Fotógrafo cria série para dar visibilidade a moradores de rua
Muitos fotógrafos usam a fotografia como ferramenta para chamar atenção para problemas sociais, e fazer isso de maneira artística é uma forma inteligente e poderosa para se conseguir resultados.
E foi justamente isso que o fotógrafo norte-americano, Aaron Draper, fez quando realizou um projeto com objetivo de dar mais dignidade aos moradores de rua da Califórnia. No trabalho, intitulado “Underexposed” ou seja, subexposto, ele captura imagens de vários sem-tetos que conheceu ao percorrer as ruas.
Para Draper, que é professor de fotografia da Universidade Estadual da Califórnia, seu ativismo em relação aos moradores de rua foi influenciado pelos pensamentos do escritor John Ernst Steinbeck (“A Leste do Éden” e “As Vinhas da Ira” são suas obras mais conhecidas), que recebeu o Nobel de Literatura em 1962. As obras do autor despertaram em Draper a consciência sobre desigualdade econômica e os problemas enfrentados pelas classes mais pobres da sociedade. “Steinbeck esperava trazer uma mudança social, assim como eu desejo que as pessoas tenham uma visão mais humana dos sem-teto”, escreveu ele em seu site.
De acordo com o site endhomelessness.org, em 2014, havia 578.424 pessoas vivendo na rua nos Estados Unidos.
Conheça alguns dos resultados deste trabalho tão impactante.
O objetivo da série é tornar os desabrigados visíveis para uma sociedade que constantemente os ignora
“Quando se trata de ativismo social, precisamos alcançar uma maior sensibilização do público e comunicar esperança ao contrário de desesperança.” Aaron Draper
“Eu uso de iluminação como uma maneira de chamar a atenção do espectador para as pessoas retratadas na série ‘Underexposed'”. Aaron Draper
“E isso me dá esperança.”Aaron Draper
“Quando algo está subexposto (‘underexposed’), isso significa que está faltando luz; há poucos detalhes nas sombras…” Aaron Draper
“Se eu for capaz de afetar a maneira que uma pessoa vê os sem-teto, vou ter considerado minha série um sucesso!” Aaron Draper
Você acha que ele conseguiu ter sucesso?
Abraços e até breve,
Muito bom! principalmente pela forma como as imagens foram abordadas, geralmente quando se fala em fotografia de moradores de rua vem aquela coisa bem depreciativa e com o clarity lá em cima… sei lá. Show.
Eu também adorei Alex, a edição ficou na medida e você com certeza é um cara que entende disso!!
Abraços,
Simxer
Simplesmente Fantástico, obrigado por compartilhar essa história Simxer.
Obrigada você por comentar.
Abraços,
Simxer
Simplesmente fantástico, expressar através das lentes a beleza, o valor de algo que muitos não valorizam é um dever de qualquer fotógrafo. Ainda mais o ser humano que carece de apoio social.
Parabéns Aaron Draper.
Obrigada pelo comentário Rodrigo, concordo em número e grau com você!
Abração,
Simxer
fotos maravilhosas…uma pena poucas pessoas valorizarem esse tipo de trabalho….parabéns!!!!
É verdade Thaís, eu fiquei impressionada com a ideia principalmente.
Obrigada pelo comentário.
Abraços,
Simxer
Boa tarde ! OK ! Trabalho excelente ! No entanto, o que deu para os fotografados ?! O autor das imagens e equipe, certamente têm ou tiveram algum rendimento financeior usando a imagem dessas pessoas sob a ótica social da questão. Mas…e êles ? O que se resultou a ele ? Gostaria de saber, e o texto não informa.
Grato.
Não sei te informar Mauricio, talvez você consiga saber através do site do autor, é sempre uma possibilidade, mas não acredito que tenha sido com fins lucrativos… Mas não posso garantir, não é mesmo?
Abraços,
Simxer
Oi Maurício!
Entendo sua ótica, mas inverta e pergunte quanto pagaram ele para disponibilizar tempo, equipe e equipamentos para realizar esse trabalho que, mesmo com fins lucrativos, não iria lhe garantir retorno desse investimento. Entretanto, mesmo sem essa garantia ele foi lá e fez e estamos olhando e falando sobre o assunto por conta disso. Só isso já valeu a pena o trabalho dele, independente de questões financeiras.
Abs.
Marcos
Incrível.
Eu também achei 🙂
Obrigada pelo comentário Allan!
Abraços,
Simxer