperfeiçoar de uma maneira geral.
- Você começará a ver o mundo fotograficamente e a enquadrar cenas com o olho da mente. Prática importantíssima para qualquer fotógrafo, afinal ter que conseguir uma foto por dia, invariavelmente, te torna alerta pra todas as possibilidades de composição.
- Você estará registrando a sua vida. Isso nem sempre parece importante no momento, mas mais adiante, você irá olhar para essas fotos e ficará surpreso em ver como é gratificante ter vários momentos, até triviais, registrados.
- Criará em você o hábito de fotografar, parece simples, mas uma carreira de sucesso não é feita com um único excelente momento, e sim com a sua capacidade de repetir esse mesmo momento.
“O principal comportamento que identifica um bom fotógrafo profissional é a capacidade de fazer fotos boas regularmente, de forma consistente.” Emilio Azevedo – Premiado Fotógrafo de Casamentos.
2. Fotografe sem sua câmera
Fotografando no carro – Via Shutterstock
Isso é possível? Sim, estou me referindo a fotografar com o celular, ou com aquela câmera compacta que está quase esquecida no armário e que você acredita que já está ultrapassada. E adivinha só? Essa é a grande vantagem. Se você, como eu, tem o hábito de fotografar sempre com uma DSLR, provavelmente já enxerga as situações pensando na capacidade de resultado da sua câmera fotográfica, eu brinco que enxergo em raw, o que normalmente me traz um desafio gigantesco quando minha única opção é um celular sem recursos de modo manual ou simplesmente um botão verde escrito “automático” em uma câmera sem recursos. Acredite, treinar nestas condições podem não só desenvolver em você capacidades que você nem desconfiava que tinha, como é um exercício incrível de composição, já que esta será provavelmente a coisa mais importante e mais fácil de se trabalhar nestas condições.
É claro que o conselho aqui é um exercício, não estou dizendo que você não deve levar sua câmera DSLR pra não perder momentos incríveis, e sim, treinar outras capacidades também com equipamentos limitados!
3. Faça anotações
Caderno de anotação – via Shutterstock
Comece a anotar as suas ideias, inspirações, esquemas de cores… qualquer coisa! Eu mantenho muitas anotações em meu telefone com ideias e inspirações. Há algumas maneiras diferentes de fazer isto.
- Você pode fazer um caderno físico com anotações e imagens tiradas de revistas.
- O Pinterest é um ótimo (e viciante) recurso para reunir ideias de fotografias. Acessórios, poses, locais, etc.
- Eu pessoalmente adoro o aplicativo Evernote para manter minhas notas facilmente acessíveis entre todos os meus computadores e aparelhos. Também indico o Google keep, simples e muito eficiente para fazer anotações e listas sem precisar usar um programa tão completo como o Evernote.
Este pode ser um ótimo hábito para mantê-lo inspirado ou fornecer a você um lugar para começar quando você tiver tempo, mas não tiver ideias.
Além de manter notas para se inspirar, manter registros de fotografias é um ótimo hábito que irá compensar. Isto pode significar muitas coisas, como:
- Manter registros detalhados de sessões de fotos com informações do local, informações sobre o horário do dia, estação, configurações da câmera utilizadas, configuração da iluminação, dicas para se lembrar na próxima vez (como “o estacionamento não foi gratuito”).
- Manter registros enquanto estiver editando é uma coisa que eu me arrependi de não ter feito muitas vezes. Quando você terminar uma edição, mantenha um registro dos passos que você utilizou ou do recurso que utilizou (ações no Photoshop, configurações do Lightroom, etc.) para que você tenha uma referência na próxima vez que você for editar ou se alguém perguntar como você fez isso. Quando estou trabalhando com “ações” no Photoshop, eu frequentemente deixo uma versão inalterada salva como arquivo do Photoshop (.PSD) para usar como referência depois.
Mas fique atento para revisar o que você escreveu, hoje em dia temos tantas coisas pra fazer, que não é raro a gente simplesmente apagar da cabeça porque registrou em algum lugar, neste caso minha dica é sempre tirar algum tempo (minutos ou horas) em um determinado dia da semana e olhar as anotações. Eu costumo fazer isso sexta à noite, assim se eu tiver alguma ideia pra testar, posso usar o fim de semana para isso.
4. Fazer back up
Estação de trabalho – via Shutterstock
Um dos melhores hábitos possíveis que você pode começar – para ontem – é fazer um back up rigoroso de seu computador. Muitos fotógrafos tiveram toda a sua história perdida porque eles não fizeram back up de seus discos rígidos. Ah, eu disse alguns fotógrafos? Infelizmente estou nesta estatística, e acredite, até hoje sinto falta de algumas fotos de vez em quando!
Algumas maneiras de você fazer isso:
- Faça back ups em discos físicos, usando um programa de clonagem de disco ou um sistema automatizado, para que você nem precise pensar nisso. Porém, isso não o protege contra roubo, destruição (derramamento de água!) ou outros desastres. Você também precisa fazer um back up de forma que mantenha seus arquivos longe de seu computador ou até de sua casa/escritório.
- Você pode fazer back up usando armazenamento online em nuvem. Isto pode ser simples, como usar o Dropbox para guardar seus arquivos. Mas fique atento, se você tiver uma quantidade imensa de arquivos (tipo terabytes), o Dropbox não será o suficiente a menos que você queira pagar. Porém, qualquer serviço que permita esta quantidade de armazenamento irá cobrar de você.
- Você pode fazer back up em discos. Eu gravei a maioria dos meus arquivos mais antigos em BluRay como terceiro mecanismo para proteger meus arquivos.
Resumindo, encontre alguma maneira de manter seus arquivos completamente seguros. Você ficará muito feliz de ter feito um back up, caso algo aconteça….
5. Olhe para a fotografia
Popova Valeriya – Shutterstock.com
Infelizmente não é muito raro encontrar fotógrafos que não conseguem dizer o nome dos fotógrafos que mais adoram ou de fotógrafos que inspiraram seus trabalhos. Isto me faz perguntar… você está olhando para a fotografia? Você acha que algum músico fica sem palavras quando lhe perguntam de que música eles tiram suas influências? Ou pintores? Ou escritores? O que entra, sai. Você precisa adquirir o hábito de absorver imagens regularmente. Torne-se um fã de fotografia – não apenas criando-a, mas apreciando-a. Visite exibições. Leia livros. Procure na internet. Algumas dicas para ver fotografias:
- Não veja apenas os gêneros que você gosta de fazer. Só porque você gosta de tirar retratos, isso não significa que você não possa se tornar um fã de um ótimo fotógrafo de paisagens.
- Não tenha medo de copiar. A fotografia se destaca de muitas formas. Uma delas é que nós temos medo de admitir quais fotógrafos inspiram o nosso trabalho porque nós achamos que ao dizer isso, nós estamos dizendo que nós achamos que somos como eles. Isso não é verdade na fotografia, assim como não é na indústria da música ou em qualquer forma de arte.
Outra forma na qual nos destacamos é que nós temos medo de copiar. Por causa da internet e a propagação do furto intelectual, nós temos medo de experimentar, copiar. Agora, eu não estou falando sobre plágio ou tomar a ideia de outras pessoas como suas. - Aprenda a ler imagens. Quando você vir uma peça, pare por um momento e absorva-a. Isto pode ser difícil ultimamente, quando nós estamos procurando conteúdo mais rápido do que nunca. Mas pare, respire e aprecie.
- Observar pinturas dos séculos passados podem nos ensinar muito sobre iluminação e composição!
Além disso, ver fotografias pode ser um ótimo substituto quando você não estiver em condições de sair e fotografar.
Espero que você tenha gostado, e não deixe de compartilhar os seu bons hábitos fotográfico nos comentários, sua opinião aqui é sempre bem vinda!
Bons exercícios e até breve!
*Este artigo foi inspirado em um texto da fotógrafa Elizabeth Halford, fotógrafa e publicitária em Orlando.
Imagem em destaque: Fotografando no parque – Via Shutterstock
Boa Tarde, Simxer
Depois que adquiri alguns dos seus produtos, leio todos os dias alguma coisa também no site. Você escreve de maneira simples e didática e já adquiri o hábito de "fotografar" com meu celular, sempre usei minha SONY antiga no modo automático com medo de não acertar. Estou ficando a cada dia mais apaixonada pela fotografia. Vou tomar coragem e te mandar umas fotos de antes de depois…. rsrsr.
Muito obrigada,
Abraços
Olá Simxer. Tudo bem?
Ler os seus artigos é sempre muito bom. Você incentiva aos fotógrafos iniciantes como eu a se aprimorarem.
Obrigado.
Abraços
O futuro é dos iniciantes!! 🙂
Abraços e obrigada por comentar.
Disciplina! A mola central de todos os projetos! É aquela história, criatividade por demanda! 🙂
Abração, é sempre bom te ver por aqui.
Simxer
Bom dia Simxer!
Cada artigo postado por você grande aprendizado para todos.
Parabéns
Eu tenho uma grande duvida!
Como comprar uma câmera e objetiva sem ser recondicionada! Eu gostaria de ter a certeza quando comprar. Grata pela atenção que atende a todos.
Grande abraço.
Oi Gioconda, você pode conferir o número de clicks da câmera. Este artigo vai ajudá-la : https://fotodicasbrasil.com.br/shutter-count-quan…
E segundo, comprar em um lugar de confiança como a reycameras.com.br
Abração,
Simxer
Boa cartilha do fotógrafo…disciplina. Tento fazer isso, tanto na fotografia, quanto na escrita dos meus textos e livro. Realmente, realizar fotografias todos os dias dá um outro ritmo, inclusive se determinarmos um projeto, um tema para as fotos
Otimo Texto simxer!
Muito obrigada Allan!
Abraços, Simxer
Bom dia ! Na tua opinião qual a lente mais versátil para o dia a dia ?
Aquela que não pode faltar na maleta ?
Obrigado
Luiz Gomes 24-02 16
Oi Luiz, depende do modelo da sua câmera e qual a especialidade que você fotografa. Se for iniciante e por hobby, as lentes com maiores ranges como 18-105mm para Nikon ou 18-135mm (ou 28-135mm) para Canon são mais versáteis.
Abraços,
Simxer
Como sempre, o que a Simxer posta na Internet são ensinamentos para usarmos todos os dias. Valeu as dicas. Parabéns.
Muito obrigada por comentar Fausto!
Abraços, Simxer
Sempre gosto de seus post,mas ainda estou tão "crua" com minha semi-automática que adquiri ano passado, que mal sei usar. Uma coisa concordamos: tenho 30 painéis no Pinterest que visito todos os dias e acho que foi ele que me incentivou a tentar. Abraços e parabéns por tudo.
Sensacional Li, esse realmente é um excelente exercício, continue que quando menos esperar, seu olhar já terá mudado.
Abraços,
Simxer
Excelente artigo, Simxer. Estou iniciando na fotografia e estes hábitos poderão me ajudar muito. Muito pelas dicas!
Muito obrigada por comentar Alexandre!
Abraços,
Simxer
Dicas valiosas. Adquirir bagagem cultural e transformá-la em uma visão sobre as fotos acho de grande valia. Parabéns, Simxer!
Obrigada Marcos, fico feliz que concorde.
Abraços,
Simxer
Post muito bom. Parabéns!
Muito obrigada por comentar Ricardo!
Abraços,
Simxer
Acho fantastica a tua dedicação a fotografia, vejo q respira foto. Não sei como VC consegue fotógrafa e ainda escrever tanto. Muit obrigado pelo incentivo, conhecimentos e ideia q transmite.
Oi Alberto, às vezes nem eu sei, realmente é porque amo demais tudo isso, fico feliz de ter com quem compartilhar. E muito obrigada por comentar!
Abraços,
Simxer
Simxer, muito interessante seu artigo.
Com certeza são discas muito úteis para o meu dia-a-dia.
Muito obrigada Paulo!
Abraços,
Simxer