Foto Dicas Brasil Tipos de flash de câmera - Foto Dicas Brasil
Tipos de flash de câmera
23.771 views | by Simxer
Tipos de flash de câmera

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Texto original: Photography Basics

Compreender a iluminação é talvez a parte mais importante da fotografia. Hoje quase todas as DSLR – e as digitais comuns, vem com um flash embutido. Infelizmente, esses dispositivos podem produzir fotos surpreendentemente extravagantes… considerando que eles deveriam estar lá para ajudá-lo. Existem vários tipos de unidades de flash que você pode – e deve, dominar para obter as melhores imagens possíveis em praticamente qualquer condição de iluminação. Que tal darmos uma olhada?

1 – Flash embutido ou incorporado

builtin and pop up flash artigo Tipos de flash de câmera

Os flashes embutidos ou incorporados à câmera são construídos dentro do corpo principal dela. Eles estão no mesmo eixo que a lente, então quando você dispara essas unidades, a luz ilumina em uma única direção – diretamente no assunto. Isso geralmente é problemático, porque a luz no eixo cria contrastes duros e sombras grosseiras, para não mencionar que fazem o fundo ficar excessivamente escuro. Nós todos já vimos este problema em fotos, geralmente naquelas que nossos amigos tiram à noite, ou dentro de clubes e festas. Você pode evitar este efeito desagradável, equilibrando o flash com a luz ambiente da cena. Para fazer isso, meça a cena – sem flash – e, em seguida, vire-o para tirar a foto.

2. Flash Dedicado

dedicated flash artigo Tipos de flash de câmera

O flash dedicado é uma unidade que se encaixa na sapata da câmera – onde há uma fenda na parte superior do corpo dela. Este flash é uma grande peça de um mecanismo que se comunica com a câmera. Juntos, eles obtêm informações sobre a utilização do comprimento da lente, a sensibilidade ISO, a abertura (f), e a velocidade do obturador, para determinar a luz ideal que deve ser emitida. Este dispositivo é preferível ao flash embutido ou ao incorporado por muitas razões, mas uma das melhores é que você pode evitar os olhos vermelhos dobrando-o e passando a luz por sobre o assunto. Além disso, muitos flashes dedicados têm um pré-flash, fazendo com que as pupilas de seu objeto se contraiam, e evitando os olhos vermelhos. Ele também é uma ferramenta muito melhor do que o flash embutido por causa da versatilidade que proporciona. Ainda mais versátil será, se ele vier com um cabo, o que lhe permite separar a unidade de flash e posicioná-la em qualquer ângulo para a melhor foto possível … e acredite, você ficará impressionado com a liberdade.

3. Flash anelar para macro

macro ringlight flash artigo Tipos de flash de câmera

 Um flash anelar se encaixa na lente, ajustando-o nas roscas de fixação. Ele fornece uma fonte de luz suave e difusa que é ideal para a fotografia macro. Os frágeis parâmetros de uma macro impedem o uso do flash embutido, e uma unidade de flash dedicado não tem a capacidade de direção exigida para iluminar adequadamente esse tipo de assunto. O flash anelar permite que comece o mais próximo possível de seu assunto-foco, e ilumine-o com uma fonte de luz, que não criará o contraste duro ou sombras. Em vez disso, você terá uma iluminação macia e uniforme que acentuará os detalhes.

4. Flash cabeça de martelo

 hammerhead flash artigo Tipos de flash de câmera

Um flash ‘cabeça de martelo’ – ou flash externo, é uma unidade separada e não é ligado à sapata, é parafusado ao tripé. Ele fica ao lado da câmera e fora do eixo apenas o suficiente para limitar o efeito de olhos vermelhos nos seus assuntos. Essa é uma das unidade favoritas da imprensa e de fotógrafos de casamento, porque tem uma saída de luz alta, e fornece um melhor ângulo e aderência do que outros tipos de flashes.

5. Flash de preenchimento

fill in flash artigo Tipos de flash de câmera

O flash de preenchimento não é uma unidade separada, mas sim uma técnica utilizada quando o fundo é muito mais brilhante do que o seu assunto; ou a iluminação é tanta que você tem altos níveis de contraste sobre o objeto. Como sugere o nome, você pode usá-lo para adicionar luz de preenchimento ao sujeito e registrar uma exposição mais satisfatória. Isto é útil quando a iluminação do ambiente não favorece, e normalmente resulta em algum nível de silhueta. Você deve ligar o flash quando estiver em área externa, e medir a parte fundamental do que você quer fotografar que aparece sob “sombra” em comparação com o resto da cena. Assim a imagem ficará mais equilibrada e agradável.

 

6. Bounced flash (Flash rebatido)

O flash rebatido também é uma técnica, não uma unidade – conhecida pelo nome em inglês ‘bounce flash’. Você tem imagens esteticamente mais agradáveis ​​quando rebate a luz em uma superfície para iluminar o assunto, ao invés de usar a iluminação direta que se obtém na maioria dos flashes. É preciso uma unidade de flash dedicado para lançar a luz no teto, ou numa parede próxima. Esta técnica abre um mundo totalmente novo de excelentes fotografias, especialmente se o flash for preso à câmera com um cabo.

Conclusão

Há muitas maneiras diferentes para obter iluminação adicional com as várias unidades de flash descritas. O verdadeiro truque para utilizá-las de forma eficaz, é compreender os parâmetros que o flash pode fazer, entender a dinâmica de iluminação da situação em que você está, e então usar a criatividade! Cada uma das unidades de flash especiais funciona bem com aquilo para a qual foi projetada, e melhorará imensamente suas fotografias, principalmente com a prática!

 

Nota da Simxer:

1.     Flash embutido ou incorporado

Eu sempre digo que é um desperdício esses flashes embutidos, principalmente em DSRLs, porque eles costumam ser muito ruins, é muito mais interessante você procurar dominar as técnicas da fotometria manual e evitar usá-los ao máximo.


Ah, não tem como, então improvise um difusor (Bounce), serve copinho de plástico, guardanapo, folha de papel branca, entre outros, na internet está cheia de dicas de como improvisar um difusor pra flash pop-up, mas você ainda tem a opção de comprar no mercado livre e também no Bananafoto, procure por “Kit Flash Difusor Pop-Up”.

flash diffuser 2 Tipos de flash de câmera

2.    Flash dedicado e 6. Bounce Flash

É uma dúvida constante dos meus alunos e muito legítima, mas que não deveria atormentá-los tanto. A maioria dos flashes externos possui a tecnologia TTL, ou seja, quando você dispara, ele faz um cálculo em cima da sua abertura, velocidade, iso, distância e determina automaticamente quanta luz você precisa para aquela foto sair iluminada corretamente.

Só com isso você já vai poder fazer fotos excepcionalmente melhores do que as feitas com flashes incorporados.

Em alguns momentos você irá usá-lo no modo manual sim, mas o domínio da fotometria ainda está em primeiro lugar.

Ah, e aqui também vale a máxima do difusor, alguns já vem com eles, mas são muito simples, sempre é melhor comprar um pro modelo do flash que você está usando, eles não são universais.

difusor incorporado Tipos de flash de câmera

Particularmente eu uso o este modelo:

563955273 217 Tipos de flash de câmera

Mas o melhor resultado que obtive, foi com este:

787x482 detalle difusor lambecy copia Tipos de flash de câmera

4. Flash de preenchimento

 

Essa é uma técnica muito boa pra fazer fotos externas, o flash pode e deve ser utilizado pra fotos no sol, principalmente os que possuem a tecnologia TTL, já que eles vão dar suavidade às sombras.

À noite você até consegue com lentes mais claras não usar o flash, ou usar muito pouco, mas para o dia, rebatedores e flashes vão permitir um melhor resultado.

O importante é treinar, testar técnicas diferentes, conhecer bem seu equipamento pra entender como conseguir melhor resultado com o que você dispõe!

Boas fotos!

 

*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor.

       Espero que gostem!

AssinaturaPosts  Tipos de flash de câmera

Você pode ler o artigo original aqui.

Tipos de flash de câmera 5.00/5 (100.00%) 20 votes
pixel Tipos de flash de câmera

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

26 Comments
  • Eduardo Cassiolato

    tenho uma Canon t4i, me trouxeram dos Estados Unidos um flash Sunpak RD 2000 C, o qual "estoura" as fotos, gostaria que alguem me informasse se o flash e' compativel ou não com a t4i, ou se ha' alguma configuração necessaria a ser feita.
    Obrigado
    Eduardo Luis Cassiolato

    • OI Eduardo eu nunca usei esse flash, mas pelos reviews que olhei aqui (BH e Dpreview) ele tem um ótimo custo benefício, é um flash simples, não muito potente e não me pareceu incompatível com câmeras digitais. Como ele tem TTL, ele não deveria estourar sempre, a minha sugestão é você diminuir ele em meio ponto de EV, e ver se resolve.

      Obrigada pela leitura!

      Abraços,
      Simxer

  • Você é muito bonita!!! Que beleza!!
    Mas não foi pra isso que resolvi lhe escrever. Quero agradecer pelos posts do FotoDicasBrasil, muitos boa e que me ajudam a aperfeiçoar minhas fotografias.
    Sou apaixonado por fotografia, comecei com os filmes em 1995, um Yashica MF3 2000 e uma Canon Jet 135.
    Muito obrigado!!

    • ​Valdir!

      Muito obrigada pelo elogios, você é muito gentil.

      Fico muito feliz de saber que fotógrafos com mais experiência tenham algum ganho com site!!

      Muitíssimo obrigada!!!

      Abraços,

      Simxer

  • Boa tarde Simxer.

    Gostei do post acima. Ajuda muito, mas já pode ser atualizado. Comprei recentemente uma Nikon D5200, em que o flash incorporado já é TTL. E ele faz leituras corretas e é fácil de usar. Ele também opera em funções diferentes, nos moldes dos flashes dedicados. Isso me fez até desistir de comprar, pelo menos por agora, um outro flash. Isso é novo, e as Canon ainda não tem.

    Sobre a pergunta do Eduardo, fiz uma pesquisa pra compra de um flash Nikon/Canon, achei vários modelos paralelos, e em nenhum deles a medição TTL funciona corretamente. Tem que se amargar o preço dos originais mesmo. A Nikon informa que apenas o seu produto tem todas as aplicações funcionais. Os fabricantes de flashes de outras marcas até afirmam que todas as funções são aplicáveis, mas a Nikon deve ter razão, pois as sapatas dos flashes não trazem os mesmos pontos de contato que a câmera.

    A Canon ganha no quesito preço, pois tem unidades de flash bem mais baratas que a Nikon, e pouco acima dos modelos paralelos.

    A única desvantagem dos flashes TTL incorporados, na minha opinião, está no fato de serem fixos.

    Abraços.

    • Olá Hermam, muito obrigada pela leitura!
      É verdade que as câmeras mais novas da Nikon vem com o i-TTL e com vários modos de cena que realmente são superiores aos mais antigos, mas ainda é uma exceção.

      Acredito, como você, que se seu uso não é profissional, adiar a compra pode ser uma opção quando seu equipamento for bom e moderno.

      Quanto ao flash do Eduardo, realmente as marcas originais são mais caras e melhores, mas eu tenho bons resultados com flashes "genéricos" de alguns alunos e eu mesma já usei um vivitar com excelentes resultados, acredito que muitas vezes eles exigem mais configurações e de novo, vai depender do tipo de uso, o famoso custo x benefício.

      Fiquei feliz com seu feedback!

      Esteja à vontade para contribuir sempre que quiser.

      Abraços,

      Simxer

  • Eu é que agradeço a atenção!

  • Oi alguém sabe mexer com o lightroom? eu tenho usado ele mais, hoje ao exportar fotos já editadas eu fui criar um novo catálogo e o lightroom me manda importar fotos. sendo que estas fotos que eu queria exportar eu já as havia importado e editado… não sei como retornar para as fotos agora…

    • Oi Sandra, provavelmente no catálogo padrão dele. Faça uma busca no seu computador por *lrcat e vão aparecer todos os seus catálogos, clicle duas vezes em cima do arquivo que você encontrará suas fotos. Se não conseguir me manda um email: contato@fotodicasbrasil.com.br.

      Abração,
      Simxer

  • Eu gostaria de uma recomendação de um flash genérico para nikond5200 ?
    Será que pode me ajudar?

    • Eu tenho visto um bom resultado do Flash Yongnuo Yn- 565 Ex Ttl, alguns alunos meus compraram e estão gostando do resultado.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

  • Alguma sugestão de flash pra Canon t3?

    • Oi Raphaela, depende do que pretende fotografar, e de quanto quer gastar. Você pode começar com um 480EX ou 580EX (eu usei muito tempo o segundo com ótimos resultados).

      Uma dica que acredito ser ótima são os flash Yongnuo que estão com um EXCELENTE custo x benefício. Dê uma olhada neste review aqui:
      https://www.youtube.com/watch?v=pLJEH1XeBms

      Abração,
      Simxer

  • Oi Simxer. Descobri seu site há pouco tempo, e estou gostando muito. Estou começando a fotografar e tenho muitas dúvidas. Moro no interior e aqui os cursos presenciais são raros e caros, então estudo muto via internet.
    Tenho muita dúvida quanto ao uso do flash dedicado. Como eu faço a fotometria em fotos com flash? Ela existe? Costumo usar no TTL ainda, e ouço muito que temos que compensar a exposição. Mas a partir do que eu compenso? Tenho que zerar o fotômetro e dar mais ou menos EVs? Desculpe, mas são muitas as dúvidas, se puder me ajudar um pouco eu agradeço.

  • Simxer, esse kit flash difusor que você usa tem encaixe em sapata padrão, certo? Tenho uma HX400V e observei que pode ser utilizado.

    • Oi Antônio, não sei exatamente de qual difusor você está falando, mas todos possuem compatibilidade com ALGUNS modelos, precisa verificar antes de comprar 😉

      Abraços,
      Simxer

  • Olá Simxer, tenho uma Nikon D 5200 e gostaria de uma indicação de tripés com certa qualidade e com faixa de preço R$ 350,00 . Gosto de fotografar e estou tentando montar um conjunto para fotografar Natureza e também e eventos noturnos. Agradeço pela sua atenção.

  • Oi Wagner, dê uma olhada no site da Paixão Câmeras – <a href="http://www.paixaocameras.com.br” target=”_blank”>www.paixaocameras.com.br – você também pode ligar pra eles que com certeza poderão te dar uma assessoria mais direcionada em relação a preços, ok?

    Abraços,
    Simxer

  • Obrigado, ma vou dar uma olhada.

  • Ola, tudo bom?

    Então eu comprei uma nikon D5100 recentemente e agora quero um flash, mas nao sei qual comprar… Será que vc poderia me sugerir um paralelo com custo x benefício ? Eu pretendo usar para eventos, tipo formaturas e bailes! Obrigada 🙂

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.