Dicas de como fotografar à noite

Destacada_Dicas de como fotografar a noite

Você sabe bem que à noite todos os gatos são pardos, muitas vezes eu escuto de um aluno meu dizer que de dia ele arrasou, mas à noite teve dificuldades, e isso é extremamente normal para quem está iniciando!

A fotometria noturna segue as mesmas regras da fotometria diurna, o principal diferencial é que temos menos luz “natural”, mas existem várias técnicas e equipamentos para ajudar a driblar não só a falta de luz, como os tipos de luz.

Sabe quando de repente você vê aquela lua maravilhosa e sente vontade de fotografá-la? Quando vê o resultado descobre que ficou humm, diferente do esperado? Ou fotografa um grupo de amigos, porque o clima está descontraído, a noite agradável, o lugar incrível e de repente a foto não corresponde à realidade? O importante é entender o que você realmente precisa pra conseguir bons resultados!

Existem 3 pilares fundamentais que precisam trabalhar em conjunto pra se ter um bons resultados nas fotos noturnas, que são: Fotometria, Equipamentos (câmera e lentes) e Pós-produção. Você pode ter ou usar 1 ou 2, mas os resultados realmente perfeitos são com os 3 juntos.

Primeiro: Fotometria

Triângulo de Exposição FDB

É importante entender que é preciso fotometrar cada cena que tiver a mínima variação de luz, e por que? Supondo, que de dia, eu queira tirar uma foto de uma borboleta voando, dependendo de onde essa borboleta passe, ela vai ter uma incidência de luz diferente, que de dia pode não ser tão grande porque normalmente a fonte de luz principal é o sol, mas mesmo a variação não sendo extrema, a borboleta pode passar em áreas de sombras que vão alterar a minha fotometria e isso se aplica a qualquer motivo em qualquer mínima variação de luz.

Agora imagina isso à noite, a quantidade de cenas e luminosidades diferentes que podem trazer resultados dos mais variados. Eu recebo muitos e-mails perguntando qual a configuração exata de abertura, velocidade e ISO usar pra fotografar um casamento à noite, ou uma festa de aniversário, ou qualquer outra cena, e a resposta é que é impossível outra pessoa, que não você de posse da sua câmera e sabendo ler o seu fotômetro, vai saber responder, mas existem diretrizes que podem aumentar e muito, as suas chances.

Eu fotografei grandes casamentos durante bastante tempo, e no início chegava a ficar com os dedos machucados de tanto trocar a fotometria, então eu posso afirmar que, se você fotografa com uma câmera de entrada ou semiprofissional e uma lente de kit, NORMALMENTE vai utilizar baixas velocidades, como 1/30, e se você tiver mais habilidade, pode arriscar 1/15, mas mantendo a mão muito firme, porque essa é uma velocidade que normalmente usamos tripé.

Você pode usar velocidades mais baixas desde que você esteja com a câmera estabilizada em algum lugar, como uma mesa, um muro ou um tripé, aliás usar um tripé pode ser útil se você quiser fotografar o ambiente antes do evento, quando ainda não tem convidados ou nada se mexendo. Uma outra dica pra esse tipo de foto, ou seja, ambientes que não tem nada nem ninguém se mexendo, é usar a prioridade de abertura (geralmente a letra A ou AV das câmeras), escolher uma abertura média ou pequena, como f/5.6 até f/11 e fazer a foto (com tripé), assim você garante a maior parte da cena em foco e a câmera vai baixar a velocidade até conseguir uma excelente exposição.

Ainda em relação à fotometria, o outro parâmetro que a gente vai usar pra conseguir mais luz à noite, é o ISO e a regra é clara, quanto maior o ISO menor a sua nitidez, e não é só isso, o ISO ainda pode trazer ruído para sua foto, que são aqueles pontinhos coloridos que podem estragar sua imagem.

A boa notícia é quanto mais evoluída for sua câmera, mais ela vai lidar bem com ISO alto, ou seja, câmeras profissionais lidam melhor com o ISO alto do que câmeras semiprofissionais, que lidam melhor que câmeras de entrada, que lidam melhor que câmeras superzoom, que lidam melhor que câmeras compactas. Como o ISO é responsável por deixar o sensor da nossa câmera mais sensível à luz, isso permite que a gente aumente a velocidade quando fotografamos à noite sem o risco, ou melhor, diminuindo o risco de fotos tremidas ou com borrões. A noite ele pode ser um mal necessário, a dica é você descobrir quando que sua câmera começa a apresentar ruído, pra isso você pode fazer várias fotos com ISOs diferentes, até descobrir um número que vai te dar uma segurança de lançar mão do ISO sem grandes transtornos. E lembre-se, é possível corrigir o ruído na pós-produção, mas não é possível corrigir foto tremida ou borrada!

O segundo pilar para se fotografar bem à noite está relacionado ao seu equipamento, são nessas condições (à noite) que quanto mais avançada for sua câmera e quanto melhor for sua lente, melhor resultado você terá.

Como eu já disse, câmeras profissionais possuem sensores grandes e por isso lidam bem com ISOS altos, o que pode ser determinante dependendo do tipo de fotografia que você abraça.

Além das câmeras, as lentes são as grandes responsáveis (as vezes mais que as câmeras) por nos ajudar a conseguir bons resultados à noite, lentes claras com aberturas f/2.8, por exemplo, trazem um ganho muito bom de luz, o que permite que a gente trabalhe com velocidades mais adequadas pra não borrar a foto.

Se você estiver pensando em fotografia profissional, pense seriamente em adquirir boas lentes. Se estiver fotografando por hobby, com câmeras semiprofissionais, de entrada ou superzoom, vai precisar provavelmente, além da fotometria, investir em um flash externo para aumentar um pouco suas chances de melhores resultados.

Muitas câmeras mais recentes já estão com tecnologia TTL em seus flashes embutidos, isso você descobre no manual da sua câmera. É uma grande vantagem quando se fotografa por hobby, porque a tecnologia TTL calcula – baseado na sua fotometria e na quantidade de luz ambiente – o quanto precisa compensar de luz para um bom resultado. Eu posso afirmar dentro da minha experiência em fotografar eventos noturnos, que 90% das vezes você pode tranquilamente trabalhar com o seu flash no modo TTL. Se estiver fotografando um ambiente interno, o ideal é deixar seu flash rebater no teto pra ter uma luz mais difusa, e também é importante trabalhar com difusores para flash. Maior dica de todas: parcimônia no uso do flash. É recomendado o seu uso em apenas algumas fotos, ele não precisa necessariamente ser usado em todas as fotos noturnas, muitas delas ficam melhores sem o flash, acredite e tente!

Uma dica valiosa é usar o flash em distancias curtas, para distâncias maiores tente não usá-lo, já que a sua potência dificilmente tem alcances “enormes”. Outra dica importante no uso do flash é regulá-lo, temos normalmente a potência fraca, média e forte, e em muitos equipamentos, até regulagens finas de distância, tamanho da abertura, zoom utilizado, entre outros. Descobrir no seu manual, sim, o manual precisa ser lido, no seu manual vai estar descrito a distância máxima e mínima que ele alcança e é preciso respeitar isso para melhores resultados.

Além de câmera, lente e flash, você pode lançar mão de luz controlada, como refletores pra ensaios noturnos, ou luz contínua, mas acredito, que câmera/lente/flash já trazem bastante resultados.

E o nosso terceiro e último pilar para uma foto noturna espetacular, é a pós-produção. Por dois grandes motivos: O primeiro é que os programas de edição estão cada vez mais evoluindo para corrigir ruídos em fotos. O Lightroom e o Photoshop conseguem excelentes resultados.

O segundo grande motivo é porque pra você conseguir captar o máximo possível de luz de um ambiente, e trabalhar com isso depois na pós-produção, você terá que fotografar em raw preferencialmente, só assim você poderá adicionar mais claridade à sua foto sem causar nenhum prejuízo.

Se você não tem os 3, você vai precisar, pelo menos da fotometria correta, um flash externo e conhecimento mínimo de pós-produção para ter resultados realmente surpreendentes.

Dentro da minha experiência, a fotometria correta foi a que mais me ajudou a conseguir bons resultados profissionais, quando ainda eu não tinha os 3 pilares, somente uma câmera semiprofissional, um flash simples e uma lente de kit.

Tenha em mente que conhecer os limites do seu equipamento, podem realmente trazer bons resultados. Pra conseguir ter segurança para fazer a foto que você quer, você precisa se preparar, quanto mais estudar e treinar, mais conseguirá prever os seus resultados.

Eu espero que você tenha gostado desse artigo, se sim, compartilhe com seus amigos.

Até breve e vamos juntos!

4.8/5 - (161 votos)

41 Resultados

  1. Francisco Joezito disse:

    Apos todas essa excelentes explicações, qual seria a lente ideal para fotografar a noite, em especial aniversario de criança, com ambientes com pouco luz e as vezes muita luz.

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Francisco, uma lente clara para retrato, e dependendo da sua habilidade, pode começar com a 50mm f/1.8, ou partir para uma mais versátil como a 24-70mm f/2.8.

      Abraços,
      Simxer

  2. Crys disse:

    Olá Simxer, oi pessoal, sou novata por aqui e super amante de fotografia, descobrir está paixão há alguns anos mais ainda exerço apenas por hobby, nada além disso, pretendo fazer um curso para iniciante em fotografia e mais tarde um avançado mesmo que não seja pra viver dessa área, por enquanto quero apenas me dedicar a aprender como fotografar e praticar bastante pra quem sabe mais à frente me jogar de cabeça na área, comprei a pouco menos de 1 mês e meio minha primeira DSLR de entrada, uma Canon t4i que veio sem a lente, daí comprei com um colega do meu esposo uma lente 55-250 e gostaria de saber quais as melhores configurações para fotografar em ambientes como igreja eventos a noite, ou em aniversários e ou celebrações em ambientes internos como casa, salão de festas e ainda também em ambientes externos??? Por favor me ajuda pois haverão festas na minha igreja que pretendo fotografar esse mês e nos próximos, além do chá de revelação da minha cunhada. Se puder me dar umas dicas sobre melhores configurações pois não quero usar modo automático é sim o manual que é o que eu já costumo usar sempre que pego em uma DSLR. Desde já sou muito grata pela atenção e ajuda, seu blog é incrível e tenho certeza que irei aprender muito contigo lendo seus artigos e dicas. Um abraço Simxer.

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Crys, tudo bem? Você precisa aprender a fotografar no modo manual, sem isso é muito difícil conseguir sempre bons resultados em suas fotos. Eu fiz uma live no facebook recentemente falando das câmeras de entrada, pode ser útil pra você: https://www.facebook.com/FotoDicasBrasil/videos/8

      Abraços e boa sorte!
      Simxer

  3. Phill Lewis disse:

    Boa noite não sei se estou a perguntar no posto correcto mas a minha duvida é a seguinte, qual o melhor metudo, qual as melhores configurações e se devo usar flash ou não na hora de apagar a vela num aniversario?

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Phill, isso vai depender da câmera/lente que está usando, se ela for clara o suficiente pra não usar, seria mais legal, porque o flash sempre "varre" a cena e não é a mesma coisa. Se for só por hobby, às vezes vale não perder a foto e usar o flash mesmo 😉

      Abraços,
      Simxer

  4. Claudia disse:

    Ok. Agradecida pela atenção.

  5. Claudia disse:

    Sou nova na área. Comecei à pouco tempo ( aprendendo ainda )… Gostaria de saber qual é a melhor luz externa para se fotografar em chácara local aberto à noite. Um local pouco iluminado…. Alguém me ajuda?

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Claudia, o que você vai fotografar? Se não tiver movimento pode contar com a ajuda de baixas velocidades. Você não disse qual câmera e lente vai usar, mas pode usar um flash com difusor ou até luz contínua de led, também com difusor, dependendo do que quer, funciona bastante.

      Vamos ver se alguém mais tem sugestões.

      Abraços,
      Simxer

    • Claudia disse:

      Ah… esqueci de dizer. Como estou começando a pouco tempo, tenho uma câmera simples porém acho boa. Tenho uma Sony DSX HX1. Preciso forografar um casamento as 18hs e vou precisar de mais iluminação. Só não sei qual comprar. Ajudem-me!

      • fotodicasbrasil disse:

        Claudia, sua câmera não aceita flash externo e por ser uma superzoom, você vai ter um pouco de dificuldades… Você realmente vai precisar de mais luz, se fizer fotos paradas, leve as pessoas para algum lugar mais iluminado, se fotografar o evento, procure trabalhar com velocidades um pouco mais baixas como f/30, mas não mais baixas para não borrar. Infelizmente seu equipamento não possui muitas possibilidades para eventos noturnos. Se por acaso ele aceitar fotografar em raw, pode ser uma pedida, assim você terá muito mais opções de clarear as fotos depois.
        https://fotodicasbrasil.com.br/raw-isso-e-pra-mim

        Espero ter ajudado.

        Abraços,
        Simxer

  6. Rosemari Hruba disse:

    Oi Simxer, acompanho seus artigos e aprendo muito…são ótimos, parabéns.. gostaria de sugerir que você faça um artigo sobre o uso de luz LED nas fotos noturnas..vejo que tem vários fotógrafos usando bastante esse recurso, e gostaria de sua opinião…bjss

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Rosemari, eu muito particularmente não gostei dos resultados quando usei esse acessório. Fotografei durante anos grandes casamentos e acabei investindo em uma luz dedicada de led, mas sinceramente os resultados foram ruins. Ainda acredito na fotometria/lentes claras/ uso moderado do flash.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

  7. Adriana Maccari disse:

    oii bom dia , comprei minha maquina e vou fotografar um aniversaio e sera as !8:00 e aqui ja e escuro, mais sou iniciante nao tenho iluminao e nem daqueles fleshs grandes …. me da uma dica pór favor estou desisperada..bjim grata.

  8. Adihélen disse:

    Olá, Simxer, estou estudando sobre fotografia há cerca de 1 ano e meio, só pela internet mesmo, mas minha primeira câmera com lentes intercambiáveis chegou agora. Com a compacta que eu tinha aproveitei para treinar composição pois não tinha muita autonomia dos controles. Mas agora estou apaixonada pela minha Sony A6000. Tenho 2 lentes zoom que vieram no kit, a SEL16-50 e a SEL 55-210. Ambas são escuras. Eu estou encontrando dificuldade para fotografar eventos noturnos sem flash. Não trabalho com fotografia, pelo menos ainda, mas estou estudando… nos casamentos dos amigos, nos eventos da igreja e em outras ocasiões. Gosto mais das fotos diurnas, mas encontro à noite um desafio para aprender… pois minhas fotos têm saído com muita granulação ( estou usando ISO alto – chega a 3200 às vezes) e não uso flash. Gosto do flash da câmera porque posso puxar para cima, e não fica com aquela luz dura, mas queria saber como posso fotografar sem flash e com pouco ruído… seria pedir demais da minha câmera e lente ou existe dicas para isso? Tem como eu te mandar umas fotos que tirei para você ver o que posso melhorar? Eu tirei as fotos em RAW, mas não tenho um editor profissional. Uso o Fotos do iOX e tenho uma melhora na edição, mas ainda assim não sei se é ideal. Esse programa é comparável a algum profissional? Também ainda não imprimi as fotos para ver o resultado impresso. Desde já muito obrigada por suas dicas super úteis!

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Adihélen!

      Pra não usar flash, o que nem sempre é possível, precisa dominar a fotometria e investir em lentes mais claras. Se for fotografar alguma coisa que não possui movimento, pode fotografar em velocidades baixas, mas se tiver pessoas, terá problemas de fotos tremidas.

      Considere adquirir meu ebook onde ensino fotometria que com certeza vai ajudá-la a chegar ao limite do seu equipamento, e assim ficará mais fácil decidir no que investir, flashs ou lentes!
      https://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn

      Não conheço esse programa, mas acredito que nada se compare ao Adobe Camera Raw, neste artigo você poderá ver uma pouco mais dele:
      https://fotodicasbrasil.com.br/raw-isso-e-pra-mim

      Sim, pode mandar algumas fotos para o contato@fotodicasbrasil.com.br.

      Grande abraço,
      Simxer

  9. Evelyn disse:

    Oi, descobri a fotografia tem muito pouco tempo e descobri uma paixão que nem sabia que tinha, rsrsrs, e seu site me ajuda muito!!! Em agosto terá um aniversário dos meus avós e será a noite com o tema de festa junina ou agostina, kkk. Eu vou ser a fotógrafa, tadinhos deles. A verdade é que gosto muito de fotografar paisagens, mas já fiz minha irmã e meu cachorro de cobaias e até que ficou legal para pouca experiência…mas foto de aniversário e de noite…estou um pouco apreensiva… Alguma dica?
    Muito obrigada 😀

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Evelyn, seja bem vinda. Você não disse qual o seu equipamento, isso é importante pra ver se precisa de alguma coisa. Você fotografa no modo manual?

      Abraços,
      Simxer

  10. Bernardo disse:

    Oi Simxer,

    Parabéns pela aula! A dica do estabilizador, por exemplo, foi o famoso "pulo do gato" para mim.

    Gostaria de aproveitar o espaço para lhe pedir mais uma luz. 😛

    Tenho uma D300s e uma lente AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II, que utilizo para tudo. Fotografo apenas por hobby, mas gostaria de comprar uma lente "mais clara" para complementar e utilizar em situações de menor luminosidade e fazer retratos. Poderia me dar uma indicação?

  11. Raphaela Soares disse:

    Olá! Será que eu conseguiria fazer um evento de aniversário com o próprio flash da câmera? Ele é bem forte e algumas vezes até faz parecer que a foto foi tirada durante o dia. Meu flash deu problema e não tenho com quem pegar emprestado ou onde comprar. Por favor me ajude!

  12. Caveira66 disse:

    Boa noite!
    Por mais que se rode em busca de conhecimento
    o melhor conteúdo sempre será encontrado aqui.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • fotodicasbrasil disse:

      Eu que agradeço 😉

      Abração!

  13. Willian disse:

    Olá Simxer!
    Gostaria de tirar uma duvida, uso a maquina D7100 com as lentes 50mm 1.4, 24/70mm 2.8 e 70/200mm 2.8, porem há lugares onde eu fotografo a noite principalmente, que eu sinto que há falta de luz, utilizo flash SB-500 . Devo usar tochas ou algo do tipo em fotos externas pós casamentos ?

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Willian, essas são excelentes lentes! E você não deveria ter dificuldades como está descrevendo. Eu nunca usei o flash SB-500, mas acredito que a potência dele esteja deixando a desejar. E em qual velocidade e abertura você está fazendo essas fotos em que está com dificuldade? Se preferir, me mande por email pra eu te ajudar melhor: contato@fotodicasbrasil.com.br

      Abração,
      Simxer

  14. Silmara disse:

    Olá , muito bom seu retorno …. fico grata pela atenção

    Abraços

    Silmara

  15. Silmara disse:

    Olá , adorei os posts …. tenho uma 28-135mm e quero comprar outra pois adoro fotografar paisagem e shows ….. me falaram da 55-250mm e 75-300mm F/4-5.6 , mas não consigo saber qual seria melhor …vc pode me dar alguma dica ?? Tenho uma Canon 50d
    Grata

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Silmara, obrigada pelo comentário.

      Eu não conheço a 75-300mm para a Canon, só a Nikon. Para a Canon, conheço a 70-300mm que é excelente! Mas a 55-250mm consegue ser melhor ainda em vários aspécticos, incluindo o principal que é o ótico, além de ser o melhor custoxbenefício. Eu iris de 55-250mm 🙂

      Abraços,
      Simxer

  16. ubiraci disse:

    simxer, por enquanto só tenho uma 50mm, 55 200mm, mas pretendo uma mais versatil e mais clara para fotografar show e eventos, o que acha dessas: 18 200mm, 70 300mm, 70 200mm, ou 24 70mm?

    me socorre kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Ubiraci, como te respondi em outro artigo, a 18-200mm é mais versátil, mas a 70-300mm tem mais qualidade. Agora, entre a 70-300mm e a 70-200mm a segunda é superior em qualidade, seria a minha escolha, mas nela vc não teria grande angular.

      Abraços,
      Simxer

  17. emely disse:

    Realmente fotos de shows noturnos ia ser ótimo !! 😀

    • fotodicasbrasil disse:

      Pode deixar!!!

      Obrigada pela leitura emely!

  18. Jake disse:

    Eu estou ansiosa pelas dicas de fotografias de bandas, pois meu noivo faz parte de uma banda e toda vez que viu fotografa-los a noite fico deprimida por não saber o que fazer.

    • fotodicasbrasil disse:

      Pode deixar Jake está anotadíssimo aqui. Mas me diga, qual equipamento você usa (câmera, lente e flash) e em que condições ele costuma se apresentar (lugares abertos, fechados, de dia ou à noite, com ou sem refletores?)

      Abraços,
      Simxer

  19. ubiraci disse:

    Boa a matéria..

    gostaria que voce fizesse uma matéria sobre fotos de show, acho sensacional e tenho certeza que seus seguidores estão ansiosos pela matéria..

    Abraços..

  20. joão carlos disse:

    Oi Simxer.
    Mas uma aula excelente, mas é preciso lembrar que é preciso muito treino, me lembro quando comecei na fotografia analógica que fui aconselhado pelo meu mestre Jesus Mourentan a sentar o dedo e gastar rolos de filmes até conseguir algumas fotos razoáveis.Hoje com as digitais esse problema é reduzido porque as repetições podem ser maiores e com a combinação de isos diferentes na própria máquina fica muito mais fácil conseguir fotos cada vez melhores, evidentemente dependendo das técnicas aprendidas e principalmente da paciência de quem aprende sem querer respostas imediatas.
    Parabéns por mais esse post!
    Grnade abraço.
    João Carlos

    • fotodicasbrasil disse:

      É verdade João, com a prática as coisas ficam cada vez mais simples e temos que usar a nosso favor a tecnologia, mesmo com as câmeras tendo vida útil, ainda assim vale a pensa "sentar o dedo".

      Abraços,
      Simxer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *