Filtros fotográficos, o que são e pra que servem?

Filtros fotográficos, o que são e pra que servem?

Muitas vezes vemos fotos e achamos que para chegar àqueles resultados precisamos fazer altas pós-produção em programas com o Adobe Photoshop.

Bem verdade que podemos muitas vezes simular vários efeitos na pós-produção, mas existem muitos acessórios  que você pode, e deve, lançar mão pra ter menos trabalho ou até mesmo nem precisar “corrigir” depois, como por exemplo, difusores, tripés, e os… filtros!

Hoje você irá aprender mais sobre os filtros fotográficos: o que são, quais são os seus tipos, qual a sua utilidade e como usá-los.

O que são filtros fotográficos?

Filtros fotográficos, o que são e pra que servem?

Eles são acessórios que, acoplados às câmeras, criam efeitos especiais nas fotos, alterando os controles de luz, cor, ou até mesmo como proteção para a lente. Eles são feitos de gelatina, vidro, cristal ou plástico e na maioria das vezes são circulares.

Para perceber a importância de um filtro fotográfico, faça um teste: tire uma fotografia com um filtro e outra sem. Você perceberá nitidamente a diferença. Lembrando que com o filtro de proteção você não verá diferença alguma, pois ele tem somente um propósito, que será comentado abaixo.

Apesar de favoráveis, seu uso não é obrigatório. Cada filtro tem uma função específica, mas é possível fazer boas fotos sem eles. Muitos fotógrafos não utilizam nenhum filtro e não são favoráveis ao uso, dividindo opiniões com outros profissionais, que são adeptos aos filtros, principalmente aos de proteção.

Quais são os tipos de filtros fotográficos?

São vários os tipos de filtros. Por isso, nos ateremos aos principais, que serão tratados abaixo.

Filtros de proteção: como o próprio nome diz, servem para proteger a objetiva contra quebra, arranhões, poeira ou impressões digitais. Devem ser utilizadas a cada uso e servem somente como proteção, não alterando em nada suas fotografias. Já imaginou fotografar uma festa de aniversário infantil? Crianças correndo, muita gente em um pequeno espaço e seu equipamento recém-comprado ali à mercê de uma batida, quebra ou queda. Nesse caso, você não irá querer se arriscar e, por isso, pode comprar um filtro de proteção.

Filtros fotográficos, o que são e pra que servem?

Filtros UV: também são filtros com finalidade de proteção, mas com um adicional bem interessante: impedem a captação dos raios ultravioleta pelas lentes da câmera. Evitam que este tipo de raio chegue até o sensor ou filme fotográfico, pois além de estragá-los, podem alterar as cores da paisagem na fotografia. Os filtros ultravioleta não alteram nenhuma outra propriedade, mas em fotos no litoral e nas montanhas, por exemplo, fazem a diferença. Imagine uma sessão de fotos feita na praia: o vento poderá respingar gotas de água na lente, sem contar a quantidade de areia que irá voar pra sua preciosa câmera. Com um filtro protetor, ao final das fotos, a lente de sua câmera estará protegida e você poderá lavar com água o filtro, deixando – o limpo novamente. Além da proteção, como já citamos, as cores de sua fotografia serão muito mais reais.

Polarizador: este é um filtro mais avançado, sendo que em breve trataremos dele com um artigo exclusivo. Ideal para tirar o reflexo em fotos feitas em janelas, vidros de automóveis ou vitrines. O filtro polarizador também nos dá a oportunidade de aumentar a intensidade da cor em paisagens. Imagine você fotografar uma paisagem rural e poder tornar o céu mais azul, por exemplo? Com esse filtro é possível. Ele aumenta o contraste entre céu e mar, ressaltando o que você preferir na fotografia. Então, se você gosta de fotografar paisagens ou cenas externas e quer comprar um filtro, prefira o polarizador. As fotos com polarizador são muito fáceis de enxergar a diferença das que não o possuem, pois o que se perde com os reflexos, se ganha em contraste e saturação de cores. Com certeza suas fotos ficarão mais nítidas e com cores muito mais brilhantes.

Filtros ND ou neutros: possuem densidade neutra e alteram a quantidade de luz que entra na objetiva da câmera. Se você deseja fotografar com tempo de exposição mais longo, é interessante reduzir a quantidade de luz. Este filtro tem essa finalidade de redução e, com ele, você estará seguro em fazer fotos com exposições longas, sem risco de queimar suas fotografias. Costumamos dizer que a câmera possui um acessório acoplado: óculos de sol, pois agem nas câmeras de modo semelhante aos óculos solares nos olhos de uma pessoa.

Este é um exemplo de foto com e sem filtro ND que fica no site dos filtros Lee.

Filtros fotográficos, o que são e pra que servem?

Como usar os filtros fotográficos?

Lembre – se de usar sempre filtros com boa qualidade em suas fotografias, para que realmente façam a diferença e atinjam o objetivo desejado. Você deverá comprar um filtro compatível ao diâmetro de sua lente, pois ele será rosqueado nela. É fácil de achar, procure um número expresso em mm, geralmente na parte frontal de sua máquina. Alguns filtros não são rosqueados, e sim encaixados na base. A vantagem do encaixe é a rapidez na troca de filtros, dependendo da necessidade de uso.

Como citado no início, alguns fotógrafos preferem usar câmeras sem filtros. Isso porque as alterações podem ser feitas em programas editores de imagens. A vantagem de se utilizar um filtro é que você verá logo as mudanças, tendo que fazer menos modificações nas edições de fotos.

Existe filtro pra minha câmera?

Hoje em dia dificilmente você não encontrará filtros, como eles são fabricados de acordo com o mm da lente e nem todas as lentes seguem o mesmo padrão, você pode buscar por adaptadores, os “step up” e “step-down”.

Alguns modelos de câmeras vendem filtros específicos para elas, e aí eles só servem para aquela lente daquele modelo, como no caso de algumas bridges (superzoons) e mirrorless.

E pra reforçar, faça comparações entre marcas e, se possível, pesquise em fóruns quem já utilizou o modelo que você quer comprar e principalmente fique atento ao equipamento que está usando o filtro.

Digo isso porque quando quis comprar um filtro polarizador, um amigo americano que na época usava um equipamento top de linha, incluindo lentes avançadas, usava um polarizador de u$4.00 sem problemas, mas descobri que a diferença às vezes desses de u$4,oo para os de U$80,00, pode ser justamente a qualidade ótica que poderia influenciar negativamente a qualidade ótica da minha lente  que não era top como a dele!

Plus!

E pra dar um “plus” neste artigo, eu fiz essa videoaula de como simular os filtros ND e Polarizador no Photoshop para corrigir o excesso de luz do céu em uma foto, assim você pode entender melhor como eles trabalham, ou até decidir se prefere simulá-los ao invés de usá-los 🙂

Boas fotos!

Abraços,

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

4.8/5 - (18 votes)

10 Resultados

  1. michelle gomes disse:

    Adorei! Mais tenho uma dúvida!
    Irei fazer ensaio na praia. Tempo de exposição longo, exposição ao sol e areia!
    Devo usar qual fitro? Acredito que todos! fora o polarizador, para dar um efeito bom!
    Obrigada.

    • fotodicasbrasil disse:

      Como você mesmo disse, os principais filtros podem ser úteis! Mas em se tratando de ensaio fotográfico (imagino que com um modelo), talvez não seja necessário o ND que é para baixar a velocidade.

      Abraços,
      Simxer

  2. Luis Roberto Porto disse:

    Perfeito. Não sabia que até para minha Superzoom tinha filtros!. Vídeo muito legal, Parabéns

    • fotodicasbrasil disse:

      Muito obrigada por comentar Luis!

      Abraços,
      Simxer

  3. Renato Sorocaba disse:

    Perfeito! Adorei essa e outras dicas!
    Se os filtros nos ajuda a produzir fotos mais próximas das cores que vemos, porque não usar?? rsrsrs

    Parabéns!!

    • fotodicasbrasil disse:

      Renato!!
      Que bom que alguém comentou exatamente o que eu penso das ferramentas de um modo geral que usamos na fotografia, a ideia é se aproximar do que nosso olho é capaz de ver, mas que nossas câmeras ainda não reproduzem com fidelidade!

      Abraços,
      Simxer

  4. vitor fleck disse:

    Onde está a naturalidade das coisas??? Será que o que vemos é sempre manipulado??? Onde está a pureza??? Em que podemos acreditar???

  5. Ricardo Jorge disse:

    Muuuuuuuito bom! Excelente!! Direto ao ponto. Agora estou esperando o artigo do filtro polarizado.

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada!!! Está saindo hoje! Não perca 😉

      Abraços,
      Simxer

  1. […] salvei o Foto Dicas Brasil nos meus favoritos!!! Lembrando que o texto e as imagens são todos deles, ok?! Vamos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *