Foto Dicas Brasil 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes - Foto Dicas Brasil
69.767 views | by Simxer
10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Todos nós, iniciantes ou não, já cometemos erros comuns que poderiam ter sido evitados, principalmente porque temos o hábito de tentar copiar aquilo que gostamos, o que é natural e pode ser muito bom! Acredito que aprender com os erros dos outros seja o caminho mais curto para o sucesso, já que ainda podemos estudar o que dá certo, só que adicionado da vantagem de economizar nos tropeços 😉

Até hoje recebo muitos emails de leitores que se identificaram com o meu artigo “Erros – Se aproveite das minhas falhas!“, e vários nem são fotógrafos, são de outras áreas criativas! Por isso trouxe o artigo do  James Maher,  fotógrafo de Nova York, cuja paixão principal é documentar as personalidades e histórias das ruas de sua cidade e está bem afinado com os propósitos do Foto Dicas Brasil!

Sempre que eu ensino, eu recebo muitos pedidos para revisar imagens. Com o tempo, eu comecei a notar que a maioria dos erros que eu via vinha do mesmo pequeno grupo de erros que são repetidos constantemente, principalmente por fotógrafos menos experientes.

Por favor, lembre-se que todos esses erros comuns também podem ser vantagens quando feitos de modo correto e com um propósito. Este artigo não é sobre esses momentos, é uma observação sobre com que frequência eu os vejo sendo feitos da forma errada. Como fotógrafo, você precisa construir a base certa de habilidades antes de você poder usá-las com sucesso.

Os Erros Técnicos Mais Comuns

1 colors chinatown 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

Chinatown à noite, NYC. As cores sutis, mas fortes e naturais.

1. As cores são muito fortes ou não são realistas

Cores fortes e irreais são frequentemente uma escolha criativa de fantasia. Porém, há uma diferença notável entre quando isto é feito de propósito por experiência, e quando isto é feito por falta de conhecimento ou por um gerenciamento ruim das cores.

A primeira coisa que você precisa é um bom monitor com as cores calibradas. Sem isso, você estará trabalhando cegamente em suas imagens. Eu vejo fotógrafos compartilharem imagens que parecem boas na tela, mas que parecem estranhas para todos os outros. Isto é porque o monitor é o problema. Como você pode retocar uma imagem se você não puder ver as cores ou tons verdadeiros?

Também há uma tendência comum de novos fotógrafos tentarem fazer suas fotografias parecerem pinturas. Mais uma vez, isto pode ser bem feito, mas da forma que eu geralmente vejo ser feita, é quando as pessoas aumentam demais a saturação. Isso pode fazer as cores se destacarem mais em um monitor e serem mais notadas no Facebook, mas isso só faz a imagem parecer falsa. Em uma impressão, as cores vão ficar ainda mais extremas do que ficam em um monitor. Quando você imprime imagens com cores naturais e súbitas, essas cores ficarão incríveis e muito mais fortes do que você imagina. Este visual às vezes pode ser difícil de notar no monitor.

Ao invés de aumentar a saturação, encontre imagens onde as cores naturais na cena já sejam fortes. Encontre um motivo de cores fortes cercado por tons neutros. Fotografe em uma boa hora do dia para deixar as cores ganharem força naturalmente. Ao invés de aumentar a saturação, se você quiser que a imagem pareça uma pintura, sobreponha uma cor específica na imagem. Ou tente criar uma imagem melancólica com cores naturais e súbitas, imprima, coloque em sua parede e coloque uma luz sobre ela, e você verá o quão poderosa essa cor súbita pode ser. Isso pode parecer uma pintura também.

2. As fotos não são precisas o suficiente

Um borrão intencional pode ser maravilhoso, mas para ser um bom fotógrafo, você precisa ter controle de sua precisão. Se você estiver fazendo um retrato, os pontos focais devem ser nos olhos. Os olhos precisam ser as partes mais nítidas de sua imagem, e não o nariz ou a orelha. Além disso, preste atenção no foco na parte de trás em certas situações. É aí que o foco da câmera irá errar aquilo em que você está mirando e ao invés disso se focará no fundo.

2 sharpness 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

Chaminé e Graffiti, NYC.

Para conseguir precisão e reduzir o movimento da câmera de mão, a sua velocidade do obturador precisa estar pelo menos um grau acima de seu comprimento focal. Então, se você estiver com uma câmera full fame com uma lente de 50 mm, a velocidade do obturador precisará ser pelo menos 1/50 de segundo (e provavelmente um pouco mais rápido para ter certeza). Em um sensor APS-C, uma lente de 50 mm seria o equivalente de uma lente de 80 mm e em câmeras micro-4/3, isso seria o equivalente a uma lente de 100 mm, precisando de uma velocidade do obturador de 1/100. Se você estiver congelando o movimento, você precisa de uma velocidade do obturador ainda mais rápida. Para pessoas se movendo em uma velocidade média, eu prefiro 1/320 de segundo.

Considere aumentar o seu ISO às vezes para conseguir fotos mais precisas, principalmente em situações de iluminação mais fraca, mas também às vezes durante o dia. Um ISO mais alto permitirá que você use uma velocidade do obturador maior e uma abertura menor, como a f/16, para garantir que toda a sua imagem fique focada.

3. A composição está errada

3 composition chinatown 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

Shop, Chinatown, Nova York. Observe a borda direita.

Se você for Garry Winogrand, então você pode mexer em suas imagens de propósito para dar aquele efeito enérgico. Porém, eu notei que muitos fotógrafos sofrem para manter suas imagens retas. Olhe pelo visor e encontre um quadro de referência para endireitar a sua imagem. Talvez seja um poste, ou uma calçada, ou uma árvore. Preste atenção em quando a câmera pode estar um pouco para baixo no lado direito ou esquerdo. Com frequência será consistentemente o mesmo lado para você, e esta é uma tendência que precisa ser desaprendida. Algumas pessoas nem notam que suas imagens estão bem tortas quando estão editando. Notar e consertar este pequeno defeito pode fazer uma diferença enorme.

Outra coisa que eu notei é que vários fotógrafos não prestam atenção a suas bordas. Coloque coisas nas bordas de seus quadros quando possível para evitar que os olhos do observador saiam da imagem. Pode ser um galho de árvore, uma saída de incêndio, um prédio, qualquer coisa. Corte uma parte de um elemento e coloque-o no canto para ajudar a manter os olhos no quadro. Olhe para o canto direito da imagem acima. Isso faz uma grande diferença.

Às vezes, as composições podem ser simples demais. Simplicidade pode ser algo bom, mas nem sempre. Dê um passo para trás e veja se você pode incluir mais coisas no enquadramento. Crie uma composição mais complexa com mais elementos. Isso pode criar imagens bem divertidas e cativantes.

Além disso, um número surpreendentemente grande de pessoas depende demais de fotografias verticais ou horizontais. É bom ter uma preferência, mas quando eu vejo isso em iniciantes, parece mais que eles ficam desconfortáveis fotografando de outro jeito. Não é como se eles estivessem fotografando duas verticais para cada horizontal, alguns fotografam seis ou mais verticais para cada horizontal, ou vice-versa. Não é de propósito, já que eles fazem isso automaticamente, não importa qual seja a situação.


E o mais importante, eu descobri que as pessoas veem algo interessante, param imediatamente quando notam isso, tiram algumas fotos e seguem em frente. É quase um movimento robótico. Pare quando você vir algo interessante e passe um tempo pensando ativamente na melhor forma de capturar isso. Horizontal ou vertical? Qual é o melhor comprimento focal e onde eu posso ir para conseguir o melhor ponto de vista? Há outros elementos que eu posso incluir no enquadramento? Como está a iluminação?

4 close enough joe 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

SoHo, Nova York, NYC.

4. Não está perto o suficiente

Robert Capa disse uma vez, “Se as suas fotos não forem boas o suficiente, é porque você não está perto o suficiente”. Não se distancie demais, como se fosse um atirador. Aproxime-se e use lentes de ângulos maiores (grande angulares). Isto pode funcionar para retratos, paisagens, ou qualquer outro tipo de fotografia. Às vezes, é melhor se aproximar e capturar o que é mais importante de uma cena maior no enquadramento, mas com pouco sentido.

5. O contraste, a exposição, os níveis de preto e branco estão errados

Os tons gerais de sua imagem são vitais, e você precisa melhorar o seu trabalho com o contraste, exposição, níveis de preto e destaques. Sempre tente conseguir uma exposição o mais próximo da perfeição possível em sua câmera. Eu sei que você pode consertar isso depois, e frequentemente você consegue fazer bem isso, mas não é a mesma coisa que conseguir fazer isso certo com a câmera. Além disso, veja se as suas imagens podem estar muito escuras ou muito claras.

Acertar o contraste é difícil. Tome muito cuidado para não exagerar no contraste, já que este é um erro muito comum. Você também não deve adicionar a mesma quantidade de contraste a cada imagem, porque a quantidade de contraste necessária depende da iluminação da cena. Eu notei ambas estas tendências em fotógrafos que usam muito ou pouco contraste. Às vezes isto é culpa do monitor, mas outras vezes a culpa é do fotógrafo 😉

Ter pretos e brancos em sua imagem são coisas boas. Com frequência você irá querer alguns detalhes nas sombras ou destaques, mas você deve ter áreas brancas para chamar a atenção dos olhos, e áreas de preto para fixar a imagem.

6. HDR pesado

6 HDR Central Park 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

HDR em preto e branco, Central Park, NYC.

Eu não sou contra o HDR. Eu juro que não sou. Eu apenas veja isso ser usado exageradamente. O HDR pode ser feito sutilmente, e pode parecer incrível quando feito do jeito certo.

Porém, o que eu costumo ver é o HDR feito de modo tão extremo que as cores parecem longe de serem reais. Elas nem parecem falsas, apenas ruins. Não há absolutamente nenhuma sombra ou preto, e nenhum destaque ou branco. Eu já vi imagens inteiras que são apenas tons médios!

Você pode tirar alguns detalhes das sombras e trazer o branco para uma faixa melhor e mais dinâmica. Tente encontrar essa linha fina entre o realismo e o melhor possível. Retocar é encontrar essa linha fina onde uma imagem funciona e não exagerar ou deixar de colocar alguma coisa.

Os Erros Conceituais Mais Comuns

7 SoHo Shoes 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

Shoe Store, SoHo, NYC. Observe a consistência nas próximas três fotografias.

7. Nenhum alvo

Fotografar belezas, luzes e cores é muito importante, mas às vezes as suas imagens precisam de algo sólido também. Uma ótima fotografia é a mistura de tanto forma quanto conteúdo. Se você puder misturar uma bela imagem com um motivo interessante, você achou um tesouro fotográfico. Pense nos alvos, ideias ou emoções que são retratados em uma imagem. Descubra o que apela a você e desenvolva isso. Pense em qual é a sua voz e desenvolva isso.

9 Prince and Broadway SoHo 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

Lixo, SoHo, NYC.

8. As fotografias não são consistentes o suficiente

Você pode fotografar muitos motivos diferentes, e você deve testar diferentes estilos, mas organize esses motivos e estilos em grupos coerentes. Tente dar a esses grupos um visual consistente com uma sensação e conteúdo relacionados. A consistência é desenvolvida com a experiência, então quanto mais você fotografar, mais você começará a pensar sobre isso. Preste atenção ao fluxo de uma imagem para outra.

9. Muitas fotos de viagem e poucas perto de casa

8 Trash SoHo 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

Prince and Broadway, SoHo, NYC.

Muitas pessoas me dizem que só fotografam quando viajam. Não importa onde você mora, ou o quão ocupado você é, é muito importante fotografar onde você vive.

Se você não quiser carregar a sua câmera por aí, então use a câmera do celular. As câmeras dos celulares são muito boas. Agende um horário toda semana, mesmo que seja apenas 20 minutos ou durante um intervalo de almoço, para fotografar algum lugar, qualquer lugar. Fotografe no estacionamento, na esquina, no mercado. Eu prometo que haverá um motivo interessante se você procurar. Mas você precisa sair e separar um tempo para procura-lo.

10. Fotos demais

Não tem problema tirar muitas fotos. Tudo bem mostrar uma fotografia por dia se você fotografa muito, mas edite o seu trabalho e separe as melhores. Ninguém tem tempo de vasculhar milhões de fotografias para encontrar as melhores. As pessoas perderão seus tesouros se elas tiverem que olhar várias imagens não tão maravilhosas pra achar aquela especial.

E todos nós temos imagens “não tão maravilhosas”, mas os melhores fotógrafos fazem o seu melhor para esconderem essas imagens 😉

Faça um favor aos seus espectadores e separe seus tesouros para eles. Você deve fazer com que as pessoas queiram ver mais e não menos, porque se elas quiserem ver menos, podem perder o seu melhor.

Definitivamente erros fazem parte do nosso dia a dia como fotógrafos, iniciantes ou não, estamos sempre em busca de conseguir capturar aquela imagem especial que “falará” por si só a emoção que você quer expressar, por isso não se preocupe em não cometê-los, mas aproveite pra aprender com os erros dos outros e assim ficar mais próximo da sua foto épica!

Você tem algum outro erro que você acha que deveria ser adicionado a esta lista?  Também já observou comportamentos que corrigiu? Compartilha com a gente.

Grande abraço e até breve!

AssinaturaPosts  10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

Link original

10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes 4.89/5 (97.75%) 71 votes
pixel 10 Erros Comuns Cometidos Por Fotógrafos Iniciantes

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

26 Comments
  • Parabéns pela postagem e pelo site. Estou sempre acompanhando e suas dicas me ajudam muito. Continue assim… 🙂 Desejo a ti mais sucesso e alegria.

  • Olá,Simxer Posso dizer que tenho enorme prazer em poder receber excelentes dicas de fotografia.Sou amador, porém busco entender o universo dos fotógrafos, mas confesso que fico confuso com tamanha gama de informações e até de contradições. Quase sempre me deparo com artigos que me dizem, siga as regras básica das técnicas fotográfica, já em outro diz, quebre todas as regras, não tenha medo de arriscar, em outro diz, seja cauteloso, paciente, ou agressivo e descuidado, chute o balde, crie sua próprias regras.Resumindo, creio que o mundo da fotografa é como a de um pintor de um quadro, ele vai pincelando e criando enquanto seu genialismo criador direciona para qual direção deseja mais ou menas luz, menos contraste, excluir ou incluir, divagar ou se permitir ser conduzido para dentro ou para fora da sena. Fotografar… é sem duvida, registrar em milésimo de segundos, um momento que nunca mais se repetirá neste universo……
    Adoraria receber um parecer seu quanto a meu pensamento.
    cordialmente, IZON

    • Oi Izon! Adorei sua definição sobre fotografia!!! Poético!!! 🙂

      Concordo com você, cada um diz uma coisa, né? Pra mim é importante conhecer as regras, dominar a fotometria, o seu equipamento, ter planejamento, etc, mas estamos falando de arte! Por isso sempre dizemos paras as pessoas se permitirem e quebrar regras, não tem como "formatar" algo artístico.

      Da mesma maneira que é preciso estudar bastante, a não ser que você tenha nascido com o dom e não precisa aprender, estudar é fundamental!

      Obrigada pelo seu comentário!

      Abraços,
      Simxer

  • Simxer
    Olá à quanto tempo né?
    Achei o post interessante, porém acho que ficou faltando comentários sobre cada foto, como é um artigo traduzido do original, achei que o James Maher, falhou nesse quesito.Pois para um fotógrafo iniciante, fica faltando essa avaliação das fotos que foram inseridas no texto, como forma de explicar o mesmo.Mas para quem tem noção, apesar de eu ser do tempo das analógicas ( sic ) é fácial de perceber o que o fotógrafo explicou. Mas com tudo isso exposto, vale a pena os fotógrafos menos experientes, lerem e tentarem perceber nas fotos o que foi citado no texto!
    Grande abraço!
    PS: Mais uma vez parabéns pelo seu niver!

    • Oi João! Obrigada pela lembrança.

      Acho que o James quis exatamente o que você sugeriu, que os fotógrafos percebessem nas fotos o que estava escrito no texto, e sim, me pareceu muito simples essa analogia, talvez tenha me escapado que pode ser mais desafiador pra quem está iniciando, ótima observação.

      Obrigada pela interação 🙂

      Simxer

  • Muito bom!!! Como sempre, trazendo algo muito importante pra nós, amantes da fotografia.
    Algo que me chamou bastante a atenção, foi a parte que fala das cores. Possuo uma Canon T3i, e tenho 3 lentes, porém a que mais uso é a 50mm. Tenho observado nas fotos, através do lcd da câmera, cores muito boas, mas quando passo as mesmas para o pc, ficam totalmente diferente, não sei se pela diferença de tela, já que a da câmera é 3 polegadas, enquanto que a do monitor é de 24. Mas consigo corrigir através da edição, sempre tendo o cuidado pra não saturar as cores. Ah…comprei o seu ebook Fotometria Simples, posso dizer que é excelente!!! Sempre leio as suas postagens, apesar de ser a primeira vez que comento :). Um grande abraço e muito obrigado!!!!

    • Oi Sergio!
      É possível sim a diferença entre LCD e monitores, é legal que você faça a correção, sugiro à você fazer uma impressão em uma loja mesmo, pra você perceber se está próximo do que está vendo, falo isso porque existe grandes chances do seu monitor não está enxergando como a câmera, seria interessante conferir antes de editar 😉

      Fiquei muito feliz com sua interação!! Ultimamente com o novo ebook e as gravações do curso online, está demorando um pouquinho mais as respostas, mas esta é a parte que mais gosto!!

      Um grande abraço,
      Simxer

  • Simxer, inteligente sua resposta, não queimou meu filme, não me desmotivou e me deixou mais atento as entrelinhas das escritas dos grande fotógrafos, como você.Sem duvida, se eu prestar mais atenção, estudar mais, conhecer pessoas do ramos, quem sabe, posso um dia escrever um artigo sobre fotografia intitulado " Quando a cortina se fecha…"A visão de uma fotografo por traz das câmeras.

    cordialmente, IZON

  • Adorei as dicas!Simxer,também sou iniciante e sempre fui fascinada pelo mundo da fotografia e não posso estar em algum lugar que quero tirar foto de tudo e de todos rs principalmente de paisagens,muito bom esse espaço aqui que aprendemos cada vez mais com os experientes,

    Obrigada,

    Abraços,

    Isabela Peixoto

  • hoje em dia isso é muito relativo, até porque fotografia é obra intelectual.
    Se bem entender nada interfere o pensamento do autor desde que ele siga e tenha uma metodologia de trabalho que faça ele expressar a linguagem fotografia eminente

  • Oi Simxer,

    Sou iniciante. Gostaria de enviar algumas fotos e receber dicas de como deveria ter sido feitas. Como devo proceder p/enviá-las?

  • Achei sensacional os efeitos nas fotos que apresentaram na entrega do OSCAR 2015, referente aos Artistas falecidos recentemente. Que tipo de programa é esse usado?

    • Francisco desculpe o delay, mas não vi o Oscar e não achei nenhuma foto de exemplo, por isso não pude respondê-lo, se tiver alguma e quiser me enviar (contato@fotodicasbrasil.com.br), prometo tentar te explicar!!

      Grande abraço,
      Simxer

  • Tudo muito bom, hj e meu primeiro dia aqui no site e estou gostando muito. Sou iniciante e estou aprendendo bastante aqui.

    Obrigadaaa.

  • Simplesmente, nota 10, essas dicas… AMEI,AMEI,AMEI! E estão me ajudando demais! PARABÉNS por ter tanto foco! Bjs!

  • Deixo aqui minha Indignação ao Facebook que SEMPRE Clareia as fotos, ou seja, você clareia ela no Pc, daí quando coloca no Facebook ele dá mais uma Clareada e ESTRAGA tudo.

    • É mesmo Shamdro? Tudo que é automatizado corre esse risco, as revelações também :/

      Obrigada pelo comentário.

      Abraços,
      Simxer

  • Eu estou querendo compra um samsung mirrorless samsung nx3000 vale a pena ? E ótimo conteúdo !

  • Poxa! Adorei esse post, aprendi bastante coisas aqui, muito bom mesmo agora já sei como tirar minhas fotos sem cometer erros….

    Parabéns!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

336x280 A Passagem do Tempo Capturada em uma Única Foto

Uma série de vídeos Gratuitos..
Uma aula especial. Como você nunca viu por aqui….
Clique Aqui e Veja Agora