Foto Dicas Brasil Cinco maneiras de criar fotos detalhadas - Foto Dicas Brasil
Cinco maneiras de criar fotos detalhadas
9.420 views | by Simxer
Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Texto original: Dan Bailey

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Como qualquer forma de arte, uma fotografia convincente não é simplesmente uma imagem que reproduz seu assunto, é como você o representa, com dicas visuais e pistas que sugerem a cena maior. A precisão não é o que vai excitar o seu público e atraí-lo para a sua imagem, e sim a sensação, o estilo e a mensagem.

Ao compor suas fotos, não mostre apenas o que já pode ser visto quando olhamos para as coisas na vida real. Em vez disso, dê ao espectador uma versão abreviada da cena que irá fazê-lo tentar visualizar o que está além das fronteiras do quadro. O objetivo é representar de forma criativa o mundo que invoca a imaginação e as emoções de quem observa as imagens. Se puder ativar não apenas os olhos, mas também o cérebro, você irá mais além no processo de prender a atenção com uma fotografia.

Uma maneira de fotografar cenas abreviadas é acentuar os detalhes que os espectadores podem não notar no dia-a-dia. Esse tipo de foto, muitas vezes cria imagens poderosas, porque é uma maneira fácil de acender a imaginação do observador. Vamos explorar alguns exemplos diferentes de como você pode abordar esses detalhes.

1. O detalhe único

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Às vezes, você pode mostrar um único aspecto da cena sem dar qualquer outra informação sobre o resto dela além do que é claramente evidente em sua imagem. Alguns assuntos se prestam melhor a este tipo de fotografia como a arquitetura, as viagens, as características ambientais, as paisagens e até mesmo cenas de ação.

Ao fotografar um único detalhe, tente se concentrar na criação de uma imagem simples, mas poderosa. Uma vez que o assunto seja limitado, a força de sua imagem vai depender de uma boa composição e o uso ideal de luz, cor e forma. (ver fotos acima como exemplo)

2. Detalhes que dão um sentido de lugar

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

 

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Incluir mais elementos na fotografia muitas vezes indica como o sujeito se relaciona com o seu entorno. Isso pode realmente adicionar profundidade à imagem, porque ela começa a implicar em referência e narrativa, ao invés de falar sobre uma única coisa. Você deve incluir pistas suficientes para sugerir uma história maior do que a cena apresentada a seus espectadores, sem dar informações demais ou sobrecarregar a foto.

 3. Detalhes maiores

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Fotos detalhadas não têm que ser fotografias de objetos menores, e elas nem sempre têm de ser tomadas de perto. Há detalhes suficientes no mundo, dos mais diferentes tamanhos, e você pode se concentrar em quase tudo, desde que seja capaz de acentuar determinado assunto de uma forma visualmente atraente.

Este é o lugar onde as lentes de longa distância realmente brilham. Eu amo fotografar longe, imagens sugestivas de objetos distantes, com minha lente teleobjetiva com zoom. O ângulo de visão estreito permite que me concentre em apenas dois ou três elementos, e a profundidade de campo cria um fundo suave que não me distrai do tema principal.

4. Linhas e texturas

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Às vezes, a foto será mais sobre a forma gráfica simples e a textura, do que sobre um objeto físico. Quando esse tipo de fotografia é bem feita, você ainda pode contar uma história visual grandiosa com um tema limitado. Experimente com linhas, formas, cores, padrões e outros assuntos abstratos que lhe agradem. As sombras podem ser poderosos elementos de composição, porque elas sugerem como o assunto se relaciona com outros objetos tangíveis ao seu redor.

 5. Detalhes Humanos

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas

Muitas vezes as pessoas são os sujeitos mais poderosos, porque, como seres humanos, todos nós nos relacionamos e correspondemos uns aos outros, em algum nível. Há uma variedade interminável de detalhes que você pode capturar ao fotografar o ser humano e suas ações. Tente focar em elementos como a interação, o movimento, a emoção, e sua associação com os outros e com o mundo em geral.

Menos é mais

Lembre-se, nem sempre você tem que mostrar a coisa toda. Às vezes até mesmo um único detalhe abreviado pode ser uma imagem poderosa. Faça experiências com cortes e zoom em seus temas, passando a quantidade mínima de informação visual necessária para fazer uma boa fotografia. Você pode se surpreender com o quão pouco precisa mostrar a fim de criar uma foto atraente.

Como eu gosto de dizer, a qualquer momento você pode invocar a imaginação do espectador, e tem um longo caminho que pode percorrer durante a criação de uma imagem bem sucedida. Mantenha a simplicidade com a sua fotografia, e veja quão longe pode levar este conceito até seu pleno potencial.

 

*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor.

     Espero que gostem!

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

Imagem destacada – © Simxer

Você pode ler o artigo original aqui.

Cinco maneiras de criar fotos detalhadas
5 (100%) 5 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

7 Comments
  • Legal,adorei as dicas,as fotos são lindas .

  • Muito inspirador!! Como fotógrafo amador, tenho a tendência a fotografar sempre "a paisagem", "a pessoa", "o rosto", "o objeto" e assim vai. Como já tenho algum domínio de uso da máquina e de pós-produção, os resultados tendem a ser bons, mas não surpreendentes… essa visão profissional é que nos coloca em um novo mundo, extrapola a nossa visão. Para essa transição é necessário um pouco de coragem, de se expor, abandonar aquilo que você faz até bem pra se ater a detalhes ou tentar contar histórias, passar conceitos com um único clique. Vou praticar. Obrigado!

  • Adorei o post. Gosto de fotografar pessoas e destaca-las numa aglomeração é algo difícil que requer criatividade e equipamento muitas vezes. Estudos das cores também ajuda.
    Abraços
    Marcelo Lima

  • Gosto muito! Tenho fotos dos 5 detalhes do artigo! Estou no caminho…

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.