Light Painting, o que é e como fazer
Nossas técnicas estão cada vez mais avançadas e você, fotógrafo amador, está trabalhando com técnicas de fotógrafos profissionais. Hoje iremos falar mais uma novidade, um tema até agora também nunca comentado, mas bem bacana de se fazer: o light paiting. Ao trabalho!
O que significa Light Painting?
Pegando a tradução literal da palavra, Light Paiting quer dizer pintura de luz. Como assim? É isso mesmo, é uma técnica que tem tudo a ver com a iluminação e são feitas fotografias que parecem telas com desenhos de luz, verdadeiras obras de arte. As primeiras pinturas foram feitas a partir de telas do famoso pintor Pablo Picasso.
Com as câmeras digitais o processo ficou muito mais fácil do que era antigamente, com as câmeras de filme e podem ser feitas correções antes mesmo da revelação das fotos. Usa – se a luz de duas maneiras: a primeira, apontando diretamente para a câmera e produzindo rastros luminosos e destacados e a segunda, mais discreta, com a luz apontando algo na imagem. Consequentemente, na primeira maneira, a luz é o assunto da foto e na segunda, ela ilumina algum detalhe que o fotógrafo queira destacar.
Maneiras de utilização
A maioria das fotografias feitas utilizando a técnica Light Paiting é feita da primeira maneira, com a luz sendo o assunto. É mais fácil de se fazer e os resultados ficam bonitos e chamam muito a atenção. Alguns fotógrafos mais descolados jogam sua câmera para o alto e a deixam capturar a imagem que aparecer, ao acaso. Nesse tipo, as imagens são abstratas, mas são lindas e muito coloridas, pois como são feitas no escuro, são registradas linhas ou pontos de luz e o resultado é ótimo.
Mas, não é só de imagens abstratas que o light paiting pode ser feito. Imagens lindas são feitas com contornos de objetos, utilizando luzes para ressaltá-los e produzindo desenhos concretos ao invés de abstratos. Muito interessante.
Se você deseja apenas ressaltar detalhes das imagens, pode fazer tanto de forma mais sutil quanto um pouco mais iluminada, depende do seu objeto. Retratos podem ter um destaque com a light paiting e ficam lindos se forem feitos com fundo escuro, destacando o corpo das pessoas de forma sutil.
Como fazer o Light Painting?
Agora que você já sabe o que é light paiting e o seu resultado final, além da sua utilidade, vamos explicar o que você deve fazer para utilizar a técnica.
As fotos das pinturas de luz precisam ser feitas com longas exposições de luz, pelo menos 15 segundos. Você também precisará de fontes de luz alternativas, como refletores de jardins, leds, velas, apontadores laser, chaveiros luminosos ou lanternas, todos em formatos menores. Também podem ser utilizados plásticos ou papel celofane de várias cores. Os ambientes precisam ser escuros para que os efeitos fiquem mais bonitos e é recomendável o uso de tripés ou apoios para câmera. Lembre-se – se de usar controles remotos ou a programação para disparo automático. Para que sua roupa não apareça nas fotografias, elas devem ser escuras também. O ambiente não precisa ser muito grande, mas se for pequeno demais, pode atrapalhar a movimentação necessária para a qualidade das fotos.
Que velocidades devem ser usadas nesse tipo de fotos? Isso depende das condições do ambiente que você irá tomar como fundo e também da intensidade de luz dos objetos que você possui. O ideal é que você comece com poucos segundos, um ou dois, e vá aumentando esses segundos aos poucos, até ficar contente com o resultado obtido. Você precisa configurar a sensibilidade (ISO) para valores mais baixos (50 ou 100) e a abertura do diafragma deve ficar nos valores intermediários (por exemplo f/11), para melhores resultados. Se possível, ajuste o foco manual, para as fotos concretas obterem a mira onde você deseja. Nas fotos abstratas, o foco automático pode captar mais luz do que o desejado para um resultado satisfatório.
Exercícios
Veja agora como você pode fazer fotografias com arte, utilizando a técnica de pintura de luz. Muna – se dos equipamentos citados anteriormente e mãos à obra!
Em uma sala completamente escura, coloque a máquina em direção ao que será fotografado. Ajuste o timer da câmera para o tempo que desejar, o máximo que conseguir deixar a pessoa imóvel e assim poder captar a luz do ambiente. Se for objetos, fica mais fácil, já que fica difícil para pessoas ficarem imóveis por 30 segundos, por exemplo. Ilumine o corpo da pessoa ou o objeto com a lanterna ou o recurso para iluminação, levando luz para as partes que queria destacar ou crie desenhos e formas com os feixes de luz provocados pela iluminação dos leds, lanternas ou lasers, vale até celular!
Vou mostrar alguns equipamentos que alguns profissionais usam para conseguir essas imagens, mas isso é pra você ver o mundo de possibilidade que essa técnica proporciona, o importante é fazer com o que se tem!
Como eu sempre digo, precisa treinar bastante. Com o light paiting não é diferente, requer muito treino e gera habilidade.
Eu já fiz algumas fotos e é claro que não chegam nemmmmm de longe das fotos que estão neste artigo, mais uma coisa eu garanto, é divertidíssimo e os resultados são sempre surpreendentes.
Só mais uma informação, nos meus testes caseiros, o melhor resultado que consegui foi deixando a câmera no modo “bulb”, sabe, aquele em que o obturador fica totalmente aberto até você apertar o botão de disparo de novo, ops, eu disse apertar o botão? Nem em sonho, até você apertar o controle remoto ou…
A câmera disparar sozinha utilizando o timer que você colocou.
Essas duas fotos a seguir já são mais conhecidas, mas não menos lindas e criativas!
E pra se inspirar mais ainda, dá uma olhada nesse vídeo do Darren Pearson, ele elevou o Light Painting a outro nível 😉
Legal né? Eu adorei, e você já fez alguma foto usando essa técnica? Compartilha com a gente!
UPDATE: Recebi muitos pedidos para dar detalhes mais técnicos sobre a Light Painting, então escrevi um outro artigo onde abordo de forma mais detalhada tudo que você precisa saber para colocar em prática a divertida Light Painting! Leia aqui: “Guia Prático de Light Painting Para Iniciantes“
Hasta!
Imagem destacada: By JJ Harrison – CC
Só uma correção: no modo Bulb, o que fica totalmente aberto é o obturador e não o diafragma.
Isso Cleber!!
Acabei de fazer a minha primeira foto com efeito Ligth Paiting, agora é só praticar para aperfeiçoar
Show Ezequiel! Parabéns!
Olá, queria muito fazer. Mas não consigo. Ponho no timer 10s, iso 100, f/22, 1/15 e vou fazendo oa movimentos até a câmera disparar. O que faco de rrrado? O resultado fica só um ponto de luz. 🙁 p obg.
Oi Aurea, a velocidade está muito alta! Você precisa usar o modo Bulb, lembra? OU a menor velocidade que sua câmera tem, talvez seja 30' (30 segundos). Aí sim você pode colocar o timer para 10s (que ainda acho pouco, não tem mais?). Experimente e me diga o resultado, ok?
Abraços,
Simxer
Eu acompanho o site desde o início e é incrível como TODOS os artigos são de altíssima qualidade e sempre ensinam alguma coisa. Meu sonho é fazer o seu workshop, mas moro em São Paulo.
Obrigada por ensinar a gente!
Obrigada Marcela, mesmo, é um ótimo incentivo!
E esse ano estaremos viajando por várias capitais e São Paulo será uma delas!!! Mande um email para contato@fotodicasbrasil.com.br porque estamos cadastrando os interessados pra agendarmos as viagens!
Abraços,
Simxer
Muito nome tutorial! Parabéns.
Obrigada Anderson! 🙂
Mais uma vez, uma excelente matéria..