Foto Dicas Brasil Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê - Foto Dicas Brasil
5.285 views | by Simxer
Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Sua escolha de distância focal afetará o que você vê. Você concorda com isso? E se eu também dissesse que sua escolha de distância focal afetará como você vê?

Essa é a proposta do artigo de John Bosley, um fotógrafo de casamentos e retratos de São Francisco em que ele aborda um tema muito útil para todos os fotógrafos iniciantes, mas antes deixa eu fazer um resumo do que é distância focal, caso você ainda não esteja familiarizado.

Distância ou comprimento focal, é o alcance da lente, pegando como exemplo uma lente de Kit, como a 18-55mm, quanto maior o último número, mais fechado será o campo de visão, ou seja, mais zoom terá a sua lente. E quanto menor o primeiro número, mais aberto será esse campo de visão, enquadrando mais da cena. Então basicamente uma lente 18-55mm, enxerga mais campo de visão do que uma lente 28-135mm, porém, a segunda lente tem maior alcance do que a primeira.

Como são lentes de kit, elas estarão sendo usadas em câmeras cropadas, então esses números são outros e eu já falei sobre fator de corte aqui no Foto Dicas Brasil, mas pro nosso entendimento deste artigo, ficaremos no entendimento mais básico. Aqui embaixo tem uma imagem pra você entender melhor.

 

Distancia focal Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

 

Bom, dizer que a distância focal afeta o que você vê, é uma história completamente diferente, não é? Ao invés de discutir como a distância focal afeta sua visão quando você olha pelo visor, eu quero falar sobre como a distância focal pode afetar como você olha para tudo ao seu redor antes mesmo de você ver pelo visor.

Diferentes distâncias focais terão diferentes campos de visão. Para simplificar, digamos apenas que elas “verão” a mesma cena de forma diferente. Aqui está um exemplo:

Focal Length Affects How You See 5 960x641 Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

20mm f/1.8 @ 20mm, ISO 200, 1/3200, f/4.0 © John Bosley

Esta lente de 20mm fornece uma visão bem ampla de São Francisco. Há diferentes motivos pelos quais as pessoas podem preferir essa distância focal para uma cena como esta: ela pode mostrar quão vasta é a cidade; ela pode ser bem minimalista; ela pode incluir um céu dramático para complementar os prédios.

Focal Length Affects How You See 4 960x641 Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

135mm f/2 @ 135mm, ISO 200, 1/3200, f/4.0 © John Bosley

Outras pessoas podem preferir a visão mais estreita que eu consegui com minha lente de 135mm. Mais uma vez, há diferentes motivos pelos quais alguém possa preferir esta distância focal para uma cena como esta: partes da cidade, até mesmo prédios em particular, podem ser facilmente isolados; você não se sente tão removido da cena; você pode preencher o enquadramento quase completamente com prédios, cortando a maior parte do céu, se você quiser.

É claro, a melhor parte da fotografia é que não há resposta certa ou errada. Você pode não gostar de nenhuma das duas distâncias focais ou pode gostar das duas. Você pode ter um motivo completamente diferente dos que eu listei acima. E quer saber? Está tudo bem!

Mas… vamos voltar ao ponto do artigo, certo? Se eu colocar uma lente com distância focal maior (105mm, 135mm, 200mm, etc….) e andar por uma cidade ou paisagem, eu estou procurando por coisas muito diferentes do que se eu estivesse andando com uma lente com distância focal menor (14mm, 18mm, 24mm, etc….). Por exemplo, com uma distância focal maior, eu poderia estar procurando por detalhes interessantes que podem se destacar sozinhos. Eu nem estou mais olhando para prédios ou cenas inteiras. Eu estou procurando por placas de neon, maçanetas, gravações, troncos de árvores e pequenas flores.

Focal Length Affects How You See 9 641x960 Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

135mm f/2 @ 135mm, ISO 200, 1/640, f/4.0 © John Bosley

 

Focal Length Affects How You See 10 960x641 Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

135mm f/2 @ 135mm, ISO 200, 1/640, f/4.0 © John Bosley


 

Focal Length Affects How You See 13 960x641 Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

135mm f/2 @ 135mm, ISO 200, 1/250, f/5.6 © John Bosley

 

Com uma distância focal mais ampla, eu estou procurando mais por cenas “grandes”. Os pequenos detalhes não me interessam mais, já que eu sei que eles ficarão perdidos na imagem.  Agora eu estou olhando para os prédios, o céu e como tudo trabalha junto no enquadramento. Eu estou olhando para paisagens. Pequenos grupos de flores não me interessam, mas campos inteiros de flores sim.

Focal Length Affects How You See 2 960x641 Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

35mm f/1.4 @ 35mm, ISO 200, 1/60, f/4.0 © John Bosley

 

Focal Length Affects How You See 11 960x641 Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

20mm f/1.8 @ 20mm, ISO 200, 1/800, f/5.6 © John Bosley

 

Então, aqui está o meu desafio para você. Da próxima vez que você estiver fotografando por diversão, limite-se a uma distância focal. O ideal seria escolher uma distância focal de um extremo ou do outro (telefoto ou ampla) para que você seja forçado a ver o mundo com olhos diferentes do normal. Se você estiver usando uma zoom, mantenha-a configurada a uma distância focal o tempo todo.

Outra opção seria pegar uma lente macro ou um tubo de extensão e se aproximar de seus alvos. De repente, um simples jardim possui oportunidades infinitas para fotos. Uma cidade ganha vida com textura. Você acha que ignorou a imagem completa com uma distância focal maior? Com uma lente macro, você está repentinamente olhando para uma flor individual perfeita para fotografar.

Focal Length Affects How You See 7 960x641 Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

135mm f/2 + tubo de extensão 20mm @ 135mm, ISO 400, 1/400, f/4.0

Este pode ser um exercício muito construtivo (e desafiador) se você estiver acostumado a usar uma distância focal “normal”, como 35mm ou 50mm. Tirar o cérebro do modo 50mm pode ser muito difícil!

Este é um exercício que eu tenho feito de tempos em tempos e eu sempre me impressiono em como começo a notar as coisas que eu passei perto centenas de vezes e nunca notei antes. Não só você começará a ver as coisas de modo diferente, como também pode começar a pensar de forma diferente!

Alguns meses atrás, um amigo estava visitando São Francisco, e ele trouxe a lente Tamron 15-30mm, então é claro, eu tive que fazer um test drive com ela. Eu a mantive em 15mm o tempo todo em que fotografei e levou um tempo para o meu cérebro se ajustar a quão amplo isto realmente é. Enquanto eu estava em uma esquina esperando para atravessar a rua, um cara muito estiloso se aproximou de mim, parou e começou a checar seu telefone. Imediatamente, meu cérebro passou para o modo 15mm e eu notei que eu poderia fotografar o cara, a cidade e até mesmo os cabos de energia que estão pendurados nos postes! Apesar dele estar parado apenas uns 50 cm de distância, eu fui capaz de tirar rapidamente esta foto que simplesmente não seria possível com uma distância focal maior. Esta é uma imagem da qual eu me orgulho muito, nem tanto pelo conteúdo ou composição, mas porque eu fui capaz de combinar o potencial de uma cena com o equipamento que eu tinha disponível e criar uma imagem em minha câmera que eu inicialmente visualizei na minha cabeça.

Focal Length Affects How You See 1 960x641 Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

15-30mm f/2.8 @ 15mm, ISO 200, 1/250, f/5.6 © John Bosley

 

Aqui está um último conselho, se você decidir experimentar isso e sair com apenas uma lente (principalmente se você estiver acostumado a ter uma variedade de distâncias focais com você o tempo todo)… Não se preocupe com as fotos que você perdeu porque não tinha a distância focal certa com você. Isto é algo que irá acontecer. Ao invés disso, apenas curta a experiência de ver o mundo de uma forma diferente da qual está acostumado. Há uma boa chance de você voltar com imagens diferentes das quais está acostumado também.

Conclusão

Aqui no site eu busco sempre passar o máximo da parte técnica essencial pra que você se torne um bom fotógrafo, da mesma forma como faço em todos os meus cursos, e uma vez que você já aprendeu como fotografar e pós-produzir suas fotos, é importante que você experimente outras visões, outras possibilidades e amplie ao máximo seu conhecimento, só assim, você finalmente descobrirá o tipo de fotógrafo que realmente é.

Compartilhe comigo o que você achou da experiência, eu vou adorar saber!

Vamos juntos!

AssinaturaPosts New Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

 

Imagem em destaque: Olhos – Shutterstock
Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê 4.80/5 (96.00%) 5 votes
pixel Como a Distância Focal Afeta o Que (e Como) Você Vê

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

16 Comments
  • Definitivo, esclarecedor, obrigado e parabens.

  • Isso que eu busco: literalmente "pintar" com a mente.
    Obrigado mai uma vez pelo conteúdo maravilhoso para quem está começando e não quer
    se transformar num tecnicista.

  • Teresinha Vicentini

    Amei as dicas, elas são preciosas para que eu possa melhorar meus trabalhos. Obrigada!!!

  • CARLOS MONTEIRO

    NOSSA..eu adorei.bem claro e objtivo é a primeira x q eu acesso seu site,,,PARABENS

  • Explicativo de maneira simples e de fácil entendimento, adorei o artigo!

  • Entre outros aspectos, até emocionante.

  • Excelente Post, conteúdo muito bom e que nos faz realmente refletir em quanto pode ser diferente uma distância focal fora do "costume" 😉

  • Bom dia, gostei muito de suas dicas.
    Eu gosto de fotografar, nada de profissional mas como todos os fotógrafos gosto de ver uma boa foto.
    Gostaria de tirar uma dúvida se puder me dar uma dica. Minhas fotos são mais em pescaria gosto de fotografar o pessoal, peixes, pássaros enfim a natureza em geral.
    Mas, notei uma certa dificuldade em tirar uma boa foto de grupos de pescadores cujo estão embaixo das árvores na sombra e de costas para o rio onde está batendo o sol.
    A pergunta é: É possível tirar uma foto nítida das pessoas e do rio? Sendo que o grupo está na sombra e la no fundo passando o rio que chega a brilhar com a luz do sol, quando
    Tiro esse tipo de foto sempre fica o grupo de pessoas com pouca luz, o rio e o céu no fundo ficam estourados ou esbranquiçados sem nitidez.
    Tenho uma Nikon D90 e lentes AF-S NIKKOR 18-300mm e 18-105mm e também uma Nikon P900. Agradeço muito se puder me dar uma dica…

    • Oi Adriano, aí você teria que usar um filtro ND, ou fotografar em raw, e depois corrigia a exposição na pós-produção.

      Abraços e boas fotos!
      Simxer

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.