Foto Dicas Brasil A Versatilidade das Lentes Prime - Foto Dicas Brasil
4.054 views | by Simxer
A Versatilidade das Lentes Prime

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Olá Fotógrafo, deixa eu te perguntar: Quais lentes você costuma usar para fotografar? Você também acredita que as lentes zoom são as melhores pra quem busca versatilidade?

Eu acredito que a beleza da fotografia está em ser uma arte versátil, afinal, é um mundo de equipamentos, técnicas e aprendizados diferentes, além da visão única de cada fotógrafo, e justamente por isso, eu trago hoje um artigo com uma proposta bem interessante falando da versatilidade das Lentes Prime, e definitivamente essa não é a palavra que vem a nossa mente quando nos referimos a esse tipo de lente.

As lentes fixas ou prime possuem apenas uma distância focal, porém as suas principais características são a leveza e qualidade. A lentes fixas podem atingir aberturas bem grandes, mas a mais comum é a f/2.8, o que resulta em fotografias de qualidade superior. São ideais para fotografar em situações de pouca luz. Como possuem menos elementos do que as lentes zoom, são mais nítidas. Elas também são conhecidas como Lentes rápidas por serem muito luminosas o que nos leva a fotografar em velocidades mais rápidas, geralmente acima 1/100 ou mais.

Então como pensar que essas lentes podem ser versáteis? Essa é a proposta do jovem fotógrafo americano Spencer Coxum apaixonado pelas lentes prime e que compartilha agora a sua visão e dicas sobre essas lentes.

Lentes de zoom são convenientes, como todos sabem. Eu imagino que a grande maioria de nós começou a fotografar, ou ainda fotografa, com uma lente de kit simples como a 18-55mm – eu comecei com ela e costumava tirar algumas das minhas fotos favoritas. Porém, isso nunca parecia combinar com o meu estilo de fotografia. Minha primeira lente prime foi a Nikon 105mm f/2.8G VR macro, uma lente realmente fantástica. Na época, eu nunca havia experimentado a fotografia macro. Não é exagero dizer que a 105mm abriu meus olhos, e sua nitidez era inacreditável. Eu havia descoberto o mundo mágico das lentes prime.
Voltando para o presente, onde eu estou fotografando com apenas três lentes, todas primes: a Nikon 24mm f/1.4F, a Sigma 50mm f/1.4 e a Nikon 105mm f/2.8G VR. Na maior parte do tempo eu fotografo paisagens, cidades e cenas macro, e eu descobri que este trio é ótimo para as minhas necessidades. As pessoas dizem o tempo todo que as zooms são mais versáteis e convenientes que as lentes prime, o que, de certa forma, é verdade. Porém, uma lente prime pode ser mais flexível do que parece.

1 Amiens Cathedral 960x638 A Versatilidade das Lentes Prime

NIKON D7000 + 24mm f/1.4 @ 24mm, ISO 200, 1/80, f/2.5 © Spencer Cox — Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

Com algumas exceções, uma lente prime será melhor oticamente, terá uma abertura máxima maior, ou pesará menos que uma zoom do mesmo preço e fabricante. As lentes prime, que são similares às zooms nessas três categorias (por exemplo, a Nikon 105mm f/2.8G BR macro ou a 24mm f/3.5 PC-E) tendem a ter algum recurso especial que as tornam valiosas (capacidades macro ou tilt-shift, neste caso).
O importante é que as lentes prime quase sempre terão uma vantagem sobre as lentes zooms. Infelizmente, você paga por esta vantagem perdendo versatilidade. Ou será que não?

2 Fox 960x640 A Versatilidade das Lentes Prime

NIKON D7000 + 24mm f/1.4 @ 24mm, ISO 100, 1/1600, f/1.4 © Spencer Cox — Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

Desde que eu adotei um estilo de fotografia apenas com primes, eu notei muitos cenários que poderiam parecer inadequados para uma lente prime, mas que na verdade, não tiveram problema nenhum.
Como eu disse acima, eu foco principalmente em cenários, cidades e macro fotografias. Macro fotografia não é tão importante para esta discussão, já que não há muitas lentes macro boas que também fazem zoom. Além disso, é extremamente fácil dar “zoom” se movendo para frente e para trás com uma lente macro; apenas alguns centímetros mudam completamente o tamanho de um objeto no enquadramento.

3 Dragonfly 960x640 A Versatilidade das Lentes Prime

NIKON D7000 + 105mm f/2.8 @ 105mm, ISO 280, 1/400, f/4.0 © Spencer Cox — Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

Porém, paisagens e cidades são completamente diferentes, e muitas pessoas considerariam somente lentes de zoom para estas tarefas. Algumas lentes, como a Nikon 14-24mm f/2.8G parecem terem sido feitas para estes propósitos. Mas, eu acho que as lentes prime possuem uma vantagem ótica e de peso aqui, o que pode ser importante para o seu estilo de fotografia.
O maior mito sobre as lentes prime é que é impossível usá-las para capturar um campo de visão mais amplo ou mais estreito. Isto não é totalmente verdadeiro – você pode recortar para dar zoom (desde que o recorte não seja muito extremo), ou você pode fazer uma foto panorâmica para aumentar o campo. E ambas as opções podem ser mais práticas do que você imagina.

4 Half Dome Panorama 960x480 A Versatilidade das Lentes Prime

NIKON D7000 + 105mm f/2.8 @ 105mm, ISO 100, 1/40, f/6.3 © Spencer Cox — Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

Eu pessoalmente me sinto confortável em recortar uma imagem cerca de 1,5x, usando a Nikon D800. Isto efetivamente transforma os 36 megapixels em 16, exatamente como minha D7000. Isto não é preferível, mas não prejudica muito a imagem, se eu fizer uma boa fotografia, tecnicamente correta. Uma impressão de 40×60 cm ainda está facilmente dentro da minha zona de conforto para a D7000, e até uma impressão de 60×90 cm é possível para muitas fotos. Recortar isto tudo em uma D800 basicamente transforma minha lente de 24mm em uma zoom 24-35mm. E isto sem contar que você pode mover a câmera para mais próximo do seu motivo, o que é possível até um certo nível na maioria das cenas.
O que eu perco em qualidade de imagem dando um “zoom” com uma lente prime, eu compenso quando eu faço um “zoom pra fora”. Para a maioria das minhas imagens (fotografando sobre um tripé em uma cena que pouco se move), eu acho fácil fazer uma panorama de três fotos de imagens verticais com cerca de 35% de sobreposição. Combinando as fotos no Photoshop, isto me fornece uma foto de 81 megapixels na proporção padrão de 2×3. Campo de visão equivalente: 16mm.

5 Greeter Falls 960x686 A Versatilidade das Lentes Prime

NIKON D7000 + 24mm f/1.4 @ 24mm, ISO 100, 1/1, f/11.0 © Spencer Cox — Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

Basicamente, através de recortes e criando uma panorâmica, eu posso transformar uma lente prime 24mm f/1.4G em uma lente de zoom 16-35mm f/1.4. É claro, a qualidade acima dos 28mm não é tão boa quanto você conseguiria com uma boa lente zoom, mas a qualidade de 16mm a 24mm é definitivamente melhor. Além disso, a Nikon 24mm f/1.4G é muito resistente à chamas e aceita filtros facilmente, mais duas vantagens sobre uma zoom como a 14-24mm f/2.8G.
Usando este método, minha lente de 50mm se transforma facilmente em uma zoom 35-75mm. Minha macro de 105mm se transforma em uma zoom de 70-150mm. Então, eu posso basicamente cobrir toda a variação de 16-150mm sem lacunas em branco.

6 Alleyway 960x686 A Versatilidade das Lentes Prime

NIKON D7000 + 24mm f/1.4 @ 24mm, ISO 360, 1/50, f/1.4 © Spencer Cox — Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

Este método não é a prova de falhas. Obviamente, ele não funciona para cenas em movimento, como casamentos ou jogos esportivos. E se você tiver aversão a recortes, você não irá gostar também. Costurar panoramas pode ser um problema com motivos muito próximos e o uso de tripés com cabeças para panorâmicas pode ser necessário.
Porém, mesmo não querendo recortar muito minhas fotos, e não conseguindo fazer uma panorâmica, lentes prime podem ser muito úteis. Na verdade, a grande maioria das minhas fotos não é muito recortada, e apenas algumas são panoramas. Eu acho que é fácil compor com qualquer comprimento focal que eu tiver, e eu não me preocupo com o que eu posso estar perdendo. O mais importante é saber todas as possibilidades dentro dessa variação de 16-150mm.

7 Paris Telephoto 960x640 A Versatilidade das Lentes Prime

NIKON D7000 + 105mm f/2.8 @ 105mm, ISO 100, 1/125, f/5.0 © Spencer Cox — Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.


Para fotógrafos de paisagens e fotógrafos de cidades, aqueles que focam principalmente em cenas sem muito movimento e que costumam fotografar com foco no infinito, este método é quase perfeito. Ele requer mais tempo? Talvez, já que as fotos panorâmicas são sempre mais complexas que fotos normais. Porém, se eu tivesse uma lente zoom, eu provavelmente passaria mais tempo tentando encontrar o comprimento focal perfeito, e isso provavelmente usaria mais tempo para compor minhas imagens.
É claro, se você não gosta de editar fotos por muito tempo, então você pode não gostar de usar este método. Pessoalmente, eu acho extremamente divertido editar minhas imagens no Lightroom ou Photoshop, e eu não tenho problemas em passar um tempo extra fazendo o pós-processamento das minhas fotos com este método. Este método serve para muitas pessoas, e os perfeccionistas, como eu, adoram; uma vez eu passei quinze minutos decidindo se eu iria ou não girar uma de minhas imagens em 0,1 graus! 😉

8 Airport 640x960 A Versatilidade das Lentes Prime

NIKON D7000 + 50mm f/1.4 @ 50mm, ISO 100, 10/1, f/11.0 © Spencer Cox — Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

Isso tudo além dos motivos comuns pelos quais as pessoas gostam de lentes prime – sem dúvidas, elas o forçam a pensar mais na composição, e elas facilitam a pré-visualização de seus resultados. Este é um tópico controverso, e há ótimos argumentos de ambos os lados. Pessoalmente, eu acho mais fácil compor as imagens quando a variável do comprimento focal é removida; e se essa não é sua opinião, é completamente compreensível.
Como eu disse acima, tudo isso depende de seu estilo pessoal. Se você for um fotógrafo esportivo, impossibilitado de mover de sua posição, mas que ainda precisa tirar fotos rápidas de diferentes perspectivas, uma lente zoom claramente seria útil para a sua fotografia. Se você fotografar paisagens manualmente e não quiser se preocupar em deixar cada foto perfeita ainda enquanto estiver fazendo a foto, uma lente zoom é mais rápida e mais conveniente que uma prime.
Mas, se você fotografar principalmente com um tripé, sendo um fotógrafo de paisagens ou de cidades, você deveria dar uma boa olhada nas lentes prime. Lentes zoom ainda podem ser adequadas para a sua fotografia, mas é importante lembrar que lentes prime possuem uma variação maior de comprimentos focais do que você pode imaginar. Além disso, elas vêm com todos os outros benefícios óticos e relacionados ao peso de uma lente que não faz zoom. Para mim, essas vantagens são perfeitas. Talvez você pense da mesma maneira.

9 Eiffel Tower 960x640 A Versatilidade das Lentes Prime

NIKON D7000 + 24mm f/1.4 @ 24mm, ISO 800, 1/30, f/1.4 © Spencer Cox — Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

E você? Usa lentes prime? Gosta do resultado? Também considera toda essa versatilidade? Compartilha sua experiência nos comentários, vou adorar saber se você tem alguma dica diferente sobre esse assunto!

Boas fotos e… vamos juntos!

AssinaturaPosts New A Versatilidade das Lentes Prime

Artigo original: PotographyLife.com

A Versatilidade das Lentes Prime 4.88/5 (97.50%) 8 votes
pixel A Versatilidade das Lentes Prime

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o “Curso Online Fotografia Profissional para Amadores”, que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

22 Comments
  • Olá! Muito bom seu artigo!
    Estou pensando em uma 50mm 1.4. Já tenho a 50mm 1.8.
    Minha dúvida é: a 50mm 1.4 em f1.8 teria mais qualidade do que a 50mm 1.8 em f1.8?
    Obrigado!

  • Excelente conteúdo e texto.

  • A diferença de qualidade, na minha opinião, é pequena. Só perceptível para sensores FF de resolução alta (falo do equipamento Nikon). As 50mm f/1.8 AF-S são muito boas. A diferença de preço entre a 1.8 e a 1.4 é muito maior que o ganho de qualidade.
    Na Canon, que não uso, isso pode ser bem diferente, conforme já escutei dos usuários da marca.

    • fotodicasbrasil

      Eu tenho uma percepção parecida em relação a Canon também Helvio, ou seja, a mesma que a sua em relação a Nikon. Eu agradeço você compartilhar sua experiência.Abraços, Simxer ​

      • .Excelente artigo,como todos
        Gosto muito da minha Nikon 50mm 1.4. Faço muitas fotos de paisagens,retratos,desfoques ,o que não conseguia fazer com a lente do kit.
        Sinto falta da zoom quando não levo e quero focar em algo especificamente e mais distante.

        • Acontece Gersi, a zoom também é importante, mas com as fixas dá pra fazer muitas coisas que normalmente os fotógrafos acham que não, né?

          Abraços!

  • Ótimo artigo Simxer.
    Faço fotos não profissionalmente, mas todas de um hotel em eventos, mídia social e vídeos do canal do YT sõa minha imagens.
    Hoje utilizo em minha T6i uma 18-135 mm, e deixo sempre na mão uma lente Canon EF-S 24mm f/2.8 Stm. E deixo próximo também uma EF 75-300MM F/4-5.6 III, mas menos utilizada no dia a dia.
    Mas o "vício" na 18-135 é grande, talvez por eu vir antes de uma superzoom da Canon a SX60HS, mas vou aprendendo.
    Ainda não me sinto a vontade "só" com a 24mm;
    Obrigado pelo artigo, sempre seguindo suas dicas.
    Abraços e sucesso sempre.

    • E eu agradeço você compartilhar sua experiência, realmente ter vindo de uma superzoom dificulta um pouco se habituar a uma distância focal só, mas você nem precisa se preocupar porque está com muitas opções! 🙂

      Abração

  • Celso Andrade Alves

    Excelente artigo, obrigado. Sou um amante da fotografia muito amador, e gosto de experimentar: a primeira lente que comprei foi uma 18-270, mas as seguintes…. 50mm/ 1.8; 105mm/2.8 macro; 90mm/2.8 macro, 60mm/2.8 macro, e uma 17-50/2.8(usada). Nem sempre as fixas são mais leves, mas a qualidade óptica e o desafio na composição compensam sempre
    Abraço,
    Celso

  • Excelente artigo e texto. Eu sou fotografo iniciante. Recentemente, mês maio,comprei uma lente canon EF-S 24MM F/2.8 STM. Testei foto de paisagem, meu bairro, mas junho eu viajo. Participo concurso de fotografia natureza, aves, retrato, etc. Gostei do resultado(retrato). Nitidez 10! No futuro quero as lentes Macro 100mm é caras, caríssima ou 60mm bem 'barata'. Mas 'eu' fotografo muito, cerca 15 a 20 dias por mês, aves! Daí preciso lentes zoom. Comprei a lente canon 55-250mm, num futuro 1 ou 2 anos, quero 100-400mm canon ou sigma 100-400mm/150-600mm. Meu kit é 18-55mm(camera),+ 24mm, + 55-250mm, Agradeço, José Getúlio de Oliveira

    • Que ótimo Getulio! Está com uma boa gama de lentes e pelo visto vai angariar outras tão legais quanto! Parabéns

      Abraços,
      Simxer

  • FAUSTO PEDERNEIRAS

    FANTÁSTICA A FOTO DA TORRE EIFFEL!!! MUITO BOM.

  • A qualidade realmente maravilhosa. Tenho a 35mm 1.8 e a 105mm 2.8 – Mas, precisava de uma lente p/fotografar os pássaros e natureza e conciliar custoxbeneficio, daí optei por uma lente zoom não tão top!

  • Gostei muito dessa reportagem. Realmente com os recursos que temos hoje uma lente fixa é uma boa pedida. Mas, no caso de aves e animais uma zoom 70×300 me parece ser melhor. Algumas entidades, não compram fotos editados, e ai uma zoom resolve melhor, na minha opinião.

  • José Américo Mendes

    Sou um fotógrafo veterano e no meu tempo vago visito os blogs disponíveis, por isso parabéns não só pelo artigo, mas pela quantidade de comentários mostrando a motivação de seus leitores. É vendo uma lista dessas que o colunista se sente recompensado pelo trabalho de pesquisar, traduzir e redigir sua matéria. Parabéns !

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!