Foto Dicas Brasil Resolução fotográfica - Foto Dicas Brasil
Imagem-destacada--do-Artigo-Resolução-Fotográfica
8.212 views | by Simxer
Resolução fotográfica

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

A resolução fotográfica é um assunto que muitas vezes pode trazer um pouco de dúvidas, principalmente para os iniciantes.

Estamos acostumados a uma supervalorização da quantidade de resolução das câmeras fotográficas, normalmente os anúncios frisam muito essa característica e os vendedores repetem como se isto fosse realmente a coisa mais importante quando se compra um equipamento fotográfico.

Eu costumo abrir meus workshops explicando e exemplificando sobre o “mito” das resoluções gigantescas, não porque a resolução não tenha importância nenhuma, mas sim porque existem MUITO mais coisas importantes para se determinar uma boa fotografia do que simplesmente altas resoluções.

E é recorrente eu ouvir que este ainda é um fator determinante para a escolha dos equipamentos de quem está entrando no mundo da fotografia, e entendo perfeitamente, mas hoje quero te dar algumas informações mais detalhadas que vão te ajudar no entendimento das resoluções fotográficas.

Navegando no facebook, vi uma atualização de status do “Olhar Digital”, e como você acompanha o Foto Dicas Brasil, sabe que tenho uma porção nerd fortíssima, amo tecnologia e mais ainda a fotografia digital, já que ela une as minhas duas paixões. Bom, dentre os mitos que a matéria se propunha a desfazer, uma reproduzo aqui:

Câmeras com mais megapixels fazem fotos melhores

“O Mito de que Câmeras com mais megapixels fazem fotos melhores – Na verdade, a quantidade de megapixels que o sensor de uma câmera possui influi pouco na qualidade de suas fotos, se comparado a outros fatores. Primeiramente, como um monitor Full HD possui apenas 2 Megapixels, e os novos 4K possuem 8 Megapixels, qualquer câmera com mais resolução do que isso não vai mostrar na tela a diferença que mais megapixels fazem.

Se você der um zoom na foto, parte da imagem estará sendo jogada fora, caso em que mais megapixels fazem a diferença, assim como quando a foto será impressa, já que a resolução das impressoras fotográficas é superior à resolução das telas, em maior parte. Agora, se você costuma ver as fotos em seu monitor ou na TV, a diferença entre uma foto de 15 e 5 megapixels é o tamanho, lotando seu HD mais rápido.” Olhar Digital.

Foi bom encontrar mais pessoas interessadas na desmitificação das altas resoluções. E fica claro pelo texto que a ideia se baseia no fato de que hoje em dia a maioria das pessoas fotografam para mostrar as fotos na internet.

No último levantamento que fiz de todos os alunos que frequentam meus workshops, 49% usavam a fotografia para fins profissionais, e para estes a resolução a ser trabalhada e fotografada precisa ser a maior possível, mas para 51% o uso era somente  em redes sociais ou envio através de email´s, e neste caso, muitos não precisavam fotografar na resolução mais alta, podendo assim, economizar bateria e espaço em cartões de memória.

Outros fatores que podem parecer confusos inicialmente são as resoluções de outros equipamentos que trabalham junto com a fotografia digital, como monitores, impressoras, etc. E a melhor explicação que encontrei, que me pareceu mais intuitiva e didática, traduzo agora pra você.

O artigo original é do Exposure Guide.

Resolução de imagens do Artigo Resolução Fotográfica Resolução fotográfica

Os milhões de pixels que compõem o sensor de uma imagem em uma câmera digital nada mais são que pequenos quadrados sensíveis à luz. Quando você faz uma foto, cada pixel registra o brilho da luz incidente. Estes pixels não podem ser identificados em uma fotografia, a menos que você amplie a imagem. Ao ampliá-la, você vai descobrir que toda a imagem é uma teia inter-conectada  de  linhas e colunas, formando pequenas caixas ou quadrados cheios de cores. Estas caixas são conhecidas como “pixels”. A resolução é a capacidade da câmera classificar e apresentar informações discretas com detalhes, padrões e texturas dentro de uma determinada imagem fotográfica e isto corresponder a como uma foto pode tornar-se grande, sem se tornar inaceitavelmente borrada ou granulada. A resolução da imagem é medida em Pixels Per Inch ou PPI.

Medindo a resolução

Resolução das imagens em pixels do Artigo Resolução Fotográfica Resolução fotográfica

A resolução pode ser identificada através da medição de pixels nas dimensões de altura e largura. Por exemplo, um fabricante de câmeras pode descrever a resolução da câmera, como 3904×2598 pixels (Altura x Largura), que por sua vez pode ser denominado como 3904×2598 = 10.142.592 pixels. Se este número for dividido por 1 milhão, o resultado será de 10.1 megapixels (um megapixel é equivalente a um milhão de pixels). Assim, a resolução da imagem também pode ser descrito como 10.1 megapixels, ou 10,1 MP.

Guia de Resolução de Imagem para Impressão

Guia de resolução de imagem do Artigo Resolução Fotográfica Resolução fotográfica

A regra de ouro aqui é – quanto maior o número de pixels em uma imagem, mais densas são as informações desta imagem e, portanto, maior a resolução. E maior resolução fornece mais detalhes dentro de sua imagem e permite impressões maiores, com tons mais suaves, contínuos e com mais precisão de cor.

Resolução do scanner

Resolução Scanner do Artigo Resolução Fotográfica Resolução fotográfica


Um scanner é o elo crítico entre os formatos não-digitais e digitais. Qualquer imagem analógica pode ser transformada em formato digital através de um scanner. A questão é quão nítida esta imagem será? A resolução do scanner é medida por um par de números, tais como 300×300 ppi, 600×600 ppi, ou 2400×4800 ppi. Isso representa a resolução de como o scanner se move horizontalmente e verticalmente através de um item (como um slide ou uma cópia da foto) durante a conversão para digital. Quanto maior o ppi, mais informação de imagem é capturada no nível de pixel, dando assim a sua foto, mais detalhes, nitidez e precisão de cor. Desta maneira você terá uma maior capacidade de editar, manipular e ajustar a imagem digitalizada de outras formas. Maiores resoluções de digitalização também permite que você faça cópias maiores. Para digitalizar impressões de fotos, você precisa de pelo menos 300 ppi.

Resolução do monitor

Resolução de monitores do Artigo Resolução Fotográfica Resolução fotográfica

Os monitores de computador são medidos na diagonal em polegadas. Portanto, a imagem exibida no monitor do computador é a composição de quadrados horizontal e vertical, conhecidos como pixels. O número total de pixels que podem ser exibidos na tela ao mesmo tempo é chamado de resolução da tela. Esta resolução é normalmente descrita em par de números, como por exemplo, 2560 x 1440. Isto significa que, a tela do computador é de 2560 pixels de largura e 1440 pixels de altura. Outros tamanhos populares são 800 x 600 (SVGA), 1024 x 768 (XGA), 1280 x 1024 (SXGA) e 1600 x 1200 (UXGA). O número real de pixels por polegada depende da resolução e tamanho do monitor. Uma imagem com o mesmo número de pixels varia de um monitor para outro, em função do tamanho, já os mesmos números de pixels são ampliadas ao longo de uma grande tela. Um pixel em uma tela colorida é realmente uma combinação de três cores, vermelho, verde e azul.

E são estes pequenos elementos que formam uma imagem no monitor, que são chamados de pixels, assim, a resolução do monitor é medida em pixels por polegada (PPP) ou PPI.

Resolução da impressora

Resolução das impressoras do Artigo Resolução Fotográfica Resolução fotográfica

A resolução da impressora mede a capacidade da impressora em estabelecer uma quantidade eficaz de cor ou tinta preta, com precisão e sem problemas para reproduzir uma imagem digital. A resolução é medida em pontos (dots) de tinta por polegada ou DPI. Uma típica impressora de mesa a laser tem uma resolução de 600 dpi, enquanto as impressoras a jato de tinta podem  ter uma resolução de 2400 dpi ou mais. É por isso que jatos de tinta são usadas para a impressão fotográfica, porque a alta resolução permite facilmente  a impressão de imagens de tom contínuo, com uma reprodução precisa de cores,  sombras,  altas luzes e detalhes em geral. Impressoras jato de tinta têm de 4 a 10 cores, que podem ser usados ​​para a impressão (no mínimo as “CMYK” – Ciano, Magenta, Amarelo e preto – e até várias tintas pretas para uma  reprodução mais suave, ou mais pesada). Você não deve pensar que você vai melhorar a qualidade de sua imagem, se você usar uma impressora com dpi superior. Isso é possível somente se o arquivo de imagem original tem mais pixels – ou foi fotografado em uma resolução maior. Se você tentar aumentar uma imagem para além da sua resolução usando uma impressora com altos dpi, tudo que conseguirá é uma foto com uma quantidade maior de pixels, não mais densos. Assim, a imagem impressa parecerá ruim. Então, se você quer produzir impressões nítidas e de boa qualidade, sua imagem deve possuir um grande número de pixels próximos um do outro.

Conclusão sobre resolução fotográfica

A resolução é muitas vezes mal compreendida quando se trata de fotografia digital, porque cada equipamento mede de forma diferente. No entanto, é essencial para entender como a resolução de cada peça de equipamento opera no fluxo de trabalho de modo que você possa obter a melhor imagem possível para o seu produto final. Obviamente, uma câmera de 12 megapixels é um exagero para as imagens que vão ser enviados para redes sociais ou sites na web. E uma impressora de 300 dpi pode não ser suficiente, se você estiver pensando em fazer impressões de fotos de qualidade de Belas Artes. Além disso, não é uma “aposta segura” obter o máximo de resolução que você pode pagar, porque você pode realmente nunca usá-la e, portanto, seu dinheiro pode ser gasto melhor em outro lugar (como em uma lente melhor, esse sim, item que você nunca deve economizar).

Eu acho muito pertinente este tipo de conhecimento mais até pra quem está pensando em trocar de equipamento, visto que a resolução não deve ser o principal parâmetro a se considerar, existem outros fatores mais importantes. Você pode ler o artigo “Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional? Aprenda a decidir você mesmo”, para conhecer a gama de possibilidades de que estou falando.

É isso, espero com este artigo ter lhe dado mais ferramentas para que seus estudos lhe proporcionem melhores resultados.

E você, como costuma escolher seu equipamento, também leva em consideração a resolução? E qual foi o equipamento de maior resolução que você já teve? E usou para alguma coisa? Compartilhe com a gente nos comentários!

Se você chegou até aqui, com certeza já é nosso fã no facebook, então aguarde que em breve disponibilizarei um conteúdo exclusivo para você!

Bons estudos e até a próxima,

AssinaturaPosts  Resolução fotográfica

Resolução fotográfica 5.00/5 (100.00%) 85 votes
pixel Resolução fotográfica

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o “Curso Online Fotografia Profissional para Amadores”, que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

10 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!