Foto Dicas Brasil Fotógrafo cria série para dar visibilidade a moradores de rua - Foto Dicas Brasil
8.270 views | by Simxer
Fotógrafo cria série para dar visibilidade a moradores de rua

Muitos fotógrafos usam a fotografia como ferramenta para chamar atenção para problemas sociais, e fazer isso de maneira artística é uma forma inteligente e poderosa para se conseguir resultados.

E foi justamente isso que o fotógrafo norte-americano, Aaron Draper, fez quando realizou um projeto com objetivo de dar mais dignidade aos moradores de rua da Califórnia. No trabalho, intitulado “Underexposed” ou seja, subexposto, ele captura imagens de vários sem-tetos que conheceu ao percorrer as ruas.

Para Draper, que é professor de fotografia da Universidade Estadual da Califórnia, seu ativismo em relação aos moradores de rua foi influenciado pelos pensamentos do escritor John Ernst Steinbeck (“A Leste do Éden” e “As Vinhas da Ira” são suas obras mais conhecidas), que recebeu o Nobel de Literatura em 1962. As obras do autor despertaram em Draper a consciência sobre desigualdade econômica e os problemas enfrentados pelas classes mais pobres da sociedade. “Steinbeck esperava trazer uma mudança social, assim como eu desejo que as pessoas tenham uma visão mais humana dos sem-teto”, escreveu ele em seu site.

De acordo com o site endhomelessness.org, em 2014, havia 578.424 pessoas vivendo na rua nos Estados Unidos.

Conheça alguns dos resultados deste trabalho tão impactante.

O objetivo da série é tornar os desabrigados visíveis para uma sociedade que constantemente os ignora

Aaron-Draper_Underexposed1

“Quando se trata de ativismo social, precisamos alcançar uma maior sensibilização do público e comunicar esperança ao contrário de desesperança.” Aaron Draper

Aaron-Draper_Underexposed2

Aaron-Draper_Underexposed7

Aaron-Draper_Underexposed8

 

“Eu uso de iluminação como uma maneira de chamar a atenção  do espectador para as pessoas retratadas na série ‘Underexposed'”. Aaron Draper

Aaron-Draper_Underexposed3

Aaron-Draper_Underexposed4

Aaron-Draper_Underexposed5

“E isso me dá esperança.”Aaron Draper

Aaron-Draper_Underexposed6

Aaron-Draper_Underexposed15

Aaron-Draper_Underexposed14

“Quando algo está subexposto (‘underexposed’), isso significa que está faltando luz; há poucos detalhes nas sombras…” Aaron Draper

Aaron-Draper_Underexposed13

Aaron-Draper_Underexposed12

Aaron-Draper_Underexposed11

“Se eu for capaz de afetar a maneira que uma pessoa vê os sem-teto, vou ter considerado minha série um sucesso!” Aaron Draper

Aaron-Draper_Underexposed10

Aaron-Draper_Underexposed9

Você acha que ele conseguiu ter sucesso?

Abraços e até breve,

Assinatura Simxer - Autora do Foto Dicas Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar os melhores e mais completos cursos online de fotografia para Iniciantes e hobbystas que contam com fotógrafos iniciantes de vários países, além do Brasil, como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

13 Comments
  • Boa tarde ! OK ! Trabalho excelente ! No entanto, o que deu para os fotografados ?! O autor das imagens e equipe, certamente têm ou tiveram algum rendimento financeior usando a imagem dessas pessoas sob a ótica social da questão. Mas…e êles ? O que se resultou a ele ? Gostaria de saber, e o texto não informa.
    Grato.

    • Não sei te informar Mauricio, talvez você consiga saber através do site do autor, é sempre uma possibilidade, mas não acredito que tenha sido com fins lucrativos… Mas não posso garantir, não é mesmo?

      Abraços,
      Simxer

    • Oi Maurício!
      Entendo sua ótica, mas inverta e pergunte quanto pagaram ele para disponibilizar tempo, equipe e equipamentos para realizar esse trabalho que, mesmo com fins lucrativos, não iria lhe garantir retorno desse investimento. Entretanto, mesmo sem essa garantia ele foi lá e fez e estamos olhando e falando sobre o assunto por conta disso. Só isso já valeu a pena o trabalho dele, independente de questões financeiras.
      Abs.
      Marcos

  • fotos maravilhosas…uma pena poucas pessoas valorizarem esse tipo de trabalho….parabéns!!!!

  • Simplesmente fantástico, expressar através das lentes a beleza, o valor de algo que muitos não valorizam é um dever de qualquer fotógrafo. Ainda mais o ser humano que carece de apoio social.

    Parabéns Aaron Draper.

  • Simplesmente Fantástico, obrigado por compartilhar essa história Simxer.

  • Muito bom! principalmente pela forma como as imagens foram abordadas, geralmente quando se fala em fotografia de moradores de rua vem aquela coisa bem depreciativa e com o clarity lá em cima… sei lá. Show.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.