15 Ideias Para Fotografar Gestantes

A gravidez é um momento que merece ser registrado, e percebo cada vez mais entre meus alunos, um interesse grande em registrar este momento, assim como um aumento do interesse das próprias gestantes em guardar esse espaço único de tempo, para o resto da vida.

Segue algumas dicas que podem fazer diferença nos resultados das suas fotos.

 1. Aproxime-se de uma Janela

Como em qualquer imagem, a luz é essencial. O poder de uma janela em fotografia de retrato é incrível porque nos permite iluminar e brincar com a luz de forma simples e com excelentes resultados. Se você quiser dar suavidade e ternura, e trabalhar com uma luz mais homogênea e difusa, tente colocar a sua modelo (ou até mesmo você) em frente da janela. A cortina vai passar a luz suavizando-a e assim dar à foto sensações associadas a essa suavidade e ternura, muito apropriado para este tipo de fotografia.

Gestantes - Janela

2. Traga a Família para Participar

A gravidez não é exclusivamente da mãe, mesmo que ela faça a maior parte, uma gestação implica em mais pessoas igualmente na expectativa. Se houver um irmão ou irmã mais velha, garanto que eles estarão animadíssimos com a novidade, da mesma forma que o pai, então o ideal é retratar todos em torno deste momento lindo.

3. Nem Tudo nas gestantes, é Barriga

Enquanto que a barriga é o núcleo de qualquer gravidez e ganhou o direito de ser protagonista absoluto da maioria das imagens, podemos ocasionalmente nos deixar levar pela imaginação para criarmos outras formas de mostrar a gravidez.

4. O Processo

Retratar todo processo da gravidez e, em seguida, mesclar as imagens em uma série fotográfica é uma outra opção maravilhosa para ter todo o desenvolvimento da sua gravidez em um único momento. Exige perseverança, mas não se fica grávida muitas vezes na vida, não é mesmo?

Pra se ter um bom resultado, a dica é que a grávida use sempre a mesma roupa e penteado, o ideal é que você utilize um tripé e anote o local, luz e enquadramento, assim da próxima vez você saberá exatamente o que fazer para reproduzir a foto.

5. Hi Key

Retratos Hi Key são caracterizados por fundos muito claros e seus tons neutros e puros. Costumam nos transmitir vida, paz, tranquilidade e pureza. Todos sentimentos muito pertinentes para transmitir uma gravidez.

6. Low Key

Ao contrário da Hi Key, temos os retratos Low Key, que são caracterizados por um fundo escuro e uma iluminação suave, costuma transmitir mistério e elegância.

7. Silhueta

Perfis de grávidas são bem característicos, você pode aproveitar isso ao máximo e criar lindas silhuetas.

8. Emoção

Fique atento ao que realmente importa, a gravidez é um momento de grandes emoções, algumas muito boas, outras um pouco menos, mas sem dúvida, emocionante como pouco coisas da vida, por isso, não deixe faltar em seu repertório uma imagem que transmita alguma dessas emoções.

9. Ao Ar Livre

Deixar as quatro paredes das salas, quartos, estúdios, ir para para o ar livre e descobrir um fundo que possa acrescentar beleza à grávida, é altamente recomendado. Depois é só escolher um bom horário que resulte em uma boa luz, e você terá um resultado bem mais fotogênico.

Grávida ao ar livre – Via Shutterstock

10. Originalidade 

Fotografia não tem limites! Limites são coisas que nós colocamos 😉

11. Intimidade

Fique atento também às reações mais naturais da grávida com sua barriga e capte o momento.

12. Preto e Branco

A formalidade e a abstração do Preto e Branco se conecta muito à temática da gravidez, que também é um tipo de imagem formal e cheia de simbolismo e emoção. Não deixe de fazer pelo menos um registro monocromático, tenho certeza que não se arrependerá.

13. Humor

Consiga alguns sorrisos 🙂

14. Minimalismo

Muitas vezes, menos é mais!

15. Belly painting

Técnica criativa com resultados surpreendentes!

Conclusão

 

Que achou? Se animou para registrar a sua próxima gestante? A gravidez é um momento cheio de emoção, amor e beleza, e ter boas fotos desse momento é importantíssimo, cada gravidez é única e merece registros a altura. Espero que eu tenha conseguido inspirá-lo para suas próximas sessões.

Amor de gestante – Via Shutterstock

 

Essas dicas foram baseadas no artigo da fotógrafa espanhola Alexa de Blois, com quem tenho o prazer de compartilhar a visão fotográfica, fiz, como sempre, os ajustes que acreditei serem necessários.

Me diz, nos comentários.  o que achou  e compartilhe este artigo para que outras grávidas tenham a oportunidade de ensaios emocionantes.

Boas fotos e… vamos juntos!

 

 

 

 

Arito Original

5/5 - (102 votes)

18 Resultados

  1. Sempre aulas ótimas aprende muito com elas….parabéns professora …Simxer nota 10….

  2. Ótimas dicas.Amei.obrigada

  3. Sidnei Oliveira disse:

    Nossa D+ adorei conteúdo de grande valia e aprendizado!! Parabéns!

  4. Jose Viturino disse:

    Show

  5. Teresinha Vicentini disse:

    Dicas excelentes, amei!!

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Teresinha!
      Abraços,
      Simxer

  6. Cibele Pantano disse:

    Sempre artigo sussintos, mas de grande aprendizado!!
    Obrigada Sinxer!

  7. Ilca Couto disse:

    Muito boa as dicas Simxer! Ainda não tive coragem de fazer nenhum trabalho. Convidei uma vizinha que está gravida de 8 meses para eu fotografar. Vou aproveitar essas dicas e mãos à obra. Depois conto como ficaram as fotos. Muito obrigada!

    • fotodicasbrasil disse:

      Conta sim Ilca, vou adorar saber! Boas fotos!
      Simxer

  8. Adriane disse:

    Excelente, como sempre dicas valiosas!!!!

  9. Raquel Oliveira disse:

    Nossa ! Amei o post, até mesmo porque é a área que mais me interessa. Dicas muito uteis.

    • fotodicasbrasil disse:

      Que bom Raquel!! :)Abraços, Simxer ​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *