Foto Dicas Brasil 5 Dicas Para Ajudá-lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural - Foto Dicas Brasil
3.264 views | by Simxer
5 Dicas Para Ajudá-lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Definitivamente, conseguir fotos mais naturais, seja na hora de fotografar, ou na pós-produção, é o que todo fotógrafo busca! Esse foi um exercício que desenvolvi durante muito tempo nas minhas sessões de estúdio, quando logo você percebe que fotografar envolve bem mais do que somente técnica para fotos corretas.

A boa notícia é que existem dicas que funcionam na maior parte do tempo e eu garanto que se você treiná-las, vai se surpreender com os resultados que pode conseguir.

Neste artigo eu trouxe as dicas da fotógrafa Australiana Gina Milicia, fotógrafa há mais de 25 anos especialista em fotos de empresários, bilionários e celebridades.

Você provavelmente já viu aqueles retratos bonitos onde os casais se abraçam e riem naturalmente, ou onde duas crianças andam saltitando pelos campos, banhadas com a mais perfeita luz . Tudo na imagem parece impecável, e ainda assim parece que o fotógrafo simplesmente estava passando no momento exato para tirar a foto perfeita.

Então, por que quando eu tento capturar esses momentos perfeitos, alguém sempre está com os olhos fechados, com o cabelo cobrindo metade de seu rosto, ou a iluminação está errada, ou pior, um indivíduo desavisado com calça moletom rosa brilhante caminha pelo plano de fundo da foto.

 

GinaMilicia 5 Dicas Para Ajudá lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural

Nesta imagem eu dei a cada modelo uma ação para fazer repetidamente e conseguir passar uma sensação sinceramente natural. (Elenco do The Footy Show – imagem cortesia Nine Network Austrália) – © Gina Milicia

Obter fotos realistas e naturais pode ser realmente complicado. Se eu configurar a cena e tentar dirigir determinadas poses e reações, as fotos podem parecer realmente rígidas e artificiais. Se eu tentar sugerir para as pessoas rirem, provavelmente irá parecer falso. Eu posso sempre ficar na esperança que as pessoas que eu estou trabalhando, por serem modelos na sua maioria, me ajudarão, mas esta não é sempre uma opção. Então, qual é a melhor maneira de fazer as pessoas parecerem naturais na frente de uma câmera? Bom, Aqui estão as minhas cinco técnicas favoritas e mais bem sucedidas para ajudá-lo a ter retratos mais naturais:

1. Cheque seu humor

As pessoas tendem a imitar e refletir o humor do fotógrafo, então se você estiver tendo um dia ruim ou se sentindo mal humorado, então seus modelos vão captar essa vibração. Se você quiser expressões que pareçam felizes e animadas, então você mesmo precisa ter essa vibração. Se você não estiver sentindo isso antes da foto, por qualquer que seja o motivo (coisas acontecem, certo?), então faça o que for necessário para ficar de bom humor. Ouça um podcast engraçado, chame um amigo que te faz rir, leia coisas engraçadas.

GinaMilicia2 5 Dicas Para Ajudá lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural

© Gina Milicia

2. Se você quiser que as pessoas riam de forma autêntica, então dê a elas algo para rir

Eu faço piadas constantemente durante a sessão, e estou sempre pronta para capturar as expressões quando as piadas terminam. A melhor forma de fazer isso é colocar suas modelos na posição que você deseja, comece com poses sérias, e depois coloque algumas poses engraçadas entre os enquadramentos.

Você não precisa ser muito engraçado para esta técnica funcionar. Você só precisa de duas ou três piadas boas, ou falas, que farão um grupo de pessoas rirem. Eu tenho usado as mesmas falas por anos e elas ainda funcionam. A parte importante é que você as torna suas, e isto deve ser algo que você diria, ou se sentiria confortável dizendo.

3. Ria com as pessoas

GinaMilicia6 5 Dicas Para Ajudá lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural

Para tirar essa foto da família Dalton (acima), eu apenas comecei a rir com eles. Rir com seus modelos é contagiante. Eu me senti um pouco envergonhada fazendo isso no começo, mas logo descobri que valia a pena, com as risadas e reações autênticas que eu obtive. (A Família Dalton/Foxtel) – © Gina Milicia

 

Outro ótimo truque que eu uso para fazer os modelos rirem é pedir para meus modelos rirem e começar a rir junto com eles. Isto sempre começa meio estranho, todo mundo ri de forma desconfortável e no começo, eles estão rindo de mim. Mas após um tempo, todos estão rindo comigo e eu sempre sou capaz de capturar algumas fotos de risos belas e autênticas.

4. Dê a cada pessoa algo para repetir

GinaMilicia4 5 Dicas Para Ajudá lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural

Nesta imagem, eu dei a cada uma das garotas uma ação específica e uma direção para olharem, enquanto elas andavam em direção à minha câmera. A cliente queria uma foto divertida, positiva e de aparência natural. Se este tipo de imagem for deixado ao acaso, todas as garotas acabam olhando na mesma direção, ou ficam com a expressão facial errada – © Gina Milicia

Tente fornecer a cada pessoa do grupo um conjunto de ações para repetirem enquanto você fotografa. Isto facilita o controle do grupo e mantem a forma da foto que você está tentando tirar. Eu tenho mais sucesso quando eu forneço a cada modelo apenas uma ação para repetir, e uma direção para olhar.

Um exemplo da direção que eu dei para as garotas andando acima seria:


  • Garota A (use seus verdadeiros nomes, é claro!): Ande na minha direção, olhe para a câmera e sorria para mim como se você tivesse visto sua melhor amiga.
  • Garota B: Ande em direção à câmera e sorria para a garota A.
  • Garota C: Conte uma história, e gesticule com suas mãos e olhe para a Garota B.
  • Garota D: Ria para si mesma e ande em direção à câmera.

5. Continue falando, persuadindo, encorajando, direcionando

GinaMilicia5 5 Dicas Para Ajudá lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural

© Gina Milicia

As pessoas entendem o silêncio de um fotógrafo como um sinal de que você não está feliz com o que está fazendo.

Conclusão

 

Eu me identifiquei demais com as dicas porque posso contar nos dedos de uma das mãos as sessões que eu não não me diverti ou que consegui muitas fotos naturais, é um processo, aos poucos você começa a perceber quais ações e falas funcionam, e acredite, quando acontece, funcionam com a maioria das pessoas, e a melhor parte é que você está sempre trabalhando com pessoas diferentes, então pode criar seu próprio “roteiro”, tipo um stand-up, onde você vai refinando o que dá certo.

Estamos falando de fotos naturais, mas isso serve pra todos os tipos de emoções que queira capturar, e como você está aqui, deve ser um fotógrafo iniciante ou hobbysta e tem grandes chances de fazer ensaios com pessoas que não são modelos profissionais, então a minha dica espacial é: Conecte-se ao seu fotografado, se interesse pela vida dele, faça perguntas como o que ele faz, ou onde nasceu, por exemplo. Uma pergunta que funciona demais em meus ensaios é perguntar e que sem levar em conta o dinheiro, o que a pessoa gostaria de ser… raras vezes você não percebe um rosto iluminando à sua frente quando o assunto é Sonhar!

E você? Qual é a sua técnica para conseguir retratos com aparência natural? Você tem algum truque que poderíamos experimentar? Eu adoraria ouvir sobre eles. Por favor, compartilhe-os nos comentários abaixo, e também seus retratos de aparência natural dos quais você se orgulha.

Boas fotos e vamos juntos!

AssinaturaPosts New 5 Dicas Para Ajudá lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural

 

5 Dicas Para Ajudá-lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural 5.00/5 (100.00%) 6 votes
pixel 5 Dicas Para Ajudá lo a Tirar Retratos com Aparência Mais Natural

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

8 Comments
  • Teresinha Vicentini

    Olá! sou fotógrafa iniciante. Este ano me formo em Artes Visuais na Universidade Feevale de Novo Hamburgo.Moro em Porto Alegre. Adorei as dicas sobre como melhorar as fotografias. Op
    tei por fotografia em todas as disciplinas opcionais e disciplina livre. Estou amando. Ainda não domino bem a velocidade, o ISO, etc. Agradeço imensamente pelas dicas. A minha máquina fotográfica é a Canon EOS REBEL T3 EF-S 18-55 III

    • Que máximo Teresinha!!! Continue treinando e quando menos esperar, vai estar domindo o ISO x Abertura X velocidade!!

      Abraços!

  • Olá Simxer…Adoro as suas técnicas, explicações. enfim tudo o que vem da sua parte.. Lendo esse post…Lembrei de uma técnica que utilizo com mulheres de meia idade…Eu pergunto sobre seus filhos como são…..é simplesmente maravilhoso o resultado…As fotos ficam belíssimas…Mas uma vez obrigada em compartilhar…

  • Simxer, bom dia!

    Muito bom! Aprendi nos anos 70 com o Walter Weiss, fotógrafo alemão já falecido, a técnica de provocar emoções fortes na pessoa fotografada na base da "grossura": tratava-as com casca e tudo desde o início, até que se irritassem, algumas chegando perto do choro ou da agressão. Então, mudava completamente de atitude e começava a fotografar, repetindo "Isso!", "Perfeito!", "Muito bom!", "Beleza!" etc.
    Algumas vez quase me socaram, mas, os resultados eram excelentes… Não recomendado para fotógrafos que não tenham "nervos de aço"…

    • Hahaha, tá valendo, né? Partindo do princípio que o que vale é o resultado… 🙂 E como você disse: Não recomendado para fotógrafos que não tenham "nervos de aço"… e eu acrescento, nem para modelos 😉

      Abração!

  • Amei sua postagem, dicas super relevantes para conquistar sorrisos sinceros e de fato é preciso ter um sintonia com os modelos até mesmo para tornar o seu trabalho agradável e prazeroso, conseguindo fotos incríveis.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

336x280 A Passagem do Tempo Capturada em uma Única Foto

Uma série de vídeos Gratuitos..
Uma aula especial. Como você nunca viu por aqui….
Clique Aqui e Veja Agora