3 Motivos Para Controlar o Seu Flash e 10 Modos de Fazer Isso
Um dos assuntos mais pedidos aqui no Foto Dicas Brasil é sobre flash, pra quem está iniciando é muitas vezes um motivo de grande angústia já que cada vez mais eles possuem muitas regulagens e isso confunde bastante.
E encontrei um artigo da Elizabeth Halford que gostei muito porque explica de maneira simples alguns pontos importantes sobre o flash, então resolvi traduzir e disponibilizar aqui no site.
Mas antes de passar ao artigo quero deixar claro três observações que precisam ser levadas SEMPRE em consideração.
Primeira: o TTL
A primeira, que a maioria dos flashes possuem uma tecnologia chamada TTL (Through-the-Lens) ou simplesmente (através das lentes). Você também vai encontrar a denominação ETTL, e neste caso é “E” de eletronic.
Como o TTL funciona?
A maior facilidade do TTL pode se tornar uma pegadinha, porque o que ele faz é simplesmente enviar um pré-flash que mede a luz necessária para iluminar o objeto, e essa medição está diretamente ligada a configuração da sua câmera (abertura x Velocidade ISO), e muitas vezes ficamos compensando a fotometria para ganhar mais luz ou menos luz, só que o flash também compensa a luz que estamos tentando ganhar ou perder. Ou problema comum é usar o TTL em cenas dominadas por branco, que o flash acaba jogando pouca luz, ou cenas dominadas por preto, que o flash acaba compensando com muita luz. Por isso é importante que você consiga minimamente configurá-lo no modo manual dele. Darei mais dicas durante o texto. E se você não tiver o manual do seu flash, pode ser que você o encontre o aqui no nosso “Banco colaborativo de Manuais”.
Segunda: lentes escuras
A segunda, é que ainda não é uma realidade pra quem está começando e normalmente ainda com equipamentos não profissionais e lentes escuras (de aberturas f/3.5, por exemplo) fotografarem sem um flash externo, digamos que ele seja um “mal” necessário, já que muitas vezes as mesmas fotos feitas com lentes bem claras (f/2.8 ou f/1.8) possuem resultados melhores e mais naturais. Mas ainda assim o uso dele pode ser muito bom se seguir nossas dicas 😉
Terceira: ETTL embutido
A terceira, é que se você possui uma câmera, como por exemplo, qualquer modelo da Nikon acima da D5200 (incluindo ela), você já tem a tecnologia ETTL embutida no flash pop-up, portanto utilize-a!
Quarta: fotometria
E por último, mas não menos importante, quando resolvi escrever o meu ebook “Fotometria Simples – Você no controle da luz”, foi justamente pensando na VITAL importância de dominar a fotometria pra que você possa usar o flash quando realmente for necessário e indispensável, porque se você souber configurar sua máquina para garantir a luz correta, o flash será sempre um aliado, e você poderá usá-lo com mais segurança.
Agora vamos ao artigo que traduzi, as minhas interações que estarão em destaque. Lembrando que mantenho os links originais, mesmo que às vezes não estejam disponíveis para venda no Brasil, a título de você conhecer mais opções!
Espero que goste!
3 Motivos Para Controlar o Seu Flash e 10 Modos de Fazer Isso
Há muitos modos diferentes para alterar a luz que sai de suas unidades internas e externas do flash e muitos motivos diferentes para você fazer isso. Pessoalmente, eu não gosto do visual do flash automático e até mesmo do flash externo quando ele está voltado diretamente para o motivo da minha foto, e eu estou sempre procurando por modos não usá-los.
{Motivos para alterar o seu flash}
- Para criar um brilho nos olhos.
- Para difundir a dureza da luz natural.
- Para manter uma atmosfera no ambiente onde você está fotografando. Por exemplo, assim que você introduzir um flash em uma adorável atmosfera de festa, normalmente ele acaba com esta atmosfera.
{Modos de alterar e controlar o seu flash}
- Primeiro e mais importante, o modo mais simples de lidar com o seu flash é diminuindo a sua potência. Em um flash externo, você pode diminuir a potência se você precisar introduzir só um pouco de luz adicional e não uma explosão com força total. Brinque com isso e veja aonde isto o leva.
Nota da Simxer:
A maioria dos flash externos permitem que você diminua sua potência ou aumente, isto é extremamente útil porque em muitas situações que eu descrevi antes como, por exemplo, estar lidando com cenas com muito branco, ou muito preto, ajustar manualmente a quantidade de luz poderá ser a melhor solução, lembre-se que sua máquina pode interpretar muitas coisas certas pra você, mas ela pode errar muitas outras, confie nos seus olhos.
E como fazer esse ajuste?
Vou utilizar como exemplo o ajuste de nível de flash da Nikon SB900, que é um flash muito popular entre os meus alunos.
Ele está na página dos nossos manuais, mas você pode baixá-lo diretamente aqui e a página é a D-16.
Você pode perceber que não é tão difícil fazer o ajuste, aliás em nenhum deles é muito complicado e claro que como sempre, basta dar uma olhada no seu manual 😉
Fim da Nota da Simxer
- Você pode rebater o seu flash externo em tetos ou paredes próximas. Isto irá espalhar a luz e mudar a direção de onde ela está vindo.
- Muitos fotógrafos usam o truque do cartão de negócios para criar brilhos nos olhos de seus alvos, e muitos flashes externos mais novos agora vêm com um painel de “brilho nos olhos” acoplado. Mas isto não faz nada para difundir ou diminuir a potência e ele não afeta a distribuição da luz. Apenas saiba o que os truques fazem para que você possa escolher qual deles utilizar para cada cenário diferente. E caso você não saiba do que eu estou falando, o ‘truque do cartão de negócios’ é onde você usa um elástico para prender um cartão de negócios branco em cima de seu flash para criar pequenos reflexos brancos (brilhos) nos olhos de seus alvos.
Nota da Simxer
O truque do cartão é parecido com a imagem aí de cima e faz parte do artigo “Faça você mesmo, DIY ou gambiarras fotográficas”.
E o resultado esperado é como de qualquer fonte de luz refletida, e isto inclui janelas e flashes de estúdio por exemplo:
Fim da Nota da Simxer
- Flashes externos normalmente possuem pequenas telas claras que saem da unidade. Isto é chamado de ‘painel embutido’ e é usado para aumentar o alcance da luz que sai dele. Diferente do que muitos pensam, ele não é um difusor e deve ser usado com lentes de ângulo bem extensos (de até 15mm quando usados em uma Canon 580ex, por exemplo). Isto significa que o flash não irá se focar apenas no centro da imagem.
- Ao pesquisar por diferentes métodos para esta postagem, eu descobri estes pequenos aparatos refletores que parecem uma maneira decente de conseguir um pouco mais de controle sobre o flash da sua câmera.
Nota da Simxer
A indicação é desses pequenos refletores que vendem na B&H, vou deixar o link pra você conhecer, mas você pode baixar um template gratuito de rebatedor de flash na nossa seção de downloads.
Fim da Nota da Simxer
- A Lastolite faz muitos aparelhos e instrumentos bem legais e em conta para lidar com o seu flash externo. Pessoalmente, eu brinquei com o seu “beauty dish” e eu tenho duas Ezyboxes para meu flash externo. Eu descobri que eles são uma ótima maneira de experimentar sem gastar todo o meu dinheiro.
- Lightscoop. Eu quero que você mantenha em mente que esta é a melhor maneira de dominar o seu flash embutido em interiores. O Lightscoop conserta todos os pecados do flash embutido e é surpreendentemente barato, mas não peca em qualidade. Quando eu levo o meu para uma festa ou evento, todos querem testá-lo.
- Um outro método para o seu flash embutido é um difusor, que se anexa em sua sapata e se envolve ao redor. Algumas pessoas podem achar excitante construir acessórios como este sozinhas.
Nota da Simxer
Também disponível no nosso post de gambiarras 😉
Rebatedor para Flash Pop-up. Este rebatedor para pop-up feito de cartolina me pareceu muito bom, não testei, mas acredito que vale o esforço, se você fizer, não deixe de compartilhar os resultados nos comentários. Tive dificuldades para achar o autor, mas acho que ele se chama Richard 🙂 O link do tutorial é este aqui!
Fim da Nota da Simxer
Por fim, é importante que quando nós disparamos com o flash no modo manual, você deve certificar ter o equilíbrio de branco definido para o flash, principalmente se você estiver fazendo imagens em JPEG e tendo controle limitado sobre a temperatura após a foto ter sido tirada. Um flash dá uma temperatura de cor fria, então definir o seu equilíbrio de branco para ‘flash’ irá adicionar um pouco de calor para a sua cena. Se você estiver fotografando no modo automático, isto irá ser feito automaticamente, mas caso contrário, não se esqueça de checar as suas definições antes de começar a fotografar.
Nota da Simxer
Se você tem dúvidas sobre balanço de branco, este artigo “Balanço de branco, o que é e como usar” pode ajudá-lo.
E para finalizar vou postar uma imagem do fotógrafo Ken Kobre onde ele faz um comparativo entre acessórios de flash que eu achei extremamente útil!
Então é isso! Eu sei que há muitas outras maneiras de conseguir os resultados explicados acima então, por favor, compartilhe suas próprias dicas e truques abaixo.
Bons estudos e até 🙂
Obrigada Simxer, me ajudou demaaaaaais! Você é uma linda viu! Sucesso pra vc!!! Beijos
Obrigadaaaaaaaaa Marina!!!! Beijos!!!
Boa tarde, tenho uma dúvida que está me matando rsrsrs tenho uma nikon d3400. Não tenho flash, além do flash da própria câmera, o embutido. Quando leio esses textos que falam sobre os ajustes dos flashes, fico sem saber se é possível ajustar o flash embutido da minha câmera ou se são funções para flashes externos. É possível eu modificar algo no meu flash embutido ou esse tipo de artigo se refere exclusivamente a flashes externos? Fico grata pelo conteúdo disponibilizado e pela atenção
Oi Jacqueline, na maioria das vezes é sobre o flash externo, mas algumas câmeras mais novas permitem ajustes interessantes no flash interno e pra isso você precisa descobrir no seu manual! :)Abraços,Simxer
Olá, grata pela atenção novamente. Explorei aqui o manual e fiquei meio decepcionada. 🙁 De fato é possível alterar algumas coisas no flash, a câmera tem seis opções diferentes, mas, no modo manual só é possível optar por três deles…para usar os outros recursos, eu teria que usar o modo automático. Fiquei meio decepcionada pq estava querendo tirar da cabeça o modo automático rsrsrs mas vou explorando aqui pra ver no que dá;
O Flash, pra quem está iniciando é um segundo passo, e MIL vezes mais importante você fotometrar no modo manual e aprender a controlar a luz, e só depois disso vai descobrir SE realmente precisa de um flash ;)Abração!
Parabéns pela matéria, muito obrigado
Eu que agradeço o comentário!
Abraços,
Simxer
OI SIMXER! VOCÊ PODERIA ME INFORMAR ONDE CONSIGO ADQUIRIR UM LIGHTSCOOP AQUI NO RJ? TENTEI EM ALGUMAS LOJAS COMO A REY CAMERAS E A PAIXÃO CAMERAS MAS NÃO TEM..
Oi Renta, no Rio não, mas que entrega no Rio. O Banana Foto tem alguns rebatedores para flash pop up como esse: https://www.bananafoto.com.br/rebatedor-para-flas…
Abraços,
Simxer
nossa otimo adorei visitarei vcs tds os dias rsrsrsrs
parabens!!!!!!
Seja mais que bem vinda!! Apareça 🙂
Abração,
Simxer
Salvei o site para adaptações futuras!
E graças a vocês, continuei pesquisando e cheguei a esse site: http://photo.viciofashion.com.br/index.php/dicas-….
Uma boa dia para adicionar aqui!
Oi Dread, obrigada pelo comentário. Aqui no site você também tem opção de download e onde encontrar outros rebatedores para popup!
https://fotodicasbrasil.com.br/faca-voce-mesmo-di…
Grande abraço!
Simxer
Simxer, estou adorando conhecer esse seu espaço, estou aprendendo muito.
Me fala uma coisa, se eu fizer uma ajuste no flash, como vc explicou acima, apenas ajustar manualmente a intensidade do clarão do flash, mas a maquina estiver no modo automatico ou p. O que acontece? pode dar certo?
E eu não visualizei qual é o acessorio, o Lightscoop?
Obrigada … ah… vc fica no Rio, certo? nunca vem a SP dar Wshop??
Grata
Oi Katia, obrigada pelos elogios 🙂
Quanto à sua pergunta, provavelmente o Flash não irá permitir que você faça ajustes manuais nele enquanto estiver fotografando no modo automático na câmera, mas isso pode variar de equipamento para equipamento. Faça alguns testes e aproveite e compartilha com a gente.
Sim, sou carioca, e pretendo ir a São Paulo ano que vem, mas preciso terminar alguns projetos ainda.
Abração,
Simxer
Olá Sergio, fique à vontade de escrever o quanto quiser.
Você acredita que já tive um flash desses?? Na verdade eu também vim da fotografia analógica, mas próxima à virada pra digital, e logo que lançaram no Brasil a Mavica da Sony (ainda de de disquete) eu comprei porque sou fascinada por tecnologia. O problema é que eu já fotografava profissionalmente e não havia flashes externos, depois de muito perguntar, disseram que eu iria torrar a Mavica se colocasse o flash nela por causa de amperagem, etc. Como sempre gostei de me aventurar em experiências, coloquei e funcionou!! Não recomenda à nimguém que tenha amor por seu equipamento 😉
Eu usei durante muito tempo, claro que no modo manual, mas sinceramente com as vantagens dos flashes modernos e o TTL, eu não voltaria pro Vivitar não…
Acredito que se sinta muito mais próximo da fotografia analógica quando fotografa na 60D, a única questão é que se fosse uma Nikon D5200, por exemplo, ela já possui a tecnologia TTL no seu flash embutido trazendo melhor resultado, no caso da Canon, ou um flash externo ou uma lente mais versátil e mais clara seriam as minhas indicações.
Espero ter ajudado,
Abraços,
Simxer
Oi Sinxer boa noite
Agradeço sua resposta e sugestões, apenas uma observação: A Canon 60 D também possui a função TTL no flash interno e inclusive ela controla sem qualquer outro acessório como radio flash por exemplo, os flashs speedlight da própria Canon. Mas gosto de operar manualmente…rsrs. Quanto a lente mais clara, acho que a 50tinha ainda atende para o que eu uso.Talvez no futuro uma Tele um pouco mais clara seria sim uma boa opção.Obrigado e grande abraço!
É mesmo, no flash popup? As outras funções da 60D eu conheço, mas o TTL no popup eu só conhecia nas câmeras Nikon acima da D5200, aliás um diferencial bem grande entre as câmeras dos mesmo nível das duas marcas. E você Já testou este função? Funciona bem?
Abraços,
Simxer
Oi Sinxer bom dia
Sim a função TTL no flash interno funciona bem sim. E no externo também. Com eu disse anteriormente, caso utilize flashs da própria marca, ela pode controla-los externamente através do flash pop up .A 60D foi a primeira a poder usar o flash integrado para controlar outro(s) sem fios . Outra observação que cabe ser feita é que a 60D concorre com a D7000 e não com a D5200. Vide testes feitos até pela revista Fotografe melhor comparando essas duas câmeras. Obrigado novamente por suas respostas. Continuo atento as suas dicas. Grande Abraço!
Oi Sergio, eu fiquei rindo depois que reli minha resposta pra você, realmente eu me expressei de uma maneira que parecia que comparava as duas câmeras, mas longe de mim! Como você disse, ela é comparável a D7000 🙂
A tecnologia que me referia era o ITTL da Nikon, e apesar de saber o quanto a 60D é ótima (já tive várias dela em meus workshops) e da excelência dos flashs da CANON (aliás, sou usuária CANON), eu não sei afirmar com certeza que a tecnologia de presente nos flashs pop-up Nikons para controlar eles mesmos, e não flashs externos, estão presentes na CANON, por isso fiquei muito feliz com sua informação e complemento ao artigo!
Obrigada.
Abração,
Simxer
Olá novamente Simxer Boa tarde
Novamente agradeço sua atenção e gentileza em responder. Fico feliz se de alguma forma ajudei com a informação, no meu pequeno conhecimento, isso é uma honra. Continuo seguindo sempre seus didáticos artigos e estou a disposição caso possa lhe ser útil de alguma forma.. Muito obrigado! Grande Abraço!
🙂
Abração,
Simxer
Obrigada Américo!! Fico feliz em saber!
Abraços,
Simxer
Olá Sinxer Boa tarde
Primeiramente gostaria de agradecer sua generosidade em postar esses excelentes artigos com dicas e tutoriais. Bem, esse artigo aqui, me interessou especialmente, pois, venho da fotografia analógica, paixão que iniciei la por 1979. Fiquei algum tempo com essa paixão adormecida e agora, há uns dois anos resolvi acorda-la. A principio adquiri um Superzoom Panasonic FZ 150 para me familiarizar com a fotografia digital, câmera essa que, recomendo veementemente a quem quer adquirir uma SZ. Após algum tempo adquiri uma Canon 60 D com a lente do kit 18-135mm e a velha e boa 50tinha 1/1.8. Não vejo grandes diferenças para fotografar durante o dia, ao ar livre em nenhuma das duas cameras ,de quando eu fotografava na analógica, mas quando dependo de flash, a coisa realmente pega. Uso alternadamente, nada profissional, só mesmo festas de amigos, e coisas assim, ou o flash embutido ou ainda tenho um Vivitar 285HV que na época que o comprei era o "cara" em termos de flash. Ainda hoje acho que posso aproveita-lo, claro sempre com os controles manuais, sem o tão famoso e popular hoje "TTL". A minha pergunta é a seguinte a você: Conhece esse flash? Sabe se conseguiria bons resultados com ele, usando essas dicas dadas por você? Alguma dica a mais para esse tipo de Flash? Desculpe esse longo texto, mas vi a necessidade de explicar um pouco de minha trajetória fotográfica para que você entenda o que busco. Mais uma vez agradeço qualquer dica sua e continuarei lendo seus magníficos artigos. Obrigado
Este artigo é maravilhoso, linguagem simples de fácil compreensão.
Quero agradecer a você, Simxer, seus artigos e vídeos são sensacionais. Sou apaixonado por fotografia, não sou profissional, fotografo por prazer.
Estou realmente aprendendo muito no "Foto dicas Brasil".
Muito obrigado e um grande abraço.
Américo.