Como descobrir a abertura mais nítida da sua lente
Continuando no assunto nitidez de fotografias e, conforme prometido no artigo “10 segredos para fotos mais nítidas”, falaremos sobre como descobrir a abertura mais nítida de sua lente. Você irá aprender a fazer um teste e saberá exatamente qual valor de abertura configurar para ter a nitidez máxima. Vamos lá?
Abertura mais nítida
Também é conhecida como “sweet spot”, isso porque cada lente tem um valor máximo de nitidez e, em algum ponto desses valores, a nitidez é maior. Normalmente esse valor fica em um ou dois números depois da abertura máxima. Por exemplo, se uma lente tem abertura máxima de f/2. 8, a melhor abertura ficará em torno de f/5.6, podendo chegar até f/8.
Mas, não dá para generalizar, o ideal é que você faça o teste para saber qual a abertura mais nítida de sua lente. Todos sabemos que quanto menor a abertura do diafragma (números altos, como f/8 ou mais), maior a profundidade de campo e, consequentemente, maior o foco, gerando fotos mais nítidas. Mas, qual o valor ideal de abertura, ou seja, quanto deixar aberto para ter fotos com nitidez?
Fazendo o teste
Faremos uma fotografia com os segredos do artigo “10 segredos para fotos mais nítidas”, para garantir uma boa nitidez e para descobrir a abertura ideal. Então, use tripé ou apoio para a câmera, disparo automático ou temporizador e ISO baixo. Mire alguma parte no assunto e faça a fotografia, tendo como foco esse ponto em que você mirou. Serão necessárias várias fotos com diferentes aberturas para você comparar qual delas é mais nítida, muitas vezes é bem visível a diferença e algumas vezes não é!
Seu olhar vai mudando conforme você vai ganhando prática, muitas vezes alguns detalhes são imperceptíveis quando se está iniciando na fotografia, mas com o passar dos anos isso vai ficando muito mais tranquilo. Se você ainda não consegue ver muito bem a diferença, não se preocupe, basta continuar fotografando bastante, que um dia verá!
Exemplo prático
Mais uma forma de saber, agora dando um exemplo bem prático: A fotografia de um jornal, fica mais fácil de identificar o foco quando se tem letras para a comparação. Configure sua câmera para o modo Prioridade de abertura, assim se você não tiver muita prática, ou não tiver o meu ebook 😉 você só precisará se preocupar em alterar as aberturas, e a câmera irá mudar a velocidade pra que você tenha a fotometria correta. Agora, apoie – a em um tripé ou em uma superfície plana e faça o foco em alguma palavra, ou frase do jornal. Você irá fazer várias fotos, como explicamos acima, com diferentes aberturas, algumas maiores e outras menores e, ao final, fará a comparação de preferência no computador e visualizando a imagem em 100%. Não existe nenhum milagre, é tudo feito pela comparação mesmo.
Meu teste
Eu usei um tripé, um jornal devidamente colado na parede com fita durex, coloquei minha câmera a uma distância mínima que ela conseguisse focar (dependendo da lente, a proximidade não permite o foco e você fica até achando que o botão do disparador tá com defeito 🙂 e neste caso, basta se distanciar. Não usei flash, desliguei o VR da minha lente, e coloquei os pontos AF (aqueles pontinhos, normalmente vermelhos, que piscam quando você foca), no automático. E também coloquei o temporizador da minha câmera para 2segundos.
Eu fiz o teste com uma lente 28-135mm, e se sua lente também for zoom, o ideal é que você teste todos os comprimentos focais em todas as aberturas. Se não tiver familiarizado com o termo “comprimento focal”, fique tranquilo, é que toda vez que você gira sua lente, ela se aproxima fisicamente do que quer fotografar, e cada aproximação é uma distância focal diferente, medidas em milímetros.
É simples, durante o teste, coloque sua lente sem zoom nenhum e fotografe nas condições já explicadas, em todas as aberturas. Depois gire um pouco sua lente e refaça o teste. Uma dica rápida é colocar alguma coisa na frente da câmera quando for mudar de teste, pode ser até sua mão. Eu por exemplo, testeis duas lentes, e entre elas, fotografei minha mão, assim fica mais fácil na hora de ver no computador onde começa cada lente 🙂
Eu sei que você está pensando, tem o EXIF que te mostra, mas acredite, quebra um galho, quando você se depara com aquela quantidade de fotos “iguais”, ter algo sinalizando onde começa e onde termina… E por falar em EXIF, você precisará dele pra entender o resultado, aqui você pode ler mais sobre este recurso.
E este é o resultado, postei aqui somente algumas fotos pra você entender melhor do que estou falando.
Neste caso, as aberturas: f/3.5, f5.0 e f/13, e no meu caso a abertura f5.0 foi a mais nítida.
Várias lentes
Se você possuir várias lentes, não tem jeito, terá que fazer o teste com todas elas. Como dissemos, as lentes das câmeras se comportam de maneiras diferentes e você terá que saber a abertura ideal para atingir a nitidez máxima em cada uma delas. Só será preciso fazer o teste uma vez para cada lente.
Valor médio
Como parâmetro, mais ou menos o valor máximo de nitidez está entre os máximos e os mínimos de abertura, ou seja, sua câmera atingirá a nitidez máxima quando estiver meio fechada e meio aberta. Se os valores de lentes são de f/2.8 a f/22, você irá pegar o valor que fica mais ou menos na metade e ele será a nitidez máxima. Um fotógrafo precisa investir tempo e paciência em sua profissão. Vale a pena!
CANON
O site The Digital Picture tem uma ferramenta muito legal onde ele testou várias lentes. Você pode escolher entre algumas câmeras da CANON, não só a abertura, mas a distância focal também, então se tiver uma das lentes disponíveis lá, vale a pena dar uma olhada ou para comparar com seu teste, ou para ver o resultado da sua lente se você não tiver condições de fazer você mesmo o teste.
Uma grande vantagem do site é que os testes foram feitos com métodos mais “rigorosos”, usando a tabela I3A/ISO (Camera Resolution Chart) que seguem as normas do ISO-12233 para medidas de resolução.
Eu cheguei a achar uma tabela para compra a U$200.00, mas não estava disponível em estoque, por isso não coloquei o link aqui.
E não consegui descobrir um site que fizesse o mesmo tipo de teste, e da mesma maneira, para lentes NIKON, se você souber, não deixe de compartilhar nos comentários que terei imenso prazer em fazer o update do artigo.
Conclusão
Como sempre digo, quanto mais você conhece seu equipamento, mais segurança terá em fotografar.
Se você está iniciando na fotografia profissional, deve considerar em fazer alguns testes e se aprofundar neste tipo de conhecimento, nitidez, apesar de ser importante sempre, quando tratamos com clientes é algo que devemos nos preocupar como profissionais. Se você só fotografa por hobby, talvez não precise de tantos testes, mas te garanto que também terá um olhar diferente sobre seu equipamento quando descobrir essas nuances.
Além de eu saber qual a abertura mais nítida das minhas lentes e poder lançar mão disso quando necessário, foi justamente em um teste deste tipo que, quando iniciei na fotografia, descobri que uma das minhas lentes tinha vindo com defeito de fabricação. Dá pra imaginar uma iniciante com uma lente que está com problemas de foco?? Eu achava que era EU o problema, fiquei imensamente feliz quando pude dividir o problema com minha lente!
Talvez você esteja passando pelo mesmo 😉
E você, já realizou algum teste deste tipo, funcionou pra você, tem alguma dica de como fazer isso de maneira mais simples ou segura? Compartilhe com a gente!
Até a próxima!
Olá Simxer, tudo bem com você, lendo este artigo, assim como a maioria de todos aqui, muito interessante, descobri que existe um site que avalia a performance da maioria das marcas e suas lentes, fornecendo inclusive vários parâmetros das lentes, Nitidez, Transmissão, Distorção, Vinheta e Aberração Cromática.
Se for útil ai esta o link https://www.dxomark.com/. Um grande abraço.
Muito show sua dica! Eu não conhecia. Eu uso o Photozone.de, principalmente por causa das avaliações de estrelas, mas gostei de conhecer o dxomark!
Abração,
Simxer
oi Simxer, muito útil esse post! alem de todas essas variantes, ainda preciso encontrar a sintonia fina de cada lente, certo? abraço
Certo Ernesto! Além disso, conhecer os limites e possibilidades do seu equipamento podem levá-lo a lugares inimagináveis!Abraços, Simxer
Parabéns a autora pelo conteúdo.
Obrigada Angel :)Abraços, Simxer
Cara Simxer…muito instrutivo e claro seu texto…parabéns…vou começar a fazer testes com minhas lentes…com uma 55-30mm 4.5-5.6 perdi, por falta de nitidez quase 30 fotos que fiz de um urubu-rei (ave difícil de se encontrar na Serra da Canastra) por que, no afã de querer profundidade até o infinito usei a abertura mínima desta lente (f/22)…além desses testes que Vc sugere, ainda tenho que fazer os testes para ver se essa lente está me dando front ou back focus…Vc acha esses testes também interessantes/necessários?….Vc tem alguma matéria sobre como fazer os testes de front versus back focus?
Obrigadíssimo….Antonio Mozeto de São Carlos, SP
Oi Antonio, você não disse qual a sua câmera, dependendo do modelo, ela tem ajustes para a correção de back e front focus e sim, eu acho importante fazer testes. Veja também se não é a configuração do foco (AF), a nitidez de uma foto é um conjunto de coisas.
Abraços,
Simxer
A regra geral de abertura de mais nitidez das lentes é abertura máxima menos 2 pontos.
Sim, regra geral sim.
Obrigada pelo comentário.
Abraços,
Simxer
alexandremendes, o link não tá completo!
O Link do Alexandre está quebrado Breno, se alguém achar um outro, me avise por favor que disponibilizo direto no Foto Dicas Brasil.
Abraços,
Simxer
Oi Alexandre, eu não consegui visualizar sua tabela, poderia postar de novo? por favor?
Grata
Muito legal! Obrigado Simxer!!!
:))
Muito obrigado Alexandre este é muito útil.
Forte abraço
O site ou o artigo Francisco? 🙂
Obrigada pela leitura!
Abraços,
Simxer
Valeu Alexandre! Muito útil sua dica!!!
Abraços,
Simxer
baixe aqui a tabela em alta resolução e boa sorte. http://forum.mflenses.com/userpix/201211/big_6139….