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9.659 views | by Simxer
Como Superar as Limitações da Sua Câmera

O objetivo deste artigo é esclarecer dúvidas comuns e muitas vezes simples, mas que podem parecer desafiadoras demais para quem está iniciando na fotografia.

Justamente por ter um site de fotografia, lido diariamente com centenas de comentários com dúvidas, na sua maioria de hobbystas, com dificuldades parecidas, e existe uma expectativa nas respostas que nem sempre pode ser atendida.

Nós todos sabemos que para uma foto sair “perfeita”, sim, o perfeita precisa estar entre aspas, já que o critério quando estamos falando de algo artístico, pode variar simplesmente de ponto vista. Bom, para que esta foto seja minimante aceitável, precisamos que uma equação funcione muito bem:

LUZ + CÂMERA + FOTÓGRAFO + INSPIRAÇÃO

O domínio desses quatro elementos pode variar, você pode não ter o melhor dos 4, mas com certeza para um resultado satisfatório, você precisará complementar, pelo menos, o que estiver faltando. Aqui vou abordar o elemento câmera, porque é o que mais me perguntam, tanto que escrevi um livro com mais de 80 páginas explicando de maneira simples e objetiva como escolher uma câmera fotográfica, o “Nikon ou Canon? Câmera Profissional ou Semiprofissional? Aprenda a Decidir Você Mesmo!”, o que nos leva a entender que existe muito mais coisas que precisamos saber na hora de escolher uma câmera, do que somente o valor.

Recebo emails comoventes, que eu me identifico muito, porque fica claro a dificuldade que o fotógrafo está tendo em realizar as fotos, alguns são quase desesperados e muitos terminam com a pergunta: Qual câmera eu compro então?

Se alguém que você não conhece te mandar um e-mail perguntando qual carro deve comprar, levando em consideração que a pessoa ainda não dirige, você provavelmente vai achar loucura, afinal você precisa de muitos mais dados pra poder ajudar. Agora imagina, se te perguntam qual velocidade deve usar pra dirigir na rua, quando deve frear ou virar a curva, ou ainda, aonde fica esses controles no carro? O mesmo seria responder qual abertura, velocidade e ISO é necessário para fazer as fotos.

A boa notícia é que mesmo não sendo possível dizer exatamente como você deve dirigir, existem vários fatores que podem te ajudar, e muito, a solucionar problemas específicos quando a limitação é a sua câmera! Vamos lá?

1.   Mesmo Com Iso Baixo as Fotos Saem com Ruído

O ISO é um dos três parâmetros do triângulo de exposição (Abertura x Velocidade e ISO) e sua função é aumentar a quantidade de luz através da sensibilidade do sensor, o que pode gerar ruídos  indesejados, pelo menos na maior parte do tempo.

Mas o que é ruído?

Ruído-via-Shutterstock

 Ruído via Shutterstock

 

A imagem das nossas câmeras é formada por vários pixels, como se fossem milhares de pontinhos que juntos fizessem nossas fotos aparecerem. Acontece que muitas vezes as informações repassadas pelo sensor vêm incompletas nas áreas de pouca luz, ou seja, os pixels não conseguem captar nenhuma informação. O resultado são falhas que precisam ser preenchidas para que a imagem não tenha, literalmente, “buracos”. O processador é programado para preencher tais falhas com um valor aproximado aos pixels mais próximos. Como o valor não bate exatamente com a informação que deveria estar ali, o resultado são pontos de cores diferentes, ou seja, o ruído.

Mesmo que você ainda só fotografe no modo automático, sua câmera ainda estará usando o ISO para expor corretamente a cena, e principalmente nesses casos, que você pode ajudá-la a conseguir melhores resultados simplesmente chegando mais perto de uma fonte de luz.

A dica parece simples demais, acredite, muitas vezes ficamos tão concentrados na foto e frustrados com a nossa câmera, que esquecemos que podemos melhorar a cena, como chegar mais perto de uma janela, ou adicionar uma fonte luz artificial perto do seu motivo, um abajur, uma lanterna, qualquer coisa que ajude-a a usar menos ISO.

Ruído

Se já fotografa no Modo Manual, como sempre, terá além de controle total dos seus resultados, muito mais possibilidades para ajustes como esses dois.

  1. Abra o diafragma da sua câmera ao máximo, ou seja, aumente a abertura usando números f pequenos como f3.5(que é normalmente a maior abertura das lentes que costumam vir nos Kits de câmeras, como a 18-55mm).
  2. Se for possível, diminua a velocidade de obturação, de preferência em fotos que não possuem movimentos que possam borrar.

2.   As Fotos Saem Muito Escuras

Nós sabemos que a abertura do diafragma (o número f) está limitada a lente que estamos utilizando, quanto menor o número f, como f2.8, f2.0, mais luz temos, claro que isso tem um desdobramento, a profundidade de campo está diretamente ligada a esta abertura, escrevi um artigo no meu site sobre a Profundidade de Campo que pode te ajudar a entender isso melhor.

Então quanto mais clara a lente for (aberturas grandes – números f pequenos), mais luz teremos em nossas fotos e maiores as chances de não termos fotos subexpostas.

Exposição

Claro que aqui também podemos lançar mão das dicas anteriores, como diminuir a velocidade, aumentar o ISO, aumentar a fonte de luz e até mesmo utilizar o Flash.

O importante aqui é descobrir os motivos da nossa foto estar saindo escura. Quando mesmo configurando ao máximo sua fotometria (Abertura x velocidade e ISO), a foto sai escura, precisamos ajudar nossa câmera, porque é bem provável que a limitação seja ela e neste caso temos que aumentar a fonte de luz!

Se seu equipamento é recente, grandes chances que mesmo com uma câmera de entrada, ela responda bem a ISOS maiores, para descobrir isso, basta que faça testes, pode ser em sua casa mesmo, de preferência à noite.

A primeira forma de se testar quando começa a aparecer ruído em nossas fotos, é fazendo ajustes no Modo Manual para fotometrar corretamente a cena, e depois ir aumentando o ISO progressivamente, tirando várias fotos com ISOS cada vez maiores, lembrando que as fotos precisam estar minimamente fotometradas. Depois aumente a visualização da imagem em 100% no seu LCD e veja a partir de que número ISO suas fotos não podem ser consideradas aceitáveis.

Se o Modo Manual ainda não é a sua praia, você pode, no mesmo ambiente, fazer uma foto no modo automático (sem flash), depois copiar os dados do EXIF da foto e reproduzi-las no modo manual.

Se ainda não estiver familiarizado com o termo Exif, ele é um recurso criado pela empresa JEIDA (Japan Electronic Industries Development Association). Seu nome é a abreviatura de Exchangeable image file format, e são dados gerados pela maioria das câmeras fotográficas. Ao fazer uma imagem, o exif grava algumas informações técnicas sobre a foto. Podem ser registrados dados como data e hora, quantidade de pixels utilizados, velocidade do obturador, abertura, zoom, ISO, câmera utilizada, distância focal, citando alguns exemplos. Essas informações embutidas na imagem irão depender das configurações da sua câmera, e podem ser extremamente úteis para seu aprendizado! Se você ainda não sabe utilizar esse recurso, aqui tem um artigo que vai ajudá-lo.

E ainda temos a possibilidade de colocar a câmera no Modo Programado (P), onde ela irá configurar automaticamente a velocidade e a abertura, e nós teremos somente o ISO para alterar, que é justamente o que estamos buscando.

Uma outra forma de ajudarmos nosso equipamento, é fotografando em Raw, que nos permite fazer essa compensação de luz sem perda nenhuma de qualidade. Se você ainda não abraçou esse formato, aproveite para estudá-lo aqui, garanto que você vai aumentar, e muito, as suas possibilidades de ótimos resultados.

Raw

Resumindo: Temos 5 formas de conseguir fotos mais claras:

  1. Aumentando a abertura – a consequência são profundidades de campos menores, o que pode gerar em algumas situações, dificuldades de foco.
  2. Diminuindo a velocidade – a consequência é o risco de borrar o assunto, o ideal é diminuir o suficiente para conseguir fotografar sem tremidas (velocidades como 1/60 ou 1/30 se tiver a mão firme), ou utilizar um tripé para cenas que não possuem nada em movimento.
  3. Aumentando o ISO – a consequência são os possíveis ruídos que na maior parte do tempo são indesejados. Para isso faça os testes sugeridos.
  4. Usando uma fonte Luz natural ou artificial como o flash – a consequência é termos fotos com luz muito dura, para melhorar isso, tente utilizar difusores.
  5. Fotografando em Raw – a consequência é que precisaremos de cartões de memória maiores e aprender minimamente a editar esse tipo de arquivo.

Como você viu, todas as opções podem trazer algum tipo de problema, o importante é você avaliar qual é o menor, para a cena que estiver fotografando naquele momento.

3.   As Fotos Saem Tremidas (Borradas)

Fundo-borrado-Via-Shutterstock

Fundo borrado via Shutterstock

 

Às vezes, mesmo utilizando uma velocidade de obturação considerada segura, nossas fotos saem tremidas ou borradas, e nestes casos precisamos recorrer a alguns truques:

  1. Se possuir, ative o estabilizador de imagem – Quando fotografamos com comprimentos focais grandes (lentes com muito zoom), as câmeras precisam estar completamente estabilizadas! E por isso, algumas câmeras já possuem o estabilizador no próprio corpo, como a Sony e a Pentax. Já a Canon e a Nikon possuem algumas lentes com estabilizadores, elas vêm com as iniciais IS (Canon) e VR (Nikon) e como você já deduziu, servem para estabilizar a imagem e evitar borrões.
  2. Segure a câmera corretamente! Sim, a sua postura pode ser determinante para ter uma foto e foco! Veja aqui como conseguir isso.
  3. Você também pode utilizar um disparador remoto, ou ainda utilizar o temporizador da câmera (normalmente de 2 ou 10 segundos), assim, em situações que esteja utilizando muito zoom ou baixas velocidades (1/15, 1/8, ou menos), não precisará apertar o botão de disparo evitando tremidas indesejadas.

4.   Sua Câmera não é Full Frame

Garoto-com-câmera

Garoto com câmera via Shutterstock

Coloquei esse item porque considero que não ter uma câmera Full Frame não pode ser considerado uma limitação para suas fotos.

As câmeras são divididas, principalmente, pelo tamanho dos seus sensores. Existem sensores de diversos tamanhos, sendo que o tamanho base é de 35 milímetros. Câmeras que possuem o tamanho base de sensor 35mm, são chamadas de full frame e, não sei se você recorda, são do mesmo tamanho daqueles rolos de filme de antigamente. Sensores com tamanho menor do que o base, são chamados de APS–C e as câmeras que possuem esse sensor, também são conhecidas por câmeras “cropadas”. Aqui você pode ler um artigo completo onde explico a diferenças entre os fatores de corte.

Outra divisão, e aí é bem mais mercadológica do que técnica, é que as câmeras cropadas são divididas em câmeras de entrada e semiprofissionais, e são maioria entre o público que acompanha o meu site.

As Full Frames são melhores, isso é indiscutível, possuem sensores maiores, mais megapixel, mais lentes grande angulares disponíveis, menos profundidade de campo em qualquer abertura (o que facilita desfoques criativos), são mais duráveis, mais resistentes e… indicadas para profissionais!

Se você decidir correr de carro profissionalmente, precisará de um carro de corrida, não terá chances de vitória com um carro de passeio, mas para andar na rua, para cumprir a maioria dos seus compromissos diários, levar você do ponto A ao Ponto B, você poderá perfeitamente contar com um carro de passeio, se mais simples (câmera de entrada) ou mais completo (câmera semiprofissional), vai depender exclusivamente da sua necessidade, já que ambos então aptos para a função.

Você só precisa levar em consideração a real necessidade de algumas características, que às vezes é determinante para um bom resultado, mas muitas vezes simplesmente representa um conforto a mais na hora de fotografar.

Veja alguns exemplos:

  • Conectividade Wi-Fi
  • Flash embutido
  • Sapata (para um flash externo)
  • Tela sensível ao toque
  • Tela articulada
  • Slots duplos para cartões de memória
  • Estabilização de imagem (na câmara ou na lente)
  • Suporte a arquivos RAW (lhe dá mais controle em pós-processamentos)
  • Capacidades de vídeo (HD, 4K, etc.)
  • Suporte para microfone externo
  • Altas velocidade de disparo (frames por segundo)
  • Distância mínima de focagem ou o modo macro
  • Modos de disparo (para efeitos criativos)
  • Vedação da câmera
  • Vida da bateria
  • Peso

É fácil perceber que muitos itens não vão impedir aquela foto incrível que você sabendo utilizar a equação lá do início “LUZ + CÂMERA + FOTÓGRAFO + INSPIRAÇÃO”, será capaz de fazer, mesmo sua câmera não sendo, ainda talvez, uma Full Frame.

E caso você tenha dúvida para saber em que categoria encontra sua câmera, segue alguns exemplos de câmeras Canon e Nikon nas três categorias.

DSLR – Entrada

  • Nikon D3200
  • Nikon D3300
  • Canon EOS 100D (Rebel SL1)
  • Canon EOS 700D (Rebel T5i)
  • Canon EOS 1100D (Rebel T3)
  • Canon EOS 600D (Rebel T3i)
  • Canon EOS 1200D (Rebel T5)
  • Nikon D5100
  • Nikon D5200
  • Nikon D5300

DSLR – Semiprofissionais

  • Canon 50D
  • Canon 60D
  • Canon 70D
  • Canon 7D
  • 7D Mark II
  • Nikon D7000
  • Nikon D7100
  • Nikon D7200

DSLR – profissionais

  • Canon 1DX
  • Canon 5D  (Mark I, II, III e IV)
  • Canon 6D
  • Nikon D4S
  • Nikon D610
  • Nikon D650
  • Nikon D750
  • Nikon D800

5.   Sua Câmera Conta com Poucos Pontos de Foco

visão-do-viewfinder

Visão do viewfinder via shutterstock

 

Sabe quando você aperta o seu botão do obturador até a metade (que é o necessário para fotometrar uma foto, ou seja, para a câmera medir a luz e equacioná-la de maneira a sair a correta quantidade de luz), e uns pontinhos vermelhos aparecem no seu viewfinder, geralmente seguidos de um bip? Eles são os pontos de foco da sua câmera, também podem aparecer na sua tela de LCD, se você não tiver o hábito de visualizar pelo viewfinder. Lembrando que eles ainda podem ser quadrados maiores ou ainda ficarem verdes ou invés de vermelhos, isso depende da câmera.

E você já deve ter ouviu falar que, que alguns modelos de câmeras têm 39 pontos de foco, outras tem 20, 15, 9 … Existem muitos modelos, e uma preocupação excessiva com isso.

Quantos mais pontos de foco, mais área sua câmera é capaz de ler e focar. Mas às vezes não é tanto a quantidade que será determinante para um foco preciso e sim a qualidade. É mais importante você conhecer bem suas possibilidades e usá-los da melhor maneira possível. Mas se mesmo com a qualidade de seus pontos de focagem ou a quantidade deles não forem suficientes para um bom resultado, talvez seja porque você deixou que sua câmera decidisse automaticamente onde seria o melhor foco.

Minha dica é que você mude para o modo de área manual e escolha um ponto como central, único ou flexível, assim poderá ter mais domínio de onde realmente quer que sua foto fique focada.

Já escrevi um artigo aqui mesmo onde explico passo a passo esta configuração, pode conferir aqui.

6.   Sua Câmera Tem Poucos Megapixels

DSLR-camera

DSLR câmera via Shutterstock

 

Sabemos que a maior importância dos Megapixels está na hora de imprimir uma foto em tamanho grande (maior do que as 10x15cm habituais) ou a necessidade de aproximar o assunto cortando a foto na pós-produção.

Se sua câmera não tem uma quantidade absurda de megapixel, nem de longe significa que ela não é capaz de ter resultados incríveis.

Talvez você terá uma necessidade maior em possuir uma lente com mais zoom, ou ainda ter o hábito, mais que saudável, de se aproximar do assunto que quer fotografar.

Saber fotometrar corretamente, utilizar o balanço de branco, saber escolher qual o melhor modo de área AF, compor e enquadrar, tudo isso é bem mais importante e determinante para uma foto impactante do que somente ter muitos megapixels.

Conclusão

Coragem-e-medo

Coragem e medo via Shutterstock

 

Claro que nossa percepção é baseada na experiência que vivemos, todos os itens que selecionei me incomodaram e muito quando iniciei na fotografia, mas nunca fora impeditivo para que eu fizesse as fotos que queria ou precisava.

É muito importante diante das limitações, parar e pensar, imaginar soluções, criar, investigar, perguntar, mudar a forma de enxergar, ter um plano B, C, D!

Não se deixe convencer que somente a melhor câmera pode te permitir as melhores fotos, tenho muito orgulho de participar da capacitação de centenas de milhares de fotógrafos iniciantes com meus livros sobre câmera e fotometria, além dos meus Cursos Online e aprendo diariamente que a maior limitação está na nossa forma de pensar.

Se este artigo foi útil ou interessante pra você, compartilhe-o, tenho certeza que também será para algum amigo seu.

Muito obrigada, boas fotos e até breve!

Imagem em destaque: Trabalho pesado via Shutterstock
Artigo que escrevi originalmente para o site Fotografia-DG.

 

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Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

12 Comments
  • Perfeito!!!!
    Parabens

  • Simxer, de quando em vez, me deparo com pérolas de conhecimento deixadas em meu caminho fotográfico.Você é sem duvida alguma, semeadora de oportunidades, faz as pessoas acreditarem que são capazes de conquistar cada desejo de suas vidas profissional, jamais diz, você não irar consegui, isso é muito difícil, é coisa só para os profissionais.Congratulações querida Professora, por tudo que tem nos dado em conhecimento e aprendizado.

    izon

    • Que felicidade em ler suas palavras Izamar! E eu faço isso porque REALMENTE acredito no potencial que todos nós temos e que muitas vezes só precisa de um empurrãozinho!!

      Obrigada pelas palavras!

      Grande abraço,
      Simxer

  • CARLOSHENRIQUEPETRY

    A D O R E I… É minha primeira vez aqui, estou AMANDO…

  • É…uma camera com sensor full frame e com imagens em formato RAW está na minha lista..rs. Sofro ao saber que as fotos originais em JPEG podem receber pouco tratamento na edição, já que são previamente interpretadas, desnaturadas, e que o sensor cropado me limitou naquela foto que ficou muito boa mas podia ser melhor. Enfim, temos de saber tirar ao máximo o que as nossas cameras nos oferecem.e mudando a medida que as finança$ possibilitam e as necessidades reais pedem. Abraço grande e muito obrigado por mais dicas, Simxer. Fui para o Chile (Santiago e Deserto do Atacama) e o workshop com você salvou as fotos da viagem. Depois te mando o link para vê-las no Dropbox.

    • Que máximo Antonio, você é um cara que com certeza sabe tirar o melhor do seu equipamento!!

      Manda o link sim! Acabei de passar pelo meu "inferno astral" tecnológico com um celular até hoje na autorizada, tendo que reinstalar o windows e um HD pessoal queimado o que está dificultado de responder e ver as mensagens com mais rapidez, mas aguardo o link!!!

      Super abraço pra você,
      Simxer

  • Estou engatinhando ainda na fotografia, mas esse é um assunto que só me assustou no começo. Depois que comprei minha DSLR de entrada da Sony, ai que foi pesquisar e descobri que o indicado, pelas circunstâncias e valores de lentes etc, é que seria bem melhor ter começado com uma Nikon ou Canon. Putz! Cheguei a me desesperar, mas o tempo me mostrou que não é bem assim que as coisas são. O que não me desanimou foi eu ver alguns trabalhos de colegas com câmeras Nikon com os mesmos “parâmetros” da minha Sony e até mesmo trabalhos de fotógrafos “profissionais” com seus equipamentos de ponta, e ver nada além de fotografias super simples, e na maioria das vezes bem artificiais. Bom, isso também vai do gosto de cada um, eu não gosto de foto carregada de flash, muito menos de excesso de photoshop. Por isso, apesar das dificuldades, não vou desistir. Um dia ainda terei uma câmera com ISO alto, com dezenas de pontos de foco, com tudo o que uma câmera profissional pode oferecer a mais do que uma câmera de entrada, tudo isso apenas para dar uma melhor qualidade ao que os meus olhos já vêem.

    • Excelente Wagner, concordo com você e como sempre digo, “O Melhor fotógrafo não é aquele que possui a melhor câmera e sim aquele que domina melhor a câmera que tem”.
      Essa é uma realidade em meus workshops, já vi foto inacreditáveis feitos por iniciantes com equipamentos de entrada, da mesma maneira que já vi muita foto ruim feita com câmera profissional. A Câmera é só um instrumento, que às vezes pode facilitar você conseguir a foto que quer, mas existem coisas mais importantes que vão determinar o resultado realmente bom.
      Parabéns!

      Abraços,
      Simxer

  • Muito clara suas explicações, tem uma coisa que acontece com minha câmera nikon coolpix P510 e fico irritada. rsrsrs….Quando coloco no ISO vou fotografar ela da 2 batidas e demora aparecer imagem outra hora ela aparece ampulheta . O que será que acontece??

    Tânia Erler

    • Oi Tânia, ela deve está configurada para mais de um clique (provavelmente aquele modo "burst", verifique no seu manual como colocar em um clique por vez. A ampulheta pode acontecer por alguns motivos, o mais provável é justamente porque ele está gravando mais de uma imagem feita em um espaço muito curto, voltamos ao burst, OU sua foto é muito grande e pode demorar também a gravação OU o cartão de memória é lento para sua câmera (o manual também diz as melhores especificações para usar com o seu modelo). Eu ainda acredito que seja a primeira opção.

      Abraços,
      Simxer

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