Foto Dicas Brasil Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR - Foto Dicas Brasil
15.523 views | by Simxer
Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Seguindo a linha “Fotografia de Natureza”, depois de aprendermos a tirar fotos do Pôr do Sol e das Estrelas, hoje vamos aprender como conseguir fotos impressionantes de Cachoeiras, já que elas são bonitas, elegantes, possuem movimento, mas tecnicamente difíceis de fotografar, então descubra como dominar os aspectos técnicos criativos desse tipo de fotografia.

Capture Seu Movimento

 

Uma das coisas mais interessantes sobre as cachoeiras é como elas se movem. Desde o fluxo sinuoso da água por entre as rochas até a queda e o espirro de uma torrente quebrando, elas são sempre cheias de energia e animação. O movimento é um aspecto chave das fotografias, então certifique-se de inclui-lo em suas fotos.

1a Imagem do Artigo Fotografias de Cachoeira Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

E a chave para capturar este movimento é escolher as melhores configurações da câmera antes de começar a fotografar. Então coloque a sua câmera no modo Prioridade de Velocidade ou Modo Manual e faça os seguinte ajustes:

Velocidade do Obturador

Cada cachoeira é diferente, e não existe uma única velocidade do obturador “correta” para usar, mas se você quiser capturar movimentos na água, você precisará usar uma velocidade do obturador lenta – geralmente algo entre 1/8 até vários segundos.

Uma boa regra é começar com a velocidade de 1/15 segundos e tirar uma foto de teste. Revise-a na tela LCD de sua câmera e ajuste até você conseguir o nível correto de nitidez. Não se preocupe se a cena estiver muito exposta; nós ajustaremos outras configurações para compensar isso.

Essa é uma foto do meu Ebook “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e fica bem evidente qual resultado esperar com velocidades diferentes, ou seja, com velocidades altas, você consegue congelar a água, e com velocidades mais baixas, capturar o movimento.

Imagem 2 do Artigo Fotografias de Cachoeira Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

Imagem do Livro “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” – © Simxer

Eu ministro meu “Workshop de Fotografia Profissional Para Amadores” aqui no Rio de Janeiro, geralmente no Jardim Botânico onde existe algumas cachoeiras e essa variação de velocidade pode ser bem grande entre equipamentos diferentes, tanto de marcas, como modelos, mas até hoje mais de 50% dos alunos conseguiram resultados incríveis com velocidade 1/8, lembrando que as fotos foram feitas de dia.

Tripé

Com uma velocidade do obturador tão baixa, você terá dificuldades de segurar manualmente a sua câmera. Um tripé firme é um acessório essencial aqui, que não precisa ser incrivelmente grande, vai depender do tamanho da sua cachoeira. Não tem tripé? Apoie em alguma pedra ou em algum lugar seguro e se estiver fotografando com uma lente que tenha estabilizador de imagem, desligue-o se estiver com a câmera estabilizada, senão ela tentará compensar um movimento que não existe e aí sim, sua foto tremerá.

ISO

Configure o seu ISO o mais baixo possível (geralmente por volta do ISO 100). Isto reduz a sensibilidade de sua câmera, permitindo que você use menores velocidades do obturador sem expor demais a cena, já que por menor que seja o ISO, ele sempre traz alguma deterioração da sua imagem, às vezes imperceptível no LCD da câmera, mas visível no computador e ninguém quer fazer A foto de cachoeira da sua vida e depois descobrir que não dá pra visualizar grande, né? O ISO baixo também tem o benefício adicional de reduzir a quantidade de ruído digital em suas fotos. E só pra lembrar, ISO automático JAMAIS!

Abertura

Usar as menores abertura da sua lente, como f/8 ou f/11 ou maior até,  permitirá mais uma vez que você use um tempo de exposição maior, ou velocidades baixas, é a mesma coisa. Isso também fornecerá a você a máxima profundidade de campo, mantendo o máximo de sua cena em foco, já que quanto menor a abertura (quanto maior o número), mais coisas em foco você terá. Neste caso, você não vai querer desfocar o fundo, certo?

Fotometria

Pra não haver dúvidas, vou fazer uma revisão sobre a fotometria. Pra você conseguir efeitos realmente interessantes, o ideal é que fotografe no Modo Manual como disse antes, ou minimamente no Modo de Prioridade de abertura.

A grande maioria das fotos usam como o principal parâmetro, a Abertura, mas em fotos onde congelar o movimento ou registrar esse mesmo movimento, como no caso das Cachoeiras, o parâmetro principal passa ser a Velocidade, ela é determinante pra que você consiga alcançar o seu resultado!

Você jamais conseguirá fazer o efeito “Véu de Noiva” com uma velocidade alta, então a ideia é manter seu fotômetro no “Zero“, ou seja, encontrar a “Exposição Neutra” que pode variar de acordo com seu equipamento como pode ver na imagem abaixo.

Exposição Neutra do Artigo Fotografias de Cachoeira Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

 


E uma vez que você configurar sua Velocidade inicial para testar o quanto precisa para fazer esse efeito, provavelmente sua abertura irá variar, já que o ISO está configurado para 100. Então a dica é ficar aumentando ou diminuindo a abertura até seu fotômetro ficar equalizado.

O que não pode é parar em aberturas maiores que f/5.6 porque provavelmente ficará com sua cachoeira desfocada, o ideal é acima de f/8, e se por algum acaso você precisar de mais luz, nada impede de sua cachoeira estar na sombra, ou o dia pode estar nublado, então use o ISO a seu favor, pode aumentá-lo, mas evise ISOS maiores que 800, a não ser que sua câmera seja profissional ou semiprofissional e lançada recentemente, isso aumenta e muito as chances de sua câmera lidar bem com ISOS altos. Não é o caso? Então a próxima dica pode ser a solução pra você.

Filtros

Se você já configurou ao máximo a sua fotometria, pode ser que ainda não tenha conseguido fazer com que a sua câmera seja lenta o suficiente para fazer o efeito véu de noiva em cachoeiras simplesmente porque você pode estar lidando com excesso de luz! E aí nós esbarramos em um dos maiores desafios da fotometria que é, como fotografar em baixa velocidade no sol? Simples, na verdade você precisará usar alguns filtros para reduzir a quantidade de luz que está entrando.

Fotógrafos profissionais, de natureza, usam filtros de densidade neutra (ND), eles alteram a quantidade de luz que entra na objetiva da câmera. Ou seja, se você trabalhar com longas exposições (velocidades baixas), esse filtro vai te permitir ir além do que sua câmera pode conseguir.

No nosso caso, pra corrigir esse excesso de luz, você diminui a sua abertura, o problema é que dependendo do ambiente que você esteja fotografando, ainda assim pode ter luz em excesso, mesmo utilizando o filtro, por isso eles são vendidos para diminuir um certo número de stops.

Os filtros vem com marcações e as mais comuns são ND4, ND8, ND16 e ND32, que diminuem respectivamente: 2, 3, 4, e 6 stops.

Assim fica fácil conseguir resultado incríveis, porque quanto mais baixa for sua velocidade, mais efeito sua foto terá, sem ter problemas ao lidar com o excesso de luz que a baixa velocidade traz.

Uma alternativa é um filtro polarizador. Ele faz o mesmo trabalho que um filtro ND mas tem os benefícios adicionais de reduzir os reflexos (por exemplo, da água, das rochas molhadas e das folhas) e de aumentar a saturação da cor para obter uma imagem mais vívida.

Fotografe na Hora Certa do Dia

 

Uma luz solar brilhante pode facilmente arruinar uma fotografia de cachoeira. A luz intensa cria sombras fortes ao longo da cena, tornando difícil para que você consiga ter a exposição certa. Isso também causa centenas de reflexos na água e no cenário molhado, que aparecerão como pequenos pontos brancos em sua foto.

Para evitar esses problemas, fotografe por volta do nascer ou pôr-do-sol (a chamada “hora dourada”), quando a luz do sol está menos intensa e mais difusa. Esses momentos do dia facilitam para que você consiga uma exposição mais uniforme, e a luz reduzida significa que você pode usar velocidades do obturador mais baixas. Dias um pouco nublados produzem excelentes condições de iluminação pelos mesmos motivos.

Encontre Uma Composição Interessante

 

Flor de lótus Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

Flor de Lótus Via Shutterstock

 

Com todos estes aspectos técnicos a serem considerados, é fácil esquecer o lado criativo. Cachoeiras são como qualquer outro motivo fotográfico, e você precisa separar um tempo para escolher uma composição impactante e cativante. Eu sei que normalmente os lugares onde encontramos cachoeiras são lindos por si só, pelo menos em sua maioria, mas a composição fotográfica sempre pode trazer resultados mais impactantes em todas as suas fotos.

Procure Por Um Ponto de Vista Incomum

 

Quando observamos uma cachoeira, costumamos ficar sob o leito do rio, um pouco para baixo, e apontamos nossa câmera diretamente para a cachoeira. Frequentemente isto resultará em uma foto que nós já vimos milhares de vezes, por isso procure por um ângulo incomum.

Jeff Smallwood waterfall through leaves Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

© Jeff Smallwood

Passe algum tempo explorando o ambiente para encontrar uma composição mais interessante. Experimente fotografar de cima, por entre árvores ou arbustos, por trás da cachoeira, ou de cima do rio para ter um ponto de vista mais incomum e criativo, você irá se surpreender com o resultado.

Inclua Cenários ou Pessoas

 

Apesar de toda a sua beleza, dizem que muitas cachoeiras são semelhantes umas às outras, e às vezes, você fica com a sensação de que se você viu uma, você viu todas. Uma ótima maneira de superar isso é incluindo outros elementos que adicionam interesse à cena.

Chapada dos Veadeiros1 Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

Chapada dos Veadeiros via Shutterstock

 

Rochas, pontes e plantas interessantes ao fundo ajudam a dar contexto à sua foto. Isto fornece ao espectador uma melhor sensação do lugar onde você esteve, e permite que eles “explorem” a cena visualmente, criando uma foto mais cativante.

Chapada dos Veadeiros Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

Chapada dos Veadeiros via Shutterstok

Incluir pessoas é um dos modos mais garantidos de adicionar interesse a uma foto. Cachoeiras não são exceções, e uma pessoa bem colocada criará um ponto focal que poderia estar faltando. As pessoas também são uma ótima maneira de dar um senso de escala para a sua foto.

Ou um carro 😉

ROB Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

©Rob

Fotografe na Orientação de Paisagem

 

Como as cachoeiras tendem a ser altas e finas, nós costumamos segurar a câmera na orientação de retrato (em pé) sem pensar duas vezes. Mais uma vez, isto costuma produzir uma foto igual a todas as outras. Segurar a sua câmera na orientação de paisagem (deitada) pode parecer estranho, mas o forçará a usar mais de seus arredores e ser mais criativo com a forma como você enquadra a cena.

Você não precisa de uma lente super grande angular para fotografar cachoeiras, mas quanto maior o ângulo, mais poderá enquadrar a paisagem, e essa é a boa notícia, se só tiver uma lente típica do Kit, como a 18-55mm, poderá perfeitamente fazer fotos muito legais de véu de noiva!

Cores

Sempre que possível utilize cores em suas composições naturais, a Natureza costuma ter cores lindas e sempre harmoniosas, use a seu favor!

Imagem do Artigo Fotografias de Cachoeira Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

Conclusão

 

A fotografia de cachoeiras pode ser um assunto difícil de dominar. Conseguir a foto perfeita requer paciência, uma abordagem metódica, e uma certa quantidade de experimentação, mas o impacto de uma foto bem tirada mais que justifica o tempo e o esforço gastos.

E você não precisa da maior cachoeira do mundo ou sequer um equipamento incrivelmente super caro e lentes especiais para isso, como pode ver nesta foto aí debaixo que fiz com uma câmera de um aluno em meu workshop no Jardim Botânico. Perceba pelo exif que esta foto poderia ter sido feita com a maioria das câmeras e lentes do kit que temos hoje em dia.

Véu de Noiva Simxer do Artigo Cachoeiras Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

Workshop Fotografia Profissional Para Amadores – © Simxer

Ah, e se não tiver cachoeira, pode perfeitamente treinar com as cachoeiras provisórias que aparecem até em escadas após a chuva, o que não pode é não treinar pro grande dia que você vai estar de frente com aquela cachoeira incrível e sairá de lá com a sua foto definitiva!

E como você já sabe, não deixe de compartilhar a sua foto nos comentários, para isso basta seguir esse passos simples de como inserir uma imagem em qualquer comentário do site.

E se você? Conhece alguma cachoeira na sua cidade? Ou sabe de alguma em algum lugar que tenha ido? compartilha com a gente dizendo qual Estado, Cidade e Local para quem sabe ajudar a outros apaixonados nessa técnica fotográfica tão legal!

Grande abraço e até breve!

 AssinaturaPosts  Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR 4.90/5 (97.93%) 58 votes
pixel Os Segredos Para Tirar Fotografias Impressionantes de Cachoeiras com qualquer DSLR

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

28 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.