Cinco maneiras de criar fotos detalhadas
Texto original: Dan Bailey
Como qualquer forma de arte, uma fotografia convincente não é simplesmente uma imagem que reproduz seu assunto, é como você o representa, com dicas visuais e pistas que sugerem a cena maior. A precisão não é o que vai excitar o seu público e atraí-lo para a sua imagem, e sim a sensação, o estilo e a mensagem.
Ao compor suas fotos, não mostre apenas o que já pode ser visto quando olhamos para as coisas na vida real. Em vez disso, dê ao espectador uma versão abreviada da cena que irá fazê-lo tentar visualizar o que está além das fronteiras do quadro. O objetivo é representar de forma criativa o mundo que invoca a imaginação e as emoções de quem observa as imagens. Se puder ativar não apenas os olhos, mas também o cérebro, você irá mais além no processo de prender a atenção com uma fotografia.
Uma maneira de fotografar cenas abreviadas é acentuar os detalhes que os espectadores podem não notar no dia-a-dia. Esse tipo de foto, muitas vezes cria imagens poderosas, porque é uma maneira fácil de acender a imaginação do observador. Vamos explorar alguns exemplos diferentes de como você pode abordar esses detalhes.
1. O detalhe único
Às vezes, você pode mostrar um único aspecto da cena sem dar qualquer outra informação sobre o resto dela além do que é claramente evidente em sua imagem. Alguns assuntos se prestam melhor a este tipo de fotografia como a arquitetura, as viagens, as características ambientais, as paisagens e até mesmo cenas de ação.
Ao fotografar um único detalhe, tente se concentrar na criação de uma imagem simples, mas poderosa. Uma vez que o assunto seja limitado, a força de sua imagem vai depender de uma boa composição e o uso ideal de luz, cor e forma. (ver fotos acima como exemplo)
2. Detalhes que dão um sentido de lugar
Incluir mais elementos na fotografia muitas vezes indica como o sujeito se relaciona com o seu entorno. Isso pode realmente adicionar profundidade à imagem, porque ela começa a implicar em referência e narrativa, ao invés de falar sobre uma única coisa. Você deve incluir pistas suficientes para sugerir uma história maior do que a cena apresentada a seus espectadores, sem dar informações demais ou sobrecarregar a foto.
3. Detalhes maiores
Fotos detalhadas não têm que ser fotografias de objetos menores, e elas nem sempre têm de ser tomadas de perto. Há detalhes suficientes no mundo, dos mais diferentes tamanhos, e você pode se concentrar em quase tudo, desde que seja capaz de acentuar determinado assunto de uma forma visualmente atraente.
Este é o lugar onde as lentes de longa distância realmente brilham. Eu amo fotografar longe, imagens sugestivas de objetos distantes, com minha lente teleobjetiva com zoom. O ângulo de visão estreito permite que me concentre em apenas dois ou três elementos, e a profundidade de campo cria um fundo suave que não me distrai do tema principal.
4. Linhas e texturas
Às vezes, a foto será mais sobre a forma gráfica simples e a textura, do que sobre um objeto físico. Quando esse tipo de fotografia é bem feita, você ainda pode contar uma história visual grandiosa com um tema limitado. Experimente com linhas, formas, cores, padrões e outros assuntos abstratos que lhe agradem. As sombras podem ser poderosos elementos de composição, porque elas sugerem como o assunto se relaciona com outros objetos tangíveis ao seu redor.
5. Detalhes Humanos
Muitas vezes as pessoas são os sujeitos mais poderosos, porque, como seres humanos, todos nós nos relacionamos e correspondemos uns aos outros, em algum nível. Há uma variedade interminável de detalhes que você pode capturar ao fotografar o ser humano e suas ações. Tente focar em elementos como a interação, o movimento, a emoção, e sua associação com os outros e com o mundo em geral.
Menos é mais
Lembre-se, nem sempre você tem que mostrar a coisa toda. Às vezes até mesmo um único detalhe abreviado pode ser uma imagem poderosa. Faça experiências com cortes e zoom em seus temas, passando a quantidade mínima de informação visual necessária para fazer uma boa fotografia. Você pode se surpreender com o quão pouco precisa mostrar a fim de criar uma foto atraente.
Como eu gosto de dizer, a qualquer momento você pode invocar a imaginação do espectador, e tem um longo caminho que pode percorrer durante a criação de uma imagem bem sucedida. Mantenha a simplicidade com a sua fotografia, e veja quão longe pode levar este conceito até seu pleno potencial.
*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor.
Espero que gostem!
Imagem destacada – © Simxer
Você pode ler o artigo original aqui.
Gosto muito! Tenho fotos dos 5 detalhes do artigo! Estou no caminho…
Oba!!! Parabéns!!!
Beijos!
Adorei o post. Gosto de fotografar pessoas e destaca-las numa aglomeração é algo difícil que requer criatividade e equipamento muitas vezes. Estudos das cores também ajuda.
Abraços
Marcelo Lima
É verdade Marcelo, e obrigada pelo comentário.
Abraços,
Simxer
Muito inspirador!! Como fotógrafo amador, tenho a tendência a fotografar sempre "a paisagem", "a pessoa", "o rosto", "o objeto" e assim vai. Como já tenho algum domínio de uso da máquina e de pós-produção, os resultados tendem a ser bons, mas não surpreendentes… essa visão profissional é que nos coloca em um novo mundo, extrapola a nossa visão. Para essa transição é necessário um pouco de coragem, de se expor, abandonar aquilo que você faz até bem pra se ater a detalhes ou tentar contar histórias, passar conceitos com um único clique. Vou praticar. Obrigado!
Isso aí Jorge, fico muito feliz de ver sua percepção aguçada, já imagino as fotos 🙂
Abraços,
Simxer
Legal,adorei as dicas,as fotos são lindas .