Silhueta, como fazer?

Destacada Silhueta, como fazer?

Voltamos com as dicas de como fotografar situações específicas. Hoje ensinaremos como você pode fazer belas fotografias de silhuetas. Interessante, não é mesmo? As fotos de silhuetas ficam muito bonitas quando bem feitas e é isso que você fará quando tiver um pouco de prática e se seguir nossas dicas.

Capriche e faça belas fotos de sua família, seus amigos e até de pessoas que contratem você para fins comerciais.  Não tenha medo de treinar, invista uma parte do seu tempo para isso e verá que no final valeu muito a pena.

Vamos ao trabalho?

Silhueta, como fazer?

Para fazer fotos desse tipo, você precisará, antes de tudo, colocar o assunto em frente a uma luz e deverá configurar a exposição para o fundo e não para o objeto. Isso porque é ao fundo que estará a luz, é ela que fará a silhueta no assunto fotografado e o deixará subexposto. Fantástico e não muito difícil de fazer, bastam apenas algumas configurações. Agora, as dicas.

Dicas práticas e simples para fotografar silhuetas

Você precisa escolher um assunto forte, que se destaque mesmo em preto. Isso porque a silhueta irá deixar o objeto ou assunto nesta cor e, se ele não tiver essa força, não chamará a atenção, já que a câmera irá focar na luz e não no objeto. Prefira imagens que tenham forma bem definida também, para que seja bem entendido o que é o assunto na fotografia.

Desligue o flash para fotografar silhuetas. Precisaremos desabilitar esse recurso porque não queremos a imagem iluminada, pelo contrário, desejamos menos luz possível nela.

Como citamos anteriormente, o objeto precisa ficar atrás de uma fonte de luz. Então, o assunto precisa ficar na frente de uma luz artificial ou natural, entre a câmera e essa luz. Dessa forma o objeto ficará escuro e a luz é que será fotografada em primeiro plano.

Silhueta, como fazer?

Normalmente as fotos de silhueta são feitas com a luz do pôr do sol. Não necessariamente precisam ser feitas com pessoas, você pode enquadrar qualquer forma de paisagem ou inserir um objeto em frente ao sol se pondo para obter esse efeito. O pôr do sol é um excelente plano de fundo para esse tipo de fotografia, com a iluminação ideal.

Silhueta, como fazer?

Para fotografar várias silhuetas em uma mesma imagem, você precisa tomar muito cuidado para que elas não fiquem todas unidas, precisa que todas elas fiquem bem distintas e identificáveis. Por isso, precisa separar os assuntos, assim cada um terá a sua forma preservada.

Silhueta, como fazer?

Precisaremos enganar a câmera automática para fazer fotos desse modo. Isso porque ela vai iluminar o assunto e a silhueta não ficará visível. Como faremos isso? Apontando a câmera para a luz e dando um meio click, fazendo com que ela meça a iluminação do ambiente. Não solte nem aperte o botão e aponte a câmera agora para o assunto, fazendo o disparo definitivo.

Nas câmeras manuais, o que fazemos é aumentar a velocidade do obturador para que o objeto fique mais escuro. Faça testes com várias velocidades e escolha a que mais escurecer o objeto, fazendo a silhueta mais definida. Você pode, também, utilizar a mesma técnica de enganar a câmera, se preferir.

Com o meio click, a câmera não somente medirá a luz, ela também ajustará o foco e dará mais nitidez à fotografia. Desse jeito, o plano de fundo iluminado ficará nítido e os assuntos ficarão desfocados. Você pode corrigir esse desfocamento se tiver foco manual ou então diminuir o valor de f (abertura do diafragma), fazendo com que a profundidade de campo (DOF) seja aumentada e assim tendo tanto o assunto quando o plano de fundo focados.

Silhueta, como fazer?

© Foto Dicas Brasil

Você pode também aumentar o contraste entre a iluminação de fundo e as silhuetas com os editores de imagem. Não é pecado nenhum, pelo contrário, é prática comum entre muitos fotógrafos. Faça isso nas opções de controle de exposição e iluminação. Mas, preste atenção! Nada de exageros, faça apenas leves mudanças de contraste para dar os toques finais, preservando a imagem original. No Photoshop, você pode se utilizar da ferramenta Burn e obter excelentes resultados.

Os valores de ISO precisam ser baixos para que a imagem fique subexposta. Se você deixar um valor mais alto, a imagem toda ficará escura e você não conseguirá distinguir a silhueta. Se usar um valor muito baixo, ela ficará muito clara, superexposta e o objetivo de silhueta não será atingido.

Não tenha medo de improvisar. Você pode deitar no chão e fazer lindas imagens de silhuetas enquadrando pessoas em frente ao céu azul. Vitrais de igrejas são também excelentes formas de produzir silhuetas fantásticas. Vale colocar o assunto na frente de qualquer fonte de iluminação. Seja criativo!

Eu sei que as nossas referências são, na maioria das vezes, imagens com o entardecer como a maioria que ilustraram este artigo até aqui, mas para mostrar que é possível fazer um trabalho diferente e ainda incrível, seguem três exemplos que podem te inspirar a começar um projeto fotográfico!

O fotógrafo suíço Phillipp Schmidli utilizou a mesma técnica para tirar uma foto em homenagem ao filme E.T.

Silhueta, como fazer?

© Phillipp Schmidli

O fotógrafo zimbabuano Brendon Cremer mostra a silhueta dos maiores e principais animais de parques ecológicos africanos em suas fotos.

Silhueta, como fazer?

© Brendon Cremer

E o fotógrafo inglês Jasper James, que tem um projeto de fotografias de cidades através de silhuetas, o “City Silhouettes” que vale muito a pena conhecer.

Silhueta, como fazer?

© Jasper James

Bom, faça de sua câmera um brinquedo que merece tempo para ser descoberto. Faça testes e descubra suas próprias técnicas para obter silhuetas perfeitas!

       Até a próxima!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

A foto em destaque é a “Moon Silhouettes” de Mark Gee.

4.9/5 - (73 votos)

18 Resultados

  1. Cinthia de Oliveira disse:

    Muito bem explicado, não sou fotógrafa ainda, porém vou tentar essa dica. obg Simxer!!

    • fotodicasbrasil disse:

      Show Cinthia!! Tenta sim!! 🙂

  2. Carlos Henrique Soar disse:

    Fiz vários testes para conseguir uma silhueta pelo menos de uma árvore e atrás o por do sol no telhado de casa, mas sem resultados, acredito ter feito tudo que está na postagem.

    Velocidade de 1/2500

    Isso em 200

    Abertura 35

    HDR ligado

    Fico de ponto único no céu e Manual

    Não sei onde está o erro abaixei o isso para 100 e no visor achei que tinha conseguido, fiquei feliz até descarregar as fotos no computador, as folhas das árvores ainda estavam levemente verdes e não pretas 100%.

    Estou procurando ajuda pois irei mês que vem para praia e gostaria além de fotografar o por do sol, fotografar minha mulher nele, me ajudem.

    Tenho uma Nikon D3100 lente 18/55.

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Carlos, experimente desativar o HRD!! Afinal ele é responsável pela média da fotometria, por isso no visor funciona.
      Me dê um retorno!
      Abração.
      Simxer

  3. José Am&eacut disse:

    Ótimo artigo, mas se me permite um comentário, as fotos de Jasper James ficariam melhor como exemplos de dupla exposição , já que não são silhuetas.

    • fotodicasbrasil disse:

      Hummm, mas a dupla exposição é um tipo de silhueta, mas você tem razão, obrigada por comentar!

      Abraços,
      Simxer

  4. Mirian Coelho disse:

    Boa Noite, Simxer! Gostaria muito de saber o nome que se dá e como é feito esse tipo de foto do Fotógrafo Jasper James. Já vi um trabalho parecido em um vídeo (era uma foto de silhueta de noivos numa montanha na frente de um sol gigante) e o fotografo disse que fez duas fotos e as unificou na própria câmera… Mas ele não explicou muito bem. Se puder me esclarecer essa duvida, ficarei muito feliz! Obrigada! 😉

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Mirian, neste caso as fotos foram feitas como o mesmo princípio da silhoueta, ou seja, ele expões corretamente "o reflexo". É claro que poderia ser feito via photoshop e sim, poderia ser feito também em raw, assim você poderia juntar as duas melhores exposições. Tente reproduzir as fotos dele, não é impossível, o que chama atenção é a criatividade que ele usou para um novo tipo de silhoueta.

      Ajudei? 🙂

      Abração,
      Simxer

  5. Gostei do seu site! Parabéns, lhe mandei solicitação no facebook, gostaria de acompanhar seu trabalho e quem sabe um dia participar dos seus eventos ai no Rio!
    Bruno Leopoldino

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada Bruno! Seja muito bem vindo.

      Abraços,
      Simxer

  6. Caveira66 disse:

    Boa noite!
    Mestra,
    Criei uma imagem para ilustrar meu raciocínio, segue o link . http://www.casimages.com.br/i/141105111944609269….

    • fotodicasbrasil disse:

      Muito bom!!!!! 🙂

      • Caveira66 disse:

        Mestra!
        Bondade sua, meu filho de 7 anos desenha muito melhor que eu no PC.
        Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

        • fotodicasbrasil disse:

          Hahahaha, não seja tão crítico com você! Então você e seu filho de 7 anos desenham melhor que eu!

          Abraços,
          Simxer

  7. Caveira66 disse:

    Boa noite!

    Mestra,

    Me perdi, abaixo duas partes do texto que me deixou confuso

    "antes de tudo, colocar o assunto em frente a uma luz"

    "o assunto precisa ficar atrás de uma luz artificial ou natural"

    Fiquei perdido, é na frente ou atrás da fonte de luz?

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada! Eu me enganei na hora de escrever, você pode perceber em seguida está escrito "luz artificial ou natural, entre a câmera e essa luz", então só pode ser na frente 😉 Vou fazer a correção!

      Muitíssimo obrigada pela pergunta!!
      Grande abraço,
      Simxer

  8. Letícia Tuppe disse:

    Super explicativo! Obrigado! Li, aprendi, testei e aprovei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *