Foto Dicas Brasil Como Tirar Fotos Bem Focadas - Foto Dicas Brasil
13.864 views | by Simxer
Como Tirar Fotos Bem Focadas

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Definitivamente fotografia precisa de foco! Mesmo que não seja na foto toda, mas aquilo que queremos destacar precisa ter nitidez e como você já deve ter percebido, fazer “aquela” foto é um conjunto de coisas que variam dos conceitos mais básicos e imprescindíveis, até ajustes finos e a técnica em si.

Uma foto desfocada erroneamente traz um desconforto, às vezes nós não temos o olhar muito treinado e não conseguimos identificar esse problema, mas mesmo assim deixamos de gostar de muitas fotos por esse simples e importantíssimo fato, a falta de foco e consequentemente a ausência de nitidez.

E fazendo um apanhado do que realmente pode fazer diferença no resultado final, trago um artigo do Darren Rowse, e você que me acompanha, já sabe, fiz as alterações que julguei necessárias para que o artigo ficasse o mais simples e completo possível. Vamos a ele!?

Tirar suas fotos digitais perfeitamente focadas é algo que a maioria dos fotógrafos deseja – porém imagens limpas e bem focadas pode ser algo difícil de conseguir.

Talvez antes de começarmos explorando como melhorar o foco da imagem, seria bom falar sobre as principais causas da falta de foco:

  • Foco Ruim– A maneira mais óbvia de ter imagens mal focadas é deixando-as fora de foco. Isto pode ser o resultado de se focar na parte errada da imagem, ficar próximo demais de seu motivo, dificultando a câmera focar, ou selecionar uma abertura que gera um campo de profundidade muito estreito ou ainda,  tirar uma foto rápido demais sem checar se ela focou.
  • Movimento do motivo – Outro tipo de “borrão” em suas fotos é o resultado do movimento de seu motivo – isso geralmente está relacionado com o tempo de exposição muito alto (ou velocidades baixas como 1/15 ou menos).
  • Câmera Tremida– Similarmente, você pode obter um borrão pois o fotógrafo gera movimento enquanto tira a foto – isso normalmente está relacionado com o tempo de exposição e a mobilidade da sua câmera também.
  • Ruído– Fotos com “ruído” são aquelas que parecem estar cheias de pontinhos, você pode aprender mais sobre ruído aqui.

 

Aqui está uma lista de 11 coisas básicas para se pensar quando for tirar imagens bem focadas (nota – também há muita coisa que você pode fazer com pós-produção, fique atento que em breve teremos novidades!)

The Edge of the World by Joshua Zhang on 500px Como Tirar Fotos Bem Focadas

The Edge of the World – ©Joshua-Zhang

1. Segure Bem a Sua Câmera

Muitos borrões que eu vejo nas fotos, são um resultado direto da movimentação da câmera (o movimento da sua câmera naquela fração de segundo quando o obturador se abre). Embora a melhor maneira de evitar o movimento de sua câmera seja usando um tripé (veja abaixo) há muitas ocasiões onde é difícil de usar um, então você precisa fotografar segurando a sua câmera. Veja aqui as dicas de como segurar sua câmera, mas em suma – use as duas mãos, mantenha a câmera próxima ao seu corpo, se apoie em uma parede, árvore ou outro objeto sólido, etc.

2. Tripés

Você sabe que eu sou uma grande fã dos tripés como um modo de reduzir (e até mesmo eliminar) a movimentação da câmera. Embora nem sempre eles sejam práticos, o resultado que você terá, quando fizer o esforço de carrega-lo por aí, valerá a pena.

3. Tempo de exposição

Talvez uma das primeiras coisas a se pensar em sua busca por imagens bem focadas seja o tempo de exposição que você seleciona. Obviamente – quanto mais baixo for o seu tempo de exposição (velocidades altas), menor será o impacto na movimentação de sua câmera e maior será a chance de congelar qualquer movimento em suas fotos. Como resultado você reduz a probabilidade de dois dos principais tipos de borrão de uma vez só (movimento do motivo e movimento da câmera). Lembre-se da “Lei da Reciprocidade” para o tempo de exposição:

Escolha um tempo de exposição com um denominador que seja maior do que o alcance focal das lentes.

Então:

  • Se você estiver tirando fotos com uma lente de alcance focal de 50mm, não tire fotos mais lentas do que 1/60 segundos.
  • Se você estiver tirando fotos com uma lente de alcance focal de 100mm, tire fotos a 1/125 segundos ou mais rápido.
  • Se você estiver tirando fotos com uma lente de alcance focal de 200mm, tire fotos a 1/250 segundos ou mais rápido.

Mantenha em mente que quanto menor for o seu tempo de exposição (velocidades altas), maior terá de ser a sua abertura (números grandes) para compensar – isso significa que você terá uma profundidade de campo menor, o que torna a focalização algo mais difícil.

NT.: Em breve trarei um artigo falando somente sobre a “Lei da Reciprocidade”.

4. Abertura

A abertura causa impacto na profundidade de campo (a zona que está em foco) em suas imagens. Diminuir a abertura (aumentando o número – digamos para f/11) irá aumentar a profundidade de campo, o que significa que a zona que está em foco incluirá tanto objetos próximos quanto distantes. Faça o oposto (por exemplo movendo para f/3.5) e o primeiro plano e o plano de fundo de suas imagens ficarão mais fora de foco e você precisará ser mais preciso com o que você foca. Mantenha em mente que quanto menor for a sua abertura (números pequenos), você irá precisar de um maior tempo de exposição (velocidades baixas) – o que, é claro, torna motivos em movimento algo mais difícil de focar.

5. ISO

O terceiro elemento do triângulo de exposição é o ISO, que causa um impacto direto nos ruídos das suas fotos. Escolha um ISO maior e você será capaz de usar um tempo de exposição menor e menor abertura (o que, como nós vimos, ajuda no foco), mas você sofrerá com o aumentos dos ruídos em suas fotos. Dependendo da sua câmera (e do quanto você quiser aumentar as suas imagens) você provavelmente pode ter bons resultados usando um ISO de até 400 (ou até 800 em algumas câmeras) sem muito ruído (mas para fotos precisamente focadas, mantenha-o o mais baixo possível). Estude mais sobre o ISO aqui.

6. Estabilização da Imagem

Muitas câmeras e lentes são lançadas com diferentes formas de estabilização da imagem, o que não eliminará o movimento da câmera – mas que com certeza pode ajudar a reduzir o seu impacto. Eu acho que ao usar lentes com estabilizadores me permite usar mais uma, duas ou três paradas ou stops – e assim usar tempos de exposição mais lentos quando eu estiver segurando a minha câmera. Mantenha em mente que muitos estabilizadores de imagens ajudam com o movimento da sua câmera, mas não com o movimento do assunto, nestes casos, fique atento para não borrar o assunto.


7. Foco

Talvez a técnica mais óbvia para se trabalhar quando quiser imagens bem focadas seja o foco. A maioria de nós usa “Foco Automático” em nossas câmeras, mas não assuma que a câmera sempre acertará. Sempre cheque visualmente que parte da imagem está em foco antes de clicar e se não estiver certo, tente de novo ou mude para o modo de foco manual. Isto é particularmente importante se você estiver fotografando com uma abertura grande (pequena profundidade de campo) onde até mesmo um pequeno erro pode resultar em uma foto notavelmente fora de foco.

Aproveite para estudar mais sobre foco com os artigos sobre modo de automático “Como Evitar Fotos Desfocadas Usando o Modo de Foco Automático Correto”  e modo de área AF nos artigos “Como Superar as Limitações da Sua Câmera” e “Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?“.

At The Altar by Timothy Poulton on 500px Como Tirar Fotos Bem Focadas

At The Altar-©Timothy Poulton

8. Boas Lentes

Esta é para os proprietários de DSLR – invista em lentes de boa qualidade, já que elas podem ter um grande impacto sobre o foco das suas imagens. Por exemplo, pouco depois de comprar a minha DSLR eu estava no mercado para comprar lentes de zoom para o dia a dia que me dariam a habilidade de ter tanto uma grande angular quanto uma capacidade de zoom. Eu comprei uma lente Canon EF 28-135mm. Era uma boa lente (e com um preço razoável), mas ela não era tão bem focada quanto algumas de minhas outras lentes. Alguns meses depois eu peguei emprestada de um amigo uma lente Canon EF 24-105mm ‘Série L’ (a série de lentes profissional da Canon) e fiquei impressionada com a diferença no foco entre as duas lentes. Embora a primeira lente fosse boa, pelo que eu paguei nela, eu acabei fazendo uma atualização e a nova lente agora está quase que permanentemente acoplada à minha câmera.

9. Cheque Seus Olhos

Desde que eu era criança que eu uso óculos, mas nos últimos anos eu fui um pouco desleixada e não chequei meus olhos. Recentemente eu os chequei pela primeira vez em vários anos e fiquei surpresa em descobrir o quanto eles se deterioraram. Arrumar novos óculos melhorou muitas áreas de minha vida, incluindo a fotografia. E também lembre-se de checar a ‘dioptria’ de sua câmera (se ela possuir uma). A dioptria é um pequeno ajuste que você pode fazer para melhorar a forma como o viewfinder funciona – isto é útil principalmente para pessoas com visão ruim – normalmente é uma pequena roda próxima ao viewfinder.

10. Equipamento Limpo

Recentemente comecei a limpar todas as janelas de nossa casa. Ao longo dos meses, as nossas janelas começaram gradualmente a juntar sujeira sem que a gente notasse. Quando terminei de limpá-las todos ficaram surpresos com a quantidade de luz que passou a entrar e com o quanto a vista exterior melhorou. O mesmo pode ser verdade para as lentes de sua câmera. Mantenha-a limpa e você eliminará as manchas, poeira e sujeira que podem causar impacto em suas fotos. Similarmente – um sensor de imagem limpo é uma coisa maravilhosa se você tiver uma DSLR, já que a poeira pode produzir manchas em suas imagens finais. Saiba mais aqui.

ngeblues by Alfian Ismail on 500px Como Tirar Fotos Bem Focadas

Ngeblues ©Alfian Ismail

11. Sweet Spot

As lentes possuem locais em seus limites de abertura que são mais bem focados do que os outros. Em muitos casos, este “ponto doce” é uma ou duas paradas (stops) da abertura máxima. Então, ao invés de fotografar com as suas lentes abertas no máximo (onde os números são os menores) volte uma ou duas paradas e você pode encontrar um pouco mais de clareza em suas fotos. Leia este artigo para saber como descobrir a sua abertura mais nítida.

 E você? Já utiliza alguma dessas dicas para manter suas fotos bem focadas? Tem alguma outra pra acrescentar nessa lista? Compartilhe nos comentários!

Abraços e não perca o foco 😉

AssinaturaPosts  Como Tirar Fotos Bem Focadas

imagem em destaque: Fora de foco via Shutterstock
Como Tirar Fotos Bem Focadas 4.88/5 (97.56%) 41 votes
pixel Como Tirar Fotos Bem Focadas

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o “Curso Online Fotografia Profissional para Amadores”, que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

17 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!